sábado, 11 de julho de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO
ELEMENTOS DE CONVICÇÃO
Terceira Parte
VISITANTE – Tendes razão em dizer, senhor, que das mesas girantes saiu uma doutrina filosófica; e eu estava longe de supor as conseqüências que poderiam surgir de uma coisa que se olhava como simples objeto de curiosidade. Vejo agora quanto é vasto o campo aberto pelo vosso sistema.
A.K. – Aqui eu vos detenho senhor; me fazeis muita honra atribuindo-me esse sistema, porque não me pertence. Ele foi inteiramente deduzido do ensinamento dos Espíritos. Eu vi, observei, coordenei, e procuro fazer os outros compreenderem o que eu próprio compreendo; eis toda a parte que nele me cabe. Há entre o Espiritismo e os outros sistemas filosóficos esta diferença capital: os últimos são obra de homens mais ou menos esclarecidos, enquanto que naquele que vós me atribuís não tenho o mérito de invenção de um único principio. Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes, de Leibnitz; não se dirá: a doutrina de Allan Kardec, e isso é bom, pois que importância teria que teria um nome em uma tão grave questão? O Espiritismo tem auxiliares bem mais preponderantes, perto dos quais não somos senão átomos.
(continua amanhã)

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA na terra a pequenina chama que ilumina as trevas em que jazem milhares de criaturas.
Seja a água benéfica que dessedenta todos aqueles que atravessam o deserto da existência, sequiosos de carinho e amor.
Seja o alimento dos que nos procuram, famintos de compreensão e de incentivo.
Procure servir e amar, para ter a alegria de haver passado na Terra distribuindo benefícios a todas as criaturas.

PENSAMENTO DO DIA


11 de Julho de 2009
"Pense somente no que está fazendo e faça-o bem."
Pio de Pietrelcina

SUPERANDO A DEPRESSÃO - Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PENSAMENTO DO DIA



10 de Julho de 2009

"Quem se apega às coisas terrenas a elas fica sempre apegado."

Pio de Pietrelcina

MINUTO DE SABEDORIA

MANTENHA sempre no mesmo nível sua coragem para o bem.

Não falamos da coragem de palavras, que é fácil.

Contar vantagens, todos contam...

Mas a coragem da luta conta seus próprios vícios é que tem valor, porque daí surgirá a vitória final.

Seja constante e persistente, caminhe reto para frente e para o alto, e mantenha firme sua coragem na ação de cada dia em busca do ideal.

O QUE É O ESPIRITISMO


PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

ELEMENTOS DE CONVICÇÃO

Segunda Parte

Os elementos de convicção não são os mesmos para todo o mundo; o que convence a alguns, não causa nenhuma impressão sobre os outros: por isso é preciso um pouco de tudo. Mas, é um erro crer-se que as experiências físicas sejam o único meio de convencer. Vi pessoas que os fenômenos mais notáveis não puderam sacudir e para as quais uma simples resposta escrita triunfou. Quando se vê um fato que não se compreende, quanto mais ele é extraordinário, mais parece suspeito, e o pensamento nele procura sempre uma causa vulgar. Se se o compreende, mais facilmente é admitido porque tem uma razão de ser: o maravilhoso e o sobrenatural desaparecem. Certamente, as explicações que vos acabo de dar nesta entrevista estão longe de serem completas; mas, por mais sumárias que sejam, estou persuadido de que vos levarão a refletir e, se as circunstâncias vos testemunharem qualquer fatos de manifestações, os vereis com menos prevenção, porque podereis raciocinar com base.

Há duas coisas no Espiritismo: a parte experimental das manifestações e a doutrina filosófica. Ora, todos os dias sou visitado por pessoas que nada viram e crêem tão firmemente como eu apenas pelo estudo que fizeram da parte filosófica; para elas o fenômeno das manifestações é acessório e o fundo é a doutrina, a ciência. Elas a vêem grande, tão racional, que nela encontram tudo o que pode satisfazer suas aspirações intimas, sem o fato das manifestações, de onde concluem que, supondo-se que as manifestações não existissem, a doutrina não seria menos aquela que resolve melhor uma multidão de problemas reputados insolúveis. Quantos não disseram que essas idéias tinham germinado no seu cérebro, mas que elas aí estavam confusas! O Espiritismo veio formulá-las, dar-lhes um corpo, e foi para eles como um rasgo de luz. Isso explica o número de adeptos que apenas a leitura de O LIVRO DOS ESPÍRITOS fez. Acreditais que ela estaria assim se não tivesse passado das mesas girantes e falantes?

(continua amanhã)

CULPA E ARREPENDIMENTO - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 9 de julho de 2009

PENSAMENTO DO DIA

09 de Julho de 2009

"O prêmio não é para quem começou bem, mas para quem persevera até o fim."

