sábado, 24 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 24 de Julho de 2010

"Vossos filhos são como pedaços de madeira de um mesmo tronco, pintados com diversos tipos de tinta."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Tenha equilíbrio e alegria.

Saiba ser reconhecido.

Procure ser humilde.

Não lance pedras a quem o beneficiou.

Não se julgue diminuído quando o ajudarem.

Saiba agradecer.

Quebre seu orgulho e receba com gratidão o auxilio que lhe derem.

E jamais esqueça o beneficio nem o benfeitor.

O pior dos defeitos é a ingratidão, que despreza e apedreja hoje quem nos beneficiou ontem.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Quinta Parte.

SONAMBULISMO

426 – O SONAMBULISMO CHAMADO MAGNÉTICO TEM RELAÇÃO COM O SONAMBULISMO NATURAL?

- É a mesma coisa, exceto que ele é provocado.

427 – QUAL A NATUREZA DO AGENTE CHAMADO FLUIDO MAGNÉTICO?

- Fluido vital, eletricidade animal, que são modificações do fluido universal.

428 – QUAL É A CAUSA DA CLARIVIDENCIA SONAMBÚLICA?

- Já o dissemos: é a alma que vê.

429 – POR QUE RAZÃO O SONÂMBULO PODE SER ATRAVÉS DOS CORPOS OPACOS?

- Não há corpos opacos senão para vossos órgãos grosseiros. Não vos dissemos que, para o Espírito, a matéria não é obstáculo, pois a atravessa livremente?

Freqüentemente, ele vos diz que vê pela fronte, pelo joelho, etc., porque vós, inteirament6e dentro da matéria, não compreendeis que possa ver sem o socorro dos órgãos. Ele mesmo, pelo desejo que tendes, crê ter necessidade dos seus órgãos, mas, se vós o deixásseis livre, compreenderia que vê por todas as partes do seu corpo, ou, melhor dizendo, é fora do seu corpo que ele vê.

430 – UMA VEZ QUE A CLARIVIDÊNCIA DO SONÂMBULO É A SUA ALMA OU SEU ESPÍRITO, POR QUE ELE NÃO VÊ TUDO E POR QUE SE ENGANA COM FREQÜÊNCIA?

- Primeiramente, não é dado aos Espíritos imperfeitos tudo ver e tudo conhecer. Sabes bem que eles participam ainda dos vossos erros e dos vossos preconceitos. Aliás, quando estão ligados à matéria não gozam de todas as suas faculdades de Espírito. DEUS deu ao homem essa faculdade para um fim útil e sério, e não para aprender o que não deve saber; eis porque os sonâmbulos não podem dizer tudo.

(CONTINUA AMANHÃ)

AMIGA - Roberto Carlos e Maria Bathania

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 23 de Julho de 2010

"A consciência não se revela por palavras, mas pelo que realiza no seu viver."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não perca sua serenidade!

Quando a irritação nos move, a saúde se descontrola, os órgãos se perturbam e sofremos terrivelmente.

Se o amigo o traiu, se sua parenta inventou uma calúnia, se aquele a quem você ajudou cometeu uma injustiça, uma ingratidão, perdoe!

São pessoas enfermas: tenha pena delas.

Mas você, não perca sua serenidade, não dê a entender que foi atingido.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Quarta Parte.

SONAMBULISMO

425 – O SONAMBULISMO NATURAL TEM RELAÇÃO COM OS SONHOS? COMO SE PODE EXPLICÁ-LOS?

