sábado, 30 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

30 de Janeiro de 2010

"Aos sinceros na busca interior virão as informações necessárias a seu caminho de transcendência."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

O amor é uma doação e não uma exigência.

Quem realmente ama, dá tudo e nada pede.

Quem pede e exige da pessoa que diz amar demonstra que verdadeiramente não ama: ao contrário, revela o egoísmo em alto grau.

Amar não é receber, é dar.

Não é pedir, mas proporcionar felicidade desinteressadamente.

O melhor exemplo do amor verdadeiro é o das mães, que sabem amar com renúncia.

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Oitava Parte

A ATRAÇÃO IRRESISTÍVEL DO DINHEIRO

Não saber nada sobre a vida futura faz o homem concentrar suas preocupações no dia a dia das ambições de duração transitória. O resultado do materialismo é desastroso. Quanto mais a preocupação fecha-se nas necessidades físicas, proporcionalmente cresce o medo da morte como o fim de tudo.

Quem se liberta dos medos, sofrimentos e limites da vida presente e vive como espírito imortal, agindo em função da solidariedade universal, verá seus desejos plenamente atendidos no futuro (veja o exemplo da viúva Foulon, no quadro abaixo). Cada um que hoje trabalha com esse objetivo está semeando a colheita da felicidade, paz e alegria, nas quais o planeta Terra se transformará nesse milênio, conforme prevê a Doutrina Espírita. Entretanto, para quem duvida e acha tudo isso apenas um sonho impossível e ingênuo, Kardec disse que o Espiritismo não se destina aos que estão satisfeitos com suas próprias idéias, mas para os que desejam algo mais.

A VERDADEIRA LEI DA ATRAÇÃO

A morte é a certeza inevitável de todos nós, mas a vida futura também o é. O livro “O CÉU E O INFERNO”, de Allan Kardec, oferece dezena de depoimentos dos mais diversos Espíritos após a morte. O testemunho da artista, cega no fim da vida, viúva Foulon é um dos mais marcantes do livro. Ela fala da verdadeira Lei da Atração.

A viúva Foulon, morta em 1865, foi habilidosa miniaturista. Se houve alguém que não se deixou dominar pelo egoísmo, foi, sem dúvida, ela. Estava sempre pronta a sacrificar seu repouso, saúde e interesses, por aqueles a quem podia servir. Desde a juventude foi marcada por provas rudes e cruéis. Por fim, sua vista, cansada por um trabalho minucioso, extinguiu. “quando a senhora Foulon domou conhecimento da Doutrina Espírita, esta lhe pareceu como um raio de luz. Pareceu-lhe que um véu se levantava deixando-lhe ver alguma coisa que não lhe era estranha. Estudou-a com ardor”, conta Allan Kardec.

Quando morreu, a viúva foi evocada por Allan Kardec, de quem foi amiga. Em Espírito contou: “Meu amigo, agora estou feliz. Estes pobres olhos que se haviam enfraquecido reabriram-se aqui e reencontraram os esplêndidos horizontes. Desde que me vi gravemente enferma recuperei o equilíbrio espiritual que havia perdido com os desgostos e as vicissitudes que as vezes me tornavam insegura na vida.Eu me disse a mim mesma: Tu és Espírito; esquece a Terra. Prepara-te para a transformação do teu ser; vê, pelo pensamento, a senda luminosa que tua alma deve seguir ao deixar o corpo e que a conduzirá às felizes esferas celestes. Essa intuição me deu a coragem, a calma e a firmeza dos últimos instantes. Após a minha libertação, vi que as minhas esperanças estavam realizadas.

O DIREITO A UM MUNDO FELIZ

“Após o último suspiro, perdi a consciência. Durante longo tempo permaneci assim. Depois, fui me despertando pouco apouco em meio de irmãos que não conhecia. Mostraram-me uma estrela brilhante e disseram: É para lá que vais conosco, pois não pertences mais à Terra. Era um mundo feliz, um mundo superior em que a vossa boa amiga vai por fim encontrar o repouso em relação às fadigas corporais que sofri e às vicissitudes da vida terrena”.

Então Kardec perguntou: “ A tua posição atual não parece enfraquecer as tuas relações com os que deixastes neste mundo?”.E a senhora Foulon respondeu: “Não meu amigo, o amor aproxima as almas. Creia-me, pode-se estar, na Terra, mais próximo dos que atingiram a perfeição do que daqueles que a inferioridade e egoísmo fazem turbilhonar em torno da esfera terrestre. A caridade e o amor são dois motivos de poderosa atração. Formam o liame que mantém a união das almas, fazendo-a continuar independentemente das distâncias e dos lugares. Só há distância para os corpos materiais, pois ela não existe para os Espíritos.” Essa, enfim, é a verdadeira compreensão da Lei de Atração: O Segredo da caridade e do amor. (P.H.F.)

(continua amanhã)

ACEITAR OS LIMITES - Pare Fábio de Melo

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

29 de Janeiro de 2010

"Irmanai-vos no Amor além das fronteiras intelectuais, religiosas, culturais e étnicas e fora de especulações."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se desespere diante das dificuldades.

Colhemos aquilo que plantamos.

Somos escravos do ontem, mas somos donos de nosso amanhã.

Se construiu um presente doloroso, fique alerta, para construir um futuro alegre, saudável, no qual possamos colher os frutos do amor e da felicidade sem limites.

Faça o bem de todas as formas, para preparar um futuro melhor.

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Sétima Parte


DEPOIMENTOS DO OUTRO MUNDO

A verdadeira vida, portanto, é a espiritual. Kardec continua “Apegando-se ao exterior, o homem só vê a vida do corpo, quando a vida real é a da alma. Se, em lugar de concentrar o seu pensamento nas vestes exteriores, ele o dirigisse para a verdadeira fonte da vida, para a alma, ser real que sobrevive a tudo, lamentaria menos o corpo”. E então, o Codificador completa: “Mas para isso necessita de uma força que o Espírito só adquire amadurecendo”.

A ATRAÇÃO IRRESISTÍVEL DO DINHEIRO

O segredo está em concentrar os esforços na eliminação do egoísmo, chaga maior da humanidade. Mas não se combate o egoísmo lutando contra ele, isso não faz sentido, como a escuridão se desfaz com a luz, erradica-se essa imperfeição por meio da educação. Uma educação moral que esclarece o verdadeiro sentido da vida. “O principio egoísta e tudo que dele decorre são o que há de mais tenaz no homem e, por conseguinte, de mais difícil desarraigar. Toda gente faz voluntariamente sacrifício, contando que nada custe e da nada privem. Para a maioria dos homens, o dinheiro tem ainda irresistível atrativo e bem poucos compreendem a palavra supérfluo, quando de suas pessoas se trata. Por isso mesmo, a abnegação da personalidade constitui sinal de grandíssimo progresso”, explica Kardec em “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

(CONTINUA AMANHÃ)

TEMPO DO PREPARO - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

28 de janeiro de 2010

"Que teus contatos não se percam na alegria vã que a percepção de fenômenos possa trazer."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO se deixe levar pela zanga nem se impaciente.

Não permita que a inveja, a malicia, a idéia de vingança e o ressentimento encontrem lugar em sua mente.

Essas emoções criam distúrbios no consciente e agem negativamente sobre seu corpo e seus tecidos, prejudicando a saúde.

Cultive a paciência, a tolerância, o perdão, a aceitação e o amor para com todas as criaturas.

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Sexta Parte


SOMOS O QUE PENSAMOS

O Espiritismo não repudia o progresso tecnológico, nem mesmo a fortuna ou o conforto da vida moderna. Sua proposta está em converter os benefícios desses recursos para todos, sem exceção. Milhões de pessoas passam fome, não têm qualquer acesso à cultura, não pensam por si mesmas. Será que bastaria pedir a elas que pensem fixamente em seus desejos – um prato de comida, por exemplo – e o Universo trataria de resolvê-los?

A responsabilidade de estabelecer a liberdade, a igualdade e a fraternidade é de todos nós que participamos da humanidade. São alguns bilhões de almas. Estamos nascendo aqui, em diversas condições, há muitas vidas. E, entre aqueles que representarão as próximas gerações, nós mesmos é que estaremos voltando. Quem vai viver entre os famintos e desprezados? Criar condições idéias de vida para todos é fazer o bem para nós mesmos. Esse é o segredo que nos revela o Espiritismo.

DEPOIMENTOS DO OUTRO MUNDO

O livro “O CÉUE O INFERNO” é uma das obras menos conhecidas de Allan Kardec, mas é de fundamental importância para os dias de hoje. Lá estão os depoimentos dos Espíritos após a morte. Ah! Morte é uma palavra que você não vai ouvir no filme O Segredo. O medo da morte paralisa qualquer um que não conheça a vida futura. Mas ai é que o Espiritismo tem as mais reconfortantes explicações. Em “O CÉU E O INFERNO”, Kardec explica: “Para escapar às preocupações com a morte o homem precisava encará-la no seu verdadeiro sentido, quer dizer, penetrar pelo pensamento no mundo espiritual e fazer sobre ele uma idéia tão exata quanto possível, o que denota no Espírito encarnado certo desenvolvimento e certa aptidão para se libertar da matéria. Para os que não estão suficientemente adiantados a vida material ainda se sobrepõe à vida espiritual”.

(CONTINUA AMANHÃ)

APEGO E AMOR - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

27 de Janeiro de 2010

"As formas, em qualquer nível, não passam de “pensamentos condensados”. Transcendei-as."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO sinta medo, para não atrair criticas.

Se tiver certa maneira de comportar-se que sabe que está certa, mas os outros a julgam errada, não tenha medo.

Se tiver, atrairá uma onda de criticas e maledicências.

Se não tiver medo, ninguém terá coragem de falar de você. O medo irradia forças negativas, que atraem criticas.

Se você não teme, paralisa a critica dos outros, que se sentem tolhidos e dominados por sua força mental positiva.

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Quinta Parte

SOMOS O QUE PENSAMOS

A partir de nossos pensamentos e desejos escolhemos os meios em que vivemos, os amigos, atraímos pessoas semelhantes. Mas essa atração também acontece com os Espíritos que vivem â nossa volta, mesmo que não os vejamos. “Tendo homem Espírito que com ele simpatizam, claro é que, nos corpos coletivos, a generalidade dos Espíritos que lhes votam simpatia está em proporção com a generalidade dos indivíduos que os Espíritos estranhos são atraídos para essa coletividade pela identidade dos gostos e das idéias; em suma, que esses agregados de pessoas, tanto quanto os indivíduos, são mais ou menos bem assistidos e influenciados, de acordo com a natureza dos sentimentos dominantes entre os elementos que os compõem”, explicou Kardec no mesmo livro. Somos o que pensamos e nos unimos aos Espíritos de todo o Universo que pensam e desejam o mesmo que nós.

96% da riqueza do mundo está nas mãos de apenas 1% das pessoas, diz o livro “O Segredo”, propondo ao leitor que aprenda com eles a ser próspero. Mas essa disparidade é causa de toda fome, sofrimentos guerras, disputas, ódios e violência espalhados pelo planeta! A desigualdade de oportunidades está enraizada em dois defeitos: o egoísmo e o orgulho. Eles são os maiores, mais urgentes e greves problemas da humanidade. Sofrimento, medo, angústia e depressão são frutos da ambição e do pensamento fixo em satisfazer desejos pessoais. “Por toda parte onde a lei consagra medidas injustas, contrárias a humanidade, os bons Espíritos estão em minoria e a massa dos maus que para ali afluem, entretém a nação nas suas idéias e paralisam as boas influências parciais, que ficam perdidas na multidão. Estudando-se os costumes dos povos, ou de qualquer reunião de homens, é difícil, portanto, fazer idéia da população oculta que se lhes imiscui no modo de pensar e nos atos”, afirmou Kardec, também em “O Livro dos Espíritos”.

(continua amanhã)

O QUE É TALENTO - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

26 de Janeiro de 2010

"Não vos prendais ao que já sabeis. Em cada ser existe um princípio superior, que não está no falho mundo da mente."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

O homem não pode viver isolado.

Lembre-se de que cada companheiro de jornada é um amigo que o ajuda e a quem você precisa também ajudar.

A cooperação existe entre todas as coisas criadas.

Procure você também cooperar com tudo e com todos, em benefício da própria Terra que o acolhe bondosamente, permitindo sua evolução.

Ajude sempre, e jamais desanime.

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Quarta Parte


PARA QUEM QUER SABER MAIS

Em determinado trecho de “O Segredo” foi citada a seguinte frase, atribuída a Buda (563-483 A.C.) “tudo o que somos é resultado do que pensamos”. Só não se explica que a filosofia de Buda está fundamentada exatamente no desapego aos bens terrenos. E, vale lembrar, o Budismo não é uma doutrina conformada com a miséria e dor, mas propõe exatamente a libertação de todo o sofrimento. Segundo Buda, quem não tem apego não sofre, adquire outras metas de vida, é feliz e útil, tendo ou não bens a sua disposição. Os desejos de quem se libertou do apego não estão concentrados em satisfações pessoais, mas confundem-se às necessidades da harmonia do Universo! Amor é a primeira palavra chave. E estar em sintonia com o Universo é a meta proposta pelo Budismo.

E o que mais o Espiritismo diz? Fala que o segredo está em considerarmos a existência atual apenas como um instante na vida de espíritos que somos. A segunda palavra chave é a reencarnação. A personalidade que carregamos atualmente é uma pequena peça no quebra-cabeça sem fim de nossa trajetória evolutiva. O homem, quando compreende os valores da vida futura, amplia a sua visão. Carros possantes, colares de diamantes e mansões não são mais as sua prioridades agora, elas são: o desenvolvimento da razão e do senso moral, alcançados por meio do amor e da caridade. Estes sim representam a lei da atração que une todas as almas. “A caridade e o amor são dois motivos de poderosa atração. Formam o liame que mantém a união das almas, fazendo-a continuar independentemente das distâncias e dos lugares. Só a distância para os corpos materiais, pois ela não existe para os Espíritos, em “O Livro dos Espíritos”.

(continua amanhã)

CAUSA E EFEITO - Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

25 de Janeiro de 2010

"Se aspirais à vida divina, não jogueis fora ocasiões de elevar-vos. Não fiqueis presos à mente humana."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

ASSIM como os universos foram criados pela palavra de DEUS, assim também nossos pequenos mundos individuais são criados pelas nossas palavras.

E as palavras são a manifestação dos pensamentos, a fim de criar um mundo de paz e beleza, de saúde e felicidade, através de palavras amáveis e delicadas, corteses e animadoras.

Lembre-se de que, uma vez proferida uma palavras, nada mais a destrói.

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Terceira Parte


“O pensamento atrai os semelhantes”, “a lei de atração é com um imã”, você é o que pensa”, as vibrações das forças mentais são as mais poderosas que existem”, frases como essas vão desfilando pelo filme e recheiam as páginas do livro. Há quem pergunte se há alguma relação entre essas idéias e o Espiritismo. Realmente, quem deseja fixamente algo o acaba conquistando, isso é natural. E a Doutrina Espírita chega a citar explicitamente a lei da atração: “O amor é a lei da atração para os seres vivos e organizados, e a atração é a lei de amor para a matéria inorgânica”, disse o Espírito São Vicente de Paulo em O Livro dos Espíritos. Mas, “O Segredo” de acordo com o Espiritismo apresentado por Allan Kardec, é outro, bem diferente do que foi apresentado no livro de Rhonda Byrne.

Antes de revelá-lo, porém, é preciso fazer um alerta. O filosofo espírita José Herculano Pires, comentando as revelações sobre a vida futura, ponderou, na sua tradução do livro de Kardec, “O Céu e o Inferno”: “Kardec sempre acentuou que o Espiritismo não veio para os q ue estão satisfeitos em sua crença ou descrença, mas para os que não o estão e procuram algo mais. Há pessoas que não se acham em condições de compreender os princípios espíritas”. O Espiritismo não faz proselitismo, seus esclarecimentos devem ser procurados por aqueles que querem algo mais profundo em sua compreensão da vida. Por isso, está satisfeito com o que viu em “O Segredo” leia apenas até aqui. Nos próximos parágrafos vamos apresentar uma visão diferente da lei da atração, baseada nas idéias que os bons Espíritos explicaram nos livros de Kardec.

(continua amanhã)

CRIANDO RAIZES - Padre Fábio de Melo

domingo, 24 de janeiro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

24 de Janeiro de 2010

"O que vos unirá será a busca da consciência universal."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

MANTENHA seu equilíbrio.

O equilíbrio depende da serenidade da mente.

Jamais se aborreça nem se exalte.

Não ligue importância às coisas passageiras que lhe vem de fora.

Não se impressione com o que os ouros dizem.

Siga a conduta ditada por sua consciência, e não perca seu equilíbrio.

Caminhe para frente, alegre e certo de que há de vencer, por maiores que sejam as dificuldades do caminho.

DESVENDANDO O SEGREDO

O MAIOR SUCESSO DE AUTO-AJUDA DA HISTÓRIA, “O SEGREDO”, ESTÁ VENDENDO MILHÕES EM TODO O MUNDO. ELE PROMETE REVELAR OS MEIOS DE SATISFAZER TODOS OS DESEJOS.
PARA O ESPIRITISMO, NO ENTANTO, É OUTRO O SEGREDO DA VIDA.

Por Paulo Henrique de Figueiredo

Segunda Parte


SELF-MADE MAN

Os estadunidenses adoram de quem saiu de uma terrível miséria e, por um esforço sobre humano, conquistou riqueza e gloria. É a figura do “self-made man”, algo como “aquele que se fez sozinho”. Neste caso, trata-se de “self-made woman”, Rhonda Byrne. Cinqüenta anos, separada, duas filhas, uma crise financeira. Foi quando ganhou de sua filha um livro de auto-ajuda, de1910, chamada “A Ciência de Ficar Rico”.

Rhonda sentiu que havia mercado para requentar essas velhas idéias, hipotecou sua casa, estudou inúmeras obras do gênero e partiu para um congresso de motivação pessoal nos Estados Unidos. Juntou 24 palestrantes para dar seus depoimentos no filme: autores de auto-ajuda, videntes, esotéricos e terapeutas. A autora colocou toda a sua experiência em vídeo – era especialista em produzir séries para TV na Austrália – a serviço da criação do DVD de 90 minutos. As vendas subiam aos poucos até chamar a atenção da apresentadora Oprah, o resto já se sabe.

A LEI DA ATRAÇÃO

O suspense foi muito bem planejado, afinal, quem não quer saber um segredo guardado desde a antiguidade? No entanto, é possível resumi-lo em poucas palavras: o segredo é a lei da atração. Diz o livro que basta imaginar aquilo que se deseja, direcionando uma ardente vontade, sentindo-se como se a posse tivesse ocorrido efetivamente, que o Universo era naturalmente trabalhar para tornar o desejo em realidade. Os exemplos de conquistas no filme vão de colares de diamante, carros caríssimos, mansões, recuperação da saúde, conquista de um amor, e até fortunas milionárias. “Por que você acha que 1% da população ganha cerca de 96% de todo o dinheiro que circula? Você acha que isso acontece por acaso? Isso é planejado assim. Esse 1% entende algo. Eles entendem O Segredo”, propõe Bob Proctor, um dos apresentadores do filme, numa suposição exagerada.

(Continua amanhã)

ACOMODANDO O PASSADO - Padre Fábio de Melo