sábado, 24 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

24 de Outubro de 2009

"O momento da mudança é chegado, como é chegada tua hora."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS nos guia sempre, dando-nos a orientação de nossa vida.

Mas precisamos ser receptivos, para ouvir Sua voz, sabendo-a interpretar através das circunstâncias que cercam nossa vida, levando-nos ao maior progresso espiritual de nosso ser.

Procure meditar silenciosamente, para ouvir a voz de DEUS, que o guia, sem jamais abandoná-l
o.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Terceira Parte

BEZERRA DE MENEZES


Casou-se em 21 de janeiro de 1865, com quem teve sete filhos. Foi redator de “A Reforma, órgão liberal da Corte e redator do jornal ” Sentinela da Liberdade”, concluindo sua carreira política em 1885.

Conheceu o Espiritismo no ano de 1875, através de um exemplar de “O Livro dos Espíritos”, oferecido pelo seu tradutor, Dr. Joaquim Carlos Travassos. O episódio foi descrito assim por BEZERRA DE MENEZES: “Deu-me na cidade e eu morava na Tijuca, a uma hora de viagem de bonde. Embarquei com o livro e, como não tinha distração para a longa viagem, disse comigo: ora, adeus! Não hei de ir para o inferno por ler isto... Depois, é ridículo confessar-me ignorante desta filosofia, quando tenho estudado todas as escolas Filosóficas. Pensando assim, abri o livro e prendi-me a ele, como acontecera com a Bíblia. Lia. Mas não encontrava nada quer fosse novo para meu Espírito. Entretanto, tudo aquilo era novo para mim!... Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no “O Livros dos Espíritos”. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era Espírita inconsciente, ou, mesmo como se diz vulgarmente, de nascença”.

Lançada em 1883, por Augusto Elias da Silva, a revista “O Reformador”, BEZERRA DEMENEZES tornou-se seu colaborador escrevendo comentários judiciosos sobre o catolicismo. A Federação Espírita Brasileira foi criada em primeiro de janeiro de 1884. Apesar de amigo de todos os diretores e admirado por eles, BEZERRA DE MENEZES não quis se inscrever entre os fundadores.

No dia 16 de agosto de 1886, aos 55 anos, perante um auditório de cerca de duas mil pessoas que enchia a sala de honra da Guarda Velha, BEZERRA DEMENEZES proclamava a sua conversão ao Espiritismo. Esse importante acontecimento foi assim narrado pelo jornal “O País”, dois dias depois: “O orador, discorrendo sobre os motivos que o levaram a abraçar a nova Doutrina, fez um brilhante comparação entre as teogonias romana e espírita, concluindo que esta e não aquela era o coroamento da teodiceia e da mortal cristã. O Orador por mais de uma hora teve presa a atenção dos ouvintes, que o aclamaram com uma salva de palmas ao deixar a tribuna. O salão, que comporta número superior a 1.500 pessoas, esteve completamente cheio”.

(continua amanhã)

DOR TESTEMUNHA DE JESUS - Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

23 de Outubro de 2009

"Trabalha. Deves contribuir para que teu grupo funcione como um só instrumento."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA alegre e otimista!

Quando se dirigir ao seu trabalho, faça-o de coração alegre.

O trabalho que você executa é digno de sua pessoa.

Por menor que pareça, é de suma responsabilidade para você e para o mundo.

Não esqueça jamais de agradecer a DEUS o trabalho que lhe proporciona o pão de cada dia.

Chegue ao local do trabalho com o coração feliz, e o trabalho se tornará um passatempo, um estimulante, que lhe trará cada novo dia, imensas alegrias e felicidade incalculável.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Segunda Parte

BEZERRA DE MENEZES



Casou-se com Maria Cândida de Lacerda, em 6 de novembro de 1858, que faleceu a 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos.

Em 1861 inicia sua carreira política, foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro, tendo que demitir-se do Carpo de Saúde do Exercito.

Na Câmara Municipal da Corte desenvolveu grande trabalho em favor do “Município Neutro”, na defesa dos humildes e necessitados. Foi reeleito para o período de 1864/1868.

Retornou à política em 1873 à 1881, ocupando várias vezes as funções de presidente interino da Câmara Municipal da Corte, efetivando-se em julho de 1878, cargo que corresponderia ao prefeito nos dias atuais. Foi eleito Deputado geral pelo Partido Liberal do Rio de Janeiro, em 1867, no entanto a Câmara foi dissolvida no ano seguinte e o DOUTOR BEZERRA só exerceria o papel de Deputado no período de 1878 a 1885.

