sábado, 6 de fevereiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

06 de Fevereiro de 2010

"Outras humanidades já vos visitam para inspirar-vos na etapa final desta civilização terrestre."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

CONVENÇA-SE de que o mundo não é um parque de recreio: é um ambiente de trabalho!

Não é um feriado que nos tenha sido dado para repousar, mas um curso de aprendizado intensivo.

Procure, pois, aprender o máximo, aplicando à sua vida o maior mandamento: ame a todos indistintamente, e verá a felicidade morar dentro de seu coração.

Viva dando um exemplo vivo de amor em todas as suas ações.

O BOM HUMOR DE KARDEC

Aparentemente austero e sisudo nos registros fotográficos, a personalidade do codificador do Espiritismo era alegre e bem-humorada segundo a descrição de seus amigos. A falsa imagem tem um culpado: o rudimentar processo fotográfico da época.

Por Noel Amaral Sineddi

Segunda Parte


IGUALDADE DE TRATAMENTO

Outra particularidade de Kardec é que ele tratava com alegria e esclarecimento os generais, nobres e cientistas que o procuravam e, da mesma forma, os camponeses, operários e demais pessoas simples. Kardec representava assim a principal força da Doutrina Espírita, de que ela fala à consciência de todos, independente de classe ou posição. Num trecho da Revista Espírita, Kardec explicou: “O Espiritismo toca o coração: ai está o seu maior segredo, e há um coração no peito do proletário, como no de um grande senhor; o grande como o pequeno, tem suas dores, suas amarguras, suas feridas morais para as quais pede um bálsamo e consolações que um e outro encontram na certeza do futuro, porque um e outro são iguais diante da dor e diante da morte, que fere o rico como o pobre”.

Pensando bem, quem estuda o Espiritismo com profundidade não poderia ter outra postura senão alegria e bom humor. Essa Doutrina anuncia um mundo melhor, vê a morte não como um terrível julgamento – que poderia acabar num inferno de sofrimentos eternos, em meio a enxofre, chamas e tridentes – ou com uma visão materialista – onde a vida após a morte seria o fim de tudo, um nada frio e sem sentido. Enxerga, sim, a vida futura, como cheia de felicidade, beleza e alegria. Isso com muito trabalho, esclarecimento e dedicação aos Espíritos sofredores, para que eles compartilhem dessa visão. O Espiritismo é uma boa noticia, e esse tipo de anúncio se faz com entusiasmo, alegria e, claro, bom humor.

Mas voltando a fotografia de Kardec, é inegável a expressão séria, o ar circunspecto, a postura engessada. Para explicar essa contradição precisamos lembrar o processo fotográfico utilizado naqueles tempos, século 19.

Quando foi inventada a fotografia, o processo era rudimentar e necessitava de nada menos que 30 minutos de exposição! Fotografar pessoas era praticamente impossível.

Imagina ficar absolutamente imóvel por tanto tempo.

(continua amanha)

FELICIDADE -- Chico Xavier

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

05 de Fevereiro de 2010

"O Mundo Novo se fará longe de velhas estruturas, nos níveis elevados da consciência."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA alegre e otimista: DEUS está dentro de você.

Não faça como os tolos, que pensam que DEUS está muito longe, sentado num trono de ouro.

Nada disso.

Não o procure nas nuvens ou nas estrelas, tão alto que não o possa atingir.

ELE está dentro de você, e lhe fala silenciosamente, pela voz de sua consciência.

Procure descobri-lo, vivendo com pureza de coração e amando a todos como a si mesmo.

O BOM HUMOR DE KARDEC

Aparentemente austero e sisudo nos registros fotográficos, a personalidade do codificador do Espiritismo era alegre e bem-humorada segundo a descrição de seus amigos. A falsa imagem tem um culpado: o rudimentar processo fotográfico da época.

Por Noel Amaral Sineddi

Primeira Parte


Quem lê as obras de Allan Kardec e para conhecê-lo melhor busca uma fotografia ou quadro, depois de um exame de sua postura, normalmente acreditará tratar-se de uma personalidade sisuda. Mas não é essa a opinião de quem conviveu com ele: Kardec era comunicativo, expansivo e “possuía um talento todo particular em fazer os outros partilharem do seu bom humor”, afirma seu biógrafo Henri Sausse no livro “O que é Espiritismo”.

Vale lembrar que bom humor e seriedade não são incompatíveis. Na verdade, essas duas características estão sempre juntas nas grandes personalidades da história. Jesus, Buda, Gandhi, Sócrates, sabiam temperar a importância de seus ensinamentos com toques de alegria, leveza e graça. Allan Kardec também agia assim.

Existem outras descrições que destacam o jeito de ser e a compleição de Kardec.

O,Anna Blackwell, responsável por traduzir e divulgar as obras espíritas na língua inglesa, fez uma descrição detalhada do Codificador: “Pessoalmente, Allan Kardec era de estatura média. Compleição forte, com uma cabeça grande, redonda, maciça, feições bem marcadas, olhos pardos, claros, mais se assemelhando a uma alemão do que a um francês.” Quanto aos hábitos de Kardec, Anna descreve: “Recebia com afabilidade os inúmeros visitantes de toda a parte do mundo que vinham conversar com ele a respeito dos pontos de vista nos quais o reconheciam um expoente, respondendo a perguntas e objeções , explanando as dificuldades e dando informações a todos os investigadores sérios, com os quais falavam com liberdade e animação, de rosto ocasionalmente iluminado por um sorriso genial e agradável”, conforme escrito por Conan Doyle em História do Espiritismo.

(continua amanhã)

PAI NOSSO - Chico Xavier

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

04 de Fevereiro de 2010

"Que sentido tem para vós usar métodos das velhas formas mentais?"

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

PARA que discutir?

Repare que, muitas vezes, um pequenino gesto, uma simples ação de beneficio, equivalem a milhares de palavras, que o vento leva.

A quem você quiser convencer de suas idéias, dê o exemplo vivo de suas ações.

Um exemplo vale mais do que muitos discursos.

Que adianta pregar aos outros se você não pratica?

Dê exemplo de suas ações, e conquistará a todos para suas idéias.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

UMA OBRA DE EDUCAÇÃO

Ler o livro inaugural da DOUTRINA ESPÍRITA com olhos pedagógicos nos faz entrever o quanto se trata de uma obra que rompe dos paradigmas, revoluciona a história e propõe um novo projeto para a humanidade.

A DOUTRINA ESPÍRITA posta por KARDEC, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas.

Por Dora Incontri

Quinta Parte


A LEITURA DO MOVIMENTO

Alguns poderão pensar que estamos, com isso, defendendo a entrada livre de qualquer idéia no cenário espírita. Longe disso. Aí está outro mal-entendimento da proposta de Kardec. O fato de o Espiritismo ser uma doutrina livre e aberta não quer dizer que possamos introduzir nela, a bel prazer, qualquer novidadezinha sem fundamento, dessas que andam a solta na salada mística desse inicio de milênio. Ainda uma vez, quem faz isso não se apossou do principal da obra de Kardec: seu critério cientifico, seu crivo racional, seu paradigma de moralidade. Uma idéia, para passar a figurar no Espiritismo como válida e aceita, não pode estar em contradição com a ciência, não pode fugir dos parâmetros da racionalidade e tem de ser uma idéia moral e moralizadora.

Como se vê, e como diria o filósofo e jornalista José Herculano Pires, Kardec ainda é o grande desconhecido, pelos próprios adeptos. Por isso, façamos leituras e releituras atentas e reflexivas, não só de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, mas de todas as obras de Kardec.

PARTO DAS IDÉIAS

Desenvolvida pelo filósofo grego Sócrates, no século 4 a.C. “maiêutica é o método pedagógico que consiste em “parir” idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro de um contexto”, conforme explica texto da enciclopédia virtual Wikipédia. O original grego maieutiké pode ser traduzido como “ a arte de dar a luz”, para Sócrates, o “parto das idéias”, pois, para ele, todos os indivíduos têm as verdades universais presentes dentro de si mesmo.

CAMILLE FLAMMARION (1842-1925)


Camille Flammarion nasceu em Montigny-le-Roi, na França, em 25 de fevereiro de 1842. Publicou seu primeiro livro, Cosmologia Universal, aos 16 anos. Aos 20 já psicografava mensagens de Galileu. Tornou-se um reconhecido astrônomo e escritor. O planeta Flammario foi assim denominado em homenagem a ele. Flammarion também auxiliou Kardec na Codificação. As mensagens que psicografou podem ser encontradas na Revista Espírita e também em A GÊNESE. DEUS NA NATUREZA, PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS, O FIM DO MUNDO e ESTRELA, são alguns de seus livros publicados.

(continua amanhã)

ORAÇÃO NOSSA - Chico Xavier

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

03 de Fevereiro de 2010

"Fé, disciplina e ausência de especulações mentais vos levarão ao desconhecido, aonde precisais chegar."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SE você enveredou na senda da política, saiba que não foi acaso.

DEUS colocou em suas mãos o destino de sua pátria.

Desperte sua consciência intima, para assumir essa tremenda responsabilidade.

Muito lhe foi dado e, por isso, muito lhe será pedido.

Não deixe que a vaidade e os interesses pessoais o desviem da missão que o trouxe ao mundo.

Conduza a pátria à felicidade e à paz.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

UMA OBRA DE EDUCAÇÃO

Ler o livro inaugural da DOUTRINA ESPÍRITA com olhos pedagógicos nos faz entrever o quanto se trata de uma obra que rompe dos paradigmas, revoluciona a história e propõe um novo projeto para a humanidade.

A DOUTRINA ESPÍRITA posta por KARDEC, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas.

Por Dora Incontri

Quarta Parte


A LEITURA DO MOVIMENTO

Falamos de uma leitura pedagógica de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, mas o que se dá no movimento espírita brasileiro é uma leitura escritural. Ou seja, temos a mesma relação que tínhamos com a Bíblia ou com outras escrituras sagradas. Encaramos a obra como pura revelação, que temos de ler submissos e reverentes. Essa leitura enceguece e limita e faz com que não compreendamos esses aspectos educativos e, muito menos, filosóficos e científicos do Espiritismo. O pior é que transferimos essa leitura submissa indiscriminadamente a todos os livros mediúnicos, desde as grandiosas obras de Emmanuel e André Luiz (mas ainda assim sujeitas a criticas) até as paupérrimas obras do mercado editorial espírita de agora, com uma enxurrada de livros mal escritos e em clara contradição com os critérios espíritas.

O que significa na prática, uma leitura bíblica de Kardec? Significa adotar os postulados espíritas de maneira mecânica, dogmática – ou seja, cremos porque está nas obras de Kardec! Isso é exatamente o que ele não queria.

Espírita não deve acreditar em nada, deve ter convicções que partem de observações e reflexões, de entendimento racional e julgamento crítico. É preciso pensar espiritamente, apossando-se dessa maneira genial, diferente, nova, de encarar a realidade, conjugando a ciência, filosofia e a religiosidade. O Espírita tem de ter pensamento autônomo; ser uma pessoa crítica e altamente questionadora.

(continua amanhã)

SOMENTE HOJE - Chico Xavier

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

02 de Fevereiro de 2010

"Ao vos libertardes do fanatismo, da comodidade e da covardia, estareisabertos à nova energia."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ, que é pai, é a criatura mais feliz sobre a face da Terra.

Levante os braços aos céus e agradeça a DEUS a misericórdia que lhe concedeu.

Mas lembre de que não basta dar aos filhos o sustento e a instrução.

Algo existe mais importante que tudo isso: é o EXEMPLO.

Dê a seus filhos o exemplo do trabalho, da honestidade, da dignidade em toda a sua vida.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

UMA OBRA DE EDUCAÇÃO

Ler o livro inaugural da DOUTRINA ESPÍRITA com olhos pedagógicos nos faz entrever o quanto se trata de uma obra que rompe dos paradigmas, revoluciona a história e propõe um novo projeto para a humanidade.

A DOUTRINA ESPÍRITA posta por KARDEC, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas.

Por Dora Incontri

Terceira Parte


DEMOCRACIA PEDAGÓGICA

Kardec também praticava uma democracia social. O Espiritismo teve adesões e participações de intelectuais e artistas, como Camile Flamarion e Victorien Sardou: de representantes da nobreza e da burguesia; mas também de operários (co0mo os de Lyon), e inclusive alguns trabalhadores braçais que eram membros da Sociedade de Estudos Espíritas de Paris (como o calceteiro mencionado na Revista Espírita).
Isso tudo demonstra que a Doutrina Espírita, posta por Kardec, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas, permitindo-lhes o acesso ao contato com o mundo espiritual, racionalizando esse acesso, mas, ao mesmo tempo, confiando na possibilidade de todas as pessoas construírem sua autonomia de julgamento e gestão de si mesmas.

O Espiritismo é democraticamente pedagógico porque vê em todas as criaturas a semente divina que lhes dá o direito e o dever de fazerem a si mesmas. Ao contrário dos sistemas religiosos até hoje vigentes, que criam uma submissão dependente de uma casta sacerdotal, de uma instituição, ou mesmo da rigidez da letra, o Espiritismo é uma filosofia livre uma religiosidade universal, uma construção cientifica de que qualquer pessoa pode se aproximar, independente de qualquer tutoria, de qualquer instituição. Pelo menos assim entendia Kardec, que recomendava a formação de grupos familiares para o estudo e para a prática mediúnica.

(continua amanhã)

CONFIE SEMPRE - Chico Xavier

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


01 de Fevereiro de 2010


"A mudança será: disciplina, fé, entrega, silêncio e Grande Amor. Mas sem Grande Amor nada fareis."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

QUEM é corajoso não foge da batalha da vida.

Todos têm nossas lutas, mas só quem sabe suportá-las pode ser classificado de herói, de Homem em toda a extensão do termo.

Saiba merecer o título de Homem, saiba ser herói, na desanime diante das dificuldades.

Enfrente a vida, tal qual se apresenta, com suas alegrias e cores, e jamais pense em fugir covardemente.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

UMA OBRA DE EDUCAÇÃO

Ler o livro inaugural da DOUTRINA ESPÍRITA com olhos pedagógicos nos faz entrever o quanto se trata de uma obra que rompe dos paradigmas, revoluciona a história e propõe um novo projeto para a humanidade.

A DOUTRINA ESPÍRITA posta por KARDEC, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas.

Por Dora Incontri

Segunda Parte


DEMOCRACIA PEDAGÓGICA

Como Hippolyte Léon Denizard Rivail, Kardec, o discípulo de Pestalozzi, foi militante ativo da democratização da educação na França. Na linha dos grandes educadores – que vem desde Comenius – Rivail lutava pela escola paras todos, pelo acesso popular ao conhecimento, tanto que escreveu textos a respeito e dava cursos gratuitos de Física, Química, Gramática e outras disciplinas, em sua própria casa.
Como Allan Kardec, Rivail trabalhou por uma democracia do conhecimento espiritual, com a qual rompia com a mais antiga e institucionalizada casta de todos os tempos – a do sacerdócio organizado -, entregando aos indivíduos e aos grupos livres, que poderiam se reunir apenas por afinidade, a gestão de seu contato com o mundo espiritual.

Vê-se que essa democratização se dá na própria constituição do Espiritismo. Numa sociedade de herança católica como a Francesa, onde a mulher estava alijada das manifestações espirituais (até hoje o sacerdócio católico é exclusivamente masculino) e onde crianças e adolescentes tinham pouco valor social (isto ainda é válido em nossa sociedade), O LIVRO DOS ESPÍRITOS foi captado por duas meninas adolescentes de 14 e 16 anos, as senhoritas Baudin. Uma das médiuns principais de Kardec foi Ermance Dufaux, que aos 14anos publicou seu famoso livro Joanna D’Arc por Ela Mesma.

(continua amanha)

AGRADECEMOS - Chico Xavier

domingo, 31 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

31 de Janeiro de 2010

"O homem deve universalizar-se e impessoalizar-se para manifestar sua realidade."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO repita apressadamente aquilo que ouve.

Informe-se primeiro da verdade.

Se for mentira, procure desmentir.

Se for verdade, mesmo assim não repita.

Se não puder chegar à evidência, cale.

A caridade consiste em saber calar os defeitos alheios, como você gosta que façam com os seus.

Seja prudente: o silêncio é de ouro, quando se cala o erro do próximo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

UMA OBRA DE EDUCAÇÃO

Ler o livro inaugural da DOUTRINA ESPÍRITA com olhos pedagógicos nos faz entrever o quanto se trata de uma obra que rompe dos paradigmas, revoluciona a história e propõe um novo projeto para a humanidade.

A DOUTRINA ESPÍRITA posta por KARDEC, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas.

Por Dora Incontri

Primeira Parte

Allan Kardec, como educador, faz necessariamente uma abordagem pedagógica do Espiritismo. Como ele entendia (de maneira bem vanguardista para sua época) a própria educação como ciência, a atitude pedagógica e científica. Examina a natureza do ser espiritual, debruça-se sobre os fenômenos em que esse ser se revela e se evidencia, mas daí tira indicações educacionais – que mostram a essência predominantemente pedagógica da existência humana.

Como também usa de instrumentais racionais e lógicos, sistematizando idéias e propondo princípios, faz igualmente filosofia, mas uma filosofia assistemática, muito didática, pois não está interessado em criar um sistema fechado e iniciático. Trata-se de uma filosofia aberta, em forma de diálogo com linguagem acessível.
A leitura pedagógica de O LIVRO DOS ESPÍRITOS pode ser feita em vários níveis.
a) Observando-se o método maiêutico que Kardec utiliza com os Espíritos, realizando um verdadeiro “parto de idéias”, que extrai a seiva da verdade do diálogo mediúnico, com o fórceps da critica racional.

b) Ressaltando-se as alusões diretas e freqüentes à educação, “como alavanca do progresso humano”, como necessidade absoluta para mudar a sociedade, como elemento indispensável da realização intelecto-moral, como “a arte de formar caracteres”, etc.

c) Vendo-se as sucessivas analogias que Kardec faz, usando imagens pedagógicas – como comparar o mundo a uma escola, a existência humana a uma série escolar, as provações da vida a provas didáticas, etc.

d) Compreendendo-se o Espiritismo inteiro como uma grande proposição pedagógica ao ser humano, pois se trata de uma doutrina que mostra as múltiplas vidas como um processo de aprendizagem permanente, rumo a perfeição.

(continua amanhã)

O PODER DA AMIZADE - Padre Fábio de Melo