sábado, 4 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 04 de Setembro de 2010

"Em águas puras e profundas encontra-se aquilo que não tem início nem fim, a Fonte de toda a vida."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Procure descobrir o seu caminho na vida.

Não existe alguém responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.

Nós é que temos que descobrir a estrada e segui-la com os nossos próprios pés.

Desperte para a vida, para a Verdadeira Vida.

E, se deseja a felicidade, lembre: você é o único responsável pelo seu destino.

Supere as dificuldades, vença os obstáculos e construa sua vida.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Nonagésima Terceira Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

PODER OCULTO, TALISMÃS, FEITICEIROS.

551 – PODE UM HOMEM MAU, COM A AJUDA DE UM MAU ESPÍRITO QUE LHE É DEVOTADO, FAZER MAL AO SEU PRÓXIMO?

- Não, DEUS não o permite.

552 – QUE PENSAR DA CRENÇA NO PODER QUE TERIAM CERTAS PESSOAS DE LANÇAR A SORTE?

- Certas pessoas têm um poder magnético muito grande, do qual podem fazer um mau uso do seu próprio Espírito é mau e, nesse caso, elas podem ser secundadas por outros maus Espíritos. Mas não acrediteis nesse pretendi do poder mágico que não existe senão na imaginação de pessoas supersticiosas, ignorantes das verdadeiras leis da Natureza. Os fatos que mencionaram são fatos naturais mal observados e, sobretudo, mal compreendidos.

553 – QUAL PODE SER O EFEITO DAS FÓRMULAS E PRÁTICAS COM AJUDA DAS QUAIS CERTAS PESSOAS PRETENDEM DISPOR DA VONTADE DOS ESPÍRITOS?

- O efeito de torná-las ridículas se são de boa fé; caso contrário, são patifes que merecem um castigo. Todas as formulas são enganosas; não há nenhuma palavra sacramental, nenhum sinal cabalístico, nenhum talismã que tenha uma ação qualquer sobre os Espíritos, porque estes são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais.

- CERTOS ESPÍRITOS NÃO TÊM, ELES MESMOS, ALGUMAS VEZES, DITADO FÓRMULAS CABALÍSTICAS?

- Sim, tendes Espíritos que vos indicam sinais, palavras ou que vos prescrevem certos atos com a ajuda dos quais fazeis o que chamais de conjuração. Mas estejais bem seguros que são Espíritos que zombam de vós e abusam da vossa credulidade.

(CONTINUA AMANHÃ)

PRECE DE CÁRITAS - Narração Cid Moreira

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 03 de Setembro de 2010

"Os que remanescerem destes tempos de tribulação reconhecerão o próprio lugar na vida organizada."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não perca sua serenidade.

A raiva faz mal a saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena o coração.

Domine suas reações emotivas.

Seja dono de si mesmo.

Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento.

Esqueça e passe adiante, para não perder sua serenidade.

Não perca sua calma.

Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Nonagésima Segunda Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

DOS PACTOS

549 – HÁ ALGUMA COISA DE VERDADEIRA NOS PACTOS COM OS MAUS ESPÍRITOS?

- Não, não há pactos, mas uma natureza má simpatizando com maus Espíritos. Por exemplo: Queres atormentar teu vizinho, e não sabes como fazê-lo; então chamas para ti os Espíritos inferiores que, como tu, não querem senão o mal, e para te ajudarem querem que tu lhes sirvas nos seus maus propósitos. Mas não se segue daí que teu vizinho não possa se livrar deles por uma conjuração contrária e pela sua vontade. Aquele que quer cometer uma ação má chama, só por isso, maus Espíritos para ajudá-lo. Está, então, obrigado a servi-los, como o fazem para si, porque eles também têm necessidade dele para o mal que queiram fazer. É somente nisso que consiste o pacto.