Criou a Companhia de Estradas de Ferro Macaé a Campo, e construiu aquela ferrovia.
Empenhou-se na construção da via férrea de Santo Antonio de Pádua, foi Diretor da Companhia Arquitetônica que, em 1872, abriu o boulevard 28 de Setembro, no então novo bairro de Vila Izabel, que homenageava a Princesa Izabel. Em 1875 foi Presidente da Carris Urbanos de São Cristovão.

BEZERRA DE MENZES era também membro do Conselho do Liceu de Artes e Ofícios, sócio da Sociedade Físico-Química, membro honorário de Seção Cirúrgica da Academia Nacional de Medicina, correspondente da Sociedade Geográfica de Lisboa, membro honorário do Instituto Farmacêutico e da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional.

(continua amanhã)

FILHOS PREFERIDOS - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

22 de Outubro de 2009

"Caminha, cumpre tua parte e permanece atento. As indicações virão à medida que avançares"

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

O mundo está cheio de luz Divina!

Procure percebê-la e sentir em si as irradiações benéficas, que se derramam sobre todas as criaturas, aproveitando ao máximo o conforto que isto lhe trará ao Espírito.

Olhe tudo com olhos de bondade e alegria!

Busque descobrir a luz que brilha dentro de você e dentro de todas as criaturas, embora, muitas vezes, esteja ela recoberta por grossa camada de defeitos.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Primeira Parte

BEZERRA DE MENEZES

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES CAVALCANTI (posteriormente passou a assinar MENEZES) nasceu em 29 de agosto de 1831, na cidade de Riacho do Sangue (CE). De família ligada à política e ao militarismo, foi educado segundo padrões da religião católica. Aos sete anos de idade entrou para a Escola Pública da Vila Frade. Seu avô paterno Coronel Antonio Bezerra de Souza e Menezes participou da insurreição chamada de Confederação do Equador, em 1824, sendo preso e condenado à morte, mas foi degredado para o interior do Maranhão, morrendo logo depois. Seus pais eram o tenente-coronel da Guarda Nacional, Antonio Bezerra de Menezes e dona Fabiana de Jesus Maria Bezerra. Em 1842, sua família mudou-se para o Rio Grande do Norte, em conseqüência da perseguição política. Matriculou-se na aula pública de latinidade na antiga Vila da Maioridade, hoje cidade Martins. Em dois anos preparou-se naquela língua de modo a substituir o professor.

Em 1846, a família no vamente se muda para o Ceará, fixando residência na Capital. Entrou para o Liceu e completou seus estudos preparatórios como o primeiro aluno do Liceu. No ano de 1851, o mesmo da morte de seu pai, mudou-se para o Rio de Janeiro, ingressando no ano seguinte, como praticante interno no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Para poder estudar, dava aulas de Filosofia e Matemática, onde seria auxiliar do grande cirurgião doutor Manoel Feliciano Pereira de Carvalho.

Doutorou-se em 1856 pela Faculdade de Medicina, defendendo a tese: “Diagnóstico do Cancro”. Candidatou-se ao quadro de membros titulares da Academia Imperial de Medicina com a memória “Algumas considerações sobre o Cancro, encarado pelo lado do seu tratamento”, sendo empossado em 1º de junho de 1857. Em 1858 foi nomeado “Cirurgião-Tenente”. Entre os anos de 1859 a 1861 foi redator dos “Anais Brasilienses de Medicina”, da Academia Imperial de Medicina.

(continua amanhã)

FILHOS ADOTIVOS - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

21 de Outubro de 2009

"O Cosmos reclama teu retorno. Vem."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

RENOVE sua saúde por meio de afirmações positivas.

Todas as suas células e seus órgãos cumprirão integralmente seus deveres, se você não os maltratar com pensamentos negativos de descrença, de medo, de raiva nem de vingança.

Envie pensamentos positivos de saúde a seus órgãos e células, e forneça a seu corpo alimentos sadios, para não lhe dar demasiado trabalho.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Parte

ESPIRITISMO NA ATUALIDADE

O Brasil é o país que reúne o maior número de Espíritas em todo o mundo segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, foram declarados seguidores do Espiritismo 2,3 milhões de pessoas, constituindo o terceiro grupo religioso do país.

A FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA (FEB) é uma sociedade civil, religiosa, educacional, cultural e filantrópica, que tem por objetivo o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da codificação de Allan Kardec e nos Evangelhos canônicos.

A FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA (FEB) congrega cerca de dez mil instituições espalhadas em todos os Estados. Essas entidades mantém sua entidade associada a prática da caridade, mantendo asilos, orfanatos, escolas para pessoas carentes, creches e outras instituições de assistência e promoção social.

Já na divulgação da Doutrina, a venda de livros é o termômetro mais forte com mais de vinte milhões de exemplares vendidos das obras de Allan Kardec e mais 4.000 títulos de outros autores já editados com vendas de 100 milhões de exemplares. Esse montante inclui: romances, mensagens, contos, crônicas, textos científicos e filosóficos, além de CD-ROMs, vídeos, apostilhas e CDs de canções Espíritas.

(continua amanha)

COSTURANDO A VIDA - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


20 de Outubro de 2009

"Prossegue, pois foste chamado e escutaste."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

CAMINHE sempre resolutamente no sentido de seu progresso.

Se não quisermos acompanhar a revolução do Universo, seremos arrastados a isso por meio da dor, e progrediremos de qualquer forma.

Então, siga à frente voluntariamente.

E não dê ouvidos ao caluniador.

Siga à frente e deixe que os caluniadores fiquem falando sozinhos.

Caminhe resolutamente no sentido de seu progresso, e nenhuma voz malévola chegará a seus ouvidos.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Nona Parte

Assim no dia três de agosto de 1895, às oito horas da noite, realizou-se uma assembléia geral com a presença de vinte místicos e dois científicos. A reunião elegeu BEZERRA DE MENEZES para presidência e examinou a situação financeira da casa, assim como discutiu a nova orientação na propaganda. BEZERRA DE MENEZES presidiu a sessão, sendo eleito por dezenove votos e empossado.

MENEZES destacou que recebia a presidência da FEB despida de recursos materiais, até para pagar o aluguel da sede. Já da vista espiritual, ele pontuava que seria sem quaisquer compromissos de ordem doutrinaria. Era preciso trabalhar para a reorganização do movimento espírita e MENEZES precisava de carta branca para isso, além da ajuda de todos os amigos e espíritas destacados.

Foram extintas as sessões de puro academicismo, em que eram discutidas teses acadêmicas e voltava, uma vez por semana. A sessão pública, que fora instituída em 1889, destinada ao estudo sistemático da Doutrina Espírita, sobretudo do Evangelho. A sessão seria às sextas feiras, às nove horas da noite.

“O Reformador”, em sua edição de 15 de agosto concluiu a nota sobre a assembléia com estas palavras:

“A Federação tem tudo a esperar do seu novo Presidente e pensa que, se o apoio e a boa vontade dos nossos irmãos se fizerem efetivos e reais, em breve tempo ela se terá firmado e engrandecido, nesta nova fase em que em boa hora entrou”. Assim mudou-se o rumo da Federação, foi estabelecida a divisa: DEUS, CRISTO E CARIDADE, como máxima e os chamados místicos direcionaram os trabalhos doutrinários da entidade. Orientação que persiste até os dias de atuais. Com as novas orientações o Movimento Espírita Brasileiro passou a caracterizar o Espiritismo e o Kadercismo como sinônimos e direcionar a Doutrina Espírita como Espiritismo cristão ou Cristianismo Espírita.

(continua amanhã)

QUALIFICANDO A VIDA - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

19 de Outubro de 2009

"O contato interno com a alma é fruto que amadurece à luz da fé."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA


TENHA fé em seu corpo físico e esteja certo de que todos os seus órgãos funcionarão perfeitamente.

Pensando assim, você ajudará sua própria saúde.

Acredite no poder renovador da vida, em você.

Afaste o pensamento da velhice.

DEUS está dentro de você!

Renove sua saúde por uma respiração perfeita e jamais aceite a idéia da doença e do sofrimento.

DEUS age sempre em seu benefício.

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Oitava Parte

Mas as divergências continuaram e ocasionaram a dispersão dos Espíritas em geral. As Sociedades e Centros Espíritas enfraqueceram e rareavam de participantes. A Federação mantinha o trabalho de Assistência. A crise se arrastou, até que em setembro de 1893, o “Reformador” deixou de circular. A Fraternidade (passando a se chamar Sociedade Psicológica Fraternidade) se tornou científica, assim como a Academia e mais vinte grupos filiados à FEB. BEZERRA DE MENEZES era uma das poucas vozes públicas dos místicos, mantendo seus artigos no jornal “O Paiz” até 25 de dezembro, quando encerrou os “Estudos Filosóficos”, escrevendo uma homenagem a JESUS.