- É uma independência da alma, mais completa que no sonho, e nesse caso suas faculdades estão mais desenvolvidas. Ela tem percepções que não tem no sonho, que é um estado incompleto de sonambulismo. No sonambulismo, o Espírito é inteiramente ele mesmo. Os órgãos materiais estando, de alguma forma, em estado cataléptico, não recebem mais as impressões exteriores. Este estado se manifesta, sobretudo durante o sono e é o momento em que o Espírito pode deixar provisoriamente o corpo, ficando este entregue ao repouso indispensável à matéria. Quando os fastos do sonambulismo se produzem, é que o Espírito, preocupado por uma coisa ou por outra, se entrega a uma ação qualquer que necessita do uso do corpo, do qual se serve, então, de um modo análogo ao emprego que faz de uma mesa ou de outros objetos materiais nos fenômenos de manifestação física, ou mesmo de vossa mão naqueles de comunicação escrita. Nos sonhos, de que se tem consciência, os órgãos, incluindo o da memória, começam a despertar; estes recebem, imperfeitamente, as impressões produzidas pelos objetos ou pelas causas exteriores, e as comunicam ao Espírito que, também, estão em repouso, não capta senão sensações confusas e, freqüentemente, sem nexo e sem alguma razão de ser aparente, misturadas que são de vagas lembranças, seja desta existência, seja de existências anteriores. É fácil, então, compreender por que os sonâmbulos não têm nenhuma lembrança, e por que os sonhos, dos quais se conserva a memória, não têm, o mais freqüentemente, nenhum sentido. Eu disse o mais freqüentemente, porque ocorre que eles são a conseqüência de uma lembrança precisa de acontecimentos de uma vida anterior e, algumas vezes mesmo, uma espécie de intuição do futuro.

(CONTINUA AMANHÃ)

EU QUERO APENAS - ROBERTO C ARLOS

quinta-feira, 22 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 22 de Julho de 2010

"O Espírito é que habita o centro de todos, porém os trajes que revestem os seres é que ditam o quanto Ele pode dar-se a conhecer."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Aprenda a respirar.

A respiração é a nossa principal função biológica e através dela fornecemos ao organismo a vida e a saúde, trazidas a nós pela Energia Cósmica.

Tudo o que vive, respira; plantas, animais e criaturas humanas.

Se impedirmos a respiração, dá-se o fenômeno da morte.

A respiração é a fonte da vida.

Cada vez que respiramos, introduzimos no organismo a Energia Cósmica, que é o Fluido Divino.

Aprenda a respirar conscientemente e evitará numerosas doenças.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Terceira Parte.

LETARGIA, CATALEPSIA E MORTES APARENTES

422 – OS LETÁRGICOS E OS CATALÉPTICOS VÊEM E OUVEM, GERALMENTE, O QUE SE PASSA AO SEU REDOR, MAS NÃO PODEM SE MANIFESTAR; É PELOS OLHOS E ORELHAS DO CORPO?

- Não, pelo Espírito. O Espírito se reconhece, mas não pode se comunicar.

- POR QUE ELE NÃO PODE SE COMUNICAR?

- O estado do corpo se opõe a isso. Estado particular dos órgãos vos dá a prova de que há, outra coisa além do corpo, visto que o corpo não tendo mais função, o Espírito age.

- 423 – NA LETARGIA, O ESPÍRITO PODE SE SEPARAR INTEIRAMENTE DO CORPO, DE MANEIRA A DAR-LHE TODAS AS APARÊNCIAS DA MORTE E VOLTAR EM SEGUIDA?

- Na letargia o corpo não está morto, já que há funções que permanecem. A vitalidade aí está em estado latente, como na crisálida, mas não está aniquilada. Ora, o Espírito está unido ao corpo, tanto que ele vive. Uma vez rompidos os laços pela morte real e a desagregação dos órgãos, a separação é completa e o Espírito aí não retorna mais. Quando um homem que tem as aparências da morte retorna a vida, é porque a morte não havia se completado.

424 – PODE-SE, POR MEIO DE CUIDADOS DADOS A TEMPO, REATAR OS LAÇOS PRESTES A SE ROMPER E TORNAR À VIDA UM SER QUE, POR FALTA DE SOCORRO ESTARIA DEFINITIVAMENTE MORTO?

- Sim, sem dúvida, e disso tendes, todos os dias, a prova. O magnetismo é, nesse caso, um poderoso meio porque restitui ao corpo o fluido vital que lhe falta e que era insuficiente para manter o funcionamento dos órgãos.

(A letargia e a catalepsia têm o mesmo principio, que é a perda momentânea da sensibilidade e do movimento por umas causa fisiológica, ainda inexplicada. Elas diferem em que, na letargia, a suspensão das forças vitais é geral e dá ao corpo todas as aparências da morte, e, na catalepsia, ela é localizada e pode afetar uma parte mais ou menos externa do corpo, de maneira a deixar a inteligência livre para se manifestar, o que não permite confundi-la com a morte. A letargia é sempre natural; a catalepsia é, algumas vezes, espontânea, mas pode ser provocada e desfeita artificialmente pela ação magnética.)