Pio de Pietrelcina

MINUTO DE SABEDORIA

FAÇA tudo com amor!
Tudo que é feito sem amor sai mal feito, e tende à destruição.
Só o amor constrói obras eternas e penetra profundamente o coração da humanidade, porque só o amor é positivo.
Tudo que não é amor é negativo.
Faça tudo com amor, porque o próprio DEUS é amor.
Quando as criaturas fizeram tudo com amor, saberão o que é a saúde e a felicidade.

O QUE É O ESPIRIITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO
SOCIEDADE PARA A CONTINUAÇÃO DAS OBRAS ESPÍRITAS DE ALLAN KARDEC – RUA DE LILLE, 7

Primeira Parte

Visitante – Tendes uma sociedade que se ocupa desses estudos; ser-me-ia possível fazer parte dela?

A.K. – Seguramente não, para o momento. Se para ser recebido não é necessário ser doutor em espiritismo, é preciso, ao menos, ter sobre esse assunto idéias mais sólidas que as vossas. Como ela não quer ser perturbada em seus estudos, não pode admitir aqueles que lhe viriam fazer perder seu tempo com questões elementares, nem aqueles que, não simpatizando com seus princípios e suas convicções, nela lançariam a desordem com discussões intempestivas ou um espírito de contradição. É uma sociedade cientifica, como tantas outras, que se ocupa em aprofundar os diferentes princípios da ciência espírita, e que busca se esclarecer. É o centro para onde convergem as informações de todas as partes do mundo, e onde se elaboram e se coordenam as questões relacionadas com o progresso da ciência; mas não é uma escola, nem um curso de ensinamentos elementares. Mais tarde, quando vossas convicções estiverem formadas pelo estudo, ela verá se poderá vos admitir. Até lá, podereis assistir, quando muito, a uma ou duas sessões como ouvinte, com a condição de nela não fazer nenhuma reflexão de natureza a magoar ninguém, sem o que, eu, que ai vos terei introduzido, me exporei à censura da parte dos meus colegas, e a porta da sociedade lhe será fechada para sempre. Vereis aí uma reunião de homens graves e de boa companhia, cuja maioria se recomenda pela superioridade do seu saber e sua posição social, e que não permitiria que aqueles que ela quer admitir se afastem, no quer que seja, das conveniências; porque não creiais que ela convida o público e que chama a qualquer um para suas sessões. Como não faz demonstrações, tendo em vista satisfazer a curiosidade, ela afasta com cuidado os curiosos. Portanto, aqueles que crêem aí encontrar uma distração, e uma espécie de espetáculo, ficariam desapontados e melhor fariam se a ela não se apresentassem. Eis porque ela recusa admitir, mesmo como simples ouvintes, aqueles que lhes são desconhecidos, ou cujas disposições hostis são notórias.

(continua amanhã)

SOLIDÃO ? SÓ PARA DESCANSAR - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PENSAMENTO DO DIA

08 de Julho de 2009

"Tema o juízo de Deus, não o dos homens."

Pio de Pietrelcina

MINUTO DE SABEDORIA


APRENDA a dirigir palavras de louvor a tudo que é belo e bom.

Não retenha seus sentimentos de gratidão e louve tudo o que contribui para a beleza e o bem-estar da humanidade.

Não se cale diante do que é belo!

Dê expansão ao louvor que provém de seu íntimo, em favor de pessoas e coisas.

A gratidão traz alegria à vida!

Cultive a virtude do louvor espontâneo e sincero e você aumentará o número de seus amigos.

O QUE É O ESPIRIITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO
ELEMENTOS DE CONVICÇÃO

Primeira Parte

Visitante – Eu convenho, senhor, que, do ponto de vista filosófico, a Doutrina Espírita é perfeitamente racional. Mas, resta sempre a questão das manifestações que não pode ser resolvida senão pelos fatos; ora, é a realidade desses fatos que muitas pessoas contestam e não deveis achar espantoso o desejo que se exprime de testemunhá-los.

A.K. – Acho isso muito natural; somente, como procuro que sejam proveitosos, explico em que condições convém se colocar para melhor observá-los e, sobretudo, para compreendê-los. Ora, aquele que não quer se colocar nessas condições é porque não tem desejo sério de se esclarecer e, então, é inútil perder-se tempo com ele.
Compreendereis também, senhor, que seria estranho que uma filosofia racional tivesse saído de fatos ilusórios e controvertidos. Em boa lógica, a realidade do efeito implica na realidade da causa; se um é verdadeiro, outro não pode ser falso, porque onde não houvesse árvore não se recolhiam frutos.

Todo o mundo, é verdade, não pôde constatar os fatos, porque todo o mundo não se colocou nas condições desejadas para observá-los e, para isso, não se armou de paciência e perseverança necessárias. Mas, ocorre aqui como em todas as ciências: o que uns não fazem, outros o fazem: todos os dias, aceita-se o resultado de cálculos astronômicos sem os ter feito. Qualquer que ela seja, se achais uma filosofia boa, podereis aceitá-la como aceitaríeis uma outra, reservando, porém, vossa opinião sobre os caminhos e meios que e a ela conduziram, ou, pelo menos, não admitindo-a senão como hipótese até mais ampla constatação.

(continua amanhã)

ESCREVENDO A VIDA - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 7 de julho de 2009

PENSAMENTO DO DIA

07 de Julho de 2009

"Para consolar uma alma, mostre-lhe todo o bem que ela pode fazer."

Pio de Pietrelcina

MINUTO DE SABEDORIA


SEJA tolerante com o próximo que erra.
Quando erramos, queremos que os outros nos desculpem.
Então, desculpe e procure ensinar-lhe, dando o seu exemplo.
Não critique, porque a crítica destrói.
Seja você um exemplo vivo e desculpe os erros alheios, porque não há pessoas más: há enfermos e ignorantes da lei, que não sabem que volta para nós tudo o que fazemos aos outros, de mal ou de bem, de crítica ou de tolerância.

O QUE É O ESPIRIITISMO


CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPIRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

ESQUECIMENTO DO PASSADO

Terceira Parte.

Assim, quantos homens gostariam de poder, durante a vida, lançar um véu sobre seus primeiros anos! Quantos disseram, ao fim de sua caminhada: “Se devesse recomeçar, eu não faria o que fiz”! Pois bem!, o que eles não podem refazer nesta vida, refarão em outra; em uma nova existência seu Espírito trará, no estado de intuição, as boas resoluções que eles terão tomado. É assim que se cumpre, gradualmente, o progresso da Humanidade.

Suponhamos, ainda, - o que é um caso muito comum – que em vossas relações, em vosso lar mesmo, se encontre um ser do qual tendes muitas queixas, que talvez vos arruinou ou desonrou em uma outra existência e que, Espírito arrependido, vem se encarnar em vosso meio, unir-se a vós pelos laços de família, para reparar o mal que vos fez pelo seu devotamento e sua afeição: ambos não estaríeis na mais falsa posição se, todos os dois, vos lembrásseis de vossa inimizades? Ao invés de se apaziguarem, os ódios se eternizarem.

Conclui com isso que a lembrança do passado perturbaria as relações sociais e seria um entreve ao progresso. Quereis disso uma prova atual? Que um homem condenado às galeras tome a firme resolução de se tornar honesto, que ocorrerá em sua saída? Será repelido pela sociedade e essa repulsa, quase sempre o recoloca no vicio. Suponhamos, ao contrário, que todo o mundo ignore seus antecedentes: ele será bem acolhido; se ele próprio pudesse esquecê-los, não seria por isso menos honesto e poderia andar de cabeça erguida ao invés de curvá-la sob a vergonha da recordação

Isso concorda perfeitamente com a doutrina dos Espíritos sobre os mundos superiores ao nosso. Nesses mundos, onde não reina senão o bem, a lembrança do passado nada tem de penosa; eis porque aí se lembram de sua existência precedente como nos lembramos do que fizemos na véspera. Quanto à sua estada em mundos inferiores, ela não é mais que um sonho mau.

(continua amanhã)

AMOR QUE NÃO CANSA DE AMAR- Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 6 de julho de 2009

PENSAMENTO DO DIA

06 de Julho de 2009

"A agitação nunca vem de Deus."

Pio de Pietrelcina

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se envergonhe de ser humilde.
A humildade consiste no conhecimento perfeito daquilo que somos e que podemos, sem fantasiar-nos com qualidades que não temos.
Humildade não é posição de corpo nem tom de voz: é posição de Espírito, que sabe o que é e o que pode, e não precisa manifestar-se aos outros: vale por si mesmo.
Seja, pois, humilde!

O QUE É O ESPIRIITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

ESQUECIMENTO DO PASSADO

Segunda Parte

Se, cada existência, um véu é lançado sobre o passado, o Espírito não perde nada daquilo que adquiriu no passado; ele não esquece senão a maneira pela qual adquiriu a experiência. Para me servir da comparação do escolar, eu diria que: pouco importa para ele saber onde, como, e sob a orientação deque professores ele fez o ano anterior se, alcançando a quarta série ele sabe o que se aprende na anterior. Que lhe importa saber quem o castigou pela sua preguiça e sua insubordinação, se esses castigos o tornaram laborioso e dócil? É assim que, em se reencarnando, o homem traz, por intuição e como idéias inatas, o que adquiriu em ciência e moralidade. Eu digo em moralidade porque se, durante uma existência, ele se melhorou, se aproveitou as lições das experiências, quando retornar, será instintivamente melhor; seu Espírito amadurece na escola do sofrimento e, pelo trabalho, terá mais firmeza; longe de dever a tudo recomeçar, ele possui um fundo cada vez mais rico, sobre o qual se apóia para progredir mais.

