sábado, 10 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


10 de Outubro de 2009


"Os fracos permanecem no ponto alcançado ou caminham para trás. Os fortes vão adiante pela Senda do Espírito".


Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ, que se acha enfermo, preso a um leito de dor, não desanime!

A doença não é um mal, pois é através da enfermidade que nos libertamos das vibrações grosseiras dos maus pensamentos, das más palavras e das más ações.

Suporte com paciência sua enfermidade, porque por meio dela se está purificando o organismo psíquico, sua alma, que só pode expulsar as impurezas por meio das doenças

físicas.

O QUE É O ESPIRITISMO

ALLAN KARDEC

O Codificador do Espiritismo

Terceira Parte

Em 1858 Kardec publica um pequeno livro chamado “Instruções Práticas Sobre Manifestações Espíritas”, que é substituído ou ampliado em janeiro de 1861, pela primeira edição do “O Livro dos Médiuns” que teve sua segunda e definitiva edição, revisada pessoalmente por Kardec em 1862. É o segundo volume da codificação do Espiritismo e como assinalava Kardec, desenvolve a parte prática da Doutrina, um livro básico da ciência Espírita, um tratado de mediunidade sobre o desenvolvimento das pesquisas mediúnicas.

Na introdução de “O Livro dos Médiuns” Kardec delimita seus objetivos: “...sua finalidade (do livro) é indicar os meios de desenvolvimento da mediunidade em quem a possui, segundo as possibilidades de cada um, e sobretudo orientar o seu emprego de maneira proveitosa...orientá-las (as pessoas que se dedicam ao Espiritismo) nas suas observações, apontar-lhes as dificuldades que certamente encontrarão, ensinar-lhes a maneira de se comunicarem com os Espíritos, obtendo boas comunicações...”. O desenvolvimento desse estudo visava demonstrar o caráter sério do Espiritismo, o que é a sua essência, e para afastar as idéias de frivolidade e de divertimento que naquele momento alguns revestiam as sessões mediúnicas. Ainda pesquisa bibliografias e história dos fatos espíritas, a primeira sociedade para esse fim constituída na França. Publica em 1864 “Imitação do Evangelho”, que em sua segunda edição é denominado “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Com esse livro está formada ou codificada toda a base da Doutrina, assim delimitada: “O Livro dos Espíritos” que contém todo o pensamento filosófico do Espiritismo, o núcleo central de onde partem todas as outras obras codificadas por Kardec. “O Livro dos Médiuns” tratando da parte experimental da Doutrina e o “Evangelho Segundo o espiritismo” que dita as leis morais, os pontos religiosos, da prece e da caridade.

(continua amanhã)

QUEM TEM UM AMIGO TEM UM ANJO - PadreFábio de Melo

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


09 de Outubro de 2009

"Esvazia as mãos para receber o alimento a ser distribuído aos carentes deste planeta."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO dê importância à idade de seu corpo físico; seja sempre jovem e bem disposto espiritualmente.

A Alma não tem idade.

A mente jamais envelhece.

Mesmo que o corpo assinale os sintomas da idade física, mantenha-se jovem e bem disposto, porque isto depende de sua mentalização positiva.

Faça que a juventude de seu Espírito se irradie através de seu corpo, tenha ela a idade que tiver.

O QUE É O ESPIRITISMO

ALLAN KARDEC

O Codificador do Espiritismo

Segunda Parte

“O Livro dos Espíritos” veio abrir uma nova era no estudo dos problemas espirituais.

Até sua publicação esses problemas eram tratados de maneira empírica ou apenas imaginosa. Com o livro, o Espírito, os problemas espirituais, saíram do terreno da abstração para se tornarem acessíveis à investigação racional, e até mesmo à pesquisa experimental.

Se as manifestações espíritas, a comunicação com o mundo invisível dos Espíritos remonta os primórdios da civilização, e a mediunidade já se manifestando de várias formas, fenômenos explicados, doutrinados e interpretados à luz de uma única análise. Foi a pedra fundamental do Espiritismo (que antes do livro nem existia como palavra ou expressão).

Allan Kardec não foi o inventor do Espiritismo, mas seu Codificador, seu sistematizador, como ele mesmo escrevia: “Vi, observei, coordenei e procuro fazer compreensível aos outros o que eu mesmo entendi”; de toda uma realidade que os Espíritos lhes transmitiram através da comunicação entre mundos. Allan Kardec a partir de então desenvolveu atividade doutrinária. Em primeiro de janeiro de 1858 fundou a “Revue Spirit” (Revista Espírita) para a divulgação dos fatos e da doutrina.
Conforme o programa traçado por ele a revista publicaria “Manifestações materiais ou intelectuais obtidas em sessões a que os colaboradores tiveram ocasião de assistir pessoalmente ocorrência de lucidez sonambúlica e de êxtase, bem como de previsões e pressentimentos; fatos relativos a poderes ocultos atribuídos certa ou erradamente a determinados indivíduos; lendas e crendices populares; ocorrências de visões e aparições; fenômenos psicológicos especiais que acontecem no momento da morte; problemas morais e psicológicos que pedem soluções; fatos morais; atos notáveis de devotamento e de abnegação, cuja divulgação possa ser útil como exemplo”. Uma revista, antes de qualquer coisa, de experimentação, de investigação rigorosa de fatos que até então eram explicados como coisas sobrenaturais ou misteriosas. A “Revue Spirit” é publicada até hoje, sendo o periódico espírita mais antigo do mundo.

(continua amanha)

AMIZADE AMADURECIDA- Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

08 de Outubro de 2009

"Consagra-te à eternidade, consagra-te à pureza."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

NÃO pare jamais de trabalhar para o bem!

Cada vez que paramos, nossa alma começa a ficar na rigidez cadavérica.

A alma inativa morre de tédio e cansaço.

Não deixe que seu Espírito se enfraqueça de inação.

Viva alegre e entusiasta e empregue todas as suas forças na plantação do bem, do amor, do carinho no coração daqueles que o cercam na vida.

O QUE É O ESPIRITISMO

ALLAN KARDEC

O Codificador do Espiritismo

Primeira Parte

No período em que a curiosidade cede lugar para a investigação científica, havia a necessidade de uma sistematização teórica, que seria feita por um homem chamado Hyppolyte Leon Denizard Rivail.

Aos cinqüenta anos, em 1854, após ter se dedicado ao estudo do magnetismo animal, do hipnotismo e do sonambulismo, veio a tomar conhecimento das mesas dançantes e dos fenômenos mediúnicos. De formação positivista, pertencente a Grã-Loja escocesa de Paris (maçonaria), passou a freqüentar as sessões mediúnicas com o intuito de apurar a legitimidade das aparições dentro da objetividade científico-positivista.

Impressionado, sobretudo, com os casos de escrita mediúnica, reuniu e examinou grande número de mensagens psicografadas (escritas pelos espíritos através dos médiuns). E após uma rigorosa análise comparativa com várias mensagens concluiu como verdadeira a explicação espírita.

A partir de então se dedicou ao estudo e à codificação das mensagens, estruturando bases filosóficas e religiosas da nova Doutrina que ele batizara com o nome de Espiritismo. O primeiro resultado de seus estudos foi publicado em 18 de abril de 1857.

“O Livro dos Espíritos”, primeira fonte de sistematização de regras, de estudo do movimento espírita. O livro é uma codificação das formas, dos princípios e bases da Doutrina Espírita e o arcabouço de todas as outras obras que se ocuparam da interpretação e desenvolvimento da comunicação entre o mundo material e o mundo invisível. Hyppolyte Leon Denizard Rivail que passou a se chamar Allan Kardec (nome de uma encarnação anterior, onde teria sido um druida), codificou as mensagens dos Espíritos através de duas irmãs médiuns: Caroline (16 anos) e Julie Boudin (14 anos), e mais tarde através da Srtª. Japhet no processo de revisão do livro.

As reuniões de realizavam na casa da família Boudin, entre pessoas amigas, e as respostas dos Espíritos eram transmitidas por meio de uma cesta de bico, a que se adaptava um lápis.

As meninas punham as mãos sobre a cesta e esta se movimentava, escrevendo as mensagens, com absoluta impossibilidade de interferência das médiuns na escrita.

Mais tarde, Kardec submeteu estas mensagens ao controle de outros médiuns, confrontando as comunicações obtidas. A primeira edição foi de contato, sendo ampliadas definitivamente na segunda edição, sempre através da supervisão dos Espíritos.

(continua amanhã)

VERDADEIROS AMIGOS - Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

07 de Outubro de 2009

"Devoção é o impulso que faz o aspirante prosseguir ainda que embates da vida tentem exaurir suas forças."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

SEJA otimista!

Procure subir, e espere sempre que o melhor lhe aconteça.

Embora as aparências sejam contrárias, confie em DEUS, que está dentro de você, porque n’Ele existe a solução de todos os seus problemas.

Olhe para o lado certo da vida, para a felicidade e o progresso, e não detenha jamais sua subida.

Seja otimista, e há de vencer!

O QUE É O ESPIRITISMO

BEZERRA DE MENEZES

O Apóstolo Brasileiro

BEZERRA DE MENEZES foi o mais destacado espírita brasileiro do século XIX.

Contemporâneo de Allan Kardec, ele exerceu um papel destacado; por suas mãos o movimento espírita tomou o rumo evangelizador e cresceu em importância e em adeptos.
Direcionou sua atividade evangélica no estudo do “O Livro dos Espíritos” e a demonstrar a necessidade da união de todos os espíritas na difusão dos Evangelhos e no entendimento da ligação entre o Cristianismo e o Espiritismo. Sua máxima era: DEUS, CRISTO e CARIDADE.

BEZERRA DE MENEZES também foi um devotado médico homeopata que privilegiava os mais necessitados. Como parlamentar e homem público foi um atento observador e formulador de políticas para o desenvolvimento nacional.

O Apóstolo Brasileiro também foi um prolixo escritor e publicou dezenas de artigos e livros fundamentais.

Na verdade, sua importância é mais destacada como organizador, num momento crucial para o movimento espírita do Brasil. Uma situação de dispersão, desconfiança e de confronto. Bem comparado, BEZERRA DEMENEZES está para o Espiritismo no Brasil, como São Pedro foi para a primitiva Igreja Católica; a pedra de consolidação de um sólido edifício.

Nossa intenção é situar o papel de BEZERRA DE MENEZES no universo do Espiritismo, a necessidade de destacar a figura sábia, bondosa e inteligente, assim também, a sua grandiosa participação na implantação e desenvolvimento da Doutrina Espírita no Brasil.

(trecho extraído da Revista “Coleção Espiritismo”

(continua amanhã)

AO MEUAMIGO - Padre Fábio de Melo

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

06 de Outubro de 2009

"Devoção é a chispa que faz arder o Fogo que eleva a humanidade."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

VOCÊ, que é mãe, lembre-se de que o seu exemplo é a lição mais forte para seu filho.

Não discuta com seu marido diante das crianças.

Não critique o pai diante dos filhos.

Não fale mal dele.

Nunca o diminua com desprezo.

O exemplo de um lar bem constituído é a maior felicidade que você pode legar a seus filhos.

Por amor deles saiba sofrer, se for preciso, porque eles são frutos que você mesmo gerou.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO QUARTO

DAS REUNIÕES ESPÍRITAS


Segunda Parte.

42 – Em vão se alega a utilidade de certas experiências curiosas, frívolas e divertidas, para convencer os incrédulos, é a um resultado muito oposto que se chega. O incrédulo, já levado a zombar das mais sagradas crenças, não pode ver uma coisa séria naquilo do qual se faz um divertimento; não pode ser levado a respeitar o que não lhe é apresentado de maneira respeitável; também das reuniões fúteis e levianas, nas quais não há nem ordem, nem gravidade, nem recolhimento, ele leva sempre má impressão. O que pode, sobretudo, convencê-lo, é a prova de seres cuja memória lhe é cara; diante de suas palavras graves e solenes, diante das revelações íntimas, é que se o vê emocionar-se e fraquejar. Mas, pelo fato de que há mais respeito, veneração, afeição pela pessoa cuja alma se lhe apresenta, ele fica chocado, escandalizado, de vê-la chegar a uma assembléia sem respeito, no meio de mesas que dançam e da pantomima dos Espíritos levianos; por incrédulo que seja, sua consciência repele essa mistura do sério e do frívolo, do religioso e do profano, por isso taxa tudo isso de charlatanice, e, freqüentemente, sai menos convencido do que quando entrou.

As reuniões dessa natureza fazem sempre mais mal do que bem, porque afastam da Doutrina mais pessoas do que a ela conduzem, sem contar que se prestam a motivar a crítica dos detratores, que nela encontram motivos fundados de zombaria.

NOTA:- Chegamos ao final da digitação do Livro – O QUE É O ESPIRITISMO – de ALLAN KARDEC.

Esperamos ter dado a nossa humilde e pequena colaboração na divulgação da DOUTRINA ESPÍRITA.

PERDAS NECESSÁRIAS - PADRE FÁBIO DE MELO

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA


05 de Outubro de 2009


"Lembra-te sempre: ouvir, tocar, ver, saber e calar."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

CADA um recebe de acordo com o que dá.

Se você der ódio e indiferença, há de recebê-los de volta.

Mas se der atenção e carinho, há de ver-se cercado de afeto e amor.

Ninguém se aproxima do espinheiro, por causa dos espinhos, nem do lodo, porque suja.

Mas todos apreciam permanecer perto das flores, que espalham beleza e perfume.

Cada um recebe de acordo com o que dá.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO QUARTO

DAS REUNIÕES ESPÍRITAS


Primeira Parte

39 – Os Espíritos são atraídos pela simpatia, a semelhança dos gostos e de caracteres, a intenção que faz desejar a sua presença. Os Espíritos Superiores não vão às reuniões fúteis, do mesmo modo que um sábio da Terra não iria numa assembléia de jovens estouvados. O simples bom senso diz que não pode ser de outra forma; ou, se aí vão algumas vezes, é para dar um conselho salutar, combater os vícios, procurar conduzir para o bom caminho; se não são escutados, retiram-se. Seria ter uma idéia completamente falsa, crer que os Espíritos sérios possam se comprazer em responder a futilidades, a perguntas ociosas que não provam nem afeição, nem respeito por eles, nem desejo real, nem instrução, e ainda menos que possam vir dar espetáculo para divertimento dos curiosos. O que não faziam quando vivos, não podem fazê-lo depois de sua morte.

40 – A frivolidade das reuniões tem por resultado atrair os Espíritos levianos que não procuram senão ocasiões de enganarem e de mistificarem. Pela mesma razão que os homens graves e sérios não vão às assembléias levianas. Os Espíritos sérios vão apenas às reuniões sérias, cujo objetivo é a instrução e não curiosidade; é nas reuniões desse gênero que os Espíritos superiores gostam de dar seus ensinamentos.

41 – Do que precede resulta que, toda reunião Espírita, para ser proveitosa, deve, como primeira condição, ser séria e recolhida; que tudo deve se passar nela respeitosamente, religiosamente e com dignidade, se quer obter o concurso habitual dos bons Espíritos. É preciso não esquecer que, se esses mesmo Espíritos aí se fizessem presentes quando vivos ter-se-ia por eles considerações às quais têm ainda mais direito depois de sua morte.

(continua amanhã)

VOCÊ NASCEU PRA MIM - Padre Fábio de Melo

domingo, 4 de outubro de 2009

PENSAMENTO DO DIA

04 de Outubro de 2009

"Não é o eu exterior que te guia os passos, mas o Regente Interior."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

TENHA equilíbrio e alegria.

Saiba ser reconhecido.

Procure ser humilde.

Não lance pedras a quem o beneficiou.

Não se julgue diminuído quando o ajudarem.

Saiba agradecer.

Quebre seu orgulho e receba com gratidão o auxilio que lhe derem.

E jamais esqueça o beneficio nem o benfeitor.

O pior dos defeitos é a ingratidão, que despreza e apedreja hoje quem nos beneficiou ontem.

O QUE É O ESPIRITISMO

CAPÍTULO TERCEIRO

SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS

PELA DOUTRINA ESPÍRITA

PLURALIDADE DOS MUNDOS

O HOMEM DURANTE A VIDA TERRESTRE

Décima Quinta Parte

142 – De onde vem o caráter distintivo dos povos?

São Espíritos que têm, mais ou menos, os mesmos gostos e as mesmas inclinações que se encarnam num meio simpático, e freqüentemente no mesmo meio, onde podem satisfazer suas inclinações.

143 – Como progridem e como degeneram os povos?

Se a alma é criada ao mesmo tempo que o corpo. A dos homens de hoje são tão novas, tão primitivas quanto às dos homens da Idade Média. E, desde então, pergunta-se por que elas têm costumes mais dóceis e uma inteligência mais desenvolvida? Se, na morte do corpo, a alma deixa definitivamente a Terra, pergunta-se, ainda, qual seria o fruto do trabalho que se faz para melhorar um povo, se está a recomeçar com todas as almas novas que chegam diariamente?

Os Espíritos se encarnam em um meio simpático e em relação com o grau de seu adiantamento. Um chinês, por exemplo, que progrediu suficientemente, e não encontra na sua raça um meio correspondente ao grau que alcançou, se encarnará entre um povo mais avançado. À medida que uma geração dá um passo à frente, ela atrai, por simpatia, novos Espíritos mais avançados, e que talvez sejam os que viveram em um mesmo país, se progrediram, e é assim que, passo a passo, uma nação avança. Se a maioria dos novos fosse de uma natureza inferior, os velhos partindo cada dia e não retornando a um meio mais inferior, o povo degeneraria e acabaria por se extinguir.

NOTA:- Estas questões levantam outras que encontram sua solução no mesmo principio; por exemplo, de onde vem a diversidade de raças sobre a Terra? Há raças rebeldes ao progresso? A raça negra é suscetível de alcançar o nível das raças européias? A escravidão é útil ao progresso das raças inferiores? Como pode se operar a transformação da Humanidade? – (O Livro dos Espíritos: Lei do progresso, nº 776 e seguinte – Revista Espírita, 1862, pág. 1: Doutrina dos anjos decaídos – Idem, 1862, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra)

(continua amanhã)

NÃO DESISTA DO AMOR - Padre Fábio de Melo