RECUPERAÇÃO E A SEGUNDA PRESIDÊNCIA DE BEZERRA DE MENEZES.

Desde o começo do ano de 1894, Elias da Silva, Fernandes Figueira e Alfredo Pereira estavam empenhados em restaurar o trabalho evangelizador na FEB e relançaram “O Reformador”, em primeiro de janeiro, Dias da Cruz renunciara a presidência da Federação, alegando a incompatibilidade da Assistência aos Necessitados com qualquer uma das correntes. Julio Cesar Leal assumiu o cargo, mas ficou até julho de 1895, renunciando para se dedicar às atividades do Centro.

Os místicos estavam mais organizados e perceberam a possibilidade que se avizinhava, mas precisavam de um nome respeitável e de um valor indiscutível. BEZERRA DE MENEZES, do Grupo Ismael, era o nome ideal. Sábio, bondoso, político e humilde, aos 63 anos, possuía ainda a seu favor a ponderação da velhice. Convidado, relutou, estava cansado e cheio de obrigações espíritas. Insistiram, não era um convite, era um apelo, a Federação precisava de sua tolerância e conciliação. BEZERRA salientou então a dificuldade de acomodar místicos e científicos. Alem disso, só compreendia o Espiritismo como complemento do Cristianismo e era roustanguista (ou rustanista). Só aceitou a difícil tarefa depois de receber a afirmação de seu Guia Espiritual.

(continua amanhã)

AS DIFICULDADES DA VIDA - Padre Fábio de Melo

domingo, 18 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

18 de Outubro de 2009

"Dispensar o que é inferior nos abre à vibração do Mais Alto."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ, que é noiva, não acredite que casamento seja loteria.
Não!
No casamento, o prêmio depende de você saber conquistá-lo.
Prepare-se para ser feliz e para fazer feliz a quem você ama.
Estude seu gênio, não interfira em seus pensamentos, trate-o com amor e carinho, e verifique que a sorte grande do casamento está em suas mãos.
De você depende a sua felicidade!

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Sétima Parte

DIVERGÊNCIAS

Desde que Allan Kardec desencarnou em 31 de março de 1869, o movimento Espírita viveu um longo período de incertezas. Sem seu Codificador, a Doutrina começou a receber diferentes interpretações. Denominava-se Doutrina Espírita apenas o que constava de “O Livro dos Espíritos”. Já os que estudavam os demais livros de Kardec eram chamados de kardecistas.

Existiam os científicos que davam mais importância ao lado científico e filosófico do Espiritismo e, por conseguinte, a experimentação.

Os denominados místicos preconizavam uma aliança de princípios espíritas com princípios cristãos. Explicando uma parte da Doutrina cristã à luz do Espiritismo. A esse grupo se somou os estudiosos das obras do francês Jean Baptiste Roustaing (eram os roustanguistas). Existiam ainda os auto-proclamados de Espíritas puros que não tendiam para nenhum lado. No Brasil, o Grupo Ismael se tornou herdeiro moral do Grupo Espírita Fraternidade, tendo como guia espiritual Ismael. Era o celeiro dos místicos e dos roustanguistas (como Bezerra de Menezes), swedemborguistas e teosofistas. Já os científicos (psiquistas, ocultistas e kardecistas), se reuniram na sociedade de Estudos Evangélicos, depois sociedade Acadêmica.

PERÍODO DE DISPERSÃO

O período de presidência de Dias da Cruz, de 1890 a 1894 foi crítico para o movimento Espírita Brasileiro. Dias da Cruz se caracterizava como espiritista puro, nem científico nem místico. Apesar de tentar a conciliação entre as duas correntes, sua presidência foi marcada pela ascensão dos científicos e de um estudo voltado para a explicação material dos fenômenos de obsessão e de mediunidade. Na época da posse de Dias da Cruz, “O Reformador” publicou um editorial chamado “Sectarismo” em que ressaltava: “O espírita está, pois, em seu verdadeiro posto quando se coloca entre o homem de ciência e o homem de fé, não possuindo as crendices de um, nem por igual às negações de outro. Não nos desviemos de nosso lugar. Postos entre a fé e a razão, evitemos os exageros do sectarismo, pois que ele é o verdadeiro inimigo”. As novas diretrizes tentavam alcançar o meio termo entre Fé e Ciência, Amor e Razão.

(continua amanhã)

ESCREVENDO A VIDA - Padre Fábio de Melo