sábado, 28 de fevereiro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
28 de Fevereiro de 2009

"A oração não nos deixa esquecer o Plano Evolutivo e nutre nossa aspiração de colaborar com ele."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se deixe arrastar pela vaidade.
Aprenda a conhecer-se.
Não se julgue indispensável.
Quando lhe vier à tentação de julgar-se insubstituível, lembre de uma verdade irrefutável: só DEUS é indispensável.
Não se envaideça!
DEUS, que é grande, não assinou nenhuma de suas obras...
Não esqueça: quem se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado.

O PODER DA ORAÇÃO

O PODER DA ORAÇÃO
5ª Parte

Pela prece, o homem chama para si o concurso dos bons Espíritos, que vêm sustentá-los nas suas boas resoluções, e inspirar-lhes bons pensamentos; adquire, assim, a força moral necessária para vencer as dificuldades e reentrar no caminho reto se dele se afastou, assim como afastar de si os males que atrai por sua própria falta. Um homem, por exemplo, vê sua saúde arruinada pelos excessos que cometeu, e arrasta até o fim de seus dias, uma vida de sofrimentos; ele tem o direito de se lamentar, se não obtém à cura? Não, porque poderia encontrar na prece a força para resistir às tentações.

Se dividíssemos os males da vida em duas partes, uma daquelas que o homem não pode evitar, outra das tribulações, cuja causa primeira é ele mesmo, pela sua incúria e seus excessos, ver-se-ia que esta suplanta muito em número sobre a primeira. É, pois, evidente, que o homem é o autor da maioria das suas aflições, e que delas se pouparia se agisse sempre com sabedoria e prudência.

Não é menos certo que essas misérias são o resultado das nossas infrações às leis de DEUS, e que se observássemos pontualmente essas leis, seríamos perfeitamente felizes. Se não ultrapassarmos o limite do necessário na satisfação de nossas necessidades, não teremos as doenças que são conseqüências dos excessos e as vicissitudes que essas doenças ocasionam. Se colocarmos limite à nossa ambição, não temeremos a ruína. Se não quisermos subir mais alto do que podemos, não temeremos cair. Se formos humildes, não sofreremos decepções do orgulho humilhado. Se praticarmos a lei da caridade, não seremos nem maldizentes, nem invejosos, nem ciumentos, e evitaremos as querelas e as dissensões. Se não fizermos mal a alguém, não temeremos, não temeremos as vinganças, etc.

Admitamos que o homem nada pudesse sobre os outros males; que toda prece seja supérflua para deles se preservar, já não seria muito estar livre de todos aqueles que provém de si mesmo? Ora, aqui a ação da prece se concebe facilmente, porque ela tem por efeito evocar as inspirações salutares dos bons Espíritos, de pedir-lhes a força para resistir aos maus pensamentos, cuja execução pode nos ser funesta. Nesse caso, não é o mal que afastam, mas a nós mesmos do pensamento que pode causar o mal; eles não entravam em nada os decretos de DEUS, nem suspendem o curso das leis da Natureza, mas nos impedem de infringir essas leis, dirigindo o nosso livre arbítrio; mas o fazem com o nosso desconhecimento, de maneira oculta, para não acorrentar nossa vontade.

(Continua amanhã)

DEUS CUIDA DE MIM

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
27 de Fevereiro de 2009

"A oração purifica nossa vida material e abre caminho para que as energias do Ser Interno a conduzam."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

SAIBA viver os belos momentos de sua vida.
Aproveite os minutos de alegria, sem pressa de novamente mergulhar nos trabalhos agitados.
Goze amplamente seu repouso espiritual.
Olhe a paisagem, contemple as estrelas, aprecie os caprichos da natureza, colha em todos os canteiros as flores da alegria!
Saiba viver integralmente os belos momentos de sua vida.

O PODER DA ORAÇÃO

O PODER DA ORAÇÃO
4ª Parte
AÇÃO DA PRECE. TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO

A prece é uma invocação; por ela um ser se coloca em comunicação mental com outro ser ao qual se dirige. Ela pode ter por objetivo um pedido, um agradecimento ou uma glorificação. Pode-se orar por si mesmo ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos. As preces dirigidas a DEUS são ouvidas pelos Espíritos encarregados da execução das suas vontades; aquelas que são dirigidas aos bons Espíritos são levadas a DEUS. Quando se ora a outros seres, senão, a DEUS, é apenas na qualidade de intermediários, intercessores, porque nada se pode fazer sem a vontade de DEUS, e o nosso merecimento.

O Espiritismo faz compreender a ação da prece explicando o modo de transmissão do pensamento, seja quando o ser chamado vem ao nosso apelo, seja quando nosso pensamento o alcança. Para se inteirar do que se passa nessa circunstancia, é preciso mentalizar todos os seres encarnados e desencarnados, mergulhados no fluido universal que ocupa o espaço como o somos, neste mundo, na atmosfera. Esse fluido recebe um impulso da vontade; é o veículo do pensamento como o ar é o veículo do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, enquanto que as do fluido universal se estendem ao infinito. Portanto, quando o pensamento é dirigido a um ser qualquer, sobre a Terra ou no espaço, de encarnado a desencarnado, ou de desencarnado a encarnado, estabelece-se uma corrente fluídica de uma para outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som.

A energia da corrente está em razão do vigor do pensamento e da vontade. Por isso, a prece é ouvida pelos Espíritos, em qualquer lugar que eles se encontrem. Os Espíritos se comunicam entre si, nos transmitem suas inspirações, os intercâmbios se estabelecem à distância entre os encarnados.

Esta explicação é, sobretudo, para aqueles que não compreendem a utilidade da prece puramente mística, e não tem por objetivo materializar a prece, mas tornar seu efeito inteligível que pode ter uma ação direta e efetiva. Ela, por isso, não fica menos subordinada à vontade de DEUS, juiz supremo em todas as coisas, único que pode tornar sua ação efetiva.

(Continua amanhã)

DEUS É FIEL

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
26 de Fevereiro de 2009

"A oração mantém as ações sintonizadas com metas amplas, tais como a de difundir amor e paz na face da Terra."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

A beleza transitória da matéria passa depressa.
Procure sondar a beleza interna das pessoas com quem convive.
Há flores belíssimas e perfumadas, que só duram poucas horas.
No entanto, apesar de feias, as pedras duram milênios, realizando suas tarefas.
Não seja, pois, leviano.
Não prefira o efêmero ao eterno, a beleza à sabedoria.
Firme-se no que dura para sempre, que é o Espírito imortal, nosso verdadeiro EU, e não no que cedo desaparece.

O PODER DA ORAÇÃO

O PODER DA ORAÇÃO
3ª Parte

Tomamos um exemplo: Um homem está perdido no deserto e sofre sede horrível; sente-se desfalecer e se deixa caie no chão. Roga, então, a DEUS para o assistir e espera; mas, nenhum anjo vem lhe trazer o que beber. Entretanto, um bom Espírito lhe sugere o pensamento de se levantar, seguir uma das veredas que se apresentam à sua frente; então, por um movimento maquinal, reúne suas forças, levanta-se e caminha ao acaso. Chega a uma elevação e descobre, ao longe, um riacho; diante disso, encoraja-se. Se tem fé, exclamará: “Obrigado, meu DEUS, pelo pensamento que me haveis inspirado, e pela força que me haveis dado”. Se não tem fé, dirá: “Que pensamento bom eu tive! Que chance eu tive tomando a vereda da direita, ao invés da esquerda; o acaso, algumas vezes, nos serve verdadeiramente bem! Quanto me felicito pela minha coragem e por não ter me deixado abater”.

Mas, dir-se-á, por que o bom Espírito não lhe disse claramente: “Siga esta vereda e ao fim dela encontrará o que necessitas?” “Por que não se mostrou a ele para o guiar e sustentar no seu desfalecimento?” Dessa maneira ficaria convencido da intervenção da Providência. Foi, primeiro, para lhe ensinar que é preciso ajudar a si mesmo e fazer uso das suas próprias forças. Além disso, pela incerteza, DEUS coloca à prova sua confiança e submissão à sua vontade. Esse homem estava na situação de uma criança que cai e que percebendo alguém, grita a espera que a venha levantar; se não vê ninguém, esforça-se e se levanta por si mesma.

Se o anjo que acompanhou Tobias lhe tivesse dito: “Eu sou enviado por DEUS para te guiar em tua viagem e te preservar de todo perigo”. Tobias não teria tido mérito algum; confiante no seu acompanhante, não teria mesmo necessidade de pensar; por isso, o anjo não se fez reconhecer senão no regresso.
(Continua amanhã)

JESUS CRISTO o cordeiro de DEUS - Clip Musical

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

PENSAMENTO DO DIA
25 de fevereiro de 2009.

O Poder da Oração está na sinceridade da Prece e em nosso merecimento.
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO julgue pequena demais sua tarefa.
Nenhuma obra de arte pode descurar dos pormenores.
Se as minúcias forem perfeitas, é que podemos denominar alguma coisa de obra-prima.
Não busque tarefas grandiosas e de evidência.
Procure dar conta integralmente do serviço pequenino que lhe foi confiado.
Da perfeição com que o executar dependerá sua oportunidade para receber uma incumbência maior.

O PODER DA ORAÇÃO

O PODER DA ORAÇÃO
2ª Parte

EFICÁCIA DA PRECE

O que quer que seja que pedir na prece, creia que o obterá e lhe será concedido (São Marcos, cap. XI, v. 24)

Há pessoas que contestam a eficácia da prece, e se baseiam no principio de que, conhecendo DEUS nossas necessidades, é supérfluo expor-lhas. Acrescentam, ainda, que tudo se encadeando no Universo por leis eternas, nossos desejos não podem mudar os decretos de DEUS.
Sem nenhuma dúvida, há leis naturais e imutáveis que DEUS não pode derrogar segundo o capricho de cada um; mas daí acreditar que todas as circunstâncias da vida estão submetidas `fatalidade, a distância é grande. Se assim fora, o homem não seria senão um instrumento passivo, sem livre arbítrio e sem iniciativa. Nessa hipótese, não teria senão que curvara cabeça sob o golpe de todos os acontecimentos, sem procurar evitá-los; não deveria procurar desviar o raio. DEUS não lhe deu o discernimento e a inteligência para deles não se servir, a vontade para não querer, a atividade para permanecer inativo. Estando o homem livre para agir, num sentido ou no outro, seus atos têm, para ele e para os outros, conseqüências subordinadas àquilo que faz ou deixa de fazer. Pela sua iniciativa há, pois, acontecimentos que escapam forçosamente à fatalidade, e que não destroem a harmonia das leis universais, como o avanço ou retardo da agulha de um pêndulo não destrói a lei do movimento sobre o qual está estabelecido o mecanismo. DEUS pode, pois, aceder a certos pedidos sem derrogar a imutabilidade das leis que regem o conjunto, ficando seu acesso sempre subordinado à sua vontade.

Seria ilógico concluir desta máxima: “O que quer que seja que pedir pela prece lhe será concedido”, que basta pedir para obter, e seria injusto acusar a Providência porque não cede a todo pedido que lhe é feito, pois ela sabe, melhor que nós, o que é para o nosso bem, e o que merecemos. O mesmo ocorre com um pai sábio que recusa ao filho as coisas contrárias aos interesses deste. O homem, geralmente, não vê senão o presente; ora, o sofrimento é útil à sua felicidade futura. DEUS o deixará sofrer, como o cirurgião deixa o doente sofrer uma operação que deve conduzi-lo à cura.

O que DEUS concederá, se nos dirigimos a ELE com confiança, é a coragem , a paciência e a resignação. O que concederá, ainda, são os meios de sair por sim mesmo da dificuldade, como ajuda das idéias que são sugeridas pelos bons Espíritos, deixando-lhes, assim, o mérito. Assiste aqueles que ajudam a si mesmos, segundo está máxima: “Ajuda-te que o céu te ajudará”, e não àqueles que tudo esperam de um socorro estranho, sem fazer uso das próprias faculdades; mas, geralmente, prefere-se ser socorrido por um milagre, sem nada fazer. (Cap. XXV nº 1 e seguinte).

(Continua amanhã)

JESUS CRISTO O CORDEIRO DE DEUS

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
24 de Fevereiro de 2009

"A vida cotidiana pode manter-se alinhada com os desígnios do Alto da consciência."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ, que é professor, procure modelar seus alunos com seu próprio exemplo.
O exemplo vale mais que as palavras.
Tenha paciência, responda de boa mente a todas as perguntas, porque os alunos são muito receptivos e ansiosos de aprender.
Dê tudo o que pode, se entregue à sua à sua profissão como um sacerdócio dos mais sublimes, e tenha a alegria de ver uma plêiade de jovens que trabalharão em beneficio de todos, e que foram formados por você.

O PODER DA ORAÇÃO

O PODER DA ORAÇÃO
1ª Parte

QUALIDADE DA PRECE

Quando orar, não se assemelhei aos hipócritas que se comprazem em orar em pé nas igrejas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade lhes digo, eles receberam sua recompensa. Mas quando quiser orar entra no seu quarto e, estando fechada a porta, ore ao Pai em segredo; e o nosso Pai Celestial, que vê o que se passa em segredo, lhe recompensará.

Não afete orar muito em sua prece, como fazem os gentios, que pensam ser pela multidão de palavras que serão atendidos. Não se torne, pois, semelhante a eles, porque nosso Pai sabe do que você precisa antes do pedido. (São Mateus, cap. VI, v. 5 a 8)

Quando se apresentar para orar, se tem alguma coisa contra alguém, perdoa-o, a fim de que nosso Pai que está nos céus, perdoe também seus pecados. Se você não perdoar, o nosso Pai que está nos céus, não lhe perdoará também seus pecados. (São Marcos, cap. XI, v. 25,26)

ELE contou também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos como sendo justos e desprezando os outros.
“Dois homens subiram ao templo a fim de orar; um era farizeu e o outro publicano. O farizeu, estando em pé, orava assim com sigo mesmo: Meu DEUS eu lhe rendo graças porque não sou como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo que possuo.”
“O publicano ao contrário, mantendo-se distante, não ousava sequer erguer os olhos ao céu; mas batia no peito dizendo: Meu DEUS tende piedade de mim que sou um pecador.”

EU lhes declaro que este retornou entre os seus justificado, e não o outro. Porque todo aquele que se eleva será humilhado, e todo aquele que se humilha será exaltado. (São Lucas, cap. XVIII, v. 9 a 14).

As qualidades da prece estão claramente definidas por JESUS; quando orar, diz ELE, não se coloque em evidência, mas ore secretamente: não afete de muito orar, porque não é pela multiplicidade das palavras que será atendido, mas pela sua sinceridade; antes de orar, se você tem alguma coisa contra alguém, perdoa-o , porque a prece não será agradável a DEUS se ela não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade; ore, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o farizeu; examine seus defeitos e não suas qualidades, e ao se comparar aos outros, procure o que há de mal em você.

(Continua amanhã).

CLIP DE JESUS CRISTO

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
23 de Fevereiro de 2009

"São os momentos de quietude e silêncio que repõem nossas energias e nos ajudam a organizar o cotidiano."
Anônimo

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

PROCURE não ler coisas desagradáveis e tristes, escândalos e desastres.
Leia e pense somente o que é bom e puro, belo e verdadeiro.
Afirme a si mesmo que estes são os únicos estados dignos de DEUS e do homem.
Não converse sobre suas doenças, dificuldades ou pobreza.
Quanto mais falar nisso, mais as agravará.
Converse apenas sobre fartura e saúde, e viva com otimismo e alegria.

RESUMO DA DOUTRINA ESPIRITA

RESUMO DA
DOUTRINA ESPIRITA
4ª Parte.

A distinção dos bons e maus Espíritos é extremamente fácil. A linguagem dos Espíritos Superiores é constantemente digna, nobre, marcada pela mais alta moralidade, livre de toda paixão inferior, seus conselhos exaltam a mais pura sabedoria, e têm sempre por objetivo nosso progresso e o bem da Humanidade. A dos Espíritos inferiores, ao contrário, é inconseqüente, freqüentemente trivial e mesmo grosseira; se dizem por vezes coisas boas e verdadeiras, mais freqüentemente, dizem coisas falsas e absurdas, por malicia ou por ignorância. Eles se divertem com a credulidade esse distraem às custas daqueles que os interrogam, se vangloriando da sua vaidade, embalando seus desejos com falsas esperanças. Em resumo; as comunicações sérias, na total acepção da palavra, não ocorrem senão nos Centros sérios, naqueles cujos membros estão unidos por uma comunhão de pensamentos para o bem.

A moral dos Espíritos Superiores se resume, como a do CRISTO, nesta máxima evangélica: “Agir para com os outros como queríamos que os outros agissem para conosco”; quer dizer, fazer o bem e não fazer o mal. O homem encontra nesse princípio a regra universal de conduta para as suas menores ações.

Eles nos ensinam que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade, são paixões que nos aproximam da natureza animal e nos prendem à matéria; que o homem que, desde este mundo, se desliga da matéria pelo desprezo das futilidades mundanas, e pelo amor ao próximo, se encontra na natureza espiritual; que cada um de nós deve se tornar útil segundo suas faculdades e os meios que DEUS colocou entre suas mãos para o provar; que o Forte e o Poderoso devem apoio e proteção ao Fraco, porque aquele que abusa da sua força e do seu poder, para oprimir seu semelhante, viola a lei de DEUS. Ensinam, enfim, que, no Mundo dos Espíritos, nada podendo ser oculto, o hipócrita será desmascarado e todas as suas torpezas descobertas; que a presença inevitável , e de todos os instantes, daqueles para com os quais agimos mal, é um dos castigos que nos estão reservados; que ao estado de inferioridade e de superioridade dos Espíritos são fixados penas e gozos que nos são desconhecidos sobre a Terra.

Mas eles nos ensinam também que não há faltas irremissíveis, e que não possam ser apagadas pela expiação. O homem encontra o meio, nas diferentes existências, que lhe permite avançar, segundo seu desejo e seus esforços, na senda do progresso e na direção da perfeição que é seu objetivo final.

F I M


(Matéria extraída do livro “COLETÃNEA DE PREÇES ESPIRITAS”. - Allan Kardec)

Fafá de Belém canta AVE MARIA

domingo, 22 de fevereiro de 2009

MINUTO DE SABEDORIA

MINUTO DE SABEDORIA

QUANDO ensinar, não seja arrogante.
E não esqueça de que o aprendizado dura a vida toda.
Procure aprender também, em todas as ocasiões, e não despreze um bom conselho, só porque lhe chegou de lábios que você julga menos puros.
DEUS ajuda aos homens por meio dos próprios homens, e às vezes se serve de pessoas que não são perfeitas, para dar-nos avisos importantes.

RESUMO DA DOUTRINA ESPIRITA

RESUMO DA
DOUTRINA ESPIRITA
3ª Parte

Os Espíritos encarnados habitam os diferentes globos do Universo.

Os Espíritos não encarnados ou errantes não ocupam uma nação determinada e circunscrita; estão por toda parte, no espaço e ao nosso lado, nos vendo e nos acotovelando sem cessar; é toda uma população invisível que se agita em torno de nós.

Os Espíritos exercem sobre o mundo moral e mesmo sobre o mundo físico, uma ação incessante. Agem sobre a matéria e sobre o pensamento, e constituem uma das forças da Natureza, causa eficiente de uma multidão de fenômenos, até agora inexplicados, ou mal explicados, e que não encontram uma solução racional senão no Espiritismo.

As relações dos Espíritos com os homens são constantes. Os bons espíritos nos solicitam para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação; os maus nos solicitam ao mal: é para eles uma alegria nos ver sucumbir e nos assemelhamos a eles.

As comunicações dos Espíritos com os homens são ocultas ou ostensivas. As comunicações ocultas ocorrem pela influência, boa ou má, que eles exercem sobre nós com o nosso desconhecimento; cabe ao nosso julgamento discernir as boas e más inspirações. As comunicações ostensivas ocorrem por meio da escrita, da palavra, ou outras manifestações materiais, e mais freqüentemente por intermédio dos médiuns que lhes servem de instrumento.

Os Espíritos se manifestam espontaneamente ou por evocação. Podem-se evocar todos os Espíritos: aqueles que animaram homens obscuros, como aqueles de personagens mais ilustres, qualquer que seja a época na qual tenham vivido; os de nossos parentes, de nossos amigos ou de nossos inimigos, e com isso obter, por comunicações escritas ou verbais, conselhos, informações sobre a sua situação no além-túmulo, sobre seus pensamentos a nosso respeito, assim como as revelações que lhes são permitidas nos fazer.

Os Espíritos são atraídos em razão de sua simpatia pela natureza moral do meio que os evoca. Os Espíritos Superiores se alegram nas reuniões sérias onde dominem o amor do bem e o desejo sincero de se instruir e se melhorar. Sua presença afasta os Espíritos inferiores que aí encontram, ao contrário, os Espíritos inferiores têm livre acesso, e podem agir com toda liberdade entre as pessoas frívolas ou guiadas só pela curiosidade, e por toda parte onde se encontrem os maus instintos. Longe de se obter deles bons avisos ou ensinamentos úteis, não se deve esperar senão futilidades, mentiras, maus gracejos ou mistificações, porque eles tomam emprestado, freqüentemente, nomes venerados para melhor induzir ao erro.

(Continua amanhã)

PENSAMENTO DO DIA

Pensamento do dia
22 de Fevereiro de 2009

"Para chegarmos à oração tranqüila precisamos ter um ritmo equilibrado de atividades diárias."
Anônimo

AVE MARIA - Roberto Carlos e Luciano Pavarotti