sábado, 12 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sábado, 12 de Fevereiro de 2011

"A ignorância só é dissipada verdadeiramente com o sentir da vida cósmica interior."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Seja sempre nobre em sua expressão de trabalho, se quiser atrair para si a nobreza dos companheiros de luta.

Demonstre sempre, inicialmente, a sua própria nobreza para que os outros se mirem no seu exemplo e o imitem.

Seja bem educado, antes de exigir que os outros o sejam.

A força do exemplo é a mais convincente e eficaz que existe no mundo.

Vale mais um exemplo que milhares de palavras.

Dê você, em primeiro lugar, o bom exemplo em sua conduta.



O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS


DURAÇÃO DAS PENAS FUTURAS

Trecentésima Qüinquagésima Primeira Parte.

Interessai-os, por todos os que estão em vosso poder, em combater, em destruir a idéia da eternidade das penas, pensamento blasfematório, contrario à justiça e à bondade de DEUS, a mais fecunda fonte da incredulidade, do materialismo e a indiferença que invadiu as massas depois que sua inteligência começou as se desenvolver. O Espírito, em vias de se esclarecer, não fora senão mesmo desbastado, dela cedo compreendeu a monstruosa injustiça; sua razão a repele e, então, lhe falta raramente confundir num mesmo ostracismo a pena que o revolta e o DEUS ao qual a atribui; daí os males inumeráveis que se precipitaram sobre vós e aos quais viemos vos trazer remédio. A tarefa que vos assinalamos vos será tão mais fácil quanto as autoridades sobre as quais se apóiam os defensores dessa crença têm todas evitado de se pronunciarem formalmente; nem os concílios, nem os Pais da igreja decidiram essa grave questão; Se, segundo os próprios Evangelistas, e tomando ao pé da letra as palavras emblemáticas do CRISTO, ele ameaçou os culpados com um fogo que não se apaga, com um fogo eterno, não há absolutamente coisa alguma nessas palavras que prove tê-los condenado eternamente.

Pobres ovelhas desgarradas sabei pressentir, junto a vós, o bom Pastor que, longe de vos querer banir para sempre de sua presença, vem ele mesmo ao vosso reencontro para vos reconduzir ao aprisco. Filhos pródigos abandonai vosso exílio voluntário; voltai vossos passos para a morada paterna: o Pai vos estende os braços e mantém-se sempre pronto para festejar vosso retorno à família.

LAMMENAIS

CONTINUA AMANHÃ

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 7 PARTE

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 11 de Fevereiro de 2011

"Não vos esqueçais de colocar em cada ato de serviço essa partícula divina chamada Amor."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Mantenha sua mente limpa de qualquer pensamento menos digno.

Só assim conservará a serenidade e a paz, como base da felicidade que chegará a você.

O corpo é o reflexo da mente.

E a mente é o reflexo de nossa alma, que é nosso verdadeiro eu.

Pense coisas nobres e elevadas, e seu corpo manterá inalterável a saúde, trazendo-lhe a felicidade que tanto almeja.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

DURAÇÃO DAS PENAS FUTURAS

Trecentésima Qüinquagésima Parte.

1007 – HÁ ESPÍRITOS QUE JAMAIS SE ARREPENDEM?

- Há Espíritos nos quais o arrependimento é muito tardio; mas pretender que eles não se melhorem jamais seria negar a Lei do progresso e dizer que a criança não pode tornar-se adulta.


1008 – A DURAÇÃO DAS PENAS DEPENDE SEMPRE DA VONTADE DO ESPÍRITO. E NÃO HÁ AS QUE LHE SÃO IMPOSTAS POR UM TEMPO DADO?

- Sim, as penas podem ser-lhe impostas por um tempo, mas DEUS, que não quer senão o bem de suas criaturas, acolhe sempre o arrependimento, e o desejo de melhorar-se não é jamais estéril.

1009 – SEGUNDO ESSE ENTENDIMENTO, AS PENAS IMPOSTAS NÃO O SERIAM JAMAIS PELA ETERNIDADE?

