A principal finalidade deste blog é a divulgação da Doutrina Espírita, codificada por ALLAN KARDEC, através de trechos do Evangelho Segundo o Espiritismo, preces, orações, crônicas e comentários.Queremos, também, transformar esse blog em uma CASA ESPÍRITA VIRTUAL.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
MINUTO DE SABEDORIA
VEJA, na criança, o futuro da humanidade.
Mantenha-se, por isso, solidário com os trabalhos que visem a beneficiá-las.
Lembre-se de que cada criança poderia ser seu filho querido do seu coração.
Colabore na recuperação das crianças desajustadas, sobretudo mediante seu exemplo dignificante e nobre.
Em todos os setores, a criança é sempre o futuro, e por isso precisa ser atentamente ajudada em suas necessidades.
Mantenha-se, por isso, solidário com os trabalhos que visem a beneficiá-las.
Lembre-se de que cada criança poderia ser seu filho querido do seu coração.
Colabore na recuperação das crianças desajustadas, sobretudo mediante seu exemplo dignificante e nobre.
Em todos os setores, a criança é sempre o futuro, e por isso precisa ser atentamente ajudada em suas necessidades.
O QUE É O ESPIRITISMO
CAPÍTULO SEGUNDO
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
CHARLATANISMO
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
CHARLATANISMO
Décima Parte
94 – A identidade é uma das grandes dificuldades do Espiritismo prático; freqüentemente, ela é impossível de se constatar, sobretudo quando se trata de Espíritos superiores, a. antigos em relação a nós. Entre aqueles que se manifestam, muitos não têm nome para nós e, para fixar nossas idéias, eles podem tomar o de um Espírito conhecido pertencente à mesma categoria, de tal sorte que, se um Espírito se comunica com o nome de São Pedro, por exemplo, nada prova que ele seja precisamente o apóstolo desse nome; pode ser ele, como pode ser um Espírito da mesma ordem, enviado por ele.
Questão da identidade, nesse caso, é por todos os títulos secundária, e haveria puerilidade a isso ligar importância. O que importa é a natureza do ensinamento, se é bom ou mau, digno ou indigno do personagem do qual leva o nome. Este o aprovaria ou o condenaria? Aí está toda a questão.
95 – A identidade é mais fácil de se constatar quando se trata de Espíritos contemporâneos, dos quais se conhece o caráter e os hábitos, porque é por esses mesmos hábitos e particularidade da vida privada que a identidade se revela mais seguramente e, freqüentemente, de maneira incontestável. Quando se evoca um parente ou um amigo, é a personalidade que interessa, e é muito natural procurar constatar-se a identidade: mas os meios que empregam, geralmente, para isso, aqueles que não conhecem senão imperfeitamente o Espiritismo, são insuficientes e podem induzir ao erro.
(continua amanhã).
94 – A identidade é uma das grandes dificuldades do Espiritismo prático; freqüentemente, ela é impossível de se constatar, sobretudo quando se trata de Espíritos superiores, a. antigos em relação a nós. Entre aqueles que se manifestam, muitos não têm nome para nós e, para fixar nossas idéias, eles podem tomar o de um Espírito conhecido pertencente à mesma categoria, de tal sorte que, se um Espírito se comunica com o nome de São Pedro, por exemplo, nada prova que ele seja precisamente o apóstolo desse nome; pode ser ele, como pode ser um Espírito da mesma ordem, enviado por ele.
Questão da identidade, nesse caso, é por todos os títulos secundária, e haveria puerilidade a isso ligar importância. O que importa é a natureza do ensinamento, se é bom ou mau, digno ou indigno do personagem do qual leva o nome. Este o aprovaria ou o condenaria? Aí está toda a questão.
95 – A identidade é mais fácil de se constatar quando se trata de Espíritos contemporâneos, dos quais se conhece o caráter e os hábitos, porque é por esses mesmos hábitos e particularidade da vida privada que a identidade se revela mais seguramente e, freqüentemente, de maneira incontestável. Quando se evoca um parente ou um amigo, é a personalidade que interessa, e é muito natural procurar constatar-se a identidade: mas os meios que empregam, geralmente, para isso, aqueles que não conhecem senão imperfeitamente o Espiritismo, são insuficientes e podem induzir ao erro.
(continua amanhã).
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
MINUTO DE SABEDORIA
NÃO transforme sua prece em petitório insistente.
“O PAI sabe aquilo de que necessitamos, mesmo antes de pedirmos”.
Quando quiser alguma coisa para si, peça-o também para os outros, para todos os que estivem nas mesmas condições.
No momento da prece, evite o egoísmo.
A prece é a melhor ocasião de demonstrarmos nosso amor.
E pedindo para todos, com amor, seremos os primeiros a receber o benefício.
“O PAI sabe aquilo de que necessitamos, mesmo antes de pedirmos”.
Quando quiser alguma coisa para si, peça-o também para os outros, para todos os que estivem nas mesmas condições.
No momento da prece, evite o egoísmo.
A prece é a melhor ocasião de demonstrarmos nosso amor.
E pedindo para todos, com amor, seremos os primeiros a receber o benefício.
O QUE É O ESPIRITISMO
CAPÍTULO SEGUNDO
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
CHARLATANISMO
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
CHARLATANISMO
Nona Parte
91 – Aqueles que não conhecem o Espiritismo são levados a suspeitarem da boa-fé dos médiuns; o estudo e a experiência lhes dão os meios de se assegurarem da realidade dos fatos. Fora disso, a melhor garantia que podem encontrar está no desinteresse absoluto e honorabilidade do médium; há pessoas que, pela sua posição e caráter, escampam a toda suspeição. Se a atração do ganho pode excitar a fraude, o bom senso diz que, onde não há nada a ganhar, o charlatanismo nada tem a fazer. (O Livro dos Médiuns, ap. XXIII. Charlatanismo e malabarismo, médiuns interesseiros, fraudes espíritas, nº 300. Revista Espírita, 1862, pág. 52).
92 – Entre os adeptos do Espiritismo, encontram-se os entusiastas e os exaltados, como em todas as coisas; esses são, em geral, os piores propagadores, porque se duvida da sua facilidade em tudo aceitar sem um exame aprofundado. O espírita esclarecido se defende do entusiasmo que cega, observando a tudo friamente e com calma; é o meio de não ser vítima nem ilusões, nem de mistificadores. A parte toda questão de boa-fé, o observador novato deve, antes de tudo, inteirar-se da gravidade do caráter daqueles a quem se dirige.
IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS
93 – Uma vez que se encontram entre os Espíritos todos os defeitos da Humanidade, ai se encontram também a astúcia e a mentira; há os que não têm nenhum escrúpulo em se ornamentarem com nomes os mais respeitáveis para inspirarem mais confiança. É preciso, pois, abster-se de crer, de uma maneira absoluta, na autenticidade de todas as assinaturas.
(continua amanhã)
91 – Aqueles que não conhecem o Espiritismo são levados a suspeitarem da boa-fé dos médiuns; o estudo e a experiência lhes dão os meios de se assegurarem da realidade dos fatos. Fora disso, a melhor garantia que podem encontrar está no desinteresse absoluto e honorabilidade do médium; há pessoas que, pela sua posição e caráter, escampam a toda suspeição. Se a atração do ganho pode excitar a fraude, o bom senso diz que, onde não há nada a ganhar, o charlatanismo nada tem a fazer. (O Livro dos Médiuns, ap. XXIII. Charlatanismo e malabarismo, médiuns interesseiros, fraudes espíritas, nº 300. Revista Espírita, 1862, pág. 52).
92 – Entre os adeptos do Espiritismo, encontram-se os entusiastas e os exaltados, como em todas as coisas; esses são, em geral, os piores propagadores, porque se duvida da sua facilidade em tudo aceitar sem um exame aprofundado. O espírita esclarecido se defende do entusiasmo que cega, observando a tudo friamente e com calma; é o meio de não ser vítima nem ilusões, nem de mistificadores. A parte toda questão de boa-fé, o observador novato deve, antes de tudo, inteirar-se da gravidade do caráter daqueles a quem se dirige.
IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS
93 – Uma vez que se encontram entre os Espíritos todos os defeitos da Humanidade, ai se encontram também a astúcia e a mentira; há os que não têm nenhum escrúpulo em se ornamentarem com nomes os mais respeitáveis para inspirarem mais confiança. É preciso, pois, abster-se de crer, de uma maneira absoluta, na autenticidade de todas as assinaturas.
(continua amanhã)
terça-feira, 8 de setembro de 2009
PENSAMENTO DO DIA
08 de Setembro de 2009
"Pelo silêncio saberemos onde nos colocar na Grande Sala."
Trigueirinho
"Pelo silêncio saberemos onde nos colocar na Grande Sala."
Trigueirinho
MINUTO DE SABEDORIA
ELEVE seu coração em prece!
Mas evite recitar fórmulas lidas ou decoradas.
Que de seu coração partam as palavras espontâneas, como você faz quando conversa com um amigo querido.
Prece não é obrigação que alguém desempenhe para “ver-se livre de um peso”.
Ore fervorosamente, mas sentindo as palavras que profere, para que a ligação com as
Entidades angélicas seja efetiva e real.
Faça da oração um hábito indispensável à saúde espiritual.
Mas evite recitar fórmulas lidas ou decoradas.
Que de seu coração partam as palavras espontâneas, como você faz quando conversa com um amigo querido.
Prece não é obrigação que alguém desempenhe para “ver-se livre de um peso”.
Ore fervorosamente, mas sentindo as palavras que profere, para que a ligação com as
Entidades angélicas seja efetiva e real.
Faça da oração um hábito indispensável à saúde espiritual.
O QUE É O ESPIRITISMO
CAPÍTULO SEGUNDO
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
Oitava Parte
88 – a faculdade medianímica é um dom de DEUS, como todas as outras faculdades, que se pode empregar para o bem, como para o mal, e da qual se pode abusar. Ela tem por objeto nos colocar em comunicação direta com as almas daqueles que viveram, a fim de receber seus ensinamentos e nos iniciar na vida futura. Como a vista nos põe em comunicação com o mundo visível, a mediunidade nos coloca em comunicação com o mundo invisível. Aquele que dela se serve com um fim útil, para seu próprio adiantamento e o dos seus semelhantes, cumpre uma verdadeira missão, da qual terá a recompensa. Aquele que dela abusa e a emprega em coisas fúteis ou no objetivo do interesse material, a desvia do seu fim providencial, suportando disso, cedo ou tarde, as conseqüências, como aquele que faz um mau uso de uma faculdade qualquer.
CHARLATANISMO
89 – Certas manifestações espíritas se prestam, bastante facilmente, a imitação; mas porque elas puderam ser exploradas, como tantos outros fenômenos, pelo malabarismo e pela prestidigitação, seria absurdo disso concluir que elas não existem. Para aquele que estudou e que conhece as condições normais nas quais elas podem se produzir, é fácil distinguir a imitação da realidade. A imitação, de resto, não poderia jamais ser completa e não pode enganar senão o ignorante, incapaz de apreender as nuances características do fenômeno verdadeiro.
90 – as manifestações mais fáceis de serem imitadas são certos efeitos físicos e efeitos inteligentes vulgares, tais como os movimentos, as pancadas, os transportes, a escrita direta, as respostas banais, etc.; o mesmo não ocorre com comunicações inteligentes de alta importância. Para imitar as primeiras, não é preciso senão a habilidade; para simular as outras, seria preciso, quase sempre, uma instrução pouco comum, uma superioridade intelectual fora do normal, e uma faculdade de improvisação, por assim dizer, universal.
(continua amanhã)
88 – a faculdade medianímica é um dom de DEUS, como todas as outras faculdades, que se pode empregar para o bem, como para o mal, e da qual se pode abusar. Ela tem por objeto nos colocar em comunicação direta com as almas daqueles que viveram, a fim de receber seus ensinamentos e nos iniciar na vida futura. Como a vista nos põe em comunicação com o mundo visível, a mediunidade nos coloca em comunicação com o mundo invisível. Aquele que dela se serve com um fim útil, para seu próprio adiantamento e o dos seus semelhantes, cumpre uma verdadeira missão, da qual terá a recompensa. Aquele que dela abusa e a emprega em coisas fúteis ou no objetivo do interesse material, a desvia do seu fim providencial, suportando disso, cedo ou tarde, as conseqüências, como aquele que faz um mau uso de uma faculdade qualquer.
CHARLATANISMO
89 – Certas manifestações espíritas se prestam, bastante facilmente, a imitação; mas porque elas puderam ser exploradas, como tantos outros fenômenos, pelo malabarismo e pela prestidigitação, seria absurdo disso concluir que elas não existem. Para aquele que estudou e que conhece as condições normais nas quais elas podem se produzir, é fácil distinguir a imitação da realidade. A imitação, de resto, não poderia jamais ser completa e não pode enganar senão o ignorante, incapaz de apreender as nuances características do fenômeno verdadeiro.
90 – as manifestações mais fáceis de serem imitadas são certos efeitos físicos e efeitos inteligentes vulgares, tais como os movimentos, as pancadas, os transportes, a escrita direta, as respostas banais, etc.; o mesmo não ocorre com comunicações inteligentes de alta importância. Para imitar as primeiras, não é preciso senão a habilidade; para simular as outras, seria preciso, quase sempre, uma instrução pouco comum, uma superioridade intelectual fora do normal, e uma faculdade de improvisação, por assim dizer, universal.
(continua amanhã)
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
PENSAMENTO DO DIA
07 de Setembro de 2009
"As portas dos Templos Internos estão abertas."
Trigueirinho
MINUTO DE SABEDORIA
VISITE os pobres e enfermos.
Pelo menos uma vez por semana dedique algumas horas a consolar um coração aflito.
O consolo que você levar, mesmo com sacrifício de sua parte, é a garantia de que está cumprindo um dever de cristão e de homem.
Não esperem que o procurem, para agir fraternalmente, amparando os frascos e confortando os tristes.
Nem pense que você está dando mais do que recebe: quem consola um coração triste, na realidade recebe muito mais do que dá.
Pelo menos uma vez por semana dedique algumas horas a consolar um coração aflito.
O consolo que você levar, mesmo com sacrifício de sua parte, é a garantia de que está cumprindo um dever de cristão e de homem.
Não esperem que o procurem, para agir fraternalmente, amparando os frascos e confortando os tristes.
Nem pense que você está dando mais do que recebe: quem consola um coração triste, na realidade recebe muito mais do que dá.
O QUE É O ESPIRITISMO
CAPÍTULO SEGUNDO
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
Sétima Parte
86 - Para se imporem ao médium, os maus Espíritos sabem explorar habilmente todos os defeitos morais, aquele que lhes dá maior acesso é o orgulho, sentimento que domina no maior número de médiuns obsediados, sobretudo naqueles que são fascinados. È o orgulho que os leva a acreditarem na sua infalibilidade, e a repetir os avisos. Esse sentimento, infelizmente, é excitado pelos elogios do qual são objeto; quando eles têm uma faculdade um pouco transcendental, são procurados, adulados e, acabando por crer em sua importância, consideram-se indispensáveis, sendo isso o que os perde.
87 – Enquanto o médium imperfeito se orgulha dos nomes ilustres, o mais freqüentemente apócrifos, que levam as comunicações que ele recebe, e se considera intérprete privilegiado das forças celestes, o bom médium não se crê jamais bastante digno de tal favor, tendo sempre uma salutar desconfiança da qualidade daquilo que recebe, não se confiando ao seu próprio julgamento; não sendo senão um instrumento passivo, ele compreende que, se é bom, não pode disso fazer um mérito pessoal, não mais do que pode ser responsável se é mau, e que seria ridículo acreditar na identidade absoluta dos Espíritos que se manifestam por ele; deixa a questão ser julgada por terceiros desinteressados, sem que seu amor-próprio tenha mais a sofrer com um julgamento desfavorável do que o ator que não é passível da censura infligida à peça da qual é intérprete. Seu caráter distinto é a simplicidade e a modéstia; é feliz com a faculdade que possui, não para dela se envaidecer, mas porque lhe oferece um mio de ser útil, o que faz voluntariamente quando lhe surge ocasião, sem jamais melindrar-se se não é colocado em primeiro plano.
Os médiuns são os intermediários e os intérpretes dos Espíritos; cabe, pois, ao evocador, e mesmo ao simples observador, poder apreciar o mérito do instrumento.
(continua amanhã)
86 - Para se imporem ao médium, os maus Espíritos sabem explorar habilmente todos os defeitos morais, aquele que lhes dá maior acesso é o orgulho, sentimento que domina no maior número de médiuns obsediados, sobretudo naqueles que são fascinados. È o orgulho que os leva a acreditarem na sua infalibilidade, e a repetir os avisos. Esse sentimento, infelizmente, é excitado pelos elogios do qual são objeto; quando eles têm uma faculdade um pouco transcendental, são procurados, adulados e, acabando por crer em sua importância, consideram-se indispensáveis, sendo isso o que os perde.
87 – Enquanto o médium imperfeito se orgulha dos nomes ilustres, o mais freqüentemente apócrifos, que levam as comunicações que ele recebe, e se considera intérprete privilegiado das forças celestes, o bom médium não se crê jamais bastante digno de tal favor, tendo sempre uma salutar desconfiança da qualidade daquilo que recebe, não se confiando ao seu próprio julgamento; não sendo senão um instrumento passivo, ele compreende que, se é bom, não pode disso fazer um mérito pessoal, não mais do que pode ser responsável se é mau, e que seria ridículo acreditar na identidade absoluta dos Espíritos que se manifestam por ele; deixa a questão ser julgada por terceiros desinteressados, sem que seu amor-próprio tenha mais a sofrer com um julgamento desfavorável do que o ator que não é passível da censura infligida à peça da qual é intérprete. Seu caráter distinto é a simplicidade e a modéstia; é feliz com a faculdade que possui, não para dela se envaidecer, mas porque lhe oferece um mio de ser útil, o que faz voluntariamente quando lhe surge ocasião, sem jamais melindrar-se se não é colocado em primeiro plano.
Os médiuns são os intermediários e os intérpretes dos Espíritos; cabe, pois, ao evocador, e mesmo ao simples observador, poder apreciar o mérito do instrumento.
(continua amanhã)
domingo, 6 de setembro de 2009
PENSAMENTO DO DIA
06 de Setembro de 2009
"És parte de uma Grande Obra, és portador da nova semente."
Trigueirinho
"És parte de uma Grande Obra, és portador da nova semente."
Trigueirinho
MINUTO DE SABEDORIA
NÃO condene os que estão em posição de destaque na política ou na administração pública.
Não diga que no lugar deles faria melhor.
Enquanto não pomos em ação real nossas forças, não temos certeza do que são capazes.
Talvez você fizesse pior, se estivesse na posição deles.
Procure desculpar, porque não conhecemos as circunstâncias em que se encontram aqueles que têm sobre seus ombros o grande peso da responsabilidade pública.
Não diga que no lugar deles faria melhor.
Enquanto não pomos em ação real nossas forças, não temos certeza do que são capazes.
Talvez você fizesse pior, se estivesse na posição deles.
Procure desculpar, porque não conhecemos as circunstâncias em que se encontram aqueles que têm sobre seus ombros o grande peso da responsabilidade pública.
O QUE É O ESPIRITISMO
CAPÍTULO SEGUNDO
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
NOÇÕES ELEMENTARES DO ESPIRITISMO
COMUNICAÇÕES COM O MUNDO INVISÍVEL
FIM PROVIDENCIAL DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
ESCOLHOS DOS MÉDIUNS
Sexta Parte
83 – Não é mais espantoso ver maus Espíritos obsediarem pessoas respeitáveis, do que não é surpreendente, ver pessoas más se obstinarem sobre a Terra contra os homens de bem.
É notável que, depois da publicação de O Livro dos Médiuns, os médiuns obsediados são muito menos numerosos, porque, estando prevenidos, eles se mantêm em guarda e espreitam os menores sinais que podem trair a presença de um Espírito Enganador. A maioria daqueles que são obsediados, ou não estudaram previamente ou não aproveitaram os conselhos.
84 – O que constitui o médium, propriamente dito, é a faculdade; a esse respeito ele pode ser mais ou menos formado, mais ou menos desenvolvido. O que constitui o médium seguro, aquele que se pode verdadeiramente qualificar de BOM MÉDIUM é a aplicação da faculdade, a aptidão de servir de intérprete aos bons Espíritos. Toda a faculdade à parte, o poder do médium para atrair os bons Espíritos e repelir os maus, está em razão da sua superioridade moral; essa superioridade é proporcional à soma das qualidades que faz o homem de bem; com ela ele se concilia na simpatia dos bons e exerce ascendência sobre os maus.
85 – Pela mesma razão, a soma das imperfeições morais do médium o aproximam da natureza dos maus Espíritos, lhe tira a influência necessária para os distanciar; em lugar de ser ele quem se impõe àqueles, são àqueles que se impõem a ele. Isto explica não só aos médiuns, mas a todas as pessoas, uma vez que não há nenhuma que não recebe a influência dos Espíritos.
(continua amanhã)
83 – Não é mais espantoso ver maus Espíritos obsediarem pessoas respeitáveis, do que não é surpreendente, ver pessoas más se obstinarem sobre a Terra contra os homens de bem.
É notável que, depois da publicação de O Livro dos Médiuns, os médiuns obsediados são muito menos numerosos, porque, estando prevenidos, eles se mantêm em guarda e espreitam os menores sinais que podem trair a presença de um Espírito Enganador. A maioria daqueles que são obsediados, ou não estudaram previamente ou não aproveitaram os conselhos.
84 – O que constitui o médium, propriamente dito, é a faculdade; a esse respeito ele pode ser mais ou menos formado, mais ou menos desenvolvido. O que constitui o médium seguro, aquele que se pode verdadeiramente qualificar de BOM MÉDIUM é a aplicação da faculdade, a aptidão de servir de intérprete aos bons Espíritos. Toda a faculdade à parte, o poder do médium para atrair os bons Espíritos e repelir os maus, está em razão da sua superioridade moral; essa superioridade é proporcional à soma das qualidades que faz o homem de bem; com ela ele se concilia na simpatia dos bons e exerce ascendência sobre os maus.
85 – Pela mesma razão, a soma das imperfeições morais do médium o aproximam da natureza dos maus Espíritos, lhe tira a influência necessária para os distanciar; em lugar de ser ele quem se impõe àqueles, são àqueles que se impõem a ele. Isto explica não só aos médiuns, mas a todas as pessoas, uma vez que não há nenhuma que não recebe a influência dos Espíritos.
(continua amanhã)
Assinar:
Postagens (Atom)