sábado, 25 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 25 de Setembro de 2010

"O homem não pode conhecer a Verdade, enquanto não mergulhar em seu interior."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Procure dar o mais que puder...

Uma boa palavra...

Um sorriso.

Um gesto de incentivo...

Um pensamento generoso...

E você há de se sentir em seu coração a grande verdade; é muito melhor dar que receber!

Ainda não percebeu isto?

Experimente, então!

Ajude alguém, desinteressadamente, e observe como lhe virá bater à porta, com as mãos cheias de alegria, a maior felicidade que você possa conhecer em sua vida.

A FELICIDADE DE DAR!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO XI

OS TRÊS REINOS

1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose.

METEMPSICOSE

Duzentéssima Décima Primeira Parte.

611 – A COMUNIDADE DE ORIGEM DOS SERES VIVOS NO PRINCÍPIO INTELIGENTE NÃO É UMA CONSAGRAÇÃO DA DOUTRINA DA METEMPSICOSE?

- Duas coisas podem ter uma mesma origem e não se assemelharem absolutamente mais tarde. Quem reconheceria a árvore, suas folhas, suas flores e seus frutos no germe informe contido na semente de onde ela saiu? Do momento em que o principio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período de humanidade, ele não tem mais relação com seu estado primitivo e não é mais a alma dos animais, como a árvore não é a semente. No homem, não há mais do animal senão o corpo, e as paixões que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente à matéria. Não se pode, então, dizer que tal homem é a encarnação do Espírito de tal animal e, por conseguinte, a metempsicose, tal como é entendida, não é exata.

612 – O ESPÍRITO QUE ANIMOU O CORPO DE UM HOMEM PODERIA ENCARNAR NUM ANIMAL?

- Isso seria retrogradar e o Espírito não retrograda. O rio não remonta à sua fonte.

613 – TOTALMENTE ERRADA QUE SEJA A IDÉIA À METEMPSICOSE NÃO SERIA ELA O RESULTADO DE
UM SENTIMENTO INTUITIVO DAS DIFERENTES EXISTÊNCIAS DO HOMEM?

- Esse sentimento intuitivo se encontra nessa crença como em muitas outras; mas, como na maioria das suas idéias intuitivas, o homem a desnaturou.

(CONTINUA AMANHÃ)

06 - ZACARIAS, IZABEL E JOÃO BATISTA - Novo Testamento - Cid Moreira

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 24 de Setembro de 2010

"Assim como as estrelas têm seu rumo traçado nos céus, os homens têm seu destino a cumprir na Terra."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Quando a dúvida o assaltar, mantenha firme seu coração, no desejo sincero de perseverar até o fim.

Se a mágoa e a calúnia o ferirem, não fique a lamentar-se inutilmente; gaste seu tempo em trabalhos construtivos, auxiliando a todos os que necessitam de seu apoio.

Ao contrário: eleve seu pensamento confiante, pedindo o socorro do Alto.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


CAPÍTULO XI


OS TRÊS REINOS

1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose

OS ANIMAIS E O HOMEM


Duzentéssima Décima Parte.


608 – O ESPÍRITO DO HOMEM, DEPOIS DE SUA MORTE, TEM CONSCIÊNCIA DAS EXISTÊNCIAS QUE
LHE PERCEDERAM O PERÍODO DA HUMANIDADE?

- Não, porque não é nesse período que começa para ele a vida de Espírito, e é mesmo difícil que lembre suas primeiras existências como homem, como o homem absolutamente não lembra mais dos primeiros tempos de sua infância e ainda menos do tempo que passou no seio de sua mãe. Por isso, os Espíritos nos dizem que não sabem como começaram.

609 – O ESPÍRITO, UMA VEZ DENTRO DO PERÍODO DE HUMANIDADE, CONSERVA OS LAÇOS DO QUE FOI PRECEDENTEMENTE, QUER DIZER, DO ESTADO EM QUE ESTEVE NO PERÍODO QUE SE PODERIA CHAMAR ANTE-HUMANO?

- Depende da distância que separa os dois períodos e o progresso alcançado. Durante algumas gerações, ele pode ter um reflexo mais ou menos pronunciado do estado primitivo; porque nada na Natureza se faz por transição brusca. Há sempre anéis que ligam as extremidades das cadeias dos seres e dos acontecimentos, mas esses traços se apagam com o desenvolvimento do livre-arbítrio. Os primeiros progressos se cumprem lentamente, porque não estão ainda secundados pela vontade; eles seguem uma progressão mais rápida, à medida que o Espírito adquire uma consciência mais perfeita de si mesmo.