- Interrogai vosso bom senso, vossa razão, perguntai-vos se uma condenação perpetua, por alguns momentos de erro, não seria a negação da bondade de DEUS? Que é, com efeito, a duração da vida, fosse ela de cem anos, em relação à eternidade? Eternidade! Compreendeis bem essa palavra? Sofrimentos, torturas sem fim, sem esperança, por algumas faltas! Vosso julgamento não rejeita semelhante pensamento? Que os amigos tenham visto no senhor do Universo um DEUS terrível, ciumento e vingativo, isso se concebe; na sua ignorância, emprestaram à divindade as paixões dos homens. Mas está aí o DEUS dos cristãos que coloca o amor, a caridade, a misericórdia, o esquecimento das ofensas no lugar das primeiras virtudes; poderia ele próprio falas às qualidades das quais faz um dever? Não há contradição em atribuir-lhe a bondade infinita e a vingança infinita? Dizeis que antes de tudo ele é justo, e que o homem não compreende sua justiça, mas a justiça não exclui a bondade, e ele não seria bom se consagrasse penas horríveis, perpétuas, à maior parte de suas criaturas. Poderia fazer a seus filhos uma obrigação da justiça, se não lhes tivesse dado os meios de compreendê-la? Aliás, não é o sublime da justiça, unidade à bondade, fazer depender a duração das penas dos esforços do culpado para se melhorar? Aí está a verdade desta palavra: “A cada um segundo suas obras”.
SANTO AGOSTINHO

CONTINUA AMANHÃ

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 6 PARTE

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MOMENTOS DE REFLEXÃO

MAL DO SÉCULO

Ouve-se, por vezes, a afirmativa de que a mediunidade é, hoje, a doença do século. E aponta-se como causa da loucura, do desequilíbrio mental, o seu exercício.

Ora, a mediunidade é uma faculdade psicofísica, que é normal em quase todas as criaturas. O eminente professor Charles Richet a denominou sexto sentido. Portanto, não é algo novo.


A mediunidade esteve presente em Francisco de Assis, que se extasiava ante o espetáculo da natureza e compunha poemas delicados, extravasando o que sua alma percebia da Espiritualidade Superior.


Igualmente nos êxtases de Teresa d’Ávila ou nos colóquios de Rita de Cássia, que chegou a reproduzir em seu corpo as chagas do Cristo.


A mediunidade, hoje tão conhecida e pouco compreendida, se encontra descrita na Primeira Epístola aos Coríntios, pelo Apóstolo Paulo, quando fala dos dons e dos carismas.


Uns vêem, outros ouvem, outros falam, outros profetizam, outros curam.


Os dons e os carismas apresentados por Paulo de Tarso são a mediunidade.


Por ser apanágio dos homens, a possuem bons e maus. Assim a possuía também Adolf Hitler, que chegou a exercê¬-la em Berlim, no período de 1914 a 1918, no grupo Tullis.


Ele acreditava ser a chibata com a qual Deus puniria a Humanidade.


Como se percebe, a mediunidade em si não é boa nem má. O seu uso depende das condições morais e intelectuais do seu portador.


Desta forma, é oportuno corrigir a afirmativa inicial, dizendo que o mal do século é a obsessão e não a mediunidade.


A obsessão é a influência exercida por um espírito mau sobre o ser encarnado.


Esse mal sim, hoje dizima milhões de criaturas, com desequilíbrios da personalidade e da própria vida mental.


A terapêutica é a educação da mediunidade. A direção moral que o homem lhe dá, elevando-se na ordem psíquica, moral e emocional, passando a sintonizar com os espíritos elevados.


Desses, só receberá sensações agradáveis, bem¬-estar e realizações no bem.


Cabe-nos estudar um pouco mais a mediunidade a fim de melhor compreender essa faculdade que Deus nos empresta para que possamos evoluir.


Você sabia?


...que Cyrano de Bergerac, no século 18, descreveu em sua obra "Viagem à lua", um foguete de vários corpos e etapas que se queimavam sucessivamente, até situar a cápsula tripulada em órbita?