(CONTINUA AMANHÃ)

CANÇÃO DA AMERICA - Milton Nascimento

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

21 de Julho de 2010

"Não é o potencial que diviniza um homem, mas a sua realização."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SE tiver que discutir, faça-o com serenidade.

Lembre de que se adversário tem os mesmos direitos que você, de fazer-se ouvido.

Ouça-o com a mesma atenção que gosta de receber.

Não tumultue a discussão: os direitos dele são iguais aos seus.

E, quem sabe, muitas vezes a razão estará com ele.

Então, discuta com serenidade, e conquiste fama de sábio e de homem bem educado.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Qüinquagésima Segunda Parte.

TRANSMISSÃO OCULTA DO PENSAMENTO

419 – POR QUE A MESMA IDÉIA, A DE UMA DESCOBERTA, POR EXEMPLO, SE PRODUZ SOBRE VÁRIOS PONTOS AO MESMO TEMPO?

- Já vos dissemos que, durante o sono, os Espíritos se comunicam entre si. Pois bem, quando o corpo desperta, o Espírito lembra-se do que aprendeu e o homem acredita tê-lo inventado. Assim, vários podem encontrar a mesma coisa a um só tempo. Quando dizeis que uma idéia está no ar, usais uma figura mais justa do que acreditais. Cada um contribui em propagá-la, sem suspeitar.

(Nosso Espírito revela, assim, freqüentemente, a outros Espíritos e sem o nosso conhecimento, o que se faz objeto de nossas preocupações durante a vigília.)

420 – PODEM OS ESPÍRITOS SE COMUNICAR, SE O CORPO ESTÁ COMPLETAMENTE DESPERTO?

- O Espírito não está encerrado no corpo como numa caixa: ele irradia por todos os lados. Por isso, ele se pode comunicar com outros Espíritos mesmo no estado de vigília, ainda que o faça mais dificilmente.

421 – POR QUE DUAS PESSOAS, PERFEITAMENTE DESPERTAS, TÊM INSTANTANEAMENTE A MESMA IDÉIA?

- São dois Espíritos simpáticos que se comunicam e vêem, reciprocamente, seus pensamentos, mesmo quando o corpo não dorme.

(Há, entre os Espíritos que se encontram, uma comunicação de pensamentos que faz duas pessoas se verem em se compreenderem sem necessidade dos sinais exteriores da linguagem. Poder-se-ia dizer que elas falam a linguagem dos Espíritos.)

(CONTINUA AMANHÃ)

MEU QUERIDO MEU VELHO MEU AMIGO - ROBERTO CARLOS

terça-feira, 20 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 20 de julho de 2010.

Seja alegre, procurando fazer todo o bem que puder, nos dias em que permanecer na face da Terra.

MINUTO DE SABEDORIA

JAMAIS use palavras que façam seu companheiro desanimar no caminho do bem!

Não lance aos outros o veneno que lhe haja penetrado na alma.

Se você tiver tido uma decepção, avise-o de que poderá vir a sofrer, mas conforte sua alma.

O desalento é um veneno.

Não envenene seus amigos!

Dê-lhes alegria, que é o melhor remédio que o céu fornece aos homens, capaz de curar todas as chagas.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Qüinquagésima Primeira Parte.

VISITAS ESPÍRITAS ENTRE PESSOAS VIVAS.

413 – DO PRINCIPIO DA EMANCIPAÇÃO DA ALMA DURANTE O SONO, PARECE RESULTAR QUE TEMOS UMA DUPLA E SIMULTÂNEA EXISTÊNCIA: A DO CORPO QUE NOS DÁ A VIDA DCE RELAÇÃO EXTERIOR E A DA ALMA QUE NOS DÁ A VIDA DE RELAÇÃO OCULTA; ISTO É EXATO?

- No estado de emancipação, a vida do corpo cede lugar à vida da alma; mas não são, propriamente falando, duas existências: são mais duas fases da mesma existência, porque o homem não vive duplamente.

414 – DUAS PESSOAS QUE SE CONHECEM PODEM SE VISITAR DURANTE O SONO?