610 – OS ESPÍRITOS QUE DISSERAM QUE O HOMEM É UM SER À PARTE NA ORDEM DA CRIAÇÃO, ENGANARAM-SE?

- Não, mas a questão não foi desenvolvida e, aliás, hás coisas que não podem chegar senão em seu tempo. O homem é, com efeito, um ser à parte, porque ele tem faculdades que o distinguem de todos os outros e tem um outro destino. A espécie humana é aquela que DEUS escolheu para a encarnação dos seres que podem conhecê-lo.

(CONTINUA AMANHÃ)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SEMANA DO TRANSITO

Aproveitemos essa semana para nos conscientizarmos que o veículo é para nosso bem e, não deve, jamais, se transformar em “ARMA DO MAL” contra os nossos semelhantes e contra nós mesmo.

PENSAMENTO DO DIA


Quinta feira, 23 de Setembro de 2010


"Aquele que tudo conhece não se dá a conhecer, mas sua face se reflete em vosso interior."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Você está sofrendo?

Supere sua dor com heroísmo, porque só os vencedores conseguirão o prêmio que se encontra à espera deles.

Não se apresse, mas também não desanime.

Supere sua dor com heroísmo, busque alegria, e viva com a sensação otimista daquele que sabe lutar sem desfalecimento.

E verifique que sua vida se transformará num hino de ação de graças ao PAI TODO-BONDADE.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO XI

OS TRÊS REINOS

1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose

OS ANIMAIS E O HOMEM


Duzentéssima Nona Parte.

606 – ONDE OS ANIMAIS TOMAM O PRINCÍPIO INTELIGENTE QUE CONSTITUI A ESPÉCIE PARTICULAR DE ALMA, DA QUAL ELES SÃO DOTADOS?

- No elemento inteligente universal.


- A INTELIGÊNCIA DO HOMEM E A DOS ANIMAIS EMANAM ENTÃO DE UM PRINCÍPIO ÚNICO?

- Sem nenhuma dúvida, mas no homem ela recebeu uma elaboração que o eleva acima da do animal.

607 – FOI DITO QUE A ALMA DO HOMEM, EM SUA ORIGEM, ESTÁ NO ESTADO DA INFÂNCIA NA VIDA CORPORAL, QUE SUA INTELIGÊNC IA APENAS DESABROCHA E ENSAIA PARA A VIDA (190); ONDE O ESPÍRITO CUMPRE ESSA PRIMEIRA FASE?

- Numa série de existências que precede o período a que chamais humanidade.

- A ALMA PERECERIA, ASSIM, TER SIDO O PRINCÍPIO INTELIGENTE DOS SERES INFERIORES DA CRIAÇÃO?

- Não dissemos que tudo se encadeia na Natureza e tende a unidade? É nesses seres, que estais longe DCE conhecer totalmente, que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida, como dissemos.É, de alguma sorte, um trabalho preparatório, como o da germinação, em seguida ao qual o principio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. É então que começa para ele o período de humanidade, e com ele a consciência de seu futuro, a distinção do bem e do mal e a responsabilidade de seus atos; como depois do período da infância vem o da adolescência, depois da juventude e, enfim, a idade madura. Não há, de resto, nessa origem nada que deva humilhar o homem. Os grandes gênios são humilhados por terem sido fetos informes no seio de sua mãe? Se alguma coisa deve humilhá-lo é a sua inferioridade diante de DEUS e sua impotência para sondar a profundeza dos seus desígnios e a sabedoria das leis que regem a harmonia do Universo. Reconhecei a grandeza de DEUS nessa harmonia admirável que torna tudo solidário na Natureza. Crer que DEUS haja feito alguma coisa sem objetivo e criado seres inteligentes sem futuro, seria blasfemar contra a sua bondade, que se estende sobre todas as suas criaturas.

- ESSE PERÍODO DE HUMANIZAÇÃO COMEÇA SOBRE A TERRA?

- A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana; o período de humanização começa, em geral, em mundos ainda mais inferiores. Isso, entretanto, não é uma regra absoluta e poderá acontecer que um Espírito, desde o seu começo humano, esteja apto a viver sobre a Terra. Esse caso não é freqüente e seria antes uma exceção.