E que ele também descreveu, na sua obra, o rádio e o gravador?


E você sabia que Von Braun, o idealizador dos foguetes norte-americanos afirmava que, durante seus anos de juventude em Berlim, via a Cyrano?


Dois exemplos de mediunidade: premonição e vidência de duas personalidades da área literária e científica.

PENSAMENTO DO DIA


Quinta feira, 10 de Fevereiro de 2011


"A luz filtra-se por todos os cantos do Universo, e podeis invocá-la."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

DEUS está em toda a parte ao mesmo tempo e, portanto, está também dentro de você, em redor de você, vendo o que você faz, sabendo até o que você pensa.

Se você sofre é porque a dor lhe trará benefícios futuros, e não por “vontade” de DEUS.

Você deixa seu filho sofrer na cadeira do dentista, porque este beneficia seu filho, mesmo fazendo que ele sofra.

DEUS age também assim conosco.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES


CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

DURAÇÃO DAS PENAS FUTURAS

Trecentésima Quadragésima Nona Parte.

1003 – A DURAÇÃO DOS SOFRIMENTOS DO CULPADO, NA VIDA FUTURA, É ARBITRADA OU SUBORDINADA A ALGUMA LEI?

- DEUS não age jamais por capricho, e tudo, no Universo, está regido por Leis que revelam a sua sabedoria e a sua bondade.

1004 – SOBRE O QUE ESTÁ BASEADA A DURAÇÃO DOS SOFRIMENTOS DO CULPADO?

- Sobre o tempo necessário ao seu aperfeiçoamento. O estado de sofrimento e de felicidade, sendo proporcional ao grau de depuração do Espírito, a duração e a natureza dos seus sofrimentos dependem do tempo que ele emprega para se melhorar. A medida que ele progride e que os seus sentimentos se depuram, seus sofrimentos diminuem e mudam de natureza.

1005 – PARA O ESPÍRITO SOFREDOR, O TEMPO PARECE TÃO LONGO, OU MENOS LONGO, COMO SE ESTIVESSE VIVO?

- Parece-lhe ainda mais longo; o sono não existe para ele. Não é senão para os Espíritos que atingiram um certo grau de depuração que o tempo se eclipsa, por assim dizer, diante do infinito.

1006 – A DURAÇÃO DOS SOFRIMENTOS DO ESPÍRITO PODE SER ETERNA?

- Sem dúvida, se for eternamente mau, quer dizer, se não deva jamais se arrepender nem se melhorar, ele sofrerá eternamente. Mas DEUS não criou seres para que sejam perpetuamente devotados ao mal. Ele não os criou senão simples e ignorantes, e todos devem progredir num tempo mais ou menos longo, segundo sua vontade. A vontade pode ser mais ou menos tardia, como há crianças mais ou menos precoces, contudo, ela vem, cedo ou tarde, pela irresistível necessidade que o Espírito experimenta de sair da sua inferioridade e ser feliz. A Lei que rege a duração das penas é, pois, eminentemente sábia e benevolente, visto que subordina essa duração aos esforços do Espírito; ela não lhe tira jamais seu livre-arbítrio: se dela faz mau uso, suporta-lhe as conseqüências.

SÃO LUIZ

CONTINUA AMANHA

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 5 PARTE

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 09 de Fevereiro de 2011

"Quando a percepção de um fato interno atinge o seu grau superior, é que uma realidade mais ampla vem ao encontro do ser."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não se deixe derrotar em situação alguma.

A derrota depende de nós, tanto quanto a vitória.

Entretanto, a pior derrota é a de quem desanima.

Perder, nem sempre é ser derrotado.

Mas o desanimo estraga totalmente a vida.

Não desanime jamais.

Siga a frente, corajosamente, porque a vitória sorri somente àqueles que não param no meio da estrada.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO QUARTO


ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

EXPIAÇÃO E ARREPENDIMENTO

Trecentésima Quadragésima Oitava Parte.

