sábado, 27 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

27 de Março de 2010

"Na Terra impera a hegemonia mental como força destrutiva. Desligai-vos disso e sintonizai com o infinito em vosso interior."

MINUTO DE SABEDORIA

PROCURE corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para os seus erros.

A vida é um intercâmbio de boa vontade mútua, em que recebemos aquilo que damos.

Dê tolerância, e receberá compreensão e amor, tornando-se sua vida um paraíso sem dores nem sofrimentos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

SEGUNDA ORDEM – BONS ESPÍRITOS

Trigésima Sexta Parte

108 – Quinta classe – ESPÍRITOS BENEVOLENTES – Sua qualidade dominante é a bondade. Alegram-se em prestar serviço aos homens e protegê-los, mas seu saber é limitado.

Seu progresso é mais efetivo no sentido moral do que no sentido intelectual.

109 – Quarta classe – ESPÍRITOS SÁBIOS – São os que se distinguem, principalmente, pela extensão dos seus conhecimentos. Preocupam-se menos com as questões morais que com as questões científicas, para as quais têm mais aptidão. Não consideram a Ciência senão do ponto de vista de sua utilidade, e não a misturam com alguma das paixões que são próprias dos Espíritos imperfeitos.

110 – Terceira classe – ESPÍRITOS DE SABEDORIA – Caracterizam-se pelas qualidades morais da natureza mais elevada. Sem possuírem conhecimentos ilimitados, são dotados de uma capacidade intelectual que lhes possibilita um julgamento sadio sobre os homens e as coisas.

111 – Segunda classe – ESPÍRITOS SUPERIORES – Reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade. Sua linguagem, que não revela senão benevolência, é constantemente digna, elevada e, freqüentemente, sublime. Sua superioridade os torna mais aptos do que os outros para nos darem noções mais justas sobre as coisas do mundo incorpóreo, nos limites do que é permitido aos homens conhecerem. Comunicam-se voluntariamente com aqueles que procuram a verdade de boa fé e que têm a alma desligada dos laços terrenos para compreendê-la. Distanciam-se daqueles que se animam só de curiosidade ou que a influência da matéria afasta da prática do bem.

Quando, por exceção, encarnam sobre a Terra, é para cumprirem missão de progresso, oferecendo-nos o modelo de perfeição a que a Humanidade pode aspirar neste mundo.

(CONTINUA AMANHÃ)

RECORDANDO CHICO XAVIER

sexta-feira, 26 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

26 de Março de 2010

"Onde está vosso tesouro, aí está vosso coração. Praticai, pois, a devoção."

MINUTO DE SABEDORIA

ENQUANTO você espera pelo céu, não esqueça de que a terra está esperando por você.

Mantenha seus pés fixos no chão, mas eleve sua cabeça para o céu.

Ajude a estrada que você palmilha, tornando-a mais confortável para todos aqueles que lhe seguem os passos.

Dê trabalho aos seus braços, leve conforto aos aflitos, enxugue as lagrimas dos que choram...

Você poderá caminhar sozinho.

Ajude a todos os que caminham ao seu lado para o mesmo objetivo: A PERFEIÇÃO.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

SEGUNDA ORDEM – BONS ESPÍRITOS

Trigésima Quinta Parte

107 – Caracteres gerais – Predominância do espírito sobre a matéria. Desejo do bem.

Suas qualidades e seu poder em fazer o bem estão relacionados com o adiantamento que alcançaram: uns têm a ciência, outros a sabedoria e a bondade. Os mais avançados reúnem o saber às qualidades morais. Não estando ainda completamente desmaterializados, conservam, mais ou menos, segundo sua categoria, os traços da existência corpórea, seja na forma da linguagem, seja nos seus hábitos, onde se descobrem mesmo algumas de suas manias; de outro modo, seriam Espíritos perfeitos.