(CONTINUA AMANHÃ)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SEMANA DO TRANSITO

Aproveitemos essa semana para nos conscientizarmos que o veículo é para nosso bem e, não deve, jamais, se transformar em ARMA contra os nossos semelhantes e contra nós mesmo.

PENSAMENTO DO DIA


Quarta feira, 22 de Setembro de 2010


"Em silêncio, as estrelas nos revelam que o dia do Grande Encontro se aproxima. É preciso escutá-las."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Todas as vezes que olhar para uma criança, levante seu pensamento em ação de graças a DEUS, que jamais abandona seus filhos.

A criança é a esperança de hoje, na realização de amanhã.

É a certeza de que a Terra está sempre a renovar-se, recebendo cada dia novos habitantes que lhe vêm trazer a contribuição de seu trabalho e de sua capacidade, para o progresso do mundo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

OS TRÊS REINOS

1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose

OS ANIMAIS E O HOMEM

Duzentéssima Oitava Parte.

605 – CONSIDERANDO-SE TODOS OS PONTOS DE CONTATO EXISTENTES ENTRE O HOMEM E OS ANIMAIS, NÃO SE PODERIA PENSAR QUE O HOMEM POSSUI DUAS ALMAS: A ALMA ANIMAL E A ALMA ESPÍRITA E QUE, SE NÃO TIVESSE ESTA ÚLTIMA, ELE PODERIA VIVER COMO O ANIMAL, EM OUTRAS PALAVRAS, QUE O ANIMAL É UM SER SEMELHANTE AO HOMEM, MENOS A ALMA ESPÍRITA? NÃO RESULTARIA DISSO QUE OS BONS E OS MAUS INSTINTOS DO HOMEM SERIAM EFEITOS DA PREDOMINÂNCIA DE UMA DESSAS DUAS ALMAS?

- Não, o homem não tem duas almas, mas o corpo tem seus instintos que são o resultado da sensação dos órgãos. Não há nele senão uma dupla natureza; a natureza animal e a natureza espiritual. Pelo seu corpo, ela participa da natureza dos animais e de seus instintos; por sua alma, ele participa da natureza dos Espíritos.

- ASSIM, ALÉM DAS SUAS PRÓPRIAS IMPERFEIÇÕES, DAS QUAIS O ESPÍRITO DEVE SE DESPOJAR, TEM AINDA QUE LUTAR A INFLUÊNCIA DA MATÉRIA?

- Sim, quando mais é ele inferior, mais os laços entre o Espírito e a matéria são apertados. Não o vedes? Não, o homem não tem duas almas, a alma é sempre única em cada ser. A alma do animal e a do homem são distintas uma da outra, de tal sorte que a alma de um não pode animar o corpo criado para a outra. Mas se o homem não tem alma animal que, por suas paixões, o coloque ao nível dos animais, tem seu corpo que o rebaixa, freqüentemente, até eles, porque seu corpo é um ser dotado de vitalidade que tem instintos, porém, não inteligentes e limitados ao cuidado de sua conservação.

(O Espírito, encarnando-se no corpo do homem, lhe traz o principio intelectual e moral que o torna superior aos animais. As duas naturezas presentes no homem dão às suas paixões duas fontes diferentes: uma provém dos instintos da natureza animal, outra das impurezas do Espírito, do qual ele é a encarnação e que afina mais ou menos com a grosseria dos apetites animais. O Espírito, purificando-se, liberta-se pouco a pouco da influência da matéria, sob a qual ele se aproxima da brutalidade. Liberto dessa influência, ele se eleva a sua verdadeira destinação.)

(CONTINUA AMANHÃ)

05 - oO MESSIAS PROMETIDO - NOVO TESTAMENTO

terça-feira, 21 de setembro de 2010

SEMANA DO TRANSITO

Aproveitemos essa semana para nos conscientizarmos que o veículo é para nosso bem e, não deve, jamais, se transformar em ARMA contra os nossos semelhantes e contra nós mesmo.

PENSAMENTO DO DIA


Terça feira, 21 de Setembro de 2010


"O amor pelo silêncio deve superar o desejo de saber."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Se você está enfermo, na se desespere!

Não pense em abandonar a vida, porque isto seria covardia vergonhosa de sua parte.

Suporte com paciência a provação, e lembre-se de que a enfermidade é o melhor meio de purificarmos nosso Espírito.

Quanta gente sofre mais do que você, e, no entanto resiste e reage heroicamente.

