sábado, 6 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

06 de Março de 2010

"Ao renunciardes ao livre-arbítrio sabereis internamente como chegar aos níveis superiores de vosso ser."

MINUTO DE SABEDORIA

Esteja certo que a felicidade de sua vida não pode vir de fora.

Você só poderá encontrar a felicidade quando souber fazê-la nascer dentro de seu coração, quando aprender a ajudar a todos indistintamente, com suas ações, suas palavras e seus pensamentos

Pense positivamente, desculpando a todos, e sentirá a maior felicidade de sua vida na alegria de viver bem.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO IV

PRINCÍPIO VITAL

SERES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS


Décima Nona Parte

Os seres orgânicos são aqueles que têm, em si mesmos, uma fonte de atividade íntima que lhes dá a vida. Eles nascem, crescem, reproduzem-se por si mesmos e morrem. São dotados de órgãos especiais para realizarem os diferentes atos da vida e que são apropriados às suas necessidades de conservação. Compreendem os homens, os animais e as plantas. Os seres inorgânicos são todos aqueles que não têm vitalidade, nem movimento próprio e não se formam senão pela agregação da matéria. Tais são os minerais, a água, o ar,etc.

60 – É A MESMA FORÇA QUE UNE OS ELEMENTOS DA MATÉRIA NOS CORPOS ORGÂNICOS E NOS CORPOS INORGÂNICOS?

- Sim, a lei de atração é a mesma para tudo.


61 – EXISTE ALGUMA DIFERENÇAENTRE A MATÉRIADOS CORPOS ORGÂNICOS E AQUELA DOS CORPOS INORGÂNICOS?

- A matéria é sempre a mesma; porém, nos corpos orgânicos está animalizada.

62 – QUAL É A CAUSA DA ANIMALIZAÇÃO DA MATÉRIA?

- Sua união com o princípio vital.

63 – O PRINCÍPIO VITAL RESIDE NUM AGENTE PARTICULAR OU NÃO É MAIS QUE UMA PROPRIEDADE DA MATÉRIA ORGANIZADA; NUMA PALAVRA, É UM EFEITO OU UMA CAUSA?

- É uma e outra coisa. A vida é um efeito produzido pela ação de um agente sobre a matéria; esse agente sem a matéria não é a vida, da mesma forma que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.

(CONTINUA AMANHÃ)

REFLEXÃO - CHICO XAVIER

sexta-feira, 5 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

05 de Março de 2010

"Muito ocorrerá quando cumprirdes as leis do cosmos e vos reconhecerdes como seres evolutivos."

MINUTO DE SABEDORIA

Mantenha o seu bom humor em todas as circunstâncias.

E procure manter vivo o bom humor de todos os que o cercam na vida.

A alegria é um medicamento divino.

A tristeza, ao contrário, nos mergulha num oceano de lama, que salpica e suja aos que de nós se aproximam.

Mesmo entre sofrimentos e dores, busque ser alegre, porque a alegria é o melhor remédio para nos dar felicidade.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO TERCEIRO

CRIAÇÃO


Décima oitava Parte


PLURALIDADE DOS MUNDOS

CONSIDERAÇÕES E CONCORDÂNCIAS BÍBLICAS REFERENTES À CRIAÇÃO.