Compreendem DEUS e o infinito e já desfrutam da felicidade dos bons. São venturosos pelo bem que fazem e pelo mal que impedem de ser feito. O amor que os une é para eles fonte de inefável bondade, que não se altera, nem pela inveja, nem pelo remorso, nem por qualquer das más paixões que fazem o tormento dos Espíritos imperfeitos. Todavia, todos ainda têm provas a suportar, até que alcancem a perfeição absoluta.

Como Espíritos, suscitam bons pensamentos, desviam os homens do caminho do mal, protegem a vida daqueles que se mostram dignos e neutralizam a influência dos Espíritos imperfeitos naqueles que não se comprazem em suportá-la.

Quando encarnados, são bons e benevolentes para com os semelhantes. Não os move, nem o orgulho, nem o egoísmo, nem a ambição. Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme, e fazem o bem pelo bem.

A esta ordem pertencem os Espíritos designados pelas crenças vulgares sob o nome de gênios bons, gênios protetores e Espíritos do bem. Nas épocas de superstições e ignorância, transformaram-nos em divindades benfazejas.

Pode-se classificá-los em quatro grupos principais:

(CONTINUA AMANHÃ)

CHICO XAVIER CISCO DE DEUS

quinta-feira, 25 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

25 de Março de 2010

"Um ser vivente como vós sempre existe, mesmo que se mate. Ninguém destrói o imperecível."

MINUTO DE SABEDORIA

LOGO que o sol despontar no horizonte, saúde-o com um pensamento de louvor ao PAI E CRIADOR, levantando-se também e iniciando o seu trabalho.

Mantenha firme em sua mente o desejo de ajudar a todos e de cumprir com perfeição todas as suas obrigações.

E, assim, poderá deitar-se, ao finalizar o dia, com a consciência feliz, por haver cumprido seu dever.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

TERCEIRA ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS

Trigésima Quarta Parte

103 – Nona classe – ESPÍRITOS LEVIANOS – São ignorantes, maliciosos, inconseqüentes, e zombeteiros. Envolvem-se em tudo, respondem a tudo, sem se preocuparem com a verdade. Comprazem-se em causar pequenos desgostos e pequenas alegrias, atormentando, induzindo maliciosamente ao erro por meio de mistificações e travessuras. A esta classe pertencem os Espíritos vulgarmente designados sob os nomes de gnomos, duendes, diabretes, trasgos. Estão sob a dependência dos Espíritos superiores, que, freqüentemente, os empregam, como fazemos com os nossos servidores.

Nas suas comunicações com os homens, a sua linguagem é algumas vezes espiritual e engraçada, mas quase sempre, sem conteúdo. Compreendem os defeitos e o ridículo humano, exprimindo-os em tiradas mordazes e satíricas. Se usam nomes supostos, é mais por malicia do que por maldade.

104 – Oitava classe – ESPÍRITOS PSEUDO-SÁBIOS – Seus conhecimentos são bastante amplos, mas crêem saber mais do que realmente sabem. Tendo, algumas vezes, progredido em diversos pontos de vista, sua linguagem tem um caráter sério que pode iludir sobre as suas capacidades e a sua iluminação interior. Em geral, porém, isso não passa de um reflexo dos preconceitos e idéias sistemáticas da vida terrena. É uma mistura de algumas verdades ao lado dos erros mais absurdos, nos quais se percebe a presunção, o orgulho, a inveja e a obstinação das quais não puderam se despir.

105 – Sétima classe – ESPÍRITOS NEUTROS – Não são nem muito bons para fazerem o bem, nem muito maus para fazerem o mal, inclinando-se tanto para um como para outro, e não se elevam acima da condição vulgar da Humanidade, tanto pelo moral como pela inteligência. Apegam-se às coisas deste mundo, cujas alegrias grosseiras não têm mais.

106 – Sexta classe – ESPÍRITOS BATEDORES E PERTURBADORES – Estes Espíritos não formam, propriamente falando, uma classe distinta pelas suas qualidades pessoais, podendo pertencer a todas as classes da terceira ordem. Manifestam, freqüentemente, sua presença por meio de efeitos sensíveis e físicos, tais como pancadas, o movimento e o deslocamento anormal dos corpos sólidos, a agitação do ar, etc.