A segunda parte da vossa objeção, referente ao aniquilamento do pensamento, não está melhor alicerçada, porque esse esquecimento não ocorre senão durante a vida corporal; deixando-a, o Espírito recobra a lembrança do seu passado e pode julgar quanto à sua caminhada e do que lhe resta ainda a realizar, de sorte que há solução de continuidade na vida espiritual, que é a vida normal do Espírito.

O esquecimento temporário é um beneficio da Providência. A experiência, freqüentemente, é adquirida em rudes provas e terríveis expiações, cuja lembrança seria muito penosa e viria aumentar as angústias das tribulações da vida presente. Se os sofrimentos da vida parecem longos, que seriam, pois, se sua duração fosse aumentada com as lembranças dos sofrimentos do passado? Vós, por exemplo, senhor, sois hoje um homem honesto, mas o deveis, talvez, aos rudes castigos que haveis suportado por faltas que, atualmente, repugnariam a vossa consciência; ser-vos-ia agradável lembrar de ter sido enforcado por isso?

A vergonha não vos perseguiria imaginando que o mundo sabe do mal que haveis feito? Que importa o que haveis podido fazer, e o que haveis podido suportar para expiar, se agora sois um homem estimável? Aos olhos do mundo sois um homem novo, e aos olhos de DEUS um

Espírito reabilitado. Livre da lembrança de um passado importuno, agireis com mais liberdade; é para vós um novo ponto de partida; vossas dividas anteriores estão pagas, cabendo-vos não contrair novas dívidas.

(continua amanhã)

NÃO SE ENTREGUE - Padre Fábio de Melo

domingo, 5 de julho de 2009

PENSAMENTO DO DIA

05 de Julho de 2009

"Quanto mais fortes as tempestades do inverno, mais ricas as belezas da primavera."
Pio de Pietrelcina

MINUTO DE SABEDORIA


NÃO se exalte, não se irrite, não discuta...
A mansidão e a serenidade conquistam os corações e representam a felicidade.
Ninguém resiste a uma pessoa calma e serena, e esta pode resistir a todos.
Não há força que derrube a mansidão, e nada é empecilho para ela.
Os mansos e serenos conseguem tudo o que desejam na terra, com a vantagem de jamais estragarem sua saúde tão preciosa.

O QUE É O ESPIRIITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO
PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA
SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO
ESQUECIMENTO DO PASSADO

Primeira Parte

VISITANTE – eu não entendo como o homem pode aproveitar a experiência adquirida em suas existências anteriores, se delas não se lembra, porque, desde o momento em que delas não se recorda, cada existência é para ele como se fosse a primeira e, assim, tem sempre que recomeçar. Suponhamos que, cada dia, ao despertarmos, percamos a memória do que fizemos na véspera, nós não seríamos mais avançados aos setenta anos que nos dez anos: enquanto que lembrando nossas faltas, nossas imperfeições e as punições em que incorremos, diligenciaríamos para não recomeçarmos. Para me servir da comparação que haveis feito do homem sobre a Terra com o aluno do colégio, eu não compreenderia que esse aluno pudesse aproveitar as lições da quarta série se ele não se lembrasse do que aprendeu na anterior. Essas soluções de continuidade na vida do Espírito interrompem todas as relações e fazem dele, de alguma sorte, um novo ser; de onde se pode dizer que nossos pensamentos morrem a cada existência, para se renascer sem consciência do que se foi. É uma espécie de nada.

A.K. – De questão em questão me conduzireis a vos ministrar um curso completo de Espiritismo. Todas as objeções que fizestes são naturais naquele que nada sabe, ao passo que ele encontra, em um estudo sério, um solução bem mais explicita que a que eu possa dar numa explicação sumária que, por si mesma, deve provocar, incessantemente, novas questões. Tudo se encadeia no Espiritismo, e quando se segue o conjunto, vê-se que os princípios decorrem uns dos outros, apoiando-se mutuamente. Então, o que parecia uma anomalia contrária à justiça e à sabedoria de DEUS, parece muito natural e vem confirmar essa justiça e essa sabedoria.

Tal é o problema do esquecimento do passado que se liga a outras questões de igual importância e que, por isso, não farei mais que aflorar aqui.
(continua amanhã)


EU ESPERO