sábado, 9 de maio de 2009

Pensamento do dia
09 de Maio de 2009


"Quanto mais se doa e ora, mais o ser se torna capaz de vencer as provas que surgem em seu caminho."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
CERQUE sua vida com o doce sentimento do amor.
Não tenha prevenção contra seus semelhantes.
Se alguém não o compreender, se alguém o ferir ou magoar procure retribuir com maior compreensão, com atenções redobradas.
Só o amor é capaz de vencer as barreiras da separação, de aproximar as criaturas, de solidificar amizades.
Então, cerque sua vida com o doce sentimento do amor.

O QUE É O ESPIRITISMO
CAPITULO PRIMEIRO
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

PRIMEIRO DIALOGO - O C RÍTICO

Sétima Parte



Antes de concluir pela fraude é preciso primeiro se perguntar qual interesse se pode ter em enganar; ora, concordareis que há posições que excluem toda suspeita de fraude; pessoas das quais só o caráter é uma garantia de probidade.

Outra coisa se se seria tratasse de uma especulação, porque a atração do lucro é uma péssima conselheira. Mas, admitindo-se mesmo que, neste último caso, um fato de manobra fraudulenta seja positivamente constatado, isso não provaria nada contra a realidade do principio, já que se pode abusar de tudo. Do fato de que há pessoas que vendem vinhos adulterados, não se segue daí que não haveria vinho puro. O Espiritismo não é mais responsável pelos que abusam desse nome e o exploram, do que a ciência médica não o é pelos charlatões que vendem suas drogas, nem a religião pelos sacerdotes que abusam do seu ministério.

O Espiritismo, pela sua novidade e pela sua própria natureza, devia prestar-se a abuso; mas ele dá os meios de os reconhecer, definindo claramente seu verdadeiro caráter e recusando qualquer solidariedade com aqueles que o exploram ou o desviam de seu objetivo exclusivamente moral para fazer dele um oficio, um instrumento de adivinhação ou de procura fúteis.

Desde que o próprio Espiritismo traça os limites nos quais ele se contem, precisa o que ele diz e o que não diz, o que ele pode e o que não pode, o que está ou não está em suas atribuições o que ele aceita e o que repudia, o erro está naquele que , não se dando ao trabalho de o estudar, julgam-no sobre as aparências; que porque encontram saltimbancos usando o nome de Espíritas, para atrair os que passam, dirão gravemente: Eis o que é o Espiritismo. Sobre o que, em definitivo, recai o ridículo? Não sobre o saltimbanco que fez o seu trabalho, nem sobre o Espiritismo cuja doutrina escrita desmente semelhantes assertivas, mas sobre os críticos convictos de falarem daquilo que não sabem, ou de alterarem conscientemente a verdade. Aqueles que atribuem ao Espiritismo o que está contra sua própria essência, o fazem, ou por ignorância ou deliberadamente. No primeiro caso é por leviandade, no segundo é por má fé. Neste último caso, eles se assemelham a certos historiadores que alteraram os fatos históricos no interesse de um partido ou de uma opinião. Um partido se desacredita sempre pelo emprego de semelhantes meios, e falta ao seu objetivo.

(continua amanhã)

sexta-feira, 8 de maio de 2009


Pensamento do dia
08 de Maio de 2009

"O estado de oração nos faz presentes em tudo o que se passa e conscientes da existência de Algo grandioso, eterno e poderoso a conduzir os acontecimentos."
Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
APRENDA a amar a todos, indistintamente, para conseguir encontrar a luz que tanto anseia.
Procure não distinguir o sábio do ignorante, o rico do pobre, quando se trata de ajudar.
Saiba levar aos tristes a consolação, aos que lutam o incentivo da compreensão e do carinho.
A quanta gente você pode ajudar com a sua palavra, incentivar com um pensamento.
Ame a todos, indistintamente.

O QUE É O ESPIRITISMO
CAPITULO PRIMEIRO
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
PRIMEIRO DIALOGO – O CRÍTICO
Sexta Parte

Visitante:- Falais do exame dos livros em geral. Credes que seja materialmente possível a um jornalista, ler e estudar todos os que lhe passam pelas mãos, sobretudo quando se trata de teorias novas que lhe seria preciso aprofundar e verificar? Igualmente exigirias de um impressor que lesse todas as obras que saem das suas impressoras.

