sábado, 28 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
28 de Março de 2009

"A serenidade ajuda-nos a ouvir os outros e a perceber suas necessidades sem lhes impor um modo de ser ou de pensar."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA
AJUDE a todos, como desejaria ser ajudado.
Se tem empregados, saiba compreender suas dificuldades, tanto quanto você deseja que eles compreendam as suas.
Coloque-se no lugar deles, e trate-os como você gostaria de ser tratado se ocupasse a posição deles.
Seu empregado é um irmão seu, que está iniciando a sua carreira.
Ajude-o o mais que puder e não se arrependerá.

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO
Terceira Parte
- Que são esses Espíritos? Que papel desempenham no Universo? Com qual objetivo se comunicaram aos mortais?

Tais são as primeiras perguntas que se tratava de resolver. Soube-se logo, por eles mesmos, que não são seres à parte na criação, mas as próprias almas daqueles que viveram na Terra ou em outros mundos; que essas almas, depois de se despojarem de seu envoltório corporal, povoam e percorrem o espaço. Não mais foi permitido disso duvidar quando se reconheceu, entre eles, seus parentes e seus amigos, com os quais puderam se entreter; quando estes vieram dar a prova de sua existência, demonstrar que não há de morto neles senão o corpo, que sua alma ou Espírito vive sempre, que estão ali, perto de nós, vendo-nos e observando-nos como quando vivos, cercando com sua solicitude aqueles que amaram, e dos quais a lembrança, para eles, é uma doce satisfação.
Faz-se geralmente dos Espíritos uma idéia completamente falsa; eles não são como muitos os figuram, seres abstratos, favos e indefinidos, nem qualquer coisa como um clarão ou uma centelha; são, ao contrário, seres muito reais, tendo sua individualidade e uma forma determinada. Pode-se deles fazer uma idéia aproximada pela explicação seguinte:

Há no homem três coisas essenciais: 1ª a alma ou Espírito, principio inteligente em quem residem o pensamento, a vontade e o senso moral; 2ª o corpo, envoltório material pesado e grosseiro, que coloca o Espírito em relação com o mundo exterior; 3ª o perispírito, envoltório fluídico, leve, servindo de laço e de intermediário entre o Espírito e o corpo. Quando o envoltório exterior está usado e não pode mais funcionar, ele cai e o Espírito dele se despoja como o fruto de sua casca, a árvore de sua crosta; em uma palavra, como se tira uma velha roupa fora de seu uso; é o que se chama a morte.

A morte, portanto, não é outra coisa senão a destruição do grosseiro envoltório do Espírito; só o corpo morre o Espírito não morre. Durante a vida o Espírito está, de alguma sorte, comprimido pelos laços da matéria ao qual está unido; e que, freqüentemente, paralisa suas faculdades; a morte do corpo desembaraça-o de seus laços; dele se liberta e recobra sua liberdade, como a borboleta saindo de sua crisálida; mas não deixa senão o corpo material; conserva o perispirito, que constitui, para ele, uma espécie de corpo etéreo,vaporoso, imponderável pra nós e de forma humana, que parece ser a forma tipo. Em seu estado normal, o perispirito é invisível, mas o Espírito pode fazê-lo sofrer certas modificações que o tornam momentaneamente acessível à visão e mesmo ao toque, como ocorre para o vapor condensado; é assim que podem, algumas vezes, mostrarem-se a nós nas aparições. É com a ajuda do perispirito que o Espírito age sobre a matéria inerte, e produz os diversos fenômenos de ruídos, de movimentos, de escrita, etc. (as pancadas e os movimentos são, para os Espíritos, os meios de atestarem sua presença e chamarem sobre eles, a atenção, absolutamente como quando uma pessoa bate para advertir que há alguém. Há os que não se limitam a ruídos moderados, mas que vão até fazerem um alarido semelhante ao da louça que se quebra, de portas que se abrem, ou de móveis que tombam.

(continua amanhã)


O AMOR - Padre Zezinho

sexta-feira, 27 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
27 de Março de 2009


"Quando aprofundamos o silêncio, nossa vigilância se aprofunda, e a serenidade se implanta."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

PROCURE compreender o próximo.
Não magoe aqueles que o beneficiaram.
Procure compreender as palavras e ações dos outros, especialmente se o amam.
Não fira a sensibilidade alheia, porque você sabe como sofre, quando fazem isto com você.
Como dói ouvir palavras duras, de ingratidão, proferidas pelos lábios da pessoa a quem amamos!
Não faça isso!
Procure compreender os outros!