Admitindo-se que o homem apareceu pela primeira vez sobre a Terra, 4000 anos antes de CRISTO, se 1650 anos depois toda a raça humana foi destruída, à exceção de uma só família, disso resulta que o povoamento da Terra data de Noé, quer dizer, de 2350 anos antes da nossa era. Ora, quando os Hebreus emigraram do Egito, no décimo oitavo século, encontram esse país muito povoado e já bem avançado em civilização. A história prova que nessa época a Índia e outros países estavam igualmente florescentes, sem mesmo se levar em conta a cronologia de certos povos que remontam a uma época bem mais recuada. Seria preciso, pois, que, no vigésimo quarto ao décimo oitavo século, quer dizer, num espaço de 600 anos, não somente a posteridade de um único homem pudesse povoar todos os imensos países então conhecidos, supondo-se que os outros não o fossem, mas que, nesse curto intervalo, a espécie humana pudesse se elevar da ignorância absoluta do estado primitivo, ao mais alto grau de desenvolvimento intelectual, o que é contrário a todas as leis antropológicas.
As diversidades das raças vêm, ainda, em apoio desta opinião. O clima e os costumes produzem, sem dúvida, modificações nos caracteres físicos, mas se conhece até onde podem chegar as influências dessas Causas, e o exame fisiológico prova que há, entre certas raças, diferenças constitucionais mais profundas que aquelas que podem o clima produzir. O cruzamento das raças produz os tipos intermediários. Ele tende a apagar os caracteres extremos, mas não os produz, apenas cria variedades. Ora, para que houvesse cruzamento de raças era preciso que houvesse raças distintas, e como explicar sua existência dando-lhes um tronco comum e, sobretudo, ainda próximo? Como se admitir que, em alguns séculos, certos descendentes de Noé se transformaram a ponto de produzirem a raça etíope, por exemplo? Uma tal metamorfose não é mais admissível que a hipótese de um tronco comum para o lobo e o cordeiro, para elefante e o pulgão, para o pássaro e o peixe. Ainda uma vez, nada pode prevalecer contra a evidência dos fatos. Tudo se explica, ao contrário, em se admitindo a existência do homem antes da época que lhe é vulgarmente assinalada; que as ordens são diversas; que vivendo há seis mil anos, Adão tenha povoado uma região ainda desabitada; o dilúvio de Noé como uma catástrofe parcial confundida com o cataclismo geológico; tendo em conta, enfim, a forma alegórica particular ao estilo oriental e que se encontra nos livros sagrados de todos os povos. Por isso, é prudente não se negar, apressadamente, como falsas, doutrinas que cedo ou tarde, como tantas outras, podem desmentir aqueles que as combatem. As idéias religiosas, longe de perderem, se engrandecem, caminhando com a Ciência; esse é o único meio de não apresentarem, ao ceticismo, um lado vulnerável.

(CONTINUA AMANHÃ)

ESCOLA - CHICO XAVIER

quinta-feira, 4 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

04 de março de 2010

"Silenciai vossa mente, afastando dela os pensamentos pessoais; aquietai vossas emoções, acalmando as agitações terrenas; e - principalmente - orai.."

- Trigueirinho -

MINUTO DE SABEDORIA

A riqueza não depende do dinheiro que você haja acumulado.

Quem tem riquezas e não sabe ajudar o próximo é pobre.

Quem guarda com avareza os dons que recebeu de DEUS é pobre.


Quem não sabe dar de si mesmo uma palavra de conforto, um sorriso de encorajamento, é pobre.

Mas aquele que, mesmo pouco ou nada tendo, sabe doar-se em ajuda ao próximo, esse é rico, imensamente rico!

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO TERCEIRO

CRIAÇÃO


Décima sétima Parte

PLURALIDADE DOS MUNDOS

CONSIDERAÇÕES E CONCORDÂNCIAS BÍBLICAS REFERENTES À CRIAÇÃO.

A Ciência, escavando os arquivos da Terra, reconheceu a ordem pela qual os diferentes seres vivos aparecem em sua superfície, e esta ordem está de acordo com aquela indicada na Gênese, com a diferença de que esta obra, ao invés de sair milagrosamente das mãos de DEUS, em algumas horas, se realizou sempre pela sua vontade, mas segundo a lei das forças da Natureza, em alguns milhões de anos. DEUS ficou, por isso, menor ou menos poderoso? Sua obra ficou menos sublime por não ter o prestígio da instantaneidade?

Não, evidentemente, seria preciso fazer-se da divindade uma idéia bem mesquinha para não se reconhecer a sua onipotência nas leis eternas que estabeleceu para reger os mundos. A Ciência, longe de diminuir a obra divina, no-la mostra sob um aspecto mais grandioso e mais conforme as noções que temos do poder e da majestade de DEUS, pela razão mesma de se cumprir sem derrogar as leis da Natureza.