Parecem ser, mais que os outros, agarrados à matéria, os agentes principais das perturbações dos elementos do globo, quer atuem sobre o ar, a água, o fogo, os corpos duros, ou nas entranhas da terra.Reconhece-se que esses fenômenos não são devidos a uma causa fortuita e física, quando têm um caráter intencional e inteligente.

Todos os Espíritos podem produzir esses fenômenos, mas os Espíritos elevados os deixam, em geral, como atribuições dos Espíritos subalternos, mais aptos às coisas materiais do que às coisas inteligentes. Quando julgam que as manifestações desse gênero são úteis, servem-se desses Espíritos como seus auxiliares.

(CONTINUA AMANHÃ)

O PLANEJAMENTO FAMILIAR E O ABORTO - CHICO XAVIER

quarta-feira, 24 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

24 de Março de 2010

"Fora deste sistema planetário desenvolve-se velocidade cem vezes maior que a da luz.

Que isso vos diz?"

MINUTO DE SABEDORIA

VIVA sua vida interior com mais intensidade, porque DEUS está permanentemente dentro de você, apesar de suas imperfeições e defeitos.

O PAI habita em todas as coisas criadas, chamando todas as criaturas para o caminho da justiça, da virtude, do amor.

Ninguém pode destruir esta verdade: DEUS está dentro de você.

Saiba descobri-LO e terá conquistado a felicidade.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

TERCEIRA ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS

Trigésima Terceira Parte


102 – DÉCIMA CLASSE – ESPÍRITOS IMPUROS – SÃO INCLINADOS AO MAL E FAZEM DELE OBJETO DE SUAS PREOCUPAÇÕES.

Como Espíritos, dão conselhos desleais, fomentam a discórdia, a desconfiança e se mascaram de todas as formas para melhor enganar. Ligam-se aos homens de caráter bastante fraco para cederem às suas sugestões, a fim de prejudicá-los, satisfeitos em puderem retardar o seu progresso e fazê-los sucumbir nas provas por que passam.

Podem ser reconhecidos, em suas manifestações, pela sua linguagem: a trivialidade e a grosseria das expressões, nos Espíritos como nos homens, é sempre um indício de inferioridade moral, senão intelectual. Suas comunicações revelam a baixeza de suas inclinações e, se tentam enganar falando de maneira sensata, não podem sustentar por muito tempo seu papel e acabam sempre por revelar a sua origem.

Certos povos fizeram deles divindades malfazejas, outros os designaram sob o nome de demônios, gênios maus e Espíritos do mal.

Quando estão encarnados, os seres que eles animam são inclinados a todos os vícios que engendram as paixões vis e degradantes: a sensualidade, a crueldade, o embuste, a hipocrisia, a cupidez e a avareza sórdida. Fazem o mal pelo prazer de fazê-lo, muito freqüentemente sem motivos, escolhendo suas vítimas, por ódio que têm ao bem, quase sempre entre as pessoas honestas. São flagelos para a Humanidade, qualquer que seja a categoria social a que pertençam, e o verniz da civilização não os livra do aproprio e da ignomínia.

(CONTINUA AMANHÃ)

DANÇA DO TEMPO - CHICO XAVIER

terça-feira, 23 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

23 de Março de 2010

"Por enquanto, o mais importante é que a mudança se faça. Depois virão outras etapas, e deveis preparar-vos."

MINUTO DE SABEDORIA

APROVEITE ao máximo os momentos de alegria, para agradecer tudo o que tem recebido da bondade divina.

Seja grato ao Criador e PAI que lhe dá tantos ensejos de felicidade, e procure espalhar a maior alegria, o mais sadio otimismo com todos os que o cercam.

A alegria é a saúde da alma, e o otimismo é a alegria de amanhã, bem aproveitada no dia de hoje.