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO
Segunda Parte

Da América, esse fenômeno passou para a França e ao resto da Europa, onde, durante alguns anos, as Mesas Girantes e Falantes foram a moda, e se tornaram o divertimento dos salões; depois, quando delas se usou bastante, foram deixadas de lado, para passar a uma outra distração.
O fenômeno não tardou a se apresentar sob um novo aspecto que a fez sair do domínio da simples curiosidade. Os limites deste resumo não nos permitindo segui-lo em todas as suas fases, passaram, sem outra transição, ao que oferece de mais característico, ao que, sobretudo, fixou a atenção de pessoas sérias.
Dizemos preliminarmente, de passagem, que a realidade do fenômeno encontra numerosos contraditores, uns, sem levar em conta o desinteresse e a honorabilidade dos experimentadores, não viram nele senão um malabarismo, um hábil jogo de escamoteação. Aqueles que não admitem nada fora do mundo da matéria, que não crêem senão no mundo visível, que pensam que tudo morre com o corpo, os materialistas, em uma palavra: aqueles que se qualificam de espíritos fortes, rejeitaram a existência dos Espíritos invisíveis na classe de fábulas absurdas; taxaram de loucos aqueles que levavam a coisa a sério, e os acabrunharam com sarcasmos e zombarias. Outros, não podendo negar os fatos, e sob o império de certa ordem de idéias, atribuíram esses fenômenos à influência exclusiva do diabo, e procuraram, por esse meio, atemorizar os tímidos. Mas hoje o medo do diabo perdeu singularmente seu prestigio; tanto dele se falou, se o pintou de tantos modos que se está familiarizado com essa idéia, e muitos se disseram que era necessário aproveitar a ocasião para ver o que ele é realmente. Disso resultou que, à parte um pequeno número de mulheres tímidas, o anúncio da chegada do verdadeiro diabo tinha alguma coisa de picante para aqueles que não o viram senão em pintura e no teatro; foi para muitas pessoas, um poderoso estimulante: de sorte que aqueles que quiseram, por esse meio, opor uma barreira às idéias novas, foi contra seu objetivo, e tornaram-se, sem o querer, agentes propagadores tanto mais eficazes quanto gritavam mais forte. Os outros críticos não tiveram maior sucesso, porque, aos fatos constatados, aos raciocínios categóricos, não puderam opor senão denegações. Lede o que publicaram. Por toda parte encontrará a prova da ignorância e da falta de observação séria dos fatos, e nenhuma parte uma demonstração peremptória de sua impossibilidade; toda sua argumentação assim se resume “eu não creio,portanto, isso não existe; todos os que crêem são loucos; só nós temos o privilégio da razão e do bom-senso.” O número de adeptos feitos pela crítica séria ou bufa, é incalculável, porque por toda parte não se encontram senão opiniões pessoais, vazias de provas contrárias. Prossigamos nossa exposição.
As comunicações por pancadas eram lentas e incompletas; reconheceu-se que, adaptando-se um lápis a um objeto móvel; cesta prancheta ou outro, sobre o qual se colocavam os dedos, esse objeto se punha em movimento e traçava caracteres. Mais tarde reconheceu-se que esses objetos não eram senão acessórios os quais se podia dispensar; a experiência demonstrou que o Espírito, agindo sobre um corpo inerte para dirigi-lo à vontade poderia agir, do mesmo modo, sobre o braço ou a mão a fim de conduzir o lápis. Teve-se , então, os médiuns escreventes, quer dizer, pessoas escrevendo de modo involuntário sob o impulso de Espíritos, dos quais se achavam assim os instrumentos e os intérpretes. Desde esse momento, as comunicações não tiveram mais limites, e a troca de pensamentos pôde ser feita com tanta rapidez e desenvolvimento quanto entre os vivos. Era um vasto campo aberto à exploração, a descoberta de um mundo novo; o mundo dos invisíveis, como o microscópio descobrira o mundo dos infinitamente pequenos.