A Ciência, de acordo nisso com Moisés, coloco o homem em último lugar na ordem de criação dos seres vivos. Todavia, Moisés indica o dilúvio universal no ano 1654 do mundo, enquanto a Geologia nos mostra o grande cataclismo anterior a aparição do homem, atendendo que, até hoje, não se encontrou nas camadas primitivas qualquer traço de sua presença, nem de animais da mesma categoria sob o ponto de vista físico. Mas nada prova que isso seja impossível. Várias descobertas já fizeram surgir dúvidas a tal respeito. Pode ocorre que, de um momento para outro, se adquiria a certeza material dessa anterioridade da raça humana, e então se reconhecerá que, sob esse ponto, como sobre os outros, o texto bíblico é uma alegoria.

A questão é saber se o cataclismo geológico é o mesmo a que assistiu Noé. Ora, o tempo necessário à formação das camadas fósseis não permite mais confundi-los e do momento em que se encontrem os vestígios da existência do homem antes da grande catástrofe, ficará provado, ou que Adão não foi o primeiro homem, ou quer a sua criação se perde na noite dos tempos. Contra a evidência não há raciocínios possíveis, ou seria preciso aceitar esse fato como se aceitou aquele do movimento da Terra e dos seis períodos da Criação.

A existência do homem antes do dilúvio geológico, em verdade, é ainda hipotética, mas, eis aqui o que o é menos.

(CONTINUA AMANHÃ)

DEUS PODE - Chico Xavier

quarta-feira, 3 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

03 de Março de 2010

"Vosso espírito vos conduzirá no caminho evolutivo. Então, já não haverá dualidade."

MINUTO DE SABEDORIA

Observe o que se passa na vida: quando você necessita de alimento, é só você que pode comer.

Ninguém pode fazê-lo por você.

Assim, também, ninguém pode curá-lo.

Você é a única pessoa capaz de curar-se, de fazer seu corpo revigorar-se e libertar-se das enfermidades.

Emita pensamentos positivos de saúde e expulse de seu organismo todas as moléstias.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO TERCEIRO

CRIAÇÃO


Décima sexta Parte


PLURALIDADE DOS MUNDOS
CONSIDERAÇÕES E CONCORDÂNCIAS BÍBLICAS REFERENTES À CRIAÇÃO.

59 – Os povos formaram idéias muito divergentes sobre a CRIAÇÃO, segundo o grau de seus conhecimentos. A razão, apoiada na Ciência, reconheceu a impossibilidade de certas teorias. Aquela dada pelos Espíritos confirma a opinião admitida, há longo tempo, pelos homens mais esclarecidos.

A objeção que se pode fazer a essa teoria é que está em contradição com o texto dos livros sagrados; mas um exame sério faz reconhecer que essa contradição é mais aparente que real e que ela resulta da interpretação dada a um significado freqüentemente alegórico.

A questão do primeiro homem, na pessoa de Adão, como única fonte da Humanidade, não é o único ponto sobre o qual as crenças religiosas tiveram que se modificar. O movimento da Terra pareceu, em certa época, de tal forma oposto ao texto sagrado, que não houve tipo de perseguições que essa teoria não tivesse servido de pretexto e, todavia, a Terra gira malgrado os anátemas, não podendo, hoje, ninguém contestá-lo sem agravar a sua própria razão.

A Bíblia diz, igualmente, que o mundo foi criado em seis dias e fixa a época em torno de 4000 anos antes da era cristã. Antes disso a Terra não existiria; foi tirada do nada; o texto é formal. Eis que a Ciência positiva, a Ciência inexorável, veio provar o contrário. A formação do globo está escrita em caracteres perenes no mundo fóssil, estando provado que os seis dias da criação indicam períodos, cada um podendo ser de várias centenas de milhares de anos. Isto não é um sistema, uma doutrina, uma opinião isolada, é um fato também constante como aquele do movimento da Terra e que a Teologia não pode se recusar a admitir, prova evidente do erro em que podem cair os que se atêm à letra das expressões de uma linguagem freqüentemente figurada. É preciso concluir que a Bíblia é um erro? Não, mas que os homens se equivocaram ao interpretá-la.