- Sim, e muitas outras que crêem não se conhecerem, se reúnem e conversam. Podes ter, sem disso suspeitar, amigos em outro país. O fato de ir ver, durante o sono, os amigos, os parentes, os conhecidos, as pessoas que vos podem ser úteis, é tão freqüente que o fazeis quase todas as noites.

415 – QUAL PODE SER A UTILIDADE DESSAS VISITAS NOTURNAS, UMA VEZ QUE DELAS NÃO LEMBRAMOS?

-Fica, comumente, ao despertar, uma intuição que é, freqüentemente, a origem de certas idéias que vêm espontaneamente, sem que se explique, e que não são outras que aquelas adquiridas nessas conversas.

416 – O HOMEM PODE PROVOCAR AS VISITAS ESPÍRITAS POR SUA VONTADE? PODE ELE, POR EXEMPLO, DIZER AO DORMIR: ESTA NOITE EU VOU ME ENCONTRAR, EM ESPÍRITO, COM TAL PESSOA, FALAR-LHE E DIZER-LHE TAL COISA?

- Eis o que se passa: o homem adormecendo, seu Espírito desperta, e o que o homem resolveu, o Espírito, freqüentemente, está bem longe de seguir, porque a vida do homem interessa pouco ao Espírito, quando este está desprendido da matéria, isto se aplica aos homens já muito elevados; os outros passam de outra forma sua existência espiritual: entregando-se às suas paixões ou permanecendo na inatividade. Pode, pois, acontecer que, segundo o motivo pelos quais se propôs, o Espírito vá visitar as pessoas que deseja; mas sua vontade, no estado de vigília, não é uma razão para que o faça.

417 – UM CERTO NÚMERO DE ESPIRITOS ENCARNADOS PODE REUNIR-SE EM ASSEMBLÉIA?

- Sem nenhuma dúvida. Os laços de amizade, antigos ou novos, reúnem, freqüentemente, diversos Espíritos, ditosos de se encontrarem em assembléia.

(Pela palavra antigo é preciso entender os laços de amizade contraídos em outras existências anteriores. Trazemos, ao despertar, uma intuição das idéias que adquirimos nessas conversas ocultas, ignorando sua fonte)

418 – UMA PESSOA QUE ACREDITASSE UM DE SEUS AMIGOS MORTO, ENQUANTO ELE NÃO ESTEJA, PODERIA SE ENCONTRASR COM ELE EM ESPÍRITO E SABER, ASSIM, QUE ESTÁ VIVO? PODERIA, NESSE CASO, TER A INTUIÇÃO AO DESPERTAR?

- Como Espírito, certamente, pode vê-lo e conhecer sua sorte. Se não lhe é imposta como uma prova a crença na morte do amigo, ele terá um pressentimento da sua existência, como poderia tê-lo de sua morte.

(CONTINUA AMANHÃ)

AMIGO - ROBERTO CARLOS

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 19 de julho de 2010.

Todos nós somos iguais perante ao PAI CELESTIAL, que habita dentro de cada um de nós.

MINUTO DE SABEDORIA

FIXE seu olhar no lado belo da vida!

Há tanta coisa para ser contemplada e apreciada!

As moscas buscam as chagas, num corpo inteiramente limpo.

As abelhas buscam as flores, mesmo no meio do pântano.

Seja como as abelhas!

Embora tudo em torno seja lama, procure com atenção, que há de descobrir uma pequenina flor, que venha alegrar sua alma.

Fixe seu olhar no lado belo da vida!

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Qüinquagésima Parte.

O SONO E OS SONHOS

410 – NÓS TEMOS, MUITAS VEZES, DURANTE O SONO OU A SONOLÊNCIA, IDÉIAS QUE PARECEM MUITO BOAS E QUE, MALGRADO OS ESFORÇOS QUE SE FAZ PARA LEMBRÁ-LAS, SE APAGAM DA MEMÓRIA: DE ONDE PROVÊM ESSAS IDÉIAS?


- Elas são o resultado da liberdade do Espírito, que se emancipa e goza de mais faculdades durante esse momento. Freqüentemente, são conselhos que dão outros Espíritos.

- DE QUE SERVEM ESSAS IDÉIAS E ESSES CONSELHOS, UMA VEZ QUE SE PERDE A LEMBRANÇA E NÃO SE PODE APROVEITÁ-LOS?

