sábado, 16 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

16 de Janeiro de 2010

"À medida que se vive em harmonia, conhece-se a Energia em níveis cada vez mais sutis e puros."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

LEMBRE-SE de que não devemos humilhar alguém.

Os erros que os outros cometem hoje, nós poderemos cometê-los amanhã.

Não se julgue inatingível nem infalível.

Todos podem falhar.

Trate os outros com tolerância, para que possa reerguê-los, se errarem.

A perfeição não é desta terra.

Não exija dos outros aquilo que você também ainda não pode dar.

A ARTE DE REFLETIR

POUCOS FORAM OS QUE SE DEDICARAM À DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO COMO DEOLINDO AMORIM.
O QUE O FAZ SER LEMBRADO ATÉ HOJE, NÃO COMO JORNALISTA E EDUCADOR QUE FOI, MAS COMO UM PIONEIRO NA DISSEMINAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
SEU MAIOR FEITO FOI REFLETIR PARAS TRANSFORMAR.

Por Vivian Palmeira

Segunda Parte


O AUTOR ESPIRITUAL

Deolindo Amorim foi um pioneiro em tudo o que empreendeu, tanto na vida como depois dela. Além de jornalistas e educador, no meio espírita ficou conhecido como um dos grandes divulgadores da Doutrina. Mas antes de conhecer o Espiritismo, foi adepto do Protestantismo, doutrina cristã que surgiu após a Reforma religiosa do século XVI, dividindo a Igreja Católica em várias ramificações.

Nascido no município de Baixa Grande, na Bahia, em 23 de janeiro de 1906, Deolindo Amorim migrou para a cidade do Rio de Janeiro, onde se alistou no serviço militar. Desde jovem sonhava em ser jornalista e mesmo não tendo muito estudo, porém, grande competência e talento, conseguiu uma vaga de colunista e revisor de textos no “Jornal do Comércio”. A partir daí passou a escrever também para o “Digesto Econômico”, Gazeta Judiciária e para a Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.

Foi após a leitura do livro “O porquê da vida”, escrito por Leon Denis (1846-1927), que Deolindo aderiu ao Espiritismo, tornando-se seu grande defensor. E foi com a função de jornalista que deu ampla contribuição à divulgação da Doutrina Espírita, escrevendo para inúmeros periódicos, como a Revista Espírita do Brasil e Jornal Mundo Espírita.

Em 18 de abril de 1946, Deolindo fundou, junto com outras pessoas, o Centro Espírita 18 de Abril, que serviu de base para a criação do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), em dezembro de 1957, no Rio de Janeiro, Ele foi o responsável por colocar em prática os “Cursos Regulares de Espiritismo”, criados por Allan Kardec, acreditando que a Doutrina deveria ser ensinada a todos, de forma didática e em linguagem acessível.

Deolindo Amorim desencarnou em 24 de abril de 1984, e sobre sua morte disse um de seus amigos, o escritor e pesquisador Hermínio Miranda: “É como se tombasse um gigantesco jequitibá da floresta – a paisagem desfalcada nunca será a mesma. Muitos somente se darão conta do tamanho da árvore depois de perceberem o vasto pedaço de céu que ela deixou descoberto”.

(continua amanhã)

PERDOAR E ESQUECER - Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

15 de Janeiro de 2010

"A vontade individual pode estar em sintonia com a vontade do universo."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

O minuto que você está vivendo agora é o mais importante de sua vida, onde quer que você esteja.

Preste atenção no que está fazendo.

O ontem já lhe fugiu das mãos.

O amanhã ainda não chegou.

Viva o momento presente, porque dele depende todo o seu futuro.

Procure aproveitar o máximo o momento que está vivendo, tirando todas as vantagens que puder, para seu aperfeiçoamento.

A ARTE DE REFLETIR

POUCOS FORAM OS QUE SE DEDICARAM À DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO COMO DEOLINDO AMORIM.
O QUE O FAZ SER LEMBRADO ATÉ HOJE, NÃO COMO JORNALISTA E EDUCADOR QUE FOI, MAS COMO UM PIONEIRO NA DISSEMINAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
SEU MAIOR FEITO FOI REFLETIR PARAS TRANSFORMAR.