(continua amanhã)

SOL NASCENTE - Padre Zezinho

quinta-feira, 26 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
26 de Março de 2009


"O silêncio é como a luz do sol que nos ilumina, que nos livra dos fantasmas da ignorância."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

LEMBRE-SE que não devemos humilhar qualquer pessoa.
Os erros que os outros cometem hoje, nós podemos cometê-los amanhã.
Não se julgue inatingível nem infalível.
Todos podem falhar.
Trate os outros com tolerância, para que possa reerguê-los, se errarem.
A perfeição não é desta terra.
Não exija dos outros aquilo que você também ainda não pode dar.

HISTÓRICO DO ESPIRITISMO

O ESPIRITISMO
EM SUA MAIS SIMPLES EXPRESSÃO
HISTÓRICO DO ESPIRITSMO
Primeira Parte

Por volta de 1848, a atenção foi chamada, nos Estados Unidos da América, sobre diversos fenômenos estranhos e consistentes em ruídos, pancadas e movimento de objetos sem causa conhecida. Esses fenômenos, freqüentemente, ocorriam espontaneamente, com uma intensidade e uma persistência singulares; mas notou-se também que eles se produziam mais particularmente sob influência de certas pessoas, que se designou sob o nome de médiuns, e que podiam, de alguma sorte, provocá-los à vontade, o que permite repetir as experiências. Serviu-se, sobretudo, para isso de mesas; não que esse objeto seja mais favorável do que um outro, mas unicamente porque é o móvel mais cômodo, e que se senta, mais facilmente e mais naturalmente, ao redor de uma mesa que ao redor de qualquer outro móvel. Obteve-se, dessa maneira, a rotação da mesa, depois movimentos em todos os sentidos, sobressaltos, tombamentos, erguimentos, pancadas com violência, etc. E o fenômeno que foi designado no principio, sob o nome de mesas girantes ou dança das mesas.
Até aí o fenômeno podia perfeitamente se explicar por uma corrente elétrica ou magnética, ou pela ação de um fluido desconhecido, e essa foi mesmo a opinião que se formou a respeito. Mas não tardou a se reconhecer, nesses fenômenos, efeitos inteligentes; assim, o movimento obedecia à vontade; a mesa se dirigia à direita ou à esquerda para uma pessoa designada, e se dirigia ao comando, sobre um ou dois pés, batendo o número de pancadas pedidas, batia o compasso, etc. Desde então ficou evidente que a causa não era puramente física, e segundo esse axioma que se todo efeito tem uma causa, todo efeito inteligente deve ter uma causa inteligente, concluiu-se que a causa desse fenômeno deveria ser uma inteligência.

- Qual era a natureza dessa inteligência?

Ai estava à questão. O primeiro pensamento foi que isso poderia ser um reflexo da inteligência do médium ou dos assistentes, mas a experiência logo lhe demonstrou a impossibilidade, porque obtinham-se coisas completamente fora do pensamento e dos conhecimentos das pessoas presentes, e mesmo em contradição com suas idéias, sua vontade e seu desejo; ele não podia , pois, pertencer senão a um ser invisível. O meu para disso se assegurar era muito simples: tratava=se de entrar em conversação, o que se fez por meio de um número de golpes convencionados significando sim ou não, ou designando as letras do alfabeto, e se teve, dessa maneira, respostas às mais diversas perguntas que se lhe dirigia. E o fenômeno que foi designado sob o nome de Mesas Falantes. Todos os seres que se comunicaram desse modo, interrogados sobre a sua natureza, declararam ser Espíritos e pertencerem a um mundo invisível. Tendo os mesmos efeitos se produzido num grande número de localidades, por intermédio de pessoas diferentes, e sendo, aliás, observado por homens muito sérios e muito esclarecidos, não era possível que se fosse joguete de uma ilusão.

(continua amanhã)


SALMO 22 - Padre Zezinho

quarta-feira, 25 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
25 de Março de 2009

"Se amamos a verdade, devemos amar o silêncio."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA


O minuto que você está vivendo agora é o mais importante de sua vida, onde quer que você esteja.
Preste atenção ao que está fazendo.
O Ontem já lhe fugiu das mãos.
O amanhã ainda não chegou.
Viva o momento presente, porque dele depende todo o seu futuro.
Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo, tirando todas as vantagens que puder, para seu aperfeiçoamento.