Faça o mesmo: jamais desespere!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO XI

OS TRÊS REINOS


1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose


OS ANIMAIS E O HOMEM

Duzentéssima Sétima Parte.


601 – OS ANIMAIS SEGUEM UMA LEI PROGRESSIVA COMO OS HOMENS?

- Sim, e é por isso que nos mundos superiores, onde os homens são mais avançados, os animais o são também, tendo meios de comunicação mais desenvolvidos. Mas eles são sempre inferiores e submissos ao homem; são para ele servidores inteligentes.

(Não há nisso coisa alguma de extraordinário. Imaginemos nossos animais, os mais inteligentes, o cão, o elefante, o cavalo com uma conformação apropriado aos trabalhos manuais: que não poderiam fazer sob a direção do homem?)

602 – OS ANIMAIS PROGRIDEM, COMO O HOMEM, PELO FATO DE SUA VONTADE OU PELA FORÇA DAS COISAS?

- Pela força das coisas; por isso, para eles não há expiação.

603 – NOS MUNDOS SUPERIORES, OS ANIMAIS CONHECEM A DEUS?

- Não, o homem é um DEUS para eles, como outrora os Espíritos foram deuses para os homens.

604 – OS ANIMAIS, MESMO APERFEIÇOADOS NOS MUNDOS SUPERIORES, SENDO SEMPRE INFERIORES AO HOMEM, RESULTA QUE DEUS CRIOU SERES INTELECTUAIS PERPETUAMENTE VOTADOS À INFERIORIDADE, O QUE PARECE EM DESACORDO COM A UNIDADE DE VISTAS E DE PROGRESSO QUE SE DISTINGUE EM TODAS AS SUAS COISAS?

- Tudo se encadeia na Natureza por laços que não podeis ainda compreender, e as coisas, as mais díspares na aparência, têm pontos de contato que o homem não chegará jamais a compreender no seu estado atual. Ele pode entrevê-los por um esforço de sua inteligência, mas só quando sua inteligência tiver adquirido todo o seu desenvolvimento e estiver isenta dos preconceitos, do orgulho e da ignorância, é que ele poderá ver claramente na obra de DEUS. Até lá, suas idéias limitadas fazem-no ver as coisas de um ponto de vista mesquinho e restrito. Sabei bem que DEUS não pode se contradizer e que tudo na Natureza, se harmoniza por leis gerais que não se afastam jamais da sublime sabedoria do CRIADOR.

- A INTELIGÊNCIA É, ASSIM, UMA PROPRIEDADE COMUM, UM PONTO DE CONTATO, ENTRE A ALMA DOS ANIMAIS E A DO HOMEM?

- Sim, mas os animais não têm senão a inteligência da vida material. No homem, a inteligência dá a vida moral.

(CONTINUA AMANHÃ)

04 - DEUS AVISA AOS PASTORES - NOVO TESTAMENTO

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SEMANA DO TRANSITO

Aproveitemos essa semana para nos conscientizarmos que o veículo é para nosso bem e não deve, jamais, se transformar em ARMA contra os nossos semelhantes.

PENSAMENTO DO DIA

20 de Setembro de 2010

"O vazio de que necessitamos ainda nos é desconhecido. Precisamos chegar a ele, desapegando-nos do que nos prende."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Tenha fé em si mesmo, porque DEUS habita dentro de você.

Portanto, ter fé em si mesmo é ter fé em DEUS.

Tenha confianças em suas capacidades, e caminhe sem temer os obstáculos.

Você pode vencer!

Você VAI VENCER!

Corresponda à confiança que DEUS depositou em você, quando lhe entregou as capacidades deque dispõe, para que você as desenvolvesse e pusesse em prática.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO XI

OS TRÊS REINOS

1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose

OS ANIMAIS E O HOMEM


Duzentéssima Sexta Parte.


596 – DE ONDEM PROVÉM A APTIDÃO DE CERTOS ANIMAIS PARA IMITAR A LINGUAGEM DO HOMEM; E POR QUE ESSA APTIDÃO SE ENCONTRA ANTES NAS AVES QUE NO MACACO, POR EXEMPLO, CUJA CONFORMAÇÃO TEM MAIS ANALOGIA COM A SUA?

- Conformação particular dos órgãos da voz, secundado pelo instinto de imitação; o macaco imita os gestos e certas aves imitam a voz.

597 – VISTO QUE OS ANIMAIS TÊM UMA INTELIGÊNCIA QUE LHES DÁ UMA CERTA LIBERDADE DE AÇÃO, HÁ NELES UM PRINCÍPIO INDEPENDENTE DA MATÉRIA?

- Sim, que sobrevive ao corpo.

- ESSE PRINCÍPIO É UMA ALMA SEMELHANTE A DO HOMEM?

- É também uma alma, se quiserdes; isso depende do sentido que se dá a essa palavra; ela, porém, é inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem tanta distância como entre a alma do homem e DEUS.

598 – A ALMA DOS ANIMAIS CONSERVA, DEPOIS DA MORTE, SUA INDIVIDUALIDADE E A CONSCIÊNCIA DE SI MESMA?

- Sua individualidade, sim, mas não a consciência do seu eu. A vida inteligente permanece no estado latente.

599 – A ALMA DOS ANIMAIS TEM A ESCOLHA DESE ENCARNAR EM UM ANIMAL ANTES QUE EM OUTRO?

- Não, ela não tem o livre-arbítrio.

600 – A ALMA DO ANIMAL SOBREVIVE AO CORPO, ESTÁ, DEPOIS DA MORTE, EM UM ESTADO ERRANTE COMO A DO HOMEM?

- É uma espécie de erraticidade, visto que não está unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade, sendo a consciência de si mesmo o seu atributo principal. A alma dos animais não tem a mesma faculdade. O Espírito do animal é classificado, depois de sua morte, pelos Espíritos que a isso compete, e quase imediatamente utilizado, não tendo tempo de se colocar em relação com outras criaturas.

(CONTINUA AMANHÃ)

03 - O NASCIMENTO DE JESUS - NOVO TESTAMENTO

domingo, 19 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 19 de Setembro de 2010

"Quando o fogo queima, a luz se une à claridade dos tempos e as cinzas ficam no chão da Terra."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

A terra espera pelo seu auxilio.

Ela lhe dá o ar para respirar, desde que nasceu, a água para dessedentá-lo, o alimento para sustentá-lo, a residência para protegê-lo, e você, que é que dá em retribuição?

Está contribuindo para a prosperidade da terra que o recebe de braços abertos permitindo-lhe a evolução e o aprendizado?

Não esqueça que a terra espera pelo seu auxilio.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO XI

OS TRÊS REINOS


1 – Os minerais e as Plantas - 2 – os Animais e o Homem - 3 – Metempsicose.

OS ANIMAIS E O HOMEM


Duzentéssima Quinta Parte.


594 – OS ANIMAIS TÊM UMA LINGUAGEM?


- Se entendeis uma linguagem formada de palavras de silabas, não. Um meio de se comunicarem entre si, sim. Eles se dizem muito mais coisas do que acreditais, mas sua linguagem é limitada, como suas idéias, às suas necessidades.

- HÁ ANIMAIS QUE NÃO TÊM VOZ; AO QUE PARECE, ESSES NÃO TÊM LINGUAGEM?

- Eles se compreendem por outros meios. Vos outros, homens, não tendes senão a palavra para se comunicarem? E os mudos, que dizes deles? Os animais, estando dotados da vida de relação, têm meios de se informarem e de exprimirem as sensações que experimentam. Crês que os peixes não se entendem entre si? O homem não tem, portanto, o privilegio exclusivo da linguagem, embora a dos animais seja instintiva e limitado pelo círculo de suas necessidades e de suas idéias, enquanto que a do homem é perfectível e se presta a todas as concepções de sua inteligência.

(Os peixes, com efeito, que imigram em massa, como as andorinhas que obedecem ao guia que as conduz, devem ter meios de se informarem, de se entenderem e de combinarem. Talvez, por uma vista mais penetrante que lhes permita distinguirem os sinais que fazem; pode ser também que a água seja um veículo que lhes transmita certas vibrações. Qualquer que seja, é incontestável que eles têm um meio de se entenderem, como todos os animais privados da voz e que fazem trabalhos em comum. Deve-se espantar, depois disso, que os Espíritos possa se comunicar entre si sem o socorro da palavra articulada?)

595 – OS ANIMAIS TÊM O LIVRE ARBÍTRIO DE SEUS ATOS?

- Eles não são simples máquinas como acreditais, mas sua liberdade de ação é limitada às suas necessidades e não pode se comparar à do homem. Sendo muito inferiores ao homem, eles não têm os mesmos deveres. Sua liberdade está restrita aos atos da vida material.

(CONTINUA AMANHÃ)

02 - A SENSIBILIDADEDE LUCAS - Cid Moreira