A.K. A um raciocínio tão judicioso eu não tenho nada a responder, senão que, quando não se tem tempo de fazer conscientemente uma coisa, não se deve envolver-se com ela, e que é melhor não fazer senão uma coisa bem, do que fazer dez mal.

Visitante; - Não creais, senhor, que minha opinião esteja formada levianamente. Eu vi mesas girarem e baterem; pessoas que estavam supostamente escrevendo sob a influência de Espíritos; mas eu estou convencido de que havia charlatanismo.

A.K. – Quanto pagastes para ver isso?

Visitante – Nada, seguramente.

A.K. – então eis charlatães de uma espécie singular, e que vão reabilitar a palavra. Até o presente não se viu ainda charlatães desinteressados. Se algum brincalhão maldoso quis se divertir uma vez por acaso, segue-se que as outras pessoas sejam cúmplices de fraude? Aliás, com que objetivo se tornariam cúmplices de uma mistificação? Para divertir a sociedade, direis. Eu aceito que uma vez alguém se preste a um gracejo; mas quando um gracejo dura meses e anos, é, eu creio, o mistificador que está mistificado. È provável que, pelo único prazer de fazer crer em uma coisa que se sabe ser falsa, espera-se oborrecidamente horas inteiras sobre uma mesa? O prazer não valeria o trabalho.

(continua amanhã)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

PENSAMENTO DO DIA
07 DE MAIO DE 2009

A aprendizagem é um tesouro que segue seu dono em qualquer lugar.

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
VOCÊ que tem a felicidade de ver seus netinhos, tão lindo, repare que eles têm os olhos fixos em você, tomando-o como exemplo e modelo do que diz e fala.
Conte a eles histórias bonitas, de fundo moral, e desperte em suas alminhas o amo à virtude e ao trabalho.
Mas, sobretudo, saiba dar-lhes a maior lição que terão em sua vida: seu próprio exemplo de trabalho e honradez.

O QUE É O ESPIRITISMO
CAPITULO PRIMEIRO
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
Primeiro Dialogo – O Crítico
Quinta Parte

Visitante – É precisamente para evitar esse escolho que vim vos pedir permissão para assistir algumas experiências.

A.K. – E pensais que isso vos bastaria para falar do espiritismo ex-professo? Mas como poderíeis compreender essas experiências, e com mais forte razão julgá-las, se não haveis estudado os princípios que lhes servem de base? Como poderíeis apreciar o resultado, satisfatório ou não, de experiências metalúrgicas, por exemplo, se não conheceis a fundo a metalurgia? Permiti-me dizer-vos, senhor, que vosso projeto é absolutamente como se, não sabendo nem matemática, nem astronomia, fosseis dizer a um desses senhores do Observatório: Senhor, eu quero escrever um livro sobre astronomia, e alem disso provar que vosso sistema é falso; mas como disso eu não sei nem a primeira palavra, deixai-me olhar uma ou duas vezes através de vossas lunetas. Isso me bastará para conhecê-la tanto quanto vós.
Não é senão por extensão que a palavra criticar é sinônimo de censurar. Em seu significado próprio, e segundo sua etmologia, ela significa julgar, apreciar. A critica pode, pois, ser aproveitada ou desaproveitada. Fazer critica de um livro não é necessariamente condená-lo. Aquele que empreende essa tarefa deve fazê-la sem idéias preconcebidas. Mas, se antes de abrir o livro já o condenou em seu pensamento, seu exame não pode ser imparcial.
Tal é o caso da maioria daqueles que tem falado do Espiritismo. Apenas sobre o nome formaram uma opinião e fizeram como um juiz que pronunciou uma sentença sem se dar ao trabalho de examinar o processo. Disso resultou que seu julgamento ficou sem razão e, ao invés de persuadir, provocou riso. Quanto àqueles que estudaram seriamente a questão, a maioria mudou de opinião e mais de um adversário dela tornou-se partidário, quando viu que se tratava de coisa diversa daquela em que ele acreditava.