O HOMEM DEPOIS DA MORTE

O HOMEM DEPOIS DA MORTE
Parte VI

Além das penas espirituais, há penas e provas materiais que o Espírito, que não está depurado, suporta nas novas encarnações, onde é colocado numa posição para suportar o que fez os outros suportarem: ser humilhado, se foi orgulhoso; miserável, se foi mau rico; infeliz por seu filho, se foi mau filho, etc. A Terra , como dissemos, é um lugar de exílio e de expiação, um purgatório, para os Espíritos dessa natureza, e no qual depende de cada um não retornar, melhorando-se bastante para merecer ir a um mundo melhor.

- A prece é útil para as Almas sofredoras?

A prece é recomendada por todos os bons Espíritos: por outro lado, ela é pedida pelos Espíritos imperfeitos como um meio de aliviar seus sofrimentos. A alma pela qual se ora experimenta alívio, porque é um testemunho de interesse e o infeliz e sempre aliviado quando encontra corações caridosos que se compadecem de suas dores. Por outro lado, ainda pela prece, estimula-se ao arrependimento e ao desejo de fazer o que é preciso para ser feliz; é nesse sentido que se pode abreviar a sua pena se, por sua vez, ela secunda pela sua vontade.

- Em que consistem os gozos das almas felizes? Elas ficam em eterna contemplação?

A justiça quer que a recompensa seja proporcional ao mérito, como a punição à gravidade das faltas; há, portanto, graus infinitos nos gozos da alma, desde o instante em que ela entra no caminho do bem, até que atinja a perfeição.
A felicidade dos bons Espíritos consiste em conhecer todas as coisas, não ter nem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem alguma das paixões que fazem a infelicidade dos homens. O amor que as une é, para elas, a fonte de uma suprema felicidade. Elas não experimentam nem as necessidades, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material. Um estado de contemplação perpétua seria uma felicidade estúpida e monótona, própria do egoísta, uma vez que sua existência seria uma inutilidade sem limites. A vida espiritual, ao contrário, é uma atividade incessante pelas missões que os Espíritos recebem do ser supremo, como sendo seus agentes no governo do Universo; missões que são proporcionais ao seu adiantamento e das quais são felizes, porque lhes fornecem ocasiões de se tornarem úteis e de fazerem o bem.

NOTA: convidamos os adversários do Espiritismo e aqueles que não admitem a reencarnação, a darem aos problemas acima uma solução mais lógica, por qualquer outro princípio que o da pluralidade das existências.

FIM

(Trecho extraído do livro “O QUE É O ESPIRITISMO” de Allan
Kardec)

QUANDO JESUS PASSAR - Padre Zezinho

terça-feira, 24 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
24 de Março de 2009

"A vida de oração nos leva à experiência de que todos os fatos são parte de uma harmoniosa melodia cósmica."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

TENHA coragem em todas as circunstâncias da vida.
Por piores que lhe pareçam as dificuldades, tenha a certeza de que pode superá-las com a persistência e a força que provêm de seu íntimo.
DEUS está dentro de cada um de nós, pronto a dar-nos energia e vigor, ânimo e incentivo.
Confie na bondade do Pai, que jamais desampara nenhum de seus filhos.

O HOMEM DEPOIS DA MORTE

O HOMEM DEPOIS DA MORTE
5ª Parte

- Qual é, na vida futura a sorte das crianças que morrem em tenra idade?

Essa questão é uma das que provam melhor a justiça e a necessidade da pluralidade das existências. Uma alma que não tivesse vivido senão alguns instantes, não tendo feito nem o bem nem o mal, não mereceria nem recompensa nem punição. Segundo a máxima do CRISTO, de que cada um é punido ou recompensado segundo suas obras, seria, tanto ilógico como contrário à justiça de DEUS admitir-se que, sem trabalho, ela fosse chamada a gozar da felicidade dos anjos, ou que pudesse disso ser privada, e, todavia, ela deve ter uma sorte qualquer; um estado misto, pela eternidade, seria também injusto. Interrompida uma existência desde o seu principio, não podendo ter, pois, nenhuma conseqüência para a alma, sua sorte atual é a que merecia na sua precedente existência, e sua sorte futura aquela que merecerá nas suas existências ulteriores.

- As almas têm ocupações na outra vida? Ocupam-se de outras coisas além das suas alegrias ou seus sofrimentos?

Se as almas não se ocupassem senão de si mesmas durante a eternidade, isso seria egoísmo, e DEUS, que condena o egoísmo, não aprovaria na vida espiritual o que pune na vida corporal. As almas ou Espíritos têm ocupações de acordo com seu grau de adiantamento, ao mesmo tempo que procuram se instruírem e melhorarem.