Por Vivian Palmeira

Primeira Parte

A OBRA

O livro “CONVITE A REFLEXÃO” é fruto da parceria iniciada em 1940 entre o médium Elzio Ferreira de Souza e o Espírito de Deolindo Amorim. Como o próprio título diz, a obra propõe ao leitor o exercício de pensar, com o objetivo de libertá-lo de suas próprias prisões mentais. Aborda temas como a relação dos Espíritas com a Doutrina, mediunidade e ciência, globalização e tolerância, problemas familiares e educação.

Um exame minucioso dos principais temas que envolvem o Espiritismo, o que pode ser exemplificado por meio de títulos de capítulos como “Idéias e instituições”, “As bases e a evolução”, “A caridade e a vida além-túmulo” e “Doutrina e existência”.

“Procurei ser fiel, recepcionando as mensagens, ao pensamento do autor espiritual, tanto quanto possível o é a um médium sem maiores possibilidades mediúnicas”, disse Elzio Ferreira sobre a execução do livro.

Segundo Pedro Camilo, responsável pelo texto de abertura de “CONVITE A REFLEXÃO”, o livro fala por si mesmo. “Suas palavras e afirmações hão de calar fundo no coração e na mente de muita gente. Espero que toda essa gente possa se despir de preconceitos, receios e ressentimentos, a fim de se debruçar, com espírito de isenção sobre suas páginas eloqüente, delas extraindo os verdadeiros “gritos de alerta” que as lições de Deolindo trazem para todos, disse.

(continua amanhã)

AMAR É MUDAR DE CASA - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

14 de Janeiro de 2010

"Não temais a verdade, buscai-a, porque tendes grande tarefa pela frente."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

TENHA coragem em todas as circunstâncias da vida.

Por piores que lhe pareçam as dificuldades, tenha a certeza de que pode superá-las com a persistência e a força que provém de seu íntimo.

DEUS está dentro de cada um de nós, pronto a dar-nos energia e vigor, ânimo e incentivo.

Confie na bondade do PAI, que jamais desampara algum de seus filhos.

FRAGMENTOS

“Muitos companheiros dedicam-se ao trabalho de divulgação da Doutrina Espírita em caráter de urgência, irradiando seus esforços por toda à parte com o fito de alcançar um maior número de pessoas, por meio de diferentes veículos – volantes, jornais, revistas, estações de rádio e televisão, e pela rede mundial de computadores (Internet), para não falar em viagens, seminários, congressos. Não há que reprovar, pois todos os esforços são meritórios, desenvolvidos que sejam com a seriedade que o próprio objeto requer. Não podemos deixar, entretanto, de considerar a necessidade de que a divulgação seja feita com garantia de legitimidade, isto é, que se divulgue o que seja realmente doutrinário.

Quando se trata de ampla divulgação, é recomendável ater-se ao que é básico, às idéias fundamentais da Doutrina, deixando à parte os detalhes para estudos específicos entre aqueles que já estejam mais enfronhados com seus alicerces.

Na divulgação com vistas ao grande público, os meios utilizados nem sempre permitem fácil contestação. Certos veículos se apresentam com muita potencialidade como o rádio e a televisão não se tornam fáceis de administrar e, por isso, requerem mais cuidado na sua utilização. Uma idéia, uma palavra mal colocada, um gesto, podem ao invés de ajudar, desfazer o esforço do apresentador e colocar a perder um trabalho, por mais bem elaborado que tenha sido. É preciso ter muito cuidado, porque a rapidez da informação não permite volta, nem apreciações mais meticulosas; as impressões agravam-se rapidamente, e uma palavra insegura, uma noção errônea, podem acarretar uma impressão desabonadora.

Utilização da informática vai possibilitando uma comunicação mais rápida. A esta vantagem deve-se aliar maior cuidado, porque a intimidade que oferece o computador pode conduzir a certos descuidos prejudiciais. O correio eletrônico possibilitou a reprodução rápida dos comunicados que são espalhados por toda parte, sem que alguém lembre o sigilo postal, isto é, que a correspondência só pode ser publicada com a aquiescência do remetente. O privado torna-se público e pode causar danos. Ainda devemos considerar que a rede de computadores facilita a criação de revistas e jornais eletrônicos, com barateamento da produção, e pode ocorrer que pessoas, dominando a técnica, mas não a Doutrina, no afã de incorporarem-se ao trabalho de divulgação, acabe por prejudicá-la, ao invés de difundi-la.

