sábado, 18 de abril de 2009

Pensamento do dia
18 de Abril de 2009

"Por mais escura que seja a noite, o sol nunca deixa de despontar no dia seguinte."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
NÃO se deixe abater pela tristeza. Todas as dores terminam. Aguarde que o Tempo, com suas mãos cheias de bálsamo, traga o alivio.
A ação do Tempo é infalível, e nos guia suavemente pelo caminho certo, aliviando nossas dores, assim como a brisa leve abranda o calor do verão.
Mas depressa que supõe, você terá a resposta, na consolação de que necessita.

RESUMO DA LEI DOS
FENÔMENOS ESPÍRITAS
OBSERVAÇÕES PRELIMINARES
Terceira Parte

- Os Espíritos conservam as afeições sérias que tiveram na Terra; eles se comprazem em voltar para junto daqueles que amaram, sobretudo, quando são atraídos por pensamentos e sentimentos afetuosos que lhes dirigem, ao passo que são indiferentes para com aqueles que não lhes têm senão a indiferença.

- Uma idéia quase geral entre as pessoas que não conhecem o Espiritismo é crer que os Espíritos, somente porque estão livres da matéria, tudo devem saber e possuírem a soberana sabedoria. Ai está um erro grave.

Os Espíritos, não sendo senão as almas dos homens, não adquirem a perfeição deixando seu envoltório terrestre. O progresso do Espírito não se realiza senão com o tempo, e não é senão sucessivamente que ele se despoja de suas imperfeições, que adquire os conhecimentos que lhe faltam. Seria tão ilógico admitir que o Espírito de um selvagem ou de um criminoso se torne, de repente, sábio e virtuoso, quanto seria contrário à justiça de DEUS pensar que ele permanecesse perpetuamente na inferioridade.
Como há homens de todos os graus de saber e de ignorância, de bondade e de maldade, ocorre o mesmo com os Espíritos. Há os que são apenas levianos e traquinas, outros são mentirosos, trapaceiros, hipócritas, maus, vingativos; outros, ao contrário, possuem as mais sublimes virtudes e o saber num grau desconhecido na Terra. Essa diversidade na qualidade dos Espíritos é um dos pontos mais importantes a se considerar, porque explica a natureza boa ou má das comunicações que se recebem; é em distingui-las que é preciso, sobretudo, se aplicar. (O Livro dos Espíritos, nº 100, Escala Espírita – O Livro dos Médiuns, cap. XXIV).

FIM

(trecho extraído do Livro “O QUE É O ESPIRITISMO” - Allan Kardec).

sexta-feira, 17 de abril de 2009

PENSAMENTO DO DIA
17 DE ABRIL DE 2009

"Quem não vive para servir, não serve para viver"

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

FAÇA questão de ser alegre e otimista.

Nada na Terra pode destruir a felicidade do homem otimista e alegre.

Se lhe chegarem dores, receba-as com calma e não se deixe atingir por elas.

Não coloque sua felicidade no que lhe vem de fora.

Construa sua felicidade dentro de você mesmo, fazendo consistir sua ventura no progresso constante da vida do Espírito, na sabedoria do coração.

RESUMO DA LEI DOS
FENÔMENOS ESPÍRITAS
OBSERVAÇÕES PRELIMINARES
Segunda Parte

- Geralmente, se faz uma idéia muito falsa do estado dos Espíritos, eles não são, como alguns o crêem, seres vagos e indefinidos, nem chamas como os fogos fátuos, nem fantasmas como nos contos de assombração. São seres semelhantes a nós, tendo um corpo igual ao nosso, mas fluídico e invisível no estado normal.
- Quando a alma está unida ao corpo, durante a vida, ela tem duplo envoltório: um pesado, grosseiro e destrutível, que é o corpo; outro fluídico, leve e indestrutível, chamado perispírito. O perispírito é o laço que une a alma ao corpo; é por seu intermédio que a alma faz o corpo agir, e percebe as sensações experimentadas pelo corpo.
A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito.

- A morte é a destruição do envoltório corporal; a alma abandona esse envoltório como troca a roupa usada, ou como a borboleta deixa sua crisálida; mas conserva o seu corpo fluídico ou perispírito.
A morte do corpo livra o Espírito do envoltório que o prendia à Terra e o fazia sofrer; uma vez livre desse fardo, não tem senão seu corpo etéreo que lhe permite percorrer o espaço e vencer as distâncias com a rapidez do pensamento.

- Os Espíritos povoam o espaço; eles constituem o mundo invisível que nos rodeia no meio do qual vivemos, e com o qual estamos, sem cessar, em contato.

- Os Espíritos têm todas as percepções que tinham na Terra, mas num mais alto grau, porque suas faculdades não estão mais amortecidas pela matéria; têm sensações que nos são desconhecidas; vêem e ouvem coisas que nossos sentidos limitados não nos permitem nem ver e nem ouvir. Para eles não há obscuridade, salvo para aqueles cuja punição é estar temporariamente nas trevas. Todos os nossos pensamentos repercutem neles, que os lêem como um livro aberto; de sorte que aquilo que podemos ocultar a alguém vivo, não poderemos mais desde que seja um Espírito.

(continua amanhã)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pensamento do dia
16 de Abril de 2009


"Perceber a divina providência nos acontecimentos do dia-a-dia é uma forma de orar e de contatar o mundo interior."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

CONVENÇA-SE de que o mundo não é um parque de recreio: é um ambiente de trabalho.

Não é um feriado que nos tenha sido dado para repousar, mas um curso de aprendizado intensivo.

Procure, pois, aprender o máximo, aplicando à sua vida o maior mandamento: ame a todos indistintamente, e verá a felicidade morar dentro do seu coração.

Viva dando um exemplo vivo de amor em todas as suas ações.

RESUMO DA LEI DOS
FENÔMENOS ESPÍRITAS

OBSERVAÇÕES PRELIMINARES

As pessoas alheias ao Espiritismo, não lhe compreendendo nem os objetivos nem os fins, dele fazem, quase sempre, uma idéia completamente falsa. O que lhe falta, sobretudo, é o conhecimento do princípio, a chave primeira dos fenômenos; a falta disso, o que vêem e o que ouvem é sem proveito e mesmo sem interesse para elas. A experiência tem demonstrado que apenas a visão ou o relato dos fenômenos não bastam para convencer. Aquele mesmo que é testemunha de fatos capazes de confundirem, fica mais espantado do que convencido; quanto mais o efeito parece extraordinário, mais dele se suspeita. Somente um estudo prévio sério pode conduzir à convicção; freqüentemente, basta para mudar inteiramente o curso das idéias. Em todos os casos, é indispensável para compreensão dos mais simples fenômenos. A falta de uma instrução completa, um resumo sucinto da lei que rege as manifestações bastará para fazer considerar as coisas sob seu verdadeiro aspecto, para as pessoas que nela ainda não estão iniciadas. É o primeiro passo que damos na pequena instrução adiante.
Esta instrução foi feita, sobretudo, tendo em vista as pessoas que não possuem nenhuma noção do Espiritismo. Nos grupos ou reuniões Espíritas, onde se encontrem assistentes noviços, pode servir, utilmente, de preâmbulo às seções, segundo as necessidades.

1 – DOS ESPÍRITOS

- O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações.

- Os Espíritos não são, como freqüentemente se imagina, seres à parte na criação; são as almas daqueles que viveram sobre a Terra ou em outros mundo. As almas ou Espíritos são, pois, uma única e mesma coisa; de onde se segue que quem crê ma existência da alma crê, por isso mesmo, na dos Espíritos. Negar os Espíritos seria negar a alma.

(continua amanhã)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pensamento do dia
15 de Abril de 2009

"
Reconheçamos em cada fato da vida um sinal do amparo divino expresso das mais diversas maneiras."
Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

SEJA alegre e otimista: DEUS está dentro de você.

Não faça como os tolos, que pensam que DEUS está muito longe, sentado num trono de ouro.

Nada disso.

Não o procure nas nuvens ou nas estrelas, tão alto que não o possa atingir.

ELE está dentro de você, e lhe fala silenciosamente, pela voz de sua consciência.

Procure descobri-lo, vivendo com pureza de coração e amando a todos como a si mesmo.
MÁXIMAS EXTRAÍDAS

DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS
Quarta Parte
Incrédulos! Podeis rir dos Espíritos, zombar daqueles que crêem em suas manifestações; ride, pois, se ousais dessa máxima que Ele acaba de ensinar e que é a vossa própria salvaguarda, porque se a Caridade desaparecesse de cima da Terra, os homens se dilacerariam mutuamente, e seríeis deles, talvez, as primeiras vítimas. Não está longe o tempo em que esta máxima, proclamada abertamente em nome dos Espíritos será uma prova de segurança, e um título de confiança em todos aqueles que a carregarão gravada em seu coração.
Um Espírito disse: “Zombe-se das mesas girantes; não se zombará jamais da filosofia e da moral que delas decorrem”. E que, com efeito, hoje estamos longe, depois de apenas alguns anos, desses primeiros fenômenos que serviram um instante de distração aos ociosos e aos curiosos. Essa moral, dizeis, é antiquada: “Os Espíritos deveriam ter bastante espírito para nos dar alguma coisa nova”. (Frase espirituosa de mais de um crítico). Tanto melhor! Se é antiquada, isso prova que é de todos os tempos, e os homens não são senão culpados por não tê-la praticado, porque não há verdades verdadeiras senão aquelas que são eternas. Os Espíritos vêm nos chamar, não por uma revelação isolada feita a um único homem, mas pela voz dos próprios Espíritos que, semelhante à trombeta final, vê proclamar-vos: “Crede que aqueles que chamais mortos, estão mais vivos que vós, porque eles vêem o que não vedes, ouvem o que não ouvis; reconhecei, naqueles que vêm vos falar, vossos pais, vossos amigos, e todos aqueles que amastes na Terra e que acreditáveis perdidos sem retorno; infelizes aqueles que crêem que tudo acaba com o corpo, porque serão cruelmente desenganados, infelizes aqueles que tiveram falta de Caridade, porque sofrerão o que tiverem feito os outros sofrerem! Escutai a voz daqueles que sofrem e vêm vos dizer: Nós sofremos por termos desconhecido o poder de DEUS e duvidado de sua misericórdia infinita; sofremos de nosso orgulho, de nosso egoísmo, de nossa avareza e de todas as más paixões que não reprimimos; sofremos de todo o mal que fizemos aos nossos semelhantes pelo esquecimento da Caridade”.
Incrédulos! Dizei se uma Doutrina que ensina semelhantes coisas é rizível, se é boa ou má! Não a encarando senão do ponto de vista da ordem social, dizei se os homens que a praticassem seriam felizes ou infelizes, melhores ou maus

(Trecho extraído do Livro “O QUE É O ESPIRITISMO” – Allan Kardec.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pensamento do dia
14 de Abril de 2009

"Se aprendermos a ouvir o Eu Interno, encontraremos soluções para qualquer problema."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
PARA que discutir?
Repare que, muitas vezes, um pequenino gesto, uma simples ação de benefício, equivale a milhares de palavras, que o vento leva.
A quem você quiser convencer de suas idéias, dê o exemplo vivo de suas ações.
Um exemplo vale mais do que muitos discursos.
Que adianta pregar aos outros se você não pratica?

Dê o exemplo de suas ações, e conquistará a todos para suas idéias.

MÁXIMAS EXTRAIDAS
DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS
Terceira Parte

- O ambicioso que triunfa e o rico que se farta de gozos materiais são mais a lamentar do que a invejar, porque é necessário ver o retorno. O Espiritismo, pelos terríveis exemplos daqueles que viveram e que vêm revelar sua sorte, mostra a verdade desta palavra do CRISTO: “Quem se eleva será rebaixado, e qualquer que se abaixe será elevado”.

- A Caridade é a lei suprema do CRISTO: “Amai-vos uns aos outros como irmãos; amai vosso próximo como a vós mesmos; perdoai os vossos inimigos; não façais a outrem o que não gostaríeis que vós fizésseis”. Tudo isso se resume na palavra CARIDADE.

- A Caridade não está somente na esmola, porque há Caridade em pensamentos, em palavras e em atos. Aquela é Caridade em pensamentos, que é indulgente para com as faltas de seu próximo; Caridade em palavras, que não diz nada que possa prejudicar o seu próximo; Caridade em ações, que assiste o seu próximo na medida de suas forças.

- O pobre que reparte o seu pedaço de pão com um mais pobre do que ele, é mais caridoso e tem mais mérito aos olhos de DEUS que aquele que dá de seu supérfluo, sem de nada se privar.

- Quem nutre contra seu próximo sentimento de animosidade, de ódio, de ciúme e de rancor, não é caridoso; ele mente e se diz cristão, e ofende a DEUS.

- Homens de todas as castas, de todas as seitas, e de todas as cores, todos sois irmãos, porque DEUS vos chama a todos para ele; estendei-vos, pois, a mão, qualquer que seja a vossa maneira de adorá-lo e não lanceis anátema, porque o anátema é a violação da Lei de Caridade proclamada por CRISTO.

- Com o egoísmo, os homens estão em luta perpétua; com a Caridade estão em paz. A Caridade, fazendo a base de suas instituições, só ela pode, pois, assegurar sua felicidade neste mundo; segundo as palavras do CRISTO, só ela pode também assegurar sua felicidade futura, porque encerra, implicitamente, todas as virtudes que podem conduzi-los à perfeição. Com a verdadeira Caridade, tal qual ensinou e praticou o CRISTO, não mais de egoísmo, de orgulho, de ódio, de ciúme, de maledicência; não mais de agarramento desordenado aos bens deste mundo. Por isso Espiritismo cristão tem por máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

(continua amanhã)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pensamento do dia
13 de Abril de 2009

"Só em silêncio e oração descobrimos o que nos cabe fazer a cada momento."
Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

SE você enveredou na senda da política, saiba que não foi por acaso.

DEUS colocou em suas mãos o destino de sua pátria.

Desperte sua consciência íntima, para assumir essa tremenda responsabilidade.

Muito lhe foi dado e, por isso, muito lhe será pedido.

Não deixe que a vaidade e os interesses pessoais o desviem da missão que o trouxer ao mundo.

Conduza a pátria à felicidade e à paz.

MÁXIMAS EXTRAÍDAS
DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS
Segunda Parte

- O essencial não é muito orar, mas orar bem. Certas pessoas crêem que todo o mérito está no tamanho da prece, ao passo que elas fecham os olhos sobre seus próprios defeitos. A prece é para elas uma ocupação, um emprego do tempo, mas não um estudo de si mesmas.

- Aquele que pede a DEUS o perdão de suas faltas, não o obtém senão mudando de conduta. As boas ações são a melhor das preces, porque os atos valem mais que as palavras.

- A prece é recomendada por todos os bons Espíritos; ela é, por outro lado, pedida por todos os Espíritos imperfeitos como um meio de aliviar seus sofrimentos.

- A prece não pode mudar os decretos da Providência; mas, em vendo que se interessa por eles, os Espíritos sofredores sentem-se menos abandonados; são menos infelizes; ela aumenta sua coragem, excita neles o desejo de se elevar pelo arrependimento e a reparação, e pode desviá-los do pensamento do mal. É neste sentido que ela pode não somente aliviar, mas abreviar seus sofrimentos.

- Orai, cada um, segundo suas convicções e o modo que creais o mais conveniente, porque a forma não é nada, o pensamento é tudo; a sinceridade e pureza de intenção são essenciais; um bom pensamento vale mais que numerosas palavras, que se assemelham ao ruído de um moinho e onde o coração não está em nada.

- DEUS fez homens fortes e poderosos para ser o sustentáculo dos fracos; o forte que oprime o fraco é maldito de DEUS; freqüentemente, disso recebe o castigo nesta vida, sem prejuízo do futuro.

- A fortuna é um depósito do qual o possuidor não tem senão usufruí-lo, uma vez que não o carrega com ele no túmulo; ele prestará uma conta severa do emprego que houver feito dele.

- A fortuna é uma prova mais difícil que a miséria porque é uma tentação para o abuso e os excessos, e é mais difícil ser moderado que ser resignado.

(continua amanhã)

domingo, 12 de abril de 2009

Pensamento do dia
12 de Abril de 2009


"Oremos para que possamos irradiar à Terra inteira novos padrões de harmonia."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ, que é pai, é a criatura mais feliz sobre a face da Terra.

Levante os braços aos seus e agradeça a DEUS a misericórdia que lhe concedeu.

Mas lembre-se de que não basta dar aos filhos o sustento e a instrução.

Algo existe mais importante que tudo isso: é o exemplo.

Dê a seus filhos o exemplo do trabalho, da honestidade, da dignidade em toda a sua vida.

MÁXIMAS EXTRAÍDAS
DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS

Primeira Parte

- O objetivo essencial do Espiritismo é o adiantamento dos homens. Não é necessário procurar senão o que pode ajudar ao progresso moral e intelectual.

- O verdadeiro Espírita não é aquele que crê nas manifestações, mas aquele que aproveita o ensinamento dado pelos Espíritos. De nada serve crer, se a crença não o faz dar um passo à frente no caminho do progresso, e não o torna melhor para o seu próximo.

- O egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição, a cupidez, o ódio, a inveja, o ciúme, a maledicência, são para a alma ervas venenosas da qual é necessário cada dia arrancar algum pé e que tem como antídoto: a caridade e a humildade.

- A crença no Espiritismo não é aproveitável senão àquele que se pode dizer: Valho melhor hoje que ontem.

- A importância que o homem dá aos bens temporais está na razão inversa de sua fé na vida espiritual: é a dúvida sobre o futuro que o leva a procurar suas alegrias nesse mundo, satisfazendo suas paixões, inclusive ás expensas de seu próximo.

- As aflições na Terra são os remédios da alma; elas a salvam para o futuro como uma operação cirúrgica dolorosa salva a vida de um doente e lhe devolve a saúde. Por isso o CRISTO disse: “Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados”

- Nas vossas aflições, olhai abaixo de vós e não acima; pensai naqueles que sofrem ainda mais que vós.

- O desespero é natural naquele que crê que tudo acaba com a vida do corpo; é um contra-senso naquele que tem fé no futuro.

- O homem, freqüentemente, é o artífice de sua própria infelicidade neste mundo; que ele remonte à fonte de seus infortúnios e verá que são, para a maioria, o resultado de sua imprevidência, de seu orgulho, de sua avidez, e, por conseguinte, de sua infração à Lei de DEUS.

- A prece é um ato de adoração. Orar a DEUS é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele.

(continua amanhã)