- Em que consistem os sofrimentos da alma depois da morte? As almas culpadas são torturadas nas chamas materiais?

A Igreja, hoje, reconhece perfeitamente que o fogo do inferno é um fogo moral e não um fogo material, todavia, não define a natureza dos sofrimentos. As comunicações espíritas os colocam sob nossos olhos; por esse meio, nós podemos apreciá-los e nos convencer de que, por não ser o resultado de um fogo material, que não poderia queimar, com efeito, almas imateriais, eles não menos terríveis em certos casos. Essas penas não são uniformes e variam ao infinito, segundo a natureza e o grau das faltas cometidas, e são, quase sempre, essas próprias faltas que servem ao castigo. È assim que certos homicidas são constrangidos a permanecerem sobre o lugar do crime e a ter, sem cessar, suas vitimas sob seus olhos; que o homem de gostos sensuais e materiais conservas esses mesmos gostos, mas a impossibilidade de os satisfazer materialmente é para ele uma tortura; que certos avarentos crêem sofre o frio e as privações que suportaram durante a vida por avareza; outros permanecem perto dos tesouros que enterraram e estão em transe perpetuo pelo medo que os roubem; em uma palavra, não há uma falta, uma imperfeição moral, uma ação má que não tenha no mundo dos Espíritos, sua contrapartida e suas conseqüências naturais; e, para isso não há necessidade de um lugar determinado e circunscrito; por toda parte em que se encontre, o Espírito perverso carrega seu inferno consigo.

(Continua amanhã)

PAI NOSSO - Padre Zezinho

segunda-feira, 23 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
23 de Março de 2009


"A vida de oração fortalece o ser e o ajuda a não mais temer os perigos deste mundo."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIAS

MINUTO DE SABEDORIA

PARA você subir na vida, dois degraus existem de suma importância.
São representados por dois verbos: AMAR E SERVIR.
Jamais desanime na escalada dos valores da alma, e procure em todas as circunstâncias AMAR e SERVIR a todos e a tudo, para ajudar o máximo o progresso do planeta que o recebe tão generosamente, auxiliando-lhe a evolução.

O HOMEM DEPOIS DA MORTE

O HOMEM DEPOIS DA MORTE
4ª Parte

- Qual é, na outra vida, o estado intelectual e moral da alma da criança morta em tenra idade? Suas faculdades estão na infância, como durante a vida?

O desenvolvimento incompleto dos órgãos da criança não permitia ao Espírito se manifestar completamente; liberto desse envoltório, suas faculdades são as que tinha antes da sua encarnação. O Espírito não tendo passado senão alguns instantes na vida, suas faculdades não puderam se modificar.

NOTA: Nas comunicações Espíritas, o Espírito de uma criança pode, pois, falar como de um adulto, porque pode ser um espírito muito avançado. Se toma, algumas vezes, a linguagem infantil é para não tirar da mãe o encanto de um ser frágil e delicado, e enfeitado com as graças da inocência.

A mesma pergunta podendo ser feita sobre o estado intelectual da alma dos cretinos, dos idiotas e dos loucos, depois da morte, encontra uma solução na precedente.

- Que diferença há, depois da morte, entre a alma do sábio e do ignorante, do selvagem e do homem civilizado?

A mesma diferença, aproximadamente, que existe entre eles durante a vida, porque a entrada no mundo dos Espíritos não dá à alma todos os conhecimentos que lhe faltavam sobre a Terra.

- As almas progridem intelectual e moralmente, depois da morte?

- Elas progridem mais ou menos segundo sua vontade, e algumas progridem muito, mas têm necessidade de porem em prática, durante a vida corporal, o que adquiriram em ciência e em moralidade. Aquelas que estão estacionárias retomam uma existência análoga à que deixaram; as que progrediram merecem uma encarnação de uma ordem mais elevada.
O progresso, sendo proporcional à vontade do Espírito, há os que conservam por longo tempo os gostos e as tendências que tinham durante a vida, e que perseguem as mesmas idéias.

- A sorte do homem, na vida futura, é irrevogavelmente fixada depois da morte?

