sábado, 16 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA


Sábado. 16 de outubro de 2010.


Luta contra o pessoal, o efêmero e o perecível.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Saiba viver os belos momentos de sua vida.

Aproveite os minutos de alegria, sem pressa de novamente mergulhar nos trabalhos agitados.

Goze amplamente seu repouso espiritual.

Olhe a paisagem, contemple as estrelas, aprecie os caprichos da Natureza, colha em todos os canteiros as flores da alegria!

Saiba viver integralmente os belos momentos de sua via!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO II

I – LEI DE ADORAÇÃO

SACRIFÍCIOS

Duzentéssima Trigésima Segunda Parte.

670 – OS SACRIFÍCIOS HUMANOS FEITOS COM UMA INTENÇÃO PIEDOSA FORAM, ALGUMAS VEZES, AGRADÁVEIS A DEUS?

- Não, jamais; mas DEUS julga a intenção. Os homens, sendo ignorantes, poderiam crer que faziam um ato louvável imolando um de seus semelhantes. Nesse caso, a DEUS não interessava senão o pensamento, e não o fato. Melhorando-se, os homens deviam reconhecer seus erros e reprovar esses sacrifícios que não deviam mais entrar na idéia de Espíritos esclarecidos; eu digo esclarecidos porque os Espíritos estavam então envolvidos por um véu material. Mas pelo livre-arbítrio eles poderiam ter uma percepção de sua origem e de seu fim, e muitos compreendiam já, por intuição, o mal que faziam, embora só o praticassem para satisfazer suas paixões.

671 – QUE DEVEMOS PENSAR DAS GUERRAS SANTAS? O SENTIMENTO QUE LEVA OS POVOS FANÁTICOS A EXTERMINAREM, O MAIS POSSIVEL, PARA SEEM AGRADÁVEIS A DEUS, AQUELES QUE NÃO COMPARTILHAM DE SUAS CRENÇAS, PARECERIA TERA MESMA ORIGEM QUE AQUELE QUE OS EXCITAVA OUTRORA AO SASCRIFÍCIO DOS SEUS SEMELHANTES?

- Eles estão possuídos pelos maus Espíritos, e guerreando com seus semelhantes vão contra a vontade de DEUS que disse que se devem amar seus irmãos como a si mesmos. Todas as religiões, ou antes, todos os povos, adoram um mesmo DEUS, tenha ELE um nome ou tenha outro; como provocar uma guerra de extermínio porque a religião de um é diferente ou não alcançou ainda o progresso dos povos esclarecidos? Os povos são escusáveis de não crerem na palavra daquele que estava animado pelo Espírito DEUS e enviado por ELE, sobretudo quando não virão e não testemunharam seus atos; como quereis que eles creiam nessa palavra de paz quando ides dá-la de espada em punho? Eles devem se esclarecer e devemos procurar fazer-lhes conhecer sua doutrina pela persuasão e pela doçura, e não pela força e pelo sangue. Na maioria das vezes, não acreditais nas comunicações que temos com certos mortais; por que quereríeis que estranhos cressem em vossa palavra quando vossos atos desmentem a doutrina que pregais?

672 – A OFERENDA QUE SE FAZ A DEUS, DE FRUTOS DA TERRA, TEM MAIS MÉRITO AOS SEUS OLHOS QUE O SACRIFÍCIO DOS ANIMAIS?

- Eu já vos respondi dizendo que DEUS julgava a intenção e que o fato tinha pouca importância para ELE. Seria, evidentemente, mas agradável a DEUS ver oferecer os frutos da terra que o sangue das vítimas. Como já vo-lo dissemos, e o repetimos sempre, a prece dita do fundo do coração é cem vezes mais agradável a DEUS que todas as oferendas que poderíeis fazer-lhe.

673 – NÃO SERIA UM MEIO DE TORNAR ESSAS OFERENDAS MAIS AGRADÁVEIS A DEUS CONSAGRANDO-AS AO ALIVIO DAQUELES A QUEM FALTA O NECESSÁRIO E, NESSE CASO, O SACRIFÍCIO DOS ANIMAIS FEITO COM UM FIM ÚTIL, NÃO SERIA MERITÓRIO, EMBORA TIVESSE SIDO ABUSIVO QUANDO NÃO SERVIA PARA NADA, OU NÃO APROVEITAVA SENÃO ÀS PESSOAS QUE DE NADA PRECISAVAM? NÃO TERIA ALGUMA COISA DE VERDADEIRAMENTE PIEDOSA CONSAGRAR-SE AOS POBRES AS PREMISSAS DOS BENS QUE DEUS NOS CONCEDEU SOBRE A TERRA?

- DEUS abençoa sempre aqueles que fazem o bem; aliviar os pobres e aflitos é o melhor meio de honrá-lo. Não digo com isso que DEUS desaprova as cerimônias que fazeis para pedir-lhe, mas há muito dinheiro que poderia ser empregado mais utilmente e não o é. DEUS ama a simplicidade em todas as coisas. O homem que se liga às coisas exteriores e não ao coração, é um Espírito de vistas estreitas; julgai se DEUS deve interessar mais pela forma que pelo fundo.

(CONTINUA AMANHÃ)

JESUS CRISTO - Roberto Carlos

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira, 15 de Outubro de 2010

"Mata o desejo, mas acautelate para que não ressuscite mais forte depois de morto."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não julgue pequena demais sua tarefa.

Nenhuma obra de arte pode descurar dos pormenores.

Se as minúcias forem perfeitas, é que podemos denominar alguma coisa de obra-prima.

Não busque tarefas grandiosas e de evidência.

Procure dar conta integralmente do serviço pequenino que lhe foi confiado.

Da perfeição com que o executar dependerá sua oportunidade para receber uma incumbência maior.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO II

I – LEI DE ADORAÇÃO


SACRIFÍCIOS

Duzentéssima Trigésima Primeira Parte.

669 – O USO DE SACRIFÍCIOS HUMANOS REMONTA À MAIS ALTA ANTIGUIDADE. COMO O HOMEM PÔDE SER LEVADO A CRER QUE SEMELHANTES COISAS PUDESSEM SER AGRADÁVEIS A DEUS?

- Primeiro, porque eles não compreendiam DEUS como sendo a fonte da bondade. Entre os povos primitivos, a matéria vence sobre o Espírito; eles se abandonam aos instintos da brutalidade e é por isso que são, geralmente, cruéis, porque o senso moral não está ainda desenvolvido entre eles. Depois, os homens primitivos deviam crer naturalmente que uma criatura animada tinha muito mais valor aos olhos de DEUS que um corpo material. Foi isso que os levou a imolar primeiro os animais, e mais tarde os homens, visto que, segundo suas crenças falsas, eles pensavam que o valor do sacrifício estava em relação com a importância da vítima. Na vida material, tal como a praticais geralmente, se ofereceis um presente a alguém, o escolheis sempre de um valor tanto maior quanto quereis testemunhar mais amizade e consideração à pessoa. Devia ocorrer o mesmo com os homens ignorantes. Em relação a DEUS.

- ASSIM, OS SACRIFÍCIOS DOS ANIMAIS PRECEDERAM OS SACRIFÍCIOS HUMANOS?

- Não há dúvida quanto a isso.

- SEGUNDO ESSA EXPLICAÇÃO, OS SACRIFÍCIOS HUMANOS NÃO SE ORIGINARAM DE UM SENTIMENTO DE CRUELDADE?

- Não, mas de uma idéia falsa de ser agradável a DEUS. Vede Abrahão. Depois, os homens abusaram imolandos seus inimigos, mesmo seus inimigos particulares. De resto, DEUS não exigiu jamais sacrifício, não mais de animais que de homens; ELE não pode ser honrado pela destruição inútil de sua própria criatura.

(CONTINUA AMANHÃ)

A MONTANHA - ROBERTO CARLOS E PADRE MARCELO ROSSI

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 14 de outubro de 2010.

Não deixes o sol secar uma única lágrima de tua dor, antes de teres enxugado o olho de quem sofre.

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Você que é professor, procure modelar seus alunos com seu próprio exemplo.

O exemplo vale mais que as palavras.

Tenha paciência, responda de boa mente a todas as perguntas, porque os alunos são muito receptivos e ansiosos de aprender.

Dê tudo o que pode, se entregue à sua profissão como um sacerdócio dos mais sublimes, e tenha a alegria de ver uma plêiade de jovens que trabalharão em benefícios de todos, e que foram formados por você.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO II


1 – LEI DE ADORAÇÃO

POLITEÍSMO

Duzentéssima Trigésima Parte.


667 – POR QUE O POLITEÍSMO É UMA DAS CRENÇAS MAIS ANTIGAS E MAIS DIVULGADAS, EMBORA FALSA?

- O pensamento de um DEUS único não poderia ser, no homem, senão o resultado do desenvolvimento de suas idéias, incapaz, em sua ignorância, de conceber um ser imaterial, sem forma determinada, agindo sobre a matéria, deu-lhe os atributos da natureza corporal, quer dizer, uma forma e uma aparência e, desde então, tudo que lhe parecia ultrapassar as proporções da inteligência vulgar era para ele uma divindade. Tudo o que não compreendia. Devia ser obra de uma força sobrenatural, e daí a crença em tantas potências distintas, da qual via os efeitos, não havia senão um passo. Mas, em todos os tempos, houve homens esclarecidos que compreenderam a impossibilidade dessa multidão de poderes para governar o mundo sem uma direção superior, e se elevaram ao pensamento de um DEUS único.

668 – OS FENÔMENOS ESPÍRITAS, TENDO SE PRODUZIDOS EM TODOS OS TEMPOS E SENDO CONHECIDOS DESDE AS PRIMEIRAS IDADES DO MUNDO, NÃO FIZERAM CRER NAN PLURALIDADE DOS DEUSES?

- Sem dúvida, porque os homens chamando Deus tudo o que era sobre-humano, os Espíritos eram Deuses para eles e para isso que, quando um homem se distinguia entre todos os outros por suas ações, seu gênio ou por um poder oculto, incompreendido pelo vulgo, faziam-na um Deus e se rendia um culto depois de sua morte.

(A palavra deus, entre os Antigos, tinha uma acepção muito extensa. Não era, como em nossos dias, uma personificação do senhor da Natureza; era uma qualificação genérica dada a todo ser colocado fora das condições de humanidade. Ora, as manifestações espíritas revelando-lhes a existência de seres incorpóreos agindo como potências da Natureza, eles os chamavam DEUSES, como nós os chamamos ESPÍRITOS. É uma simples questão de palavras, com a diferença de que na sua ignorância, mantida de propósito por aqueles que nisso tinham interesse, eles lhes elevaram templos e altares muito lucrativos, enquanto que, para nós, eles são simples criaturas, como nós, mais ou menos perfeitas e despojadas do seu envoltório terrestre. Se estudamos os diversos atributos das divindades pagãs, reconhecem-se, sem dificuldade, todos os atributos dos nossos Espíritos, em todos os graus da escala espírita, seu estado físico nos mundos superiores, todas as propriedades do períspirito e o papel que eles desempenham nas coisas da Terra.)

(O Cristianismo, vindo a clarear o mundo com sua luz divina, não podia destruir uma coisa que está na Natureza, mas orientou a adoração para aquele a quem ela cabia. Quanto aos Espíritos, sua lembrança está perpetuada sob diversos nomes, segundo os povos e suas manifestações, que não cessaram jamais, foram diversamente interpretadas e, freqüentemente, exploradas sob o domínio do mistério. Enquanto que a religião aí viu fenômenos miraculosos, os incrédulos viram embustes. Hoje, graças a estudos mais sérios, feitos com mais luz, o Espiritismo, liberto de idéias supersticiosas que obscureceram através dos séculos, nos revela um dos maiores e mais sublimes princípios da Natureza.)

(CONTINUA AMANHÃ)

CANÇÃO DA FAMÍLIA

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 13 de Outubro de 2010

"Luta com teus pensamentos impuros antes que te dominem."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

A beleza transitória da matéria passa depressa.

Procure sondar a beleza interna das pessoas com quem convive.

Há flores belíssimas e perfumadas, que só duram poucas horas.

No entanto, apesar de feias, as pedras duram milênios, realizando suas tarefas.

Não seja, pois, leviano.

Não previra o efêmero ao eterno, a beleza à sabedoria.

Firme-se no que dura para sempre, que é o Espírito imortal, nosso verdadeiro EU, e não no que cedo desaparece.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO II

1 – LEI DE ADORAÇÃO

DA PRECE

Duzentéssima Vigésima Nona Parte.

665 – QUE PENSAR DA OPINIÃO QUE REJEITA A PRECE PELOS MORTOS EM RAZÃO DE NÃO ESTAR PRESCRITA NO EVANGELHO?

- O CRISTO disse aos homens: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS”. Essa recomendação encerra a de empregar todos os meios possíveis de seu testemunho de afeição, sem entrar com isso em nenhum detalhe sobre a maneira de alcançar esse objetivo. Se é verdade que nada pode impedir o CRIADOR de aplicar a Justiça, da qual ELE é o tipo, a todas sãs ações do Espírito, não é menos verdadeiro que a prece que lhe endereçais por aquele que vos inspira afeição é paras ELE um testemunho de lembrança, que não pode senão contribuir para aliviar seus sofrimentos e consolá-lo. Desde que ele testemunhe o menor arrependimento, é então somente, é socorrido. Mas isso não o deixa jamais ignorar que uma alma simpática ocupou-se dele, e lhe deixa o doce pensamento de que sua intercessão foi-lhe útil. Resulta, necessariamente, de sua parte, um sentimento de reconhecimento e de afeição por aquele que lhe deu essa prova de amizade ou de piedade. Por conseguinte, o amor que o CRISTO recomendou aos homens não faz senão aproximá-los entre si. Portanto, os dois obedeceram à Lei de Amor e a união de todos os seres, Lei Divina que deve conduzir à unidade, objetivo e finalidade do Espírito.

666 – PODE-SE ORAR AOS ESPÍRITOS?

- Pode-se orar aos bons Espíritos como sendo os mensageiros de DEUS e executores de suas vontades, mas seu poder está em razão de sua superioridade e depende sempre do senhor de todas as coisas, sem cuja permissão nada se faz. Por isso, as preces que se lhes endereçam não são eficazes, se não são agradáveis a DEUS.

(CONTINUA AMANHÃ)

VINDE A MIM AS CRIANCINHAS - 2ª Parte

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Terça feira, 12 de Outubro de 2010

"Antes de penetrar na Senda, tens de transformar o teu corpo de desejos, o teu corpo mental e limpar teu coração."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Procure não ler coisas desagradáveis e tristes, escândalos e desastres.

Leia e pense somente o que é bem e puro, belo e verdadeiro.

Afirme a si mesmo que estes são os únicos estados dignos de DEUS e do homem.

Não converse sobre suas doenças, dificuldades e pobreza.

Quando mais falar disso, mas as agravará.

Converse sempre sobre fartura e saúde, e viva com otimismo e alegria.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO II

1 – LEI DE ADORAÇÃO

DA PRECE


Duzentéssima Vigésima Oitava Parte.


663 – AS PRECES QUE FAZEMOS POR NÓS MESMOS PODEM MUDAR A NATUREZA DE NOSSAS PROVAS E DESVIAR-LHES O CURSO?

- Vossas provas estão entre as mãos de DEUS e há as que devem ser suportadas até o fim, mas, então, DEUS tem sempre em conta a resignação. A prece chama para vós os bons Espíritos, que vos dão forças para suportá-las com coragem, e elas vos parecem menos duras. Já o dissemos: a prece é jamais inútil, quando ela é bem feita, porque fortalece, e é já um grande resultado. Ajuda-te, e o Céu te ajudará, sabes isso. Aliás, DEUS não pode mudar a ordem da Natureza ao capricho de cada um, porque aquilo que é um grande mal sob vosso ponto de vista mesquinho e a vossa efêmera, é, freqüentemente, um grande bem na ordem geral do Universo. Depois, quantos males não há de que o homem é o próprio autor por sua imprevidência ou por suas faltas! Ele é punido pelo que pecou. Entretanto, os pedidos justos são mais freqüentemente atendidos, como não pensais. Credes que DEUS não vos tem escutado porque ele não fez um milagre por vós, enquanto ele vos assiste por meios tão naturais que vos parecem o efeito do acaso ou da força das coisas. Freqüentemente, ou o mais freqüentemente mesmo, ele vos suscita o pensamento necessário para vos tirar da confusão.

664 – É ÚTIL ORAR PELOS MORTOS E PELOS ESPÍRITOS SOFREDORES E, NESSE CASO, COMO NOSSAS PRECES PODEM PROPORCIONAR-LHES ALIVIO E ABREVIAR SEUS SOFRIMENTOS? TÊM ELAS O PODER DE DOBRASR A JUSTIÇA DE DEUS?

- A prece não pode ter por efeito mudar os desígnios de DEUS, mas a alma pela qual se ora experimenta alivio, porque é um testemunho de interesse que se lhe dá, e o infeliz é sempre aliviado quando encontra almas caridosas que se compadecem de suas dores. Por outro lado, pela prece, provoca-se o arrependimento e o desejo de fazer o que for preciso para ser feliz. É nesse sentido que se pode abreviar sua pena, se por seu turno ele ajuda com sua boa vontade. Esse desejo de melhorar-se, excitado pela prece, atraí, antes de Espíritos sofredores, Espíritos melhores que vêm esclarecê-lo, consolá-lo e dar-lhe a esperança. JESUS orou por todas as ovelhas desgarradas, mostrando-vos, com isso, que seríeis culpados não o fazendo por aqueles que mais necessitarem.

(CONTINUA AMANHÃ)

VIDE A MIM AS CRIANCINHAS - 1ª PARTE

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 11 de Outubro de 2010

"Fecha teus sentidos à heresia da separatividade que te aparta dos demais."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Quando ensinar, não seja arrogante.

E não esqueça de que o aprendizado dura a vida toda.

Procure aprender também, em todas as ocasiões, e não despreze um bom conselho, só porque lhe chegou de lábios que você julga menos puros.

DEUS ajuda aos homens por meio dos próprios homens, e ás vezes se serve de pessoas que não são perfeitas, para dar-nos avisos importantes.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO II

1 – LEI DE ADORAÇÃO

DA PRECE


Duzentéssima Vigésima Sétima Parte.

660 – A PRECE TORNA O HOMEM MELHOR?

- Sim, porque aquele que hora com fervor e confiança é mais forte contra as tentações do mal e DEUS lhe envia os bons Espíritos para o assistir. É um socorro que não é jamais recusado, quando pedido com sinceridade.

- COMO OCORRE COM CERTAS QUE ORAM MUITO, SEJAM, MALGRADO ISSO, DE UM CARÁTER MUITO MAL, INVEJOSAS, CIUMENTAS, COLÉRICAS, CARENTES DE BENEVOLÊNCIA E INDULGÊNCIA E MESMO, ALGUMAS VEZES VICIOSAS?

- O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas crêem que todo o mérito está na extensão da prece e fecham os olhos sobre seus próprios defeitos. A prece para elas, é uma ocupação, um emprego do tempo, mas não um estudo delas mesmas. Não é o remédio que é ineficaz, mas a maneira como é empregado.

661 – PODE-SE UTILMENTE PEDIR A DEUS QUE NOS PERDÔE NOSSAS FALTAS?

- DEUS sabe discernir o bem e o mal; a prece não oculta as faltas. Aquele que pede a DEUS o perdão de suas faltas, não o obtêm senão mudando de conduta. As boas ações são as melhores preces, porque os atos valem mais que as palavras.

662 – PODE-SE ORAR UTILMENTE POR ALGUÉM?

- O Espírito daquele que ora age por sua vontade de fazer o bem. Pela prece ele atrai para si os bons Espíritos que se associam ao bem que quer fazer.

(Possuímos, em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende além dos limites da nossa esfera corporal. A prece por outros é um ato dessa vontade. Se ela é ardente e sincera, pode chamar em sua ajuda os bons Espíritos, a fim de sugerir-lhe bons pensamentos e dar-lhe a força do corpo e da alma de que necessita. Mas ai ainda a prece do coração é tudo, a dos lábios não é nada.)

(CONTINUA AMANHÃ)

PEGADAS NA AREIA

domingo, 10 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 10 de Outubro de 2010

"Os sábios não dão ouvidos às melífluas vozes da ilusão."

Helena Roerich

MINUTO DE SABEDORIA

Não julgue seu próximo.

Não pense mal das pessoas.

Quantas vezes as aparências enganam, e o que pensamos ser um erro é o que está certo nos outros.

Não julgue para não ser julgado!

Se você estivesse na situação “dele”, talvez fizesse pior, e não gostaria que o julgassem mal...

Não faça aos outros o que não gostaria que os outros fizessem a você.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO II

1 – LEI DE ADORAÇÃO

VIDA CONTEMPLATIVA

Duzentéssima Vigésima Sexta Parte.

657 – OS HOMENS QUE SE ABANDONAM À VIDA CONTEMPLATIVA, NÃO FAZENDO NENHUM MAL E NÃO PENSANDO SENÃO EM DEUS, TÊM UM MÉRITO AOS SEUS OLHOS?

- Não, porque se eles não fazem o mal, não fazem o bem e são inúteis. Aliás, não fazer o bem já é um mal. DEUS quer que se pense nele, mas não quer que se pense apenas nele, visto que deu ao homem deveres a cumprir sobre a Terra. Aquele que se consome na meditação e na contemplação não faz nada de meritório aos olhos de DEUS, posto que sua vida é toda pessoal e inútil à Humanidade, e DEUS lhe pedirá contas do bem que não haja feito.

DA PRECE

658 – A PRECE É AGRADÁVEL A DEUS?

- A prece é sempre agradável a DEUS quando é ditada pelo coração, porque a intenção é tudo para ele, e a prece do coração é preferível à que se pode ler, por bela que seja, se a lês mais com os lábios que com o pensamento. A prece é agradável a DEUS quando é dita com fé, fervor e sinceridade. Mas não creiais que ele seja tocado pelo homem fútil, orgulhoso e egoísta, a menos que isso seja de sua parte, um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade.

659 – QUAL É O CARÁTER GERAL DA PRECE?

- A prece é um ato de adoração. Orar a DEUS é pensar nele, se aproximar dele e colocar-se em comunicação com ele. Pela prece pode-se propor três coisas: Louvar, pedir e agradecer.

(CONTINUA AMANHÃ)

OS DEZ MANDAMENTOS - Narração de Cid Moreira