sábado, 15 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA


Sábado, 15 de Janeiro de 2011


"Há um só caminho, o que está iluminado."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Viva sua vida interior com mais intensidade, porque DEUS está permanentemente dentro de você, apesar de suas imperfeições e defeitos.

O Pai habita em todas as coisas criadas, chamando todas as criaturas para o caminho da justiça, da virtude, do amor.

Ninguém pode destruir essa verdade: DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ.

Saiba descobri-lo e terá conquistado a felicidade.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PENAS E GOZOS TERRESTRES

FELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS


Trecentésima Vigésima Terceira Parte

932 – POR QUE, NO MUNDO, OS MAUS, TÃO FREQÜENTEMENTE, SOBREPUJAM OS BONS EM INFLUÊNCIA?

- Pela fraqueza dos bons; os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, dominarão.

933 – SE O HOMEM, FREQÜENTEMENTE, É O ARTÍFICE DOS SEUS SOFRIMENTOS MATERIAIS, NÃO OCORRE O MESMO COM OS SOFRIMENTOS MORAIS?

- Mais ainda, porque os sofrimentos materiais, algumas vezes, são independentes da vontade; mas o orgulho ferido, a ambição frustrada, a ansiedade da avareza, a inveja, o ciúme, todas as paixões, em uma palavra, são torturas da alma.

- A inveja e o ciúme! Felizes aqueles que não conhecem esses dois vermes roedores! Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso possível para aquele que está atacado desse mal; os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão alguma trégua e o perseguem até no sono. Os invejosos eos ciumentos estão num estado de febre contínua. Portanto, está aí uma situação desejável e não compreendeis que, com suas paixões, o homem criou para si suplícios voluntários, e a Terra torna-se para ele um verdadeiro inferno.

(Várias expressões pintam energicamente os efeitos de certas paixões, dize-se: estar inchado de orgulho, morrer de inveja, secar de ciúme ou de despeito, perder com isso a bebida e o alimento, etc. Esse quadro não é senão muito verdadeiro. Algumas vezes mesmo o ciúme não tem objetico determinado. Há pessoas ciumentas por natureza, de tudo que se eleva, de tudo que escapa à linha vulgar, nesse caso, mesmo que não tenham nisso algum interesse direto, mas unicamente porque elas não podem alcançar. Tudo o que parece acima do horizonte as ofusca, e se são a maioria da sociedade, elas querem tudo reconduzir ao seu nível. É o ciúme somado à mediocridade.)

(Freqüentemente, o homem não é infeliz senão pela importância que liga às coisas deste mundo. É a vaidade, a ambição e a cupidez frustradas que fazem sua infelicidade. Se ele se coloca acima do círculo estreito da vida material, se eleva seus pensamentos até o infinito, que é a suia destinação, as vicissitudes da Humanidade lhe parecem, então, mesquinhas e pueris, como as tristezas de uma criança que se aflige com a perda de um brinquedo que representa a sua felicidade suprema.)

(Aquele que não vê felicidade senão na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros, é infeliz quando não os pode satisfazer, ao passo que aquele que nada pede ao supérfluo é feliz com que os olham como calamidade.)

(Falamos do homem civilizado, porque o selvagem, tendo suas necessidades mais limitadas, não tem os mesmos objetos de cobiça e de angustias; sua maneira de ver as coisas é diferente. No estado de civilização, o homem raciocina sua infelicidade e a analisa e, por isso, é por ela mais afetado. Mas pode, também, raciocinar e analisar os meios de consolação. Essa consolação, ele a possui no sentimento cristão que lhe dá a esperança de um futuro melhor, e no Espiritismo que lhe dá a certeza desse futuro.)

(CONTINUA AMANHÃ)

FRASES MARCANTES

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Sexta feira,14 de Janeiro de 2011

"Interiorizai-vos, enquanto estais em ação; assim, não perdereis jamais o equilíbrio no caos do mundo tridimensional."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Aproveite ao máximo os momentos de alegria, para agradecer tudo o que tem recebido da bondade Divina.

Seja grato ao Criador e Pai que lhe dá tantos ensejos de felicidade, e procure espalhar a maior alegria, o mais sadio otimismo com todos os que o cercam.

A alegria é a saúde da alma, e o otimismo é a alegria de amanhã, bem aproveitada no dia de hoje.

Espalhe alegria em torno de si.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PENAS E GOZOS TERRESTRES

FELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS

Trecentésima Vigésima Segunda Parte

929 – HÁ PESSOAS QUE, ESTANDO PRIVADAS DE TODOS OS RECUROS, NESSE CASO, MESMO QUE A ABUNDÂNCIA REINE EM SEU REDOR, NÃO TÊM SENÃO A MORTE POR PERSPECTIVA; QUE PARTIDO DEVEM TOMAR? DEVEM DEIXAR-SE MORRER DE FOME?

- Não se deve jamais ter a idéia de se deixar morrer de fome. Encontrar-se-á sempre meios de se alimentar, se o orgulho não se interpuser entre a necessidade e o trabalho. Diz-se freqüentemente: não há profissão tola e não é a situação que desonra; diz-se para os outros e não para si.

930 – É EVIDENTE QUE, SEM OS PRECONCEITOS SOCIAIS PELOS QUAIS SE DEIXA-SE DOMINAR, ENCONTRAR-SE-IA SEMPRE UM TRABALHO QUALQUER QUE PUDESSE AJUDAR A VIVER, MESMO DESLOCADO DE SUA POSIÇÃO. MAS ENTRE AS PESSOAS QUE NÃO TÊM PRECONCEITOS, OU QUE OS DEIXAM DE LADO, HÁ OS QUE ESTÃO NA POSSIBILIDADE DE PROVER ÀS SUAS NECESSIDADES EM CONSEQÜÊNCIA DE DOENÇAS OU DE OUTRAS CAUSAS INDEPENDENTES DE SUA VONTADE?

- Numa sociedade organizada segundo a Lei do CRISTO, ninguém deve morrer de fome.

(Com uma organização social sábia e previdente, não pode faltar ao homem o necessário, senão por sua falta; mas mesmo suas faltas, freqüentemente, são o resultado do meio em que ele se encontra colocado. Quando o homem praticar a Lei de DEUS, terá uma ordem social fundada sobre a justiça e a solidariedade, e ele mesmo também será melhor.)

931 – POR QUE, NA SOCIEDADE, AS CLASSES SOFREDORAS SÃO MAIS NUMEROSAS QUE AS CLASSES FELIZES?

- Nenhuma é perfeitamente feliz, e, o que se crê a felicidade, esconde, freqüentemente, pungentes pesares: o sofrimento está por toda parte. Entretanto, para responder ao teu pensamento, direi que as classes, a que chamas sofredoras, são mais numerosas, porque a Terra é um lugar de expiação. Quando o homem nela tiver feito a morada do bem e dos bons Espíritos, não será mais infeliz e será PARA ele o paraíso terrestre.

(CONTINUA AMANHÃ)

COISAS SIMPLES DA VIDA

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quinta feira, 13 de Janeiro de 2011

"Quem tem razão e quem não tem sempre discutem, pouco constroem e nada avançam."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Expulse de seu Espírito todas as lembranças tristes.

Será que remoer os erros vai conseguir sarar o mal que já houve?

Não!

Quanto mais revolver em seu coração as tristezas do passado, mais vai sofrer, sem resultado algum.

Dirija sua mente às recordações alegres, aos momentos felizes, aos fatos agradáveis do passado.

Acenda a luz, para que as trevas desapareçam;

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PENAS E GOZOS TERRESTRES


FELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS

Trecentésima Vigésima Primeira Parte

927 – O SUPÉRFULO, CERTAMENTE, NÃO É INDISPENSÁVEL À FELICIDADE, MAS NÃO SE DÁ O MESMO COM O NECESSÁRIO; ORA, A INFELICIDADE DAQUELESQUE ESTÃO PRIVADOS DO NECESSÁRIO NÃO É REAL?

- O homem não é verdadeiramente infeliz senão quando sofre a falta do que é necessário à vida e à saúde do corpo. Pode ser que essa privação seja por sua culpa e, nesse caso, não deve imputá-la senão a si próprio; Se ela é por culpa de outrem, a responsabilidade recairá sobre aquele que lhe deu causa.

928 – PELA ESPECIALIDADE DAS APTIDÕES NATURAIS, DEUS INDICA EVIDENTEMENTE NOSSA VOCAÇÃO NESTE MUNDO. MUITOS DOS MALES NÃO DECORREM DO FATO DE NÃO SEGUIRMOS ESSA VOCAÇÃO?

- É verdade, e, freqüentemente, são os pais que, por orgulho ou avareza, fazem seus filhos saírem do caminho traçado pela Natureza e, por esse deslocamento, comprometem sua felicidade; eles disso serão responsáveis.

- ASSIM, ACHARIEIS JUSTO QUE O FILHO DE UM HOMEM ALTAMENTE COLOCADO NO MUNDO FIZESSE TAMANCOS, POR EXEMPLO, SE PARA ISSO TINHA APTIDÃO?

- Não é preciso cair no absurdo, nem em alguma coisa exagerar; a civilização tem suas necessidades. Por que o filho de um homem altamente colocado, como dizes, faria tamancos se pode fazer outra coisa? Ele poderá sempre se tornar útil na medida de de suas faculdades, se elas não são aplicadas em sentido contrário. Assim, por exemplo, em lugar de um mau advogado, ele poderia, talvez, tornar-se um bom mecânico, etc.

(O deslocamento dos homens foras de sua esfera intelectual é, seguramente, uma das causas mais freqüentes de decepção. A inaptidão pela carreira abraçada é uma fonte perene de reveses. Depois, o amor-próprio, vindo juntar-se a isso, impede o homem fracassado de procurar um recurso numa profissão mais humilde e lhe mostrar o suicídio como remédio para escapar ao que ele crê uma humilhação. Se uma educação moral o tivesse elevado acima dos tolos preconceitos do orgulho, ele não seria apanhado de surpresa.)

(CONTINUA AMANHÃ)

VALORIZE AS CAUSAS SIMPLES DA VIDA

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quarta feira, 12 de Janeiro de 2011

"Se tendes fé e se sabeis cumprir, virão buscar-vos sem que chameis."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não fique triste!

Procure o conforto que o céu dá a todos aqueles que se conformam e aceitam as dores com resignação.

Se aquela criatura que você ama acima de tudo, mais do que a você mesmo, foi ingrata com você, não fique triste; peça que o Pai a ajude e que ela se torne cada vez mais feliz.

Entregue ao Pai Todo Compreensivo aqueles a quem você ama, e ame-os você também.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PENAS E GOZOS TERRESTRES

FELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS

Trecentésima Vigésima Parte

923 – O QUE SERIA SUPÉRFULO PARA UM NÃO SE TORNA NECESSÁRIO PARA OUTROS, E RECIPROCAMENTE, SEGUNDO A POSIÇÃO?

- Sim, de acordo com as vossas idéias materiais, vossos preconceitos, vossa ambição e todos os vossos defeitos ridículos, aos quais o futuro fará justiça quando compreenderdes a verdade. Sem dúvida, aquele que tinha cinqüenta mil libras de renda e se encontra reduzido a dez, se crê bem infeliz porque não pode mais fazer uma figura tão grande, ter aquilo que chama sua posição, ter cavalos, lacaios, satisfazer todas as suas paixões, etc. Ele crê faltar-lhe o necessário; mas, francamente, o crês com direito a lamentar-se quando ao seu lado há os que morrem de fome e de frio, e não tem um refúgio para repousar a cabeça? O sábio, para ser feliz, olha abaixo de si e jamais acima, a não ser para elevar sua alma até o infinito.

924 – HÁ MALES QUE SÃO INDEPENDENTES DA MANEIRA DE AGIR E QUE ATINGEM O HOMEM MAIS JUSTO; NÃO HÁ ALGUM MEIO DE SE PRESERVAR DELES?

- Nesse caso, ele deve se resignar e suportá-los sem murmurar, se quer progredir. Mas ele possui sempre uma consolação na sua consciência, que lhe dá a esperança de um futuro melhor, se faz o que o quer é preciso para obtê-lo.

925 – POR QUE DEUS FAVORECE COM OS DONS DA FORTUNA CERTOS HOMENS QUE NÃO PARECEM MERECÊ-LOS

- É um favor aos olhos daqueles que não vêem senão o presente; mas, sabei-o bem, a fortuna é uma prova, freqüentemente, mais perigosa do que a miséria.

926 – A CIVILIZAÇÃO, CRIANDO NOVAS NECESSIDADES, NÃO É A FONTE DE NOVAS AFLIÇÕES?

- Os males deste mundo estão em razão das necessidades fictícias que criais para vós mesmos. Aquele que sabe limitar seus desejos e vê sem inveja o que está acima de si, poupa-se de muitas decepções desta vida. O mais rico é aquele que tem menos necessidades.

- Invejais os gozos daqueles que vos parecem os felizes do mundo; mas sabeis o que lhe está reservado? Se não gozam senão para eles, são egoístas e virá o reverso. Antes, lastimai-os, DEUS permite, algumas vezes, que o mau prospere, mas sua felicidade não é para invejar porque a pagará com lágrimas amargas. Se o justo é infeliz, é uma prova que lhe será tida em conta se a suportar com coragem. Lembrai-vos destas palavras de JESUS: FELIZES AQUELES QUE SOFREM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS.

(CONTINUA AMANHÃ)

DESISTIR NUNCA

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Terça Feira, 11 de Janeiro de 2011

"Muito avançais quando estais no caminho do esforço, da constância e da disciplina nas tarefas reconhecidas como evolutivas."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Saiba compreender o que significa servir a DEUS.

DEUS, a Onipotência absoluta e infinita, de nada precisa.

Entretanto, quer ser servido, mas indiretamente, através de suas manifestações, que são as criaturas animadas ou inanimadas.

Todas as vezes que servimos a um semelhante, a um animal, a uma planta, estamos servindo a DEUS, porque DEUS se manifesta ao homem através do próprio homem.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO QUARTO

CAPÍTULO I

PENAS E GOZOS TERRESTRES

FEELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS


Trecentésima Décima Nona Parte

920 – O HOMEM PODE GOZAR, SOBRE A TERRA, DE FELICIDADE COMPLETA?

- Não, visto que a vida lhe foi dada como prova ou expiação. Mais depende dele amenizar seus males e ser tão feliz quanto se pode ser sobre a Terra.

921 – CONCEBE-SE QUE O HOMEM SERÁ FELIZ SOBRE A TERRA QUANDO A HUMANIDADE ESTIVER TRANSFORMADA; MAS ATÉ LÁ, CADA UM PODE SE GARANTIR UMA FELICIDADE RELATIVA?

- O mais freqüentemente, o homem é o artífice de sua própria infelicidade. Praticando a Lei de DEUS, ele se poupa dos males e chega a uma felicidade tão grande quanto o comporta sua existência grosseira.

(O homem bem compenetrado de sua destinação futura não vê na vida corporal senão uma estada passageira. É para ele uma parada momentânea em má hospedaria. Ele se consola facilmente de alguns