(A dependência em que o home se encontra, algumas vezes, em relação aos Espíritos inferiores, provém de seu abandono aos maus pensamentos que eles lhe sugerem e não de quaisquer estipulações recíprocas. O pacto, no sentido vulgar que se dá a essa palavra, é uma alegoria que figura uma natureza má simpatizando com Espíritos malfazejos).

550 – QUAL É O SENTIDO DAS LENDAS FANTÁSTICAS SEGUNDO AS QUAIS INDIVIDUOS TERIAM VENDIDO SUA ALMA A SATANÁS PARA OBTER CERTOS FAVORES?

- Todas as fábulas guardam um ensinamento e um sentido moral; vosso erro é tomá-las ao pé da letra. Essa é uma alegoria que se pode explicar assim: Aquele que chama em sua ajuda os Espíritos para obter os dons da fortuna, ou qualquer outro favor, murmura contra a Providência. Ele renuncia à missão que recebeu e as provas que deve suportar neste mundo, e disso sofrerá as conseqüências na vida futura, isso não quer dizer que sua alma esteja para sempre consagrada á infelicidade. Mas, porque em lugar de se libertar da matéria, ele nela se enchafurda mais e mais, aquilo que gozou sobre a Terra não fluirá no mundo dos Espíritos, até que o tenha resgatado em novas provas, talvez maiores e mais penosas. Por seu amor aos prazeres materiais, ele se coloca na dependência dos Espíritos impuros. Há entre estes e ele um pacto tácito que o conduz à perdição, mas que lhe é sempre fácil de romper com a assistência dos bons Espíritos, se para isso tem vontade firme.

(CONTINUA AMANHÃ)

JESUS CRISTO SEMPRE TE PÕE DE PÉ

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 02 de Setembro de 2010

"O homem que busca o Supremo não se deixa iludir com o que seus sentidos percebem."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Sua luz deve brilhar de dentro para fora.

Procure manifestar a todos a luz interior que vibra em você, através de seus atos e de suas palavras de compreensão e de otimismo.

Seja você mesmo sua própria luz, iluminando a todos com suas palavras de conforto e incentivo, com seu sorriso de entusiasmo e de encorajamento, com seu exemplo de fé e otimismo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


CAPÍTULO IX


EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Nonagésima Primeira Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

OS ESPÍRITOS DURANTE OS COMBATES

546 – NO TUMULTO DO COMBATE, O QUE OCORRE COM OS ESPÍRITOS QUE SUCUMBEM? AINDA SE INTERESSAM PELA LUTA, DEPOIS DA MORTE?

- Alguns se interessam, outros se afastam.

(Nos combates, acontece aquilo que ocorre em todos os casos de morte violenta: no primeiro momento, o Espírito está surpreso e como perturbado, e não crê estar morto, parecendo-lhe, ainda, tomar parte na ação. Não é senão pouco a pouco que a realidade lhe aparece.)


547 – OS ESPÍRITOS QUE SE COMBATEM, ESTANDO VIVOS, UMA VEZ MORTOS SE RECONHECEM POR INIMIGOS E SÃO AINDA OBSTINADOS UNS CONTRA OS OUTROS?

- O Espírito, nesses momentos, não está jamais de sangue-frio. No primeiro momento, ele pode ainda querer seu inimigo e mesmo persegui-lo, mas, quando as idéias lhe retornam, vê que sua animosidade não tem mais objetivo. Entretanto, pode ainda conservar-lhe as impressões, mais ou menos segundo seu caráter.

- PERCEBE AINDA O RUIDO DAS ARMAS?

- Sim, perfeitamente.

548 – O ESPÍRITO QUE ASSISTE DE SANGUE-FRIO A UM COMBATE, COMO ESPECTADOR, TESTEMUNHA A SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO, E COMO ESSE FENÔMENO SE APRESENTA A ELE?

- Há poucas mortes instantâneas. Na maioria das vezes, o Espírito cujo corpo vem a ser mortalmente ferido, não tem consciência sobre o momento. Quando ele começa a se reconhecer, é então que se pode distinguir o Espírito que se move ao lado do cadáver. Isso parece tão natural que a visão do corpo morto não produz algum efeito desagradável. Toda a vida estando transportada no Espírito, só ele atrai atenção e é com ele que se conversa ou a ele que se dirige.

(CONTINUA AMANHÃ)

SALMO 004 - NARRAÇÃO DE CID MOREIRA

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 01 de Setembro de 2010

"A vida parece complexa, mas na realidade é feita de poucas peças básicas, fáceis de serem reconhecidas."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não perca de vista sua filiação divina.

DEUS é o pai de todas as crianças e vive dentro de cada um de seus filhos.

Todas as criaturas são irmãs.

As diferenças raciais e religiosas são apenas de superfície,

Olhe para todos como templos vivos da Divindade, e ame a DEUS através do amor às criaturas, procurando servi-LO, servindo ao seu próximo com amor e dedicação.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Nonagésima Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

OS ESPÍRITOS DURANTE OS COMBATES

541 – EM UMA BATALHA HÁ ESPÍRITOS QUE ASSISTEM E SUSTENTAM CADA PARTIDO?

- Sim, e que estimulam sua coragem.

(Os Antigos, outrora, representavam os deuses tomando partido por tal ou tal povo. Esses deuses não eram outros senão Espíritos representados sob figuras alegóricas.)

542 – EM UMA GUERRA, A JUSTIÇA ESTÁ SEMPRE DE UM LADO; COMO OS ESPÍRITOS TOMAM PARTIDO PELA INJUSTIÇA?

- Sabeis bem que há Espíritos que não procuram senão a discórdia e a destruição. Para eles a guerra é a guerra; a justiça da causa pouco os impressiona.

543 – CERTOS ESPÍRITOS PODEM INFLUENCIAR O GENERAL NA CONCEPÇÃO DE SEUS PLANOS DE CAMPANHA?

- Sem nenhuma dúvida. Os Espíritos podem influenciar por esse motivo, como por todas as concepções.

544 – OS MAUS ESPÍRITOS PODERIAM SUSCITAR-LHES MAUS PLANOS TENDO EM VISTA PERDÊ-LO?

- Sim, mas não tem ele o seu livre-arbítrio? Se seu julgamento não lhe permite distinguir uma idéia justa de uma idéia falsa, suporta as conseqüências, e faria melhor obedecer do que comandar.

545 – O GENERAL PODE, ALGUMAS VEZES, SER GUIADO POR UMA ESPECIE DE SEGUNDA VISTA, UMA VISTA INTUITIVA QUE LHE MOSTRE ANTECIPADAMENTE O RESULTADO DE SEUS PLANOS?

- Freqüentemente, é assim no homem de gênio, é o que se chama inspiração, e faz com que ele aja com uma espécie de certeza. Essa inspiração lhe vem dos Espíritos que o dirigem e sabem aproveitar as faculdades de que é dotado.

(CONTINUA AMANHÃ)

SALMO 121

terça-feira, 31 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 31 de Agosto de 2010

"Se a Verdade está em mundos interiores, será que devemos buscá-la em outros lugares?"

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não diga jamais que é pobre.

A pobreza não é falta de dinheiro: a pobreza verdadeira é a falta de compreensão.

Todo aquele que compreende a vida, que sabe dizer uma palavra de conforto, que sabe estender a mão compassiva ao que sofre, que sabe distribuir alegria e otimismo, é rico, imensamente rico de bondade, que jamais falta, por mais que você distribua por milhares de pessoas.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA


Centésima Octogésima Nona Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE OS FENÔMENOS DA NATUREZA

538 – OS ESPÍRITOS QUE PRESIDEM AOS FENÔMENOS DA NATUREZA FORMAM UMA CATEGORIA ESPECIAL NO MUNDO ESPÍRITA? SÃO SERES À PARTE OU ESPÍRITOS QUE ESTIVERAM ENCARNADOS ENTRE NÓS?

- Que o serão ou que foram.

- ESSES ESPÍRITOS PERTENCEM A ORDENS SUPERIORES OU INFERIORES DA HIERARQUIA ESPÍRITA?

- Isso depende do seu papel mais ou menos material ou inteligente. Alguns comandam, outros executam. Os que executam as coisas materiais são sempre de uma ordem inferior, entre os Espíritos como entre os homens.

539 – NA PRODUÇÃO DE CERTOS FENÔMENOS, AS TEMPESTADES, POR EXEMPLO, É UM ESPÍRITO QUE AGE OU SE REÚNEM EM MASSA?

- Em massas inumeráveis.

540 – OS ESPÍRITOS QUE EXERCEM UMA AÇÃO SOBRE OS FENÔMENOS DA NATUREZA AGEM COM CONHECIMENTO DE CAUSA, EM VIRTUDE DO SEU LIVRE-ARBÍTRIO OU POR UM IMPULSO INSTINTIVO OU IRREFLETIDO?

- Alguns sim, outros não. Eu faço uma comparação: imagina essas miríades de animais que, pouco a pouco, fazem surgir do mar as ilhas e arquipélagos; crês que nisso não há um fim providencial e que uma certa transformação da superfície do globo não seja necessária a harmonia geral? Esses não são mais que animais da última ordem que cumprem essas coisas para proverem suas necessidades e sem desconfiarem que são os instrumentos de DEUS. Muito bem! Da mesma forma os Espíritos, os mais atrasados, são úteis ao conjunto. Enquanto ensaiam para a vida e antes de terem a plena consciência dos seus atos e seu livre-arbítrio, agem sobre certos fenômenos dos quais são agentes inconscientes; eles executam primeiro; mais tarde, quando sua inteligência estiver mais desenvolvida, comandarão e dirigirão as coisas do mundo material. Mais tarde, ainda, poderão dirigir as coisas do mundo moral. É assim que tudo serve, tudo se coordena na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo que, ele mesmo, começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia da qual vosso Espírito não pode ainda entender o conjunto.

(CONTINUA AMANHÃ)

SALMO 03 - Narração Cid Moreira

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 30 de Agosto de 2010

"Será possível a um ser humano entregar todos os seus vãos sonhos?"

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não alimente inimizades!

Procure fazer as pazes com todos aqueles que estão de mal com você.

Aproveite a oportunidade de estar ao lado de seus adversários, para fazer-lhes bem, em troca do mal que lhe fizeram.

Não deixe escapar o ensejo de anular o mal em torno de você, enquanto estiver na

Terra, para que, ao sair dela, tenha sua consciência tranqüila.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Octogésima Oitava Parte.


INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE OS FENÔMENOS DA NATUREZA

536 – OS GRANDES FENÔMENOS DA NATUREZA, OS QUE SE CONSIDERA COMOUMA PERTURBAÇÃO DOS ELEMENTOS, SÃO DEVIDOS A CAUSA FORTUITAS OU TÊM UM FIM PROVIDENCIAL?

- Tudo tem uma razão de ser e coisa alguma acontece sem a permissão de DEUS.

- ESSES FENÔMENOS TÊM SEMPRE O HOMEM POR OBJETO?

- Algumas vezes eles têm uma razão de ser direta para o homem, mas, freqüentemente, também não têm outro objeto que o restabelecimento do equilíbrio e da harmonia das forças físicas da Natureza.

(Concebemos perfeitamente que a vontade de DEUS seja a causa primeira, nisso como em todas as coisas, mas como sabemos que os Espíritos têm uma ação sobre a matéria e que são agentes da vontade de DEUS, perguntamos se alguns dentre eles não exerceriam uma influência sobre os elementos, para agitá-los, acalmar ou dirigir.)

- Mas é evidente e não pode ser de outra forma, DEUS não se consagra a uma ação direta sobre a matéria; tem seus agentes devotados em todos os graus da escala dos mundos.

537 – A MITOLOGIA DOS ANTIGOS É INTEIRAMENTE FUNDADA SOBRE AS IDÉIAS ESPÍRITAS, COM A DIFERENÇA DE QUE OLHAVAM OS ESPÍRITOS COMO DIVINDADES. ORA, ELES REPRESENTAVAM ESSES DEUSES, OU ESSES ESPÍRITOS COM ATRIBUIÇÕES ESPECIAIS, ASSIM, ALGUNS ESTAVAM ENCARREGADOS DOS VENTOS, OUTROS DO RAIO, OUTROS DE PRESIDIR A VEGETAÇÃO, ETC. ESTA CRENÇA É DESTITUIDA DE FUNDAMENTO?

- Ela é tão pouco destituída de fundamento, que está ainda bem abaixo da verdade.

- PELA MESMA RAZÃO, POERIA ENTÃO HAVER ESPÍRITOS HABITANDO O INTERIOR DA TERRA E PRESIDINDO SEUS FENÔMENOS GEOLÓGICOS?

- Esses Espíritos não habitam positivamente a Terra, mas presidem e dirigem segundo suas atribuições. Um dia tereis a explicação de todos esses fenômenos e os compreendereis melhor.

(CONTINUA AMANHÃ)

"ELE"

domingo, 29 de agosto de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 29 de Agosto de 2010

"Este é o final de um ciclo, e cabe aos homens trilhar o caminho da Fonte da Vida."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Mantenha elevado seu otimismo na vida!

Quem possui o coração cheio de amor, nada teme! Arrosta todos os vendavais da vida, com um sorriso nos lábios.

Procure amar a todos e a tudo, mesmo àqueles que o fazem sofrer, e você se estará tornando perfeito, como o PAI CELESTIAL que dá a todos, sem distinção - bons e maus, justos e injustos – as mesmas oportunidades de salvação.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX

EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Centésima Octogésima Sétima Parte.

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA VIDA.

533 – OS ESPÍRITOS PODEM FAZER OBTER OS DONS DA FORTUNA, DESDE QUE SOLICITADOS PARA ESSE EFEITO?

- Algumas vezes, como prova, mas, freqüentemente, eles recusam, como se recusa a uma criança, que faz um pedido inconsiderado.

- SÃO OS BONS OU OS MAUS ESPÍRITOS QUE CONCEDEM ESSES FAVORES?

- Uns e outros; isso depende da intenção. Mais freqüentemente, são os Espíritos que querem vos arrastar ao mal e que encontram um meio fácil nos prazeres que a fortuna proporciona.

534 – QUANDO OS OBSTÁCULOS PARECEM VIR FATALMENTE SE OPOR AOS NOSSOS PROJETOS, SERIA POR INFLUÊNCIA DE ALGUM ESPÍRITO?

- Algumas vezes, os Espíritos; de outras vezes, e o mais freqüentemente, é que nisso escolheis mal. A posição e o caráter influem muito. Se vos obstinais em um caminho que não é o vosso, não é pelos Espíritos, mas por vós que sois o vosso próprio gênio mau.

535 – QUANDO NOS ACONTECE ALGUMA COISA FELIZ, É AO NOSSO ESPÍRITO PROTETOR QUE DEVEMOS AGRADECER?

- Agradecei, sobretudo a DEUS, sem cuja permissão não fazemos coisa alguma, pois os bons Espíritos foram seus agentes.

- QUER ACONTECERIA SE NEGLIGENCIASSEMOS EM AGRADECER?

- O Que acontece aos ingratos.

- ENTRETANTO, HÁ PESSOAS QUE NÃO ORAM, NEM AGRADECEM E ÀS QUAIS TUDO SAI BEM?

- Sim, mas é preciso ver o fim, pois pagarão bem caro essa felicidade passageira que não merecem, porque quanto mais tenham recebido, mas terão de restituir.

(CONTINUA AMANHÃ)

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA