sábado, 23 de maio de 2009

Pensamento do dia
23 de Maio de 2009


" A Graça revela-se aos que ingressam no estado de oração."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
NÃO se queixe de abandono.
Ninguém está abandonado pelo PAI.
Se notar que está só, que ninguém o procura, faça o inverso: procure você alguém que precise da sua ajuda.
Visite os lares pobres, as crianças necessitadas, os corações famintos de seu carinho.
Derrame seu coração afetuoso no seio daqueles que sofrem e jamais se sentirá abandonado.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

SEGUNDO DIÁLOGO - OCÉPTICO

Oitava Parte

Essa impotência dos adversários do Espiritismo prova, primeiro, como eu o disse, a ausência de boas razões, uma vez que aqueles que se lhe opõem não convencem; ela, porém, se prende a uma outra causa que frustra todas as suas combinações. Espantam-se com o seu progresso, malgrado tudo o que fazem para detê-lo; ninguém lhe encontra a causa, porque a procuram onde ela não está. Uns a vêem na força do diabo, que se mostraria assim mais forte que eles, e mesmo que DEUS, outros, no desenvolvimento da loucura humana. O erro de todos é crer que a fonte do Espiritismo é única, e que repousa sobre a opinião de um homem; daí a idéia de que arruinando a opinião desse homem, arruinarão o Espiritismo. Eles procuram essa fonte sobre a Terra, enquanto ela está no espaço; ela não está num lugar determinado, está por toda parte, porque os Espíritos se manifestam por toda parte, em todos os países, no palácio como na choupana. A verdadeira causa está, pois, na própria natureza do Espiritismo que não recebe seu impulso de uma pessoa só, mas que permite a cada um receber diretamente comunicações dos Espíritos e se assegurar assim da realidade dos fatos. Como persuadir a milhões de indivíduos que tudo isso não é senão malabarismo, destreza, quando são eles mesmo que obtêm esses resultados sem o concurso de ninguém? Se lhes fará crer que são seus próprios companheiros que fazem charlatanismo e escamoteação só para eles?
Essa universalidade das manifestações dos Espíritos que vêm a todos os pontos do globo, vem dar um desmentido aos detratores e confirmar os princípios da Doutrina; é uma força que não pode ser compreendida por aqueles que não conhecem o mundo invisível, da mesma forma que aqueles que não conhecem a lei da eletricidade não podem compreender a rapidez da transmissão de um telegrama. É contra essa força que vêm se quebrar todas as negações, porque é como se dissesses às pessoas que recebem os raios do sol, que o sol não existe.
Abstração feita das qualidades da Doutrina, que satisfaz mais do que aquelas que se lhe opõem, ai está a causa dos fracassos daqueles que tentam deter-lhe a marcha. Para terem sucesso seria preciso que encontrassem um meio de impedir os Espíritos de se manifestarem. Eis porque os espíritas tomam tão pouco cuidado com as suas manobras; eles têm a experiência e a autoridade dos fatos.

(continua amanhã)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pensamento do dia
22 de Maio de 2009


"Na oração, a Graça a tudo nos responde."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
NÃO pretenda que todos pensem como você.
Cada pessoa está num grau diferente de evolução, num degrau diverso da grande subida.
Ninguém possui a verdade total, porque a Verdade Absoluta e total é DEUS, o Infinito.
Nenhum ser finito pode conter o Infinito.
Busque a Verdade para si mesmo, mas não obrigue ninguém apensar como você, tanto quanto não gosta que os outros lhe controlem o pensamento.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPITULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPIRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

Sétima Parte

IMPOTÊNCIA DOS DETRATORES

VISITANTE - Eu concordo que entre os detratores do Espiritismo há pessoas inconseqüentes, como esta de que acabeis de falar, mas, ao lado destas, não há homens de um valor real e cuja opinião é de um certo peso?

A.K. – Eu não o contesto de modo algum. A isso respondo que o Espiritismo conta também em suas fileiras com um bom número de homens de um valor não menos real. Eu digo mais: que a imensa maioria dos espíritas se compõe de homens inteligentes e estudiosos. Só a má fé pode dizer que eles são recrutados entre os incautos e os ignorantes.

Um fato peremptório, aliás, a esta objeção: é que malgrado seu saber ou sua posição oficial, ninguém conseguiu deter a marcha do Espiritismo. Todavia, não há entre eles um só, desde o mais medíocre folhetinista, que não esteja se vangloriando de lhe vibrar o golpe mortal. Todos sem exceção ajudaram, sem o querer, vulgarizá-lo Uma idéia que resiste a tantos esforços, que avança sem tropeço através da fúria dos golpes que lhe dão não prova sua força e a profundidade de suas raízes? Esse fenômeno não merece atenção dos pensadores sérios? Outros também se dizem hoje que ele deve ser alguma coisa, que pode ser um desses grandes e irresistíveis movimentos, que, de tempos em tempos, comovem as sociedades para transformá-las.
Assim o foi sempre com todas as idéias novas chamadas a revolucionarem o mundo. Elas encontram obstáculos, porque tem que lutar contra os interesses, os preconceitos, os abusos que elas vêm derrubar. Mas como estão nos desígnios de DEUS, para cumprir a lei do progresso da Humanidade, quando a hora é chegada, nada saberia detê-las. É a prova de que elas são a expressão da verdade.

(continua amanhã)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Pensamento do dia
21 de Maio de 2009


"A oração ensina-nos a deixar-nos conduzir pela essência divina de nós mesmos."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
PROCURE viver com equilíbrio, mesmo dentro da agitação da vida diária.
Não se deixe levar pela onda desordenada que envolve a todos.
Pode trabalhar muito, ter atividades grandes, mas nunca deixe de fazer tudo a tempo e a hora, equilibradamente.
Reserve uma hora para sua leitura, para sua meditação, para sua higiene mental, a fim de manter-se constantemente em equilíbrio.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

Sexta Parte

Só a malevolência e uma notável má fé puderam assemelhar o Espiritismo à magia e à feitiçaria, uma vez que ela repudia o objetivo, as práticas, fórmulas e as palavras místicas. Há mesmo os que não temem comparar as reuniões espíritas às assembléias do sabbat, onde se espera a hora fatal de meia-noite para fazer aparecerem os fantasmas.

Um espírita, meu amigo, encontrava-se um dia em uma representação de Macbeth, ao lado de um jornalista que não conhecia. Quando chegou a cena das feiticeiras, ele ouviu este último dizer ao seu vizinho: Olha! Vamos assistir a uma sessão de Espiritismo. É justamente isso o que preciso para meu próximo artigo. Eu vou saber como as coisas se passam. Se houvesse aqui um desses loucos eu lhe perguntaria se ele se reconhece nesse quadro. – “Eu sou um desses loucos, disse-lhe o espírita, e posso vos certificar que não me reconheço inteiramente, porque embora já tenha assistido a centenas de reuniões espíritas, jamais vi nelas algo semelhante. Se é aqui aonde vindes haurir informações para vosso artigo, ele não se distinguirá pela verdade.”

Muitos críticos não têm base mais séria. Sobre quem cai o ridículo senão sobre aqueles que se adiantam estouvadamente? Quanto ao Espiritismo, seu crédito, longe de sofrer com isso, tem aumentado pela ressonância que todas essas manobras lhe deram, chamando a atenção de uma multidão de pessoas que dele não haviam ouvido falar, provocando seu exame e aumentando o número de adeptos, porque se reconheceu que ao invés de uma brincadeira, ele era uma coisa séria.

(continua amanhã)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pensamento do dia
20 de Maio de 2009


"A oração ensina-nos a ser simples e a curar ilusões."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
NOSSA mente é um aparelho de rádio, que transmite nossos pensamentos e recebe os alheios.
Mas só receberemos os pensamentos que quisermos.
Depende de nós fixamos nossa mente numa faixa elevada de vibrações de bondade e amor, para que só sejamos atingidos por pensamentos idênticos.
Desta maneira, nenhum pensamento de maldade e de enfermidade nos poderá atingir.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

Quinta Parte

FENÔMENOS ESPÍRITAS SIMULADOS

VISITANTE – Não se provou que fora do Espiritismo poder-se-ia produzir esses mesmos fenômenos? Pode-se concluir daí, que eles não têm a origem que lhe atribuem os espíritos.

A.K. – Do fato de se poder imitar uma coisa, não se segue que ela não existe. Que diríeis da lógica daquele que pretendesse que, porque se faz vinho da Champagne com água de Seltz, todo vinho de Champagne não é senão de água de Seltz? É privilégio de todas as coisas que têm ressonância, produzir falsificações. Os prestidigitadores pensaram que o nome do Espiritismo, devido à sua popularidade e as controvérsias das quais era objeto, poderia ser bom para explorar, e, para atrair a multidão, simularam mais ou menos grosseiramente, alguns fenômenos mediúnicos, como recentemente simularam a clarividência sonambúlica, e todos os escarnecedores aplaudindo, exclamaram: eis o que é o Espiritismo! Quando a engenhosa produção dos espectros apareceu em cena, não proclamaram por toda parte que era seu golpe de misericórdia? Antes de pronunciarem uma sentença tão positiva, deveriam refletir que as assertivas de um escamoteador não são palavras do Evangelho, e se assegurarem de que haveria identidade real entre a imitação e a coisa imitada. Ninguém compra um brilhante sem antes se assegurar de que não é uma imitação. Um estudo não muito sério os teria convencido de que os fenômenos espíritas se apresentam em outras condições e teriam sabido, além disso, que os espíritas não se ocupam nem em fazer aparecer espectros, nem em adivinhações.

(continua amanhã)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pensamento do dia
19 de Maio de 2009


"A oração ensina-nos a transcender o mais obstinado egoísmo."

Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA
ESTAMOS vivendo no século da luz: não se deixe arrastar por ilusões, embora bem intencionadas!
Raciocine imparcialmente, e nada aceite sem entender.
Se não compreende alguma coisa, não a rejeite.
Procure aprofundá-la pelo estudo.
Não se conforme com a pior das escravidões, que é a escravidão mental.
Nascemos para ser livres, e só o seremos quando raciocinarmos livremente.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

Quarta Parte

DISSIDÊNCIAS

Visitante – Essa diversidade na crença do que chamais uma ciência, me parece será sua condenação. Se essa ciência repousasse sobre fatos positivos, não deveria ser a mesma na América como na Europa?

A.K – A isso eu responderei primeiro que essa diferença está mais na forma que no fundo. Ela não consiste na realidade, senão na maneira de encarar alguns pontos da doutrina, mas não constitui um antagonismo radical nos princípios, como afetam em dizer nossos adversários, sem haverem estudo a questão.

Mas, dizei-me qual é a diferença que, em seu inicio, não suscitou dissidências até que seus princípios estivessem claramente estabelecidos? Não existem dissidências, ainda hoje, nas ciências melhor constituídas? Todos os sábios estão de acordo sobre o mesmo princípio? Não têm eles seus sistemas particulares? As sessões do Instituto apresentam sempre o quadro de um entendimento perfeito e cordial? Em medicina não há a Escola de Paris e a de Montpellier? Cada descoberta, em uma ciência, não é ocasião de uma cisma entre os que querem avançar e os que querem manter-se atrás?

No que concerne ao Espiritismo, não é natural que, na aparição dos primeiros fenômenos, quando se ignoravam as leis que os regiam, cada um tenha dado seu sistema particular e os examinados à sua maneira? Em que se tornaram todos esses sistemas primitivos isolados? Eles ruíram diante de uma observação mais completa dos fatos. Alguns anos bastaram para estabelecer a unidade grandiosa que prevalece hoje na doutrina e que reúne a imensa maioria dos adeptos, salvo algumas individualidades que aqui como em todas as coisas, se agarram às idéias primitivas e morrem com elas. Qual a ciência, qual a doutrina filosófica ou religiosa que oferece semelhante exemplo? O Espiritismo jamais apresentou a centésima parte das divisões que afligiram a Igreja durante vários séculos, e que a dividem ainda hoje.

É verdadeiramente curioso ver as puerilidades às quais se fixam os adversários do Espiritismo; isso não indica a falta de razões sérias? Se as tivessem, eles não deixariam de apresentá-las. Que lhe opõem? Zombarias, negações, calúnias, mas, argumentos peremptórios, nenhum. A prova de que não encontraram um lado vulnerável é que nada detém sua marcha ascendente, e que depois de dez anos ele conta mais adeptos do que jamais o contou alguma seita depois de um século. Esse é um fato tirado da experiência e reconhecido pelos próprios adversários. Para arruiná-lo, não basta dizer: Isto não existe, isto é um absurdo. Precisar-se-ia provar categoricamente que os fenômenos não existem e não podem existir. E é isso que ninguém fez.
(Continua amanhã)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pensamento do dia
18 de Maio de 2009


"A oração ensina-nos o caminho de volta à Morada Celeste."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
SE você ainda é estudante, aproveite o tempo ao máximo.
Pense nos esforços de seus pais, em mantê-lo no colégio.
Se você não estudar, está malbaratando o dinheiro de seus pais.
Aproveite o período escolar para aprender, e não apenas para passar de ano.
Forme uma base de conhecimentos sólidos, que lhe garantam a vitória na vida.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

Terceira Parte

Essas palavras não são, aliás, mais bárbaras que todas aquelas que as ciências, as artes e a indústria criam cada dia. Elas não o são, seguramente, mais que as que Gail imaginou para sua nomenclatura das faculdades, tais como: secrétivité, amativité, combativité, alimentivité, affectionivité, etc. Há pessoas que, por espírito de contradição, criticam tudo que não provém delas e desejam aparentar oposição; aqueles que levantam tão miseráveis contestações capciosas, não provam senão uma coisa: a pequenez de suas idéias. Prender-se a semelhantes bagatelas é provar que se tem pouco de suas razões.

Espiritualismo, espiritualista, são as palavras inglesas empregadas nos Estados Unidos desde o inicio das manifestações: delas se serviu, primeiro, por algum tempo, na França. Mas, desde que apareceram as palavras espíritas e Espiritismo, compreendeu-se tão bem a sua utilidade, que foram imediatamente aceitas pelo público. Hoje o uso delas é de tal modo consagrado, que os próprios adversários, os que primeiro as apregoaram de barbarismo, não empregam outras. Os sermões e as pastorais que fulminam contra o Espiritismo e os espíritas, na poderiam, sem confundir as idéias, lançar anátema sobre o Espiritualismo e os espiritualistas.
Bárbaras ou não, essas palavras doravante passaram para a linguagem popular e em todas as línguas da Europa. Só elas são empregadas em todas as publicações, pró ou contra, feitas em todos os países. Elas formaram o sustentáculo da nomenclatura da nova ciência; para exprimir os fenômenos especiais dessa ciência, foram precisos termos especiais. O Espiritismo tem, de hoje em diante, sua nomenclatura, como a química tem a sua.

As palavras Espiritualismo e espiritualista, aplicadas às manifestações dos Espíritos, não são mais empregadas hoje, senão pelos adeptos da escola dita americana.

(continua amanhã)

domingo, 17 de maio de 2009

Pensamento do dia
17 de Maio de 2009


"O estado de oração se alcança com fé, persistência, concentração no mundo interior, obediência e amor dedicado."

Anônimo
MINUTO DE SABEDORIA
“FAÇA aos outros o que gosta que os outros façam a você”
O grande filósofo que proferiu este ensinamento, JESUS, sabia o que estava dizendo.
Se desprezar, será desprezado.
Se criticar, será criticado.
Mas se distribuir bondade, compreensão e amor, receberá em troca amor, compreensão e bondade.
Cada um recebe de acordo com o que dá.
Faça aos outros o que quer que façam a você.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPITULO PRIMEIRO

PEQUENA CONFERÊNCIA ESPÍRITA

SEGUNDO DIÁLOGO – O CÉPTICO

Segunda Parte

ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO

Eu vos perguntaria, primeiro, que necessidade haveria de criar as palavras novas de espírita, Espiritismo para substituir as de Espiritualismo, espiritualista, que estão na linguagem popular e compreendidas por todo o mundo? Já ouvi alguém tratar essas palavras de barbarismos.

A.K. – A palavra espiritualista, desde muito tempo, em uma significação bem definida; é a Academia que no-la dá: ESPIRITUALISTA é aquele ou aquela cuja doutrina é oposta ao materialismo. Todas as religiões, necessariamente, estão baseadas no Espiritualismo. Quem crê haver em nós outra coisa além da matéria, é espiritualista, o que não implica na crença nos Espíritos e nas suas manifestações. Como vós o distinguiríeis daquele que o crê? Precisar-se-ia, pois, empregar uma perífrase e dizer: é um espiritualista que crê, ou não crê, nos Espíritos. Para as coisas novas, é preciso palavras novas, se se quer evitar equívocos. Se eu tivesse dado à minha REVISTA a qualificação de Espiritualista, não lhe teria de modo algum, especificado o objeto, porque, sem faltar ao meu título, poderia não dizer uma palavra sobre os Espíritos e mesmo combatê-los. Eu li, há algum tempo em um Jornal, a propósito de uma obra filosófica, um artigo onde se dizia que o autor o havia escrito sob o ponto de vista espiritualista. Ora, os partidários dos Espíritos ficariam singularmente desapontados se, na confiança dessa indicação, tivessem acreditado nela encontrar a menor concordância com suas idéias. Portanto, se adotei as palavras Espíritas e Espiritualismo, é porque elas exprimem, sem equivoco, as idéias relativas aos Espíritos. Todo espírita é, necessariamente, espiritualista, sem que todos os espiritualistas sejam espíritas. Fossem os Espíritos uma quimera e seria ainda útil existirem termos especiais para aquilo que lhes concerne, porque são necessárias palavras para as idéias falsas como pra as idéias verdadeiras.

(continua amanhã)