998 – A EXPIAÇÃO SE CUMPRE NO ESTADO CORPORAL OU NO ESTADO DE ESPÍRITO?

- A expiação se cumpre durante a existência corporal pelas provas às quais o Espírito está submetido, e na vida espiritual, pelos sofrimentos morais ligados ao estado de inferioridade do Espírito.

999 – O ARREPEDIMENTO SINCERO DURANTE A VIDA BASTA PARA APAGAR AS FALTAS E FAZER ENCONTRAR GRAÇA DIANTE DE DEUS?

- O arrependimento ajuda o progresso do Espírito, mas o passado deve ser expiado.

- SE, DE ACORDO COM ISSO, UM CRIMINOSO DISSESSE QUE, VISTO DEVER, EM TODO CASO, EXPIAR SEU PASSADO, NÃO TEM A NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO, EM QUE RESULTARIA ISSO PARA ELE?

- Se ele se endurece no pensamento do mal, sua expiação será mais longa e mais penosa.

1000 – PODEMOS NÓS, DESDE ESTA VIDA, RESGASTAR NOSSAS FALTAS?

- Sim, reparando-as. Mas não creias resgatá-las por algumas privações pueris ou doando depois de vossa morte, quando não tereis mais necessidade de alguma coisa. DEUS não tem em nenhuma conta um arrependimento estéril, sempre fácil, e que não custa senão a pena de se bater no peito. A perda de um pequeno dedo trabalhando, apaga mais faltas que o suplicio da carne sofredora durante anos, sem outro objetivo que o bem de si mesmo.

- O mal não é reparado senão pelo bem, e a reparação não tem nenhum mérito, se não atinge o homem no seu orgulho ou nos seus interesses materiais.

- De que lhe serve para sua justificação, restituir depois da morte o bem mal adquirido, agora que se lhe torna inútil e que deles já se aproveitou?

- De que lhe serve a privação de alguns prazeres fúteis e de algumas superfluidades, se o mal que ele fez a outro continue o mesmo?

- De que lhe serve, enfim, se humilhar diante DEUS, se conserva seu orgulho diante dos homens?

1001 – NÃO HÁ NENHUM MÉRITO EM ASSEGURAR, DEPOIS DA MORTE, UM EMPREGO ÚTIL DOS BENS QUE POSSUIMOS?

- Nenhum mérito não é o termo; isso vale sempre mais que nada. Mas o mal é que aquele que não dá senão depois da morte, freqüentemente, é mais egoísta que generoso. Quer ter a honra do bem, sem ter-lhe o trabalho. Aquele que se priva, na sua vida, tem duplo proveito; o mérito do sacrifício e o prazer de ver os felizes que fez. Mas o egoísmo lá está e diz-lhe: O que dás suprimes dos teus gozos. E como o egoísmo fala mais alto que o desinteresse e a caridade, ele guarda, sob pretexto de suas necessidades e das necessidades da sua posição. Ah! Lamentai aquele que não conhece o prazer de dar; este é verdadeiramente deserdado de uma das mais puras e mais suaves alegrias. DEUS, submetendo-o à prova da fortuna; tão difícil e tão perigosa para seu futuro, quis lhe dar por compensação a felicidade da generosidade da qual ele pode gozar desde este mundo.

1002 – O QUE DEVE FAZER AQUELE QUE, NO ÚLTIMO MOMENTO DA VIDA, RECONHECE SUAS FALTAS, MAS NÃO TEM TEMPO DE REPARÁ-LAS? ARREPENDER-SE BASTA, NESTE CASO?

- O arrependimento apressa sua reabilitação, mas não o absorve. Não há diante dele o futuro que jamais se fecha?

CONTINUA AMANHÃ

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - PARTE 4

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

MOMENTOS DE REFLEXÃO

QUANDO DEUS CRIOU AS MÃES

Diz uma lenda que o dia em que o bom Deus criou as mães, um mensageiro se acercou Dele e Lhe perguntou o porquê de tanto zelo com aquela criação.