A fixação irrevogável do homem depois da morte seria a negação absoluta da justiça e da bondade de DEUS, porque há muitos que não dependeram de si mesmos para se esclarecerem suficientemente, sem falar dos idiotas, dos cretinos e dos selvagens, e das inumeráveis crianças que morrem antes de terem entrevisto a vida. Mesmo entre as pessoas esclarecidas, há muitas que puderam crer-se bastante perfeitas para estarem dispensadas de fazer mais, e isso não é uma prova manifesta que DEUS dá da sua bondade, permitindo ao homem fazer no dia seguinte o que não fez na véspera? Se a sorte está irrevogavelmente fixada, por que os homens morrem em idades tão diferentes, e por que DEUS, na sua justiça, não deixa a todos o tempo para fazerem o maior bem possível ou reparar o mal que fizeram? Quem sabe se o culpado que morreu aos trinta anos, não estaria arrependido, não teria se tornado um homem de bem, se vivesse até os sessenta anos? Porque DEUS lhes tira esse meio enquanto dá a outros? Só o fato da diversidade da vida, e do estado moral da grande maioria dos homens, prova a impossibilidade, se admitimos a justiça de DEUS, de que a sorte da alma seja irrevogavelmente fixada depois da morte.

(continua amanhã)

POR UM PEDAÇO DE PÃO - Padre Zezinho

domingo, 22 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
22 de Março de 2009

"O reconhecimento das realidades espirituais leva-nos à transcendência das dificuldades que se apresentam numa vida exteriorizada."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

INTERPRETE corretamente a frase de Juvenal: mente sã – corpo são.
Não é a mente que depende da saúde do corpo.
Ao contrário, é o corpo sadio que depende da mente saia.
Quando o Espírito está perfeitamente equilibrado, não há enfermidades que nos ataquem.
Cuide se sua mente, para que a saúde se reflita em todo o seu corpo.

O HOMEM DEPOIS DA MORTE FÍSICA

O HOMEM DEPOIS DA MORTE
3ª Parte

- O Gênero da morte influi sobre o estado da alma?

O estado da alma varia consideravelmente segundo o gênero de morte, mas, sobretudo, segundo a dos hábitos que teve durante a vida. Na morte natural, o desligamento se opera gradualmente e sem abalo; freqüentemente, ele começa mesmo antes que a vida se extinga. Na morte violenta por suplicio, suicídio ou acidente, os laços se rompem bruscamente; o Espírito, surpreendido pelo imprevisto, fica como atordoado pela mudança que nele se opera e não compreende sua situação. Um fenômeno mais ou menos constante, em semelhante caso, é a persuasão em que se acha de não estar morto, e essa ilusão pode durar vários meses e mesmo vários anos. Nesse estado, vai, vem e crê aplicar-se aos seus trabalhos, como se fosse ainda deste mundo, muito espantado porque não respondem quando ele fala. Essa ilusão não é exclusivamente dos casos de mortes violentas; é encontrada nos indivíduos cuja vida foi absorvida pelos gozos e interesses materiais.

- Aonde a alma vai depois de ter deixado o corpo?

Ela não se perde na imensidade do infinito, como geralmente se figura; ela erra no espaço e, o mais freqüentemente, no meio daqueles que conheceu, e sobretudo daqueles que amou, podendo se transportar instantaneamente a distâncias imensas.

- A alma conserva as afeições que tinha sobre a Terra?


Ela conserva todas as afeições morais; não esquece senão as afeições materiais que não são mais da sua essência. Por isso, vem com alegria rever seus parentes e seus amigos, e é feliz por dela se lembrarem.

- A alma conserva a lembrança do que fez sobre a Terra? Interessa-se pelos trabalhos que deixou inacabados?

Isso depende de sua elevação e da natureza dos seus trabalhos. Os Espíritos desmaterializados pouco se preocupam com as coisas materiais, das quais são felizes de estarem livres. Quanto aos trabalhos que começaram, segundo a sua importância e a sua utilidade, eles inspiram, algumas vezes a outros o pensamento de terminá-los.

- A alma reencontra no mundo dos Espíritos os parentes e amigos que a precederam?

Não somente os reencontra, mas reencontra aí muitos outros que havia conhecido nas suas precedentes existências. Geralmente, aqueles que por ela mais se afeiçoaram vêm recebê-la na sua chegada ao Mundo dos Espíritos, e a ajudam a se libertar dos laços terrestres. Entretanto, a privação do reencontro com as almas mais queridas, algumas vezes, é uma punição para as almas culpadas.

(continua amanhã)

CONFIA NO SENHOR - Padre Zezinho