Espalhe alegria em torno de si.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

TERCEIRA ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS

Trigésima Segunda Parte

101 – CARACTERES GERAIS – Predominância da matéria sobre o Espírito. Propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões que lhes são conseqüências.

Têm a intuição de DEUS, mas não o compreendem.

Não são todos essencialmente maus; em alguns casos há mais de irreflexão, de inconseqüência e de malicia, do que verdadeira maldade. Uns não fazem o bem, nem o mal, porém, só pelo fato de não fazerem o bem, denotam a sua inferioridade. Outros, ao contrário, se comprazem no mal e ficam satisfeitos quando encontram oportunidade de fazê-lo. Eles podem aliar a maldade e a malicia à inteligência, mas qualquer que seja seu desenvolvimento intelectual, suas idéias são pouco elevadas e seus sentimentos mais ou menos inferiores.

Os seus conhecimentos sobre as coisas do mundo espírita são limitados e o pouco que sabem se confundem com as idéias e os preconceitos da vida corpórea. Não podem nos dar senão noções falsas e incompletas, porém, o observador atento encontra, freqüentemente, em suas comunicações, mesmo imperfeitas, a confirmação das grandes verdades ensinadas pelos Espíritos superiores.

O seu caráter se revela pela sua linguagem. Todo Espírito que, em suas comunicações, revela um mau pensamento, pode ser classificado na terceira ordem. Por conseguinte, todo mau pensamento que nos é sugerido, provém de um Espírito dessa ordem.

Vêem a felicidade dos bons e isso, para eles, é um tormento incessante, porque experimentam todas as angústias que a inveja e o ciúme podem produzir.

Conservam a lembrança e percepção dos sofrimentos da vida corporal e essa impressão, freqüentemente, é mais penosa que a realidade. Sofre, pois, verdadeiramente, pelos males que suportaram e pelos que fizeram os outros suportarem e, como sofrem por longo tempo, crêem sofrer sempre; DEUS, para puni-los, quer que eles creiam assim.

Pode-se dividi-los em cinco classes principais.

(CONTINUA AMANHÃ)

ABORTO - CHICO XAVIER

segunda-feira, 22 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

22 de Março de 2010

"Além do universo material há outros mundos, dos quais tendes conhecimento limitado. Aprofundai-vos."

MINUTO DE SABEDORIA

EXPULSE de seu espírito todas as lembranças tristes.

Será que remoer os erros vai conseguir sara o mal que jás houve?

Não!

Quanto mais revolver em seu coração as tristezas do passado, mais vai sofrer, sem resultado nenhum.

Dirigia sua mente às recordações alegres, aos momentos felizes, aos fatos agradáveis do passado.

Acenda a luz, para que as trevas desapareçam.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

ESCALA ESPÍRITA

Trigésima Primeira Parte


Os Espíritos, geralmente, admitem três categorias principais ou três grandes divisões. Na última, aquela que está no inicio da escala, estão os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o Espírito e pela inclinação ao mal. Os da segunda caracterizam-se pela predominância do Espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem; são os bons Espíritos. A primeira, enfim, compreende os Espíritos puros, aqueles que alcançaram o supremo grau de perfeição.

Esta divisão nos parece perfeitamente racional e apresenta caracteres bem definidos.
Só nos restava ressaltar, por um número suficiente de subdivisões, as diferenças principais do conjunto; foi o que fizemos, com o concurso dos Espíritos, cujas instruções benevolentes jamais nos faltaram.

Com o auxilio deste quadro será mais fácil determinar a ordem e o grau de superioridade ou inferioridade dos Espíritos com os quais podemos entrar em comunicação e, por conseqüência, o grau de confiança e de estima que merecem.