(CONTINUA AMANHÃ)

VENCERÁS - CHICO XAVIER

terça-feira, 2 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

02 de Março de 2010

"Após a turbulência mundial tereis um corpo mais sutil. Nele virá registrado o que devereis viver."

MINUTO DE SABEDORIA

OBSERVE o que se passa na vida: quando você necessita de alimento, é só você que pode comer.

Ninguém pode fazê-lo por você.

Assim, também, ninguém poderá curá-lo.

Você é a única pessoa capaz de curar-se, de fazer seu corpo revigorar-se e libertar-se das enfermidades.

Emita pensamentos positivos de saúde e expulse de seu organismo todas as moléstias.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO TERCEIRO

CRIAÇÃO

Décima Quinta Parte

PLURALIDADE DOS MUNDOS

58 – OS MUNDOS MAIS AFASTADOS DO SOL ESTÃO PRIVADOS DE LUZ E DE CALOR, UMA VEZ QUE O SOL SE MOSTRA A ELES APENAS COM A APARÊNCIA DE UMA ESTRELA?

- Crede, pois, que não existem outras fontes de luz e de calor além do sol, e não considerais em nada a eletricidade que, em certos mundos, tem um papel que desconheceis, e muito mais importante que sobre a Terra? Aliás, não dissemos que todos os seres sejam da mesma matéria vossa e com órgãos dispostos como os vossos.

(As condições de existência dos seres que habitam os diferentes mundos devem ser apropriadas ao meio para o qual foram chamados a viver.Se não tivéssemos jamais visto os peixes, não compreenderíamos como esses seres podem viver dentro da água. Assim acontece em outros mundos que contém, sem dúvida, elementos que desconhecemos. Não vemos nós, sobre a Terra, as longas noites polares iluminadas pela eletricidade das auroras boreais? Que há de impossível que, em certos mundos, a eletricidade seja mais abundante que sobre a Terra e desempenhe um papel de ordem geral cujos efeitos não podemos compreender? Esses mundos podem, pois, conter em si mesmos as formas de calor e de luz necessárias aos seus habitantes.)

(CONTINUA AMANHÃ)

MENSAGEM MEDIUNICA DO ESPIRITO DELUZ - 3ª PARTE- CHICO XAVIER

segunda-feira, 1 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

01 de março de 2010

"Segue teu caminho sem dispersares energia com imaginações sobre o futuro."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DESPERTE para as verdades superiores.

Não se iluda com as conquistas fáceis, com os prazeres transitórios, com as sensações efêmeras.

Busque intensamente as coisas sólidas e duradouras, e para isso espalhe em redor de
você alegria e otimismo, bondade e amor, que são as bases firmes e eternas da felicidade que jamais termina.

Só o amor constrói para a eternidade.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO TERCEIRO

CRIAÇÃO


Décima Quarta Parte

PLURALIDADE DOS MUNDOS

55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS?

- Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como crê, o primeiro em inteligência, em bondade e perfeição. Todavia, há homens que se crêem muito fortes, que imaginam que somente seu pequeno globo tem o privilégio de abrigar seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que DEUS criou o Universo só para eles.

(Deus povoou os mundos de seres vivos, concorrendo todos ao objetivo final da Providência. Acreditar que os seres vivos estão limitados ao único ponto que habitamos no Universo, seria pôr em dúvida a sabedoria de DEUS, que não fez, e não faz, nada inútil; ele deve ter determinado para esses mundos um fim mais sério que o de recrear nossa visão. Nada, aliás, nem na posição, no volume ou na constituição física da Terra, pode razoavelmente fazer supor que só ela tenha o privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de mundos semelhantes.)