Em quê, afinal de contas, ela era tão especial?


O bondoso e paciente Pai de todos nós lhe explicou que aquela mulher teria o papel de mãe, pelo que merecia especial cuidado.


Ela deveria ter um beijo que tivesse o dom de curar qualquer coisa, desde leves machucados até namoro terminado.


Deveria ser dotada de mãos hábeis e ligeiras que agissem depressa preparando o lanche do filho, enquanto mexesse nas panelas para que o almoço não queimasse.


Que tivesse noções básicas de enfermagem e fosse catedrática em medicina da alma. Que aplicasse curativos nos ferimentos do corpo e colocasse bálsamo nas chagas da alma ferida e magoada.


Mãos que soubessem acarinhar, mas que fossem firmes para transmitir segurança ao filho de passos vacilantes. Mãos que soubessem transformar um pedaço de tecido, quase insignificante, numa roupa especial para a festinha da escola.


Por ser mãe deveria ser dotada de muitos pares de olhos. Um par para ver através de portas fechadas, para aqueles momentos em que se perguntasse o que é que as crianças estão tramando no quarto fechado.


Outro para ver o que não deveria, mas precisa saber e, naturalmente, olhos normais para fitar com doçura uma criança em apuros e lhe dizer: Eu te compreendo. Não tenhas medo. Eu te amo, mesmo sem dizer nenhuma palavra.


O modelo de mãe deveria ser dotado ainda da capacidade de convencer uma criança de nove anos a tomar banho, uma de cinco a escovar os dentes e dormir, quando está na hora.


Um modelo delicado, com certeza, mas resistente, capaz de resistir ao vendaval da adversidade e proteger os filhos.


De superar a própria enfermidade em benefício dos seus amados e de alimentar uma família com o pão do amor.


Uma mulher com capacidade de pensar e fazer acordos com as mais diversas faixas de idade.


Uma mulher com capacidade de derramar lágrimas de saudade e de dor mas, ainda assim, insistir para que o filho parta em busca do que lhe constitua a felicidade ou signifique seu progresso maior.


Uma mulher com lágrimas especiais para os dias da alegria e os da tristeza, para as horas de desapontamento e de solidão.


Uma mulher de lábios ternos, que soubesse cantar canções de ninar para os bebês e tivesse sempre as palavras certas para o filho arrependido pelas tolices feitas.


Lábios que soubessem falar de Deus, do Universo e do amor. Que cantassem poemas de exaltação à beleza da paisagem e aos encantos da vida.


Uma mulher. Uma mãe.


* * *


Ser mãe é missão de graves responsabilidades e de subida honra. É gozar do privilégio de receber nos braços Espíritos do Senhor e conduzi-los ao bem.


Enquanto haja mães na Terra, Deus estará abençoando o homem com a oportunidade de alcançar a meta da perfeição que lhe cabe, porque a mãe é a mão que conduz, o anjo que vela, a mulher que ora, na esperança de que os seus filhos alcancem felicidade e paz.

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 08 de Fevereiro de 2011

"A essência do despertar é colaborar com o processo de redenção do planeta."

Trigueirinho

EVANGELHO SEGUNDO ESPIRITISMO - PARTE 3

MINUTO DE SABEDORIA

O pensamento e a palavra têm poder curador.

O corpo é o veículo através do qual se manifestam, no plano terrestre, o Espírito e a Alma, da qual o corpo é apenas o reflexo materializado.

Por isso, espalha aquilo que pensamos, na saúde e na enfermidade, porque recebemos de acordo com os nossos pensamentos, e somos quilo que pensamos.

Pense sempre certo para ter saúde perfeita.

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO QUARTO


ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES


CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

EXPIAÇÃO E ARREPENDIMENTO

Trecentésima Quadragésima Sétima Parte.

995 – HÁ ESPÍRITOS QUE, SEM SEREM MAUS, SEJAM INDIFERENTES À SUA SORTE?