- Essas idéias pertencem, algumas vezes, mais ao mundo dos Espíritos que ao mundo corporal; mas, com mais freqüência, se o corpo esquece, o Espírito lembra, e a idéia revive no instante necessário, como uma inspiração do momento.

411 – O ESPÍRITO ENCARNADO, NO MOMENTO QUE SE DESLIGA DA MATÉRIA E AGE COMO ESPÍRITO, CONHECE A ÉPOCA DE SUA MORTE?

- Freqüentemente, ele a pressente; algumas vezes tem plena consciência, e é isso que, no estado de vigília, lhe dá a intuição. Daí vem o fato de certas pessoas preverem algumas vezes, sua morte, com grande exatidão.

412 – A ATIVIDADE DO ESPÍRITO DURANTE O REPOUSO OU O SONO DO CORPO, PODE FAZÊ-LO EXPERIMENTAR FADIGA, QUANDO RETORNA?

- Sim, porque o Espírito tem um corpo, como o balão cativo tem um poste. Ora, da mesma forma que a agitação do balão abala o poste, a atividade do Espírito reage sobre o corpo e pode fazê-lo experimentar fadiga.

(CONTINUA AMANHÃ)

AMIGO DE FÉ - Roberto Carlos

domingo, 18 de julho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 18 de Julho de 2010

"Quem encontra a própria Luz Interna retorna ao mundo e indica aos irmãos o Caminho do Encontro."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

O amor e a alegria são os elementos básicos para conquistarmos amizades e as conservarmos.

E são básicos, também, para nossa paz mental.

Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades, e veja que a paz nasce dentro de você.

A felicidade não pode estar em alguma coisa que esteja fora de você.

Busque-a dentro de você mesmo, pois a FELICIDADE é DEUS, e DEUS mora dentro de você.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


CAPÍTULO VIII

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Quadragésima Nona Parte.

O SONO E OS SONHOS


406 – QUANDO VEMOS EM SONHOS PESSOAS VIVAS, QUE CONHECEMOS PERFEITAMENTE, REALIZANDO ATOS EM QUE NÃO PENSAM, DE MANEIRA ALGUMA, NÃO É UM EFEITO DE IMAGINAÇÃO?

- Atos em que não pensam, de maneira alguma? Que sabes tu? Seu Espírito pode visitar o teu, assim como o teu pode visitá-lo, e nem sempre sabes em que ele pensa. Aliás, freqüentemente, atribuis às pessoas que conheceis, e segundo vossos desejos, o que se passou ou que se passa em outras existências.

407 – O SONO COMPLETO É NECESSÁRIO PARA A EMANCIPAÇÃO DO ESPÍRITO?

- Não, o Espírito recobra sua liberdade quando os sentidos se entorpecem; ele aproveita para se emancipar, de todos os instantes de repouso que o corpo lhe dá. Desde que haja prostração das forças vitais, o Espírito se desprende, e quando mais o corpo está enfraquecido, mais o Espírito está livre.

(É assim que a sonolência ou um simples entorpecimento dos sentidos apresenta, freqüentemente, as mesmas imagens do sonho.)

408 – PARECE-NOS OUVIR, ALGUMAS VEZES EM NÓS MESMOS, PALAVRAS PRONUNCIADAS DISTINTAMENTE E QUE NÃO TÊM NENHUMA RELAÇÃO COM O QUE NOS PREOCUPA, DE ONDE VEM ISSO?

- Sim, e mesmo frases inteiras, sobretudo quando os sentidos começam a se entorpecer. É, algumas vezes, um fraco eco de um Espírito que veio comunicar-se contigo.

409 – FREQÜENTEMENTE, EM UM ESTASDO QUE NÃO É AINDA DE SONOLÊNCIA, QUANDO TEMOS OS OLHOS FECHADOS, VEMOS IMAGENS DISTINTAS, FIGURAS DAS QUAIS APREENDEMOS OS MAIS MINUCIOSOS DETALHES; É ISSO UM EFEITO DE VISÃO OU IMAGINAÇÃO?

- Estando o corpo entorpecido, o Espírito procura quebrar seus grilhões: ele se transporta e vê. Se o sono fosse completo, isso seria um sonho.

(CONTINUA AMANHÃ)

ORAÇÃO MARAVILHOSA