São essas apenas observações gerais. Há de atentar-se, porém, para o conhecimento do divulgador. Um mal maior é causado quando se esquece que a divulgação proposta em veículos de grande circulação é da Doutrina, e não de idéias particulares, ainda que acertadas.
Alguns se escudam nesta ou naquela frase do Codificador, esquecidos de outras tantas lições que esclareceriam seu pensamento. No estudo de soluções para o movimento espírita. Devemos sempre perguntar o que Kardec faria hoje, que solução apresentaria na atualidade, como se conduziria no século atual? De modo algum consideraria infalíveis suas palavras, embora as sustentasse com muita coragem, mantendo-se aberto a todas as expressões da ciência, da filosofia, da religião e da arte para um diálogo aberto com o Espiritismo. Divulgar a Doutrina, portanto, no final de um século e no alvorecer de outro, exige responsabilidade para que não se deforme”

(Trecho do texto psicodigitado em 9 de dezembro de 1999, retirado do capítulo 5, paginas 39,40,41 e 42 de Convite à Reflexão)

(UNIVERSO ESPÍRITA)

SENTIMENTOS DESORDENADOS - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

13 de Janeiro de 2010

"A luz do conhecimento superior não poderá permanecer oculta como esteve até agora."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

PARA você subir na vida, dois degraus existem de suma importância.

São representados por dois verbos: AMAR E SERVIR.

Jamais desanime na escalada dos valores da alma, e procure em todas as circunstâncias AMAR E SERVIR a todos e a tudo, para ajudar ao máximo o progresso do planeta que o recebe tão generosamente, auxiliando-lhe a evolução.

A EXPERIÊNCIA DE DEUS

- CODIFICAÇÃO-

Por Herculano Pires

As práticas místicas do passado não servem para a era da razão, em que nos encontramos na antevéspera da era do Espírito. Orar e meditar são, evidentemente, um exercício religioso respeitável e necessário em todos os tempos. A oração nos liga aos planos superiores do Espírito. Mas o dogma da experiência de DEUS através de um pretensioso colóquio direto e pessoal com a Divindade é uma proposição egoísta e vaidosa.

O problema da religião no Espiritismo tem provocado discussões e controvérsias infindáveis, porque essa Doutrina não se apresenta como religião no sentido comum do termo. Allan Kardec, discípulo de Pestalozzi, adotava a posição de seu mestre no tocante à classificação das religiões. Pestalozzi admitia a existência de três tipos de religião: a animal ou primitiva; a social; e a espiritual. Mas recusava-se a chamar esta última de religião, dando-lhe a designação de moralidade. Isso porque a religião superior ou espiritual, segundo ele, só era professada individualmente pela criatura que superava o ser social e desenvolvia em si o ser moral.

Kardec recusou-se a falar em Religião Espírita, sustentando que o Espiritismo é doutrina científica e filosófica, de conseqüências morais. Mas deu a essas conseqüências enorme importância ao considerar o Espiritismo como desenvolvimento histórico do Cristianismo, destinado a restabelecer a verdade dos princípios cristãos. A religião espírita não se organizou em forma de igreja, não admite sacramentos nem admitiu alguma forma de autoridade religiosa de tipo sacerdotal. Não há batismo, nem casamento religioso no espiritismo, nem confissões ou indulgências.

Todos esses formalismos são considerados como de origem pagã e judaica.

(continua amanhã)

ORAÇÃO EM LINGUAS - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


12 de janeiro de 2010


"Não te fixes no que já sabes: o conhecimento se ampliará a cada passo que deres."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

INTERPRETE corretamente a frase de Juvenal: mente sã – corpo são.

Não é a mente que depende da saúde do corpo.

Ao contrário, é o corpo sadio que depende da mente sadia.

Quando o espírito está perfeitamente equilibrado, não há enfermidade que nos ataquem.

Cuide de sua mente, para que a saúde se reflita em todo o seu corpo.

CANTO DA VIDA - CVANTO DE DEUS - POESIA

ENIGMA

Sim, sim, tu és a raiz potente
que suga o húmus
nas profundezas da terra.

És a força misteriosa do oceano
Sacudindo nas grandes noites lunares.

A doçura das espumas
quebrando-se nas praias.

És a voz de comando e és o próprio comando.

Porque em ti repousam
os murmúrios e clamores.

E para ti voltam, sem cessar,
os que, de ti, sem cessar, se afastam.

Sim, sim, eu sei que tu és o último
e és também o primeiro,
e que todas as minhas palavras
voam, sem cessar, de ti para ti.