- Há Espíritos que não se ocupam com coisa alguma útil; estão na expectativa. Mas sofrem, nesse caso, proporcionalmente, e como devem ter seu progresso em tudo, esse progresso se manifesta pela dor.

- NÃO TÊM ELES O DESEJO DE ABREVIAR SEUS SOFRIMENTOS?

- Sem dúvida o têm, mas não dispõem de bastante energia para querer o que poderia aliviá-los. Quantas pessoas tendes entre vós, que preferem morrer na miséria a trabalhar?

996 – UMA VEZ QUE OS ESPÍRITOS VÊEM O MAL QUE RESULTA PARA ELES DE SUAS IMPERFEIÇÕES, COMO SE DÁ QUE HAJA OS QUE AGRAVAM SUA POSIÇÃO E PROLONGAM SEU ESTADO DE INFERIORIDAEDE, FAZENDO O MAL, COMO ESPÍRITOS, DESVIANDO OS HOMENS DO BOM CAMINHO?

- São aqueles cujo arrependimento é tardio, que agem assim. O Espírito que se arrepende pode, em seguida, deixar-se arrastar de novo no caminho do mal por outros Espíritos ainda mais atrasados.

997 – VÊEM-SE ESPÍRITOS DE UMA INFERIORIDADE NOTÓRIA, ACESSIVEIS AOS BONS SENTIMENTOS E TOCADOS PELAS PRECES QUE SE FAZEM POR ELES. COMO SE DÁ QUE OUTROS ESPÍRITOS, QUE SE DEVERIA CRER MAIS ESCLARECIDOS, MOSTREM UM ENDURECIMENTO E UM CINISMO DOS QUAIS COISA ALGUMA PODE TRIUNFAR?

- A prece não tem efeito senão em favor do Espírito que se arrepende. Aquele que possuído pelo orgulho, se revolta contra DEUS e persiste no seu descaminho, exagerando-o ainda, como fazem os Espíritos infelizes, sobre eles a prece não pode fazer alguma coisa, senão no dia em que uma luz de arrependimento se manifeste neles.

(Não se deve perder de vista que o Espírito, depois da morte do corpo, não se transforma subitamente; se sua vida foi repreensível, é porque ele era imperfeito. Ora, a morte não o torna perfeito; ele pode persistir em seus erros, em suas falsas opiniões, em seus preconceitos, até que seja esclarecido pelo estudo, pela reflexão e pelo sofrimento.)

CONTINUA AMANHÃ

O LIVRO DOS ESPIRITOS

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 07 de fevereiro de 2011.

Se a sombra dos dias tristes perturbar a subida, volte seu pensamento para DEUS, que está dentro de cada um de nós.

Autor desconhecido

MINUTO DE SABEDORIA

Se está desempregado, não se desespere, não amaldiçoe a sorte.

Enfrente as dificuldades corajosamente.

Não pense em abandonar a vida.

Não seja covarde!

Você pode vencer!

Você vai vencer!

Não recuse trabalho pelo fato de ser modesto.

O grande Ford começou a vida como simples mecânico.

Tenha coragem, porque o PAI não abandona os seus filhos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

EXPIAÇÃO E ARREPENDIMENTO

Trecentésima Quadragésima Sexta Parte.

990 – O ARREPENDIMENTO TEM LUGAR NO ESTADO CORPORAL OU NO ESTADO ESPIRITUAL?

- No estado espiritual; mas ele pode também ter lugar no estado corporal, quando compreendeis bem a diferença do bem e do mal.

991 – QUAL É A CONSEQÜÊNCIA DO ARREPENDIMENTO NO ESTADO ESPIRITUAL?

- O desejo de uma nova encarnação, para se purificar. O Espírito compreende as imperfeições que o privam de ser feliz, e, para isso, aspira a uma nova existência em que poderá expiar suas faltas.

992 – QUAL É A CONSEQÜÊNCIA DO ARREPENDIMENTO NO ESTADO CORPORAL?

- Avançar, desde a vida presente, se se tem tempo de reparar as faltas. Quando a consciência faz uma censura e mostra uma imperfeição, sempre se pode melhorar.