É de alguma forma a chave da ciência espírita, porque só ele pode nos informar das anomalias que as comunicações apresentam, esclarecendo-nos quanto às desigualdades intelectuais e morais dos Espíritos. Observaremos, contudo, que os Espíritos não pertencem para sempre exclusivamente a tal ou tal classe; seu progresso, não se realizando senão gradualmente e, freqüentemente, mais num sentido que em outro, eles podem reunir as caracteres de várias categorias, o que se pode apreciar pela sua linguagem e pelos seus atos.

(CONTINUA AMANHÃ)

CREMAÇÃO DE CORPOS

domingo, 21 de março de 2010

PENSAMENTO DO DIA

21 de Março de 2010

"Cada um se aproxima do estado de perfeição mediante o próprio esforço individual."

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO fique triste!

Procure o conforto que o céu dá a todos aqueles que se conformam e aceitam as dores com resignação.

Se aquela criatura que você ama acima de tudo, mais do que a você mesmo, foi ingrata com você, não fique triste: peça que o PAI a ajude e que ela se torne cada vez mais feliz...

Entregue ao PAI Todo-Compreensivo aqueles a quem você ama, e ame-os você também.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO I

DOS ESPÍRITOS

ESCALA ESPÍRITA

Trigésima Parte

100 – OBSERVAÇÕES PRELIMINARES: A classificação dos Espíritos baseia-se sobre o grau de seu adiantamento, sobre as qualidades que adquiriram e sobre as imperfeições das quais devem ainda se despojar. Esta classificação, de resto, nada tem de absoluta; cada categoria não apresenta um caráter nítido senão no seu conjunto.

Todavia, de um grau a outro a transição é insensível e sobre seus limites a pequena diferença se apaga como nos reinos da Natureza, como nas cores do arco-íris, ou ainda como diferentes períodos da vida do homem. Pode-se, pois, formar maior ou menor número de classes, segundo o ponto de vista sobre o qual se considera a questão. Ocorre o mesmo que em todos os sistemas de classificação cientificas: esses sistemas podem ser mais ou menos completos, mais ou menos racionais, mais ou menos cômodos para a inteligência, mas, quaisquer que sejam, não mudam em nada as bases da Ciência. Os Espíritos interrogados sobre essa questão podem, pois, ter divergido sobre o número de categorias, sem que isso tenha conseqüências. Alguns se armaram dessa contradição aparente, sem refletirem que os Espíritos não ligam nenhuma importância ao que é puramente convencional. Para eles o pensamento é tudo. Deixam para nós a forma, a escolha dos termos, as classificações, numa palavra, os sistemas.
Acrescentamos ainda esta consideração que não se deve jamais perder de vista: é que entre os Espíritos, do mesmo modo que entre os homens, há os muito ignorantes, não sendo demais colocar-se em guarda contra a tendência a crer que todos devem tudo saber porque são Espíritos. Toda classificação exige método, análise e conhecimento profundo do assunto. Ora, no mundo dos Espíritos, aqueles que têm conhecimentos limitados são, como neste mundo, os ignorantes, os inaptos a abranger um conjunto, a formular um sistema. Não conhecem ou não compreendem, senão imperfeitamente, uma classificação qualquer; para eles todos os Espíritos que lhes são superiores são da primeira ordem, sem que possam apreciar as diferenças de saber, de capacidade e de moralidade que os distinguem, como entre nós um homem rude em relação aos homens civilizados. Aqueles mesmos que estão aptos podem variar nos detalhes segundo seu ponto de vista, sobretudo quando uma divisão não tem nada de absoluta. Lineu, Jussieu e Toumefort tiveram, cada um, seu método, e a Botânica não mudou por isso; é que não inventaram as plantas, nem seus caracteres, mas observaram as analogias com as quais depois formaram os grupos ou classes. Foi assim, também, que procedemos; não inventamos os Espíritos, nem seus caracteres. Vimos e observamos, julgando-os pelas suas palavras e atos, e depois os classificamos pelas semelhanças, baseados em dados que eles próprios nos forneceram.

(CONTINUA AMANHÃ)

CURA ESPIRITUAL - CHICO XAVIER