56 – A CONSTITUIÇÃO FISÍCA DOS DIFERENTES GLOBOS É A MESMA?

- Não, eles não se assemelham de modo algum.

57 – A CONSTITUIÇÃO FISÍCA DOS MUNDOS NÃO SENDO A MESMA PARA TODOS, SEGUIR-SE-Á TENHAM ORGANIZAÇÃO DIFERENTE OS SERES QUE OS HABITAM?

- Sem dúvida, como para vós os peixes são feitos para viverem na água e os pássaros no ar.

(CONTINUA AMANHÃ)

MENSAGEM MEDIUNICA DO ESPÍRITO DE LUZ - 2ª Parte - Chico Xavier

domingo, 28 de fevereiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

28 de Fevereiro de 2010

"Preparai-vos com decisão para mudanças. Tereis o novo conhecimento que transformará a Terra."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

CERQUE a sua vida com o doce sentimento do amor.

Não tenha prevenção contra seus semelhantes.

Se alguém não o compreender, se alguém o ferir ou magoar procure retribuir com atenções redobradas.

Só o amor é capaz de vencer as barreiras da separação, de aproximar as criaturas, de solidificar amizades.

Então, cerque sua vida com o doce sentimento do amor.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO PRIMEIRO

AS CAUSAS PRIMEIRAS

CAPÍTULO TERCEIRO

CRIAÇÃO

Décima Terceira Parte

POVOAMENTO DA TERRA – ADÃO

50 – A ESPÉCIE HUMANA COMEÇOU POR UM SÓ HOMEM?

- Não: aquele a quem chamais de Adão não foi o primeiro, nem único que povoou a Terra.

51 – PODEMOS SABER EM QUE ÉPOCA VIVEU ADÃO.

- Mais ou menos na que assinalais: aproximadamente 4000 anos antes de CRISTO.

(O homem, cuja tradição se conservou sob o nome de Adão, foi um dos que sobreviveram, em certo país, após alguns dos grandes cataclismos que, em épocas diversas, perturbaram a superfície do globo e veio a ser o tronco de uma das raças que hoje o povoam. As leis da Natureza se opõem a que os progressos da Humanidade, constatados muito tempo antes de CRISTO, tenham-se cumprido em alguns séculos. Se o homem não estivesse sobre a Terra senão depois da época assinalada para a existência de Adão. Alguns consideram, e com muita razão, Adão como um mito ou uma alegoria, personificando as primeiras idades do mundo.)

DIVERSIDADE DAS RAÇAS HUMANAS

52 – DE ONDE VÊM AS DIFERENÇAS FISÍCAS E MORAIS QUE DISTINGUEM AS VARIEDADES DE RAÇAS HUMANAS SOBRE A TERRA?

- Do clima, da vida e dos costumes. O mesmo ocorre com dois filhos da mesma mãe que, educados um longe do outro e diferentemente, não se assemelham em nada quanto ao moral.

53 – O HOMEM NASCEU SOBRE DIVERSOS PONTOS DO GLOBO?

- Sim, e em épocas diversas, e isso é uma das causas da diversidade de raças; depois os homens, em se dispersando sob diferentes climas e aliando-se a outras raças, formaram os novos tipos.

- ESSAS DIFERENÇAS CONSTITUEM ESPÉCIES DISTINTAS?

- Certamente que não, todos são da mesma família; as diferentes variedades de um mesmo fruto impedem que pertençam à mesma espécie?

54 – SE A ESPÉCIE HUMANA NÃO PROCEDE DE UM SÓ,OS HOMENS DEVEM DEIXAS POR ISSO DE SE RECONHECEREM COMO IRMÃOS?

- Todos os homens são irmãos em DEUS, porque são animados pelo espírito e tendem ao mesmo fim. Quereis sempre tomar as palavras, literalmente.

(CONTINUA AMANHÃ)

MENSAGEM MEDIUNICA DO ESPÍRITO DE LUZ - Chico Xavier