Mas não sei, ainda,
porque não posso pousar em teus múltiplos ramos
como uma pássaro assustado
que se esconde da noite

(Herculano Pires)

ORAÇÃO VERDADEIRA - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

11 de janeiro de 2010

"Traços de violência devem ser banidos de ti."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

QUANDO der uma esmola, não anuncie a todos.

“Não saiba a sua mão direita o que faz a esquerda”.

Ajude sem alarde, para não humilhar aquele a quem sua generosidade ajudou.

Respeite o próximo e ajude sempre, mas em silêncio, porque o PAI, que vê no segredo, o recompensará muito mais do que o reconhecimento público que tiverem seus atos.

POESIA

CANTO DA VIDA, CANTO DE DEUS

ARGILA


Quantas vezes me ergueste da lama da terra
Modelando os meus corpos
Como um oleiro paciente.

Quantas vezes me atiraste à poeira dos séculos
Fazendo-me girar de mão em mão
No banque dos povos.

Quantas vezes de novo me arrancaste
Dos anéis de estrelas do destino
À cinza do Tempo.

Mas, através das formas e das eras
O Teu sopro me impele.
E a indelével marca dos teus dedos
Assinala a argila.

Herculano Pires

A BELEZA DE CADA INSTANTE - Padre Fábio de Melo

domingo, 10 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

10 de Janeiro de 2010

"Já existe dentro de cada ser humano um despertar que o conduz ao desconhecido, à verdade. Observai-vos."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

“LEVENTE todos aqueles que estiverem caídos em seu redor."

“Você não sabe onde seus pés tropeçarão”.

Estas palavras de André Luiz nos alertam quanto ao dever de ajudar a todos os que caem, não só física, como moralmente.

Não critique quem cair.

Ajude-o a ergue-se, tal como você gostaria que fizessem com você, se estivessem no mesmo caso.

A LUTA NECESSÁRIA

Por Herculano Pires

A recomendação de Erasto a Kardec diz: é preferível rejeitar nove possíveis verdades a aceitar uma única mentira. Porque essa única mentira porá o Espiritismo em má situação perante os homens de bom senso. E porque, como advertiu Kardec, devemos pisar no terreno sólido da realidade, deixando as utopias, por mais fascinantes que se apresentem, que se submetam à prova inexorável do tempo. Não somos utópicos, somos realistas. Não jogamos com possibilidades, mas com fatos. E fora dos fatos e da sua pesquisa rigorosa não temos Espiritismo.

Dirigentes de grandes instituições doutrinárias mostram-se ignorantes do sentido e da natureza da doutrina, enxertando-a com estranhos conceitos provindos da época anterior ao aparecimento do Espiritismo. Essa situação desoladora favorece o aparecimento de pretensos reformadores e atualizadores da doutrina, que tanto surgem no meio do povo – através de médiuns a serviço de ESPÍRITOS MISTIFICADORES – quanto das elites culturais, através de teóricos improvisados, que se aproveitam de seus títulos universitários ou posições sociais para impor ao povo as sua idéias pessoais, não raro tão absurdas como a dos místicos. Tudo isso resulta de uma fonte única: a ignorância da Doutrina. As molas secretas da Verdade, da auto-suficiência e das obsessões encorajam essa proliferação de tolices, cuja finalidade evidente é a ridicularização do Espiritismo. Urge, pois, que os Espíritas sensatos e responsáveis tomem posição contra essa avalanche de absurdos, tenham a coragem e a franqueza de falar a verdade em defesa do Espiritismo, doa a quem doer.

A INTERPRETAÇÃO DO ESPIRITISMO EM SEU SIGNIFICADO CIENTÍFICO E FILOSÓFICO FORMA A BASE SÓLIDA PARA O DESPERTAR DE UMA MORAL TRANSFORMADORA DO MUNDO.

ESSA REGENERAÇÃO DA HUMANIDADE CUMPRIRÁ A PROMESSA DA VOLTA DO CRISTO, PELA SEMEADURA DE SUAS PALAVRAS EM PENSAMENTOS, ATOS E PALAVRAS DOS HOMENS CONSCIENTES.

(Herculano Pires traduz essa profecia pelos caminhos da educação, como propósito fundamental do Espiritismo)

(continua amanhã)

RESPEITE SEUS LIMITES - Padre Fábio de Melo