(Continua manhã)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

COMUNICADO
COMUNICAMOS AOS NOSSOS IRMÃOS QUE, DEVIDO A PROBLEMAS DE CONEXÃO COM A INTERNET, ONTEM NÃO ACESSAMOS O NOSSO BLOG E POR ESSE MOTIVO DEIXAMOS DE POSTAR NOVAS MENSAGENS.
COM O PROBLEMA SANADO, VOLTAMOS AS NOSSAS ATIVIDADES NORMAIS.
FIQUEM COM DEUS.
Pensamento do dia
06 de Maio de 2009


"Sofremos porque esquecemos que somos todos uma só vida."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
JAMAIS engane os outros, para não ser enganado.
Seja sempre verdadeiro.
Não minta, para que sua consciência permaneça tranqüila e seu sono seja calmo.
Fuja do remorso e não prepare para si mesmo um futuro doloroso, pois nada torna uma pessoa tão infeliz quanto o sentir que ninguém mais confia nela.
Seja sempre verdadeiro e há de angariar muitos amigos leais e sinceros.

O QUE É O ESPIRITISMO
Capítulo Primeiro
PEQUENA CONFERENCIA ESPÍRITA
Primeiro Dialogo – O CRÍTICO
Quarta Parte

Mas esqueci que vós deveis tratar a questão ex-professo, o quer dizer que a haveis estudado sob todas as faces, que haveis visto tudo o que se pode ver, tudo o que se escreveu sobre a matéria, analisado e comparado as diversas opiniões; que vos encontrastes nas melhores condições para observar por vós mesmo; que vós lhe consagrastes vossas vigílias, durante anos; em uma palavra, que não negligenciastes em nada para atingir a constatação da verdade. Eu devo crer que assim o é, se sois um homem sério, porque só aquele que fez tudo isso, tem o direito de dizer que fala com conhecimento de causa.
Que pensaríeis de um homem que se erigisse em censor de uma obra literária sem conhecer literatura? De um quadro sem ter estudado pintura? É de uma lógica elementar que o crítico deva conhecer, não superficialmente, mas a fundo, aquilo de que fala, sem o que sua opinião não tem valor. Para combater um cálculo, é preciso opor-lhe outro cálculo mas, para isso, é preciso saber calcular. O crítico não deve se limitar a dizer que tal coisa é boa ou má; é preciso que ele justifique sua opinião por uma demonstração clara e categórica, baseada sobre os próprios princípios da arte ou da ciência. Como poderá fazê-lo se ignora esses princípios? Poderíeis apreciar as qualidades ou defeitos de uma máquina se vós não conheceis a mecânica? Não, pois bem! Vosso julgamento sobre o Espiritismo, que não conheceis, não teria mais valor do que o que faríeis sobre essa máquina. Seríeis a cada instante preso em flagrante delito de ignorância, porque aqueles que o estudaram, verão, conseqüentemente, que estais fora da questão; de onde se concluirá ou que não sois um homem sério ou que não sois de boa fé; em um e outro caso vos exporeis a receber desmentidos pouco lisonjeiros para vosso amor próprio.

(Continua amanhã)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

PENSAMENTO DO DIA
04 DE MAIO DE 2009


A oração é o nosso canal livre de comunicação com DEUS.

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
O mal não merece comentários, pois só trás resultados desagradáveis.
Qualquer palavra produz vibrações, que atraem as vibrações semelhantes.
Portanto, o comentário sobre o mal atraí vibrações pesadas e nocivas.
Fale apenas a respeito de coisas belas e boas, comente o bem e as ações nobres, e permanecerá envolvido por uma onda de paz, de alegria, de bem estar.

O QUE É O ESPIRITISMO
Capitulo Primeiro
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
Primeiro diálogo – O CRÍTICO
Terceira Parte

VISITANTE – Eu tenho minhas idéias sobre esse assunto, é verdade. Elas, porém, não são tão absolutas que eu não consinta sacrificá-las à evidência. Eu vos disse, pois, senhor, que tendes um certo interesse em me convencer. Eu vos confessarei que devo publicar um livro onde me proponho demonstrar ex-professo (sic) o que vejo como um erro, e como esse livro deve ter um grande alcance e atacar vivamente os Espíritos, se eu chegar a ser convencido, na o publicarei.
A.K. – Eu ficaria desolado, senhor, por vos privar do beneficio de um livro que deve ter um grande alcance. Eu não tenho, de resto, nenhum interesse em vos impedir de fazê-lo, mas lhe desejo, ao contrário, uma grande popularidade, já que isso nos servirá de prospectos e de anúncios. Quando uma coisa é atacada, isso desperta a atenção; há muitas pessoas que querem ver os prós e os contras, e a crítica a faz conhecida daqueles mesmos que dela não sonhavam. É assim que a publicidade, freqüentemente, sem o querer, aproveita àqueles aos quais se quer prejudicar. A questão dos Espíritos, aliás, é tão palpitante de interesses e ela espicaça a curiosidade a um tal ponto, que basta mencioná-la à atenção para dar o desejo de aprofundá-la. (1)
VISITANTE – então, segundo vós, a crítica não serve para nada, a opinião pública não conta para nada?
A.K. – Eu não considero a crítica como a expressão da opinião pública, mas como uma opinião individual que pode se enganar. Lede a História e vereis quantas obras-primas foram criticadas quando apareceram, o que não as impediu de permanecerem obras-primas. Quando uma coisa é má, todos os elogios possíveis não a tornarão boa. Se o Espiritismo é um erro, ele cairá por si mesmo; se é uma verdade, todas as diatribes não farão dele uma mentira. Vosso livro será uma apreciação pessoal sob o vosso ponto de vista; a verdadeira opinião pública julgará se é correta. Por isso, quererão ver e se, mais tarde, for reconhecido que vos enganastes, vosso livro será ridículo como aquele que se publicou recentemente contra a teoria da circulação do sangue, da vacina, etc.

(1) depois deste diálogo, escrito em 1859, a experiência veio demonstrar largamente a justeza desta proposição.

(continua amanhã)

domingo, 3 de maio de 2009

Pensamento do dia
03 de Maio de 2009


"A oração nos torna neutros e pacíficos, nos faz saber que estamos todos integrados numa única Vida."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA


QUANTAS vezes queremos ser bons e amáveis, e vemos destruídos nossos propósitos de virtude.

Mas ser bom com quem é bom não é vantagem.

O heroísmo consiste, justamente, em ser bom com quem é mau.

Em permanecer calmo diante das pessoas irritantes.

Em ser generoso com as pessoas egoístas.

Procure chegar a esse ponto e demonstre, com o exemplo, que você sabe ser bom.

O QUE É O ESPIRITISMO
Capitulo Primeiro
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
Primeiro diálogo – O CRÍTICO
Segunda Parte

VISITANTE – Haveria, entretanto, no meu convencimento mais interesse do que vós o credes. Quereis me permitir explicar-me com franqueza e me prometer não vos ofender com minhas palavras? São minhas idéias sobre o assunto e não sobre a pessoa à qual me dirijo; posso respeitar a pessoa sem partilhar sua opinião.

A.K. – O Espiritismo me ensinou a dar pouco valor às mesquinhas suscetibilidades do amor próprio, e a não me ofender com palavras. Se vossas palavras saírem dos limites da urbanidade e das conveniências, concluirei, com isso, que sois um homem mal educado, eis tudo. Quanto a mim, prefiro deixar aos outros os erros, ao invés de partilhá-los. Vedes, só por isso, que o Espiritismo serve para alguma coisa.

Eu vos disse, senhor, não me empenho de nenhum modo em vos fazer partilhar minha opinião; respeito a vossa, se ela é sincera, como desejo que se respeite a minha. Uma vez que tratais o Espiritismo como um sonho quimérico, vindo para mim, dizíeis a vós mesmo: eu vou ver um louco. Confessai-o, francamente, isso não me melindrará. Todos os espíritas são loucos, é coisa convencionada. Pois bem, senhor, uma vez que olhais isso como uma doença mental, sentiria escrúpulo em vo-la comunicar, e eu me espanto que com tal pensamento vós procureis uma convicção que vos colocará entre os loucos. Se estais antecipadamente persuadido de não poder ser convencido, vossa tentativa é útil, porque não tem por objetivo senão a curiosidade. Abreviemos, pois, eu vos rogo, porque eu não teria tempo a perder em conversas sem objetivo.

VISITANTE – Podemos nos enganar, iludir-mos, sem por isso ser louco.

A.K. – Falai claramente; dizeis, como tantos outros, que é um capricho que tem o seu tempo; mas convireis que um capricho que em alguns anos ganhou milhões de partidários em todos os países, que conta com sábios, de todas as ordens, que se propaga de preferência nas classes esclarecidas,é uma singular mania que merece algum exame.

(continua amanhã)