993 – NÃO HÁ HOMENS QUE NÃO TÊM SENÃO O INSTINTO DO MAL E SÃO INACESSSIVEIS AO ARREPENDIMENTO?

- Já te disse que se deve progredir sem cessar. Aquele que, nesta vida, não tem senão o instinto do mal, terá o do bem em uma outra, e é por isso que ele renasce várias vezes, porque é preciso que todos avancem e atinjam o objetivo, somente que alguns em um tempo mais curto, e os outros em um tempo mais longo, segundo seu desejo. Aquele que não tem senão o instinto do bem já está depurado, porque pôde ter o do mal numa existência anterior.

994 – O HOMEM PERVERSO, QUE NÃO RECONHECEU SUAS FALTAS DURANTE A VIDA, AS RECONHECERÁ SEMPRE DEPOIS DA MORTE?

- Sim, ele as reconhecerá sempre, e então sofre mais, porque sente todo o mal que fez, o do qual foi a causa voluntária. Entretanto o arrependimento não é sempre imediato; há Espírito que se obstinam no mau caminho, malgrado seus sofrimentos. Mas, cedo ou tarde, eles reconhecerão o falso caminho no qual estão empenhados, é o arrependimento virá. É para esclarecê-los que trabalham os bons Espíritos, e que vós mesmos podeis também trabalhar.

CONTINUA AMANHÃ

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - 2ª PARTE

domingo, 6 de fevereiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Domingo 06 de Fevereiro de 2011

"A essência do despertar é trazer luz à obscuridade."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não ponha limites a sua vida!

Procure ouvir as notas harmoniosas e sublimes do canto maravilhoso que se evola da natureza.

Viva sorridente e alegre, para espantar as preocupações, para aliviar as lutas.

Mergulhe sua alma na alma da natureza: absorva a luz do sol, goze a suavidade da lua, contemple o esplendor das estrelas, aspire o perfume das flores.

A vida é bela, apesar das dores e dos contra- tempos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

CAPÍTULO II

PENAS E GOZOS FUTUROS

PENAS TEMPORAIS

Trecentésima Quadragésima Quinta Parte

988 – HÁ PESSOAS PARA AS QUAIS A VIDA SE ESCOA NUMA CALMA PERFEITA; QUE NÃO TENDO NECESSIDADE DE FAZER COISA ALGUMA PARA SI MESMAS, ESTÃO ISENTAS DE CUIDADOS. ESSA EXISTÊNCIA FELIZ É UMA PROVA DE QUE ELAS NÃO TÊEM COISA ALGUMA A EXPIAR DE UMA EXISTÊNCIA ANTERIOR?

- Conhece-as bem? Se o crês, enganas-te. Freqüentemente, a calma não é senão aparente. Podem ter escolhido essa existência, mas, quando a deixam, percebem que ela não lhes serviu ao progresso e, então; como o preguiçoso, lamentam o tempo perdido. Sabei bem que o Espírito não pode adquirir conhecimentos e se elevar senão pela atividade; se adormece na negligência, não avança. Ele é semelhante àquele que tem necessidade (segundo vossos usos) de trabalhar e que vai passear ou deitar com a intenção de não fazer coisa alguma. Sabei, também, que cada um terá que prestar conta da inutilidade voluntária de sua existência; essa inutilidade é sempre fatal à felicidade futura. A soma da felicidade futura está em relação da soma do bem que se vez; a da infelicidade está na razão do mal e dos infelizes que se tenham feito.

989 – HÁ PESSOAS QUE, SEM SEREM POSITIVAMENTE MÁS, TORNAM INFELIZES AQUELES QUE AS CERCAM, PELO SEU CARÁTER; QUAL É PARA ELAS A CONSEQÜÊNCIA?

- Essas pessoas, seguramente, não são boas e o expiarão pela visão daqueles que tornaram infelizes, e isso será para elas uma censura. Depois, numa outra existência, suportarão o que fizeram suportar.

CONTINUA AMANHÃ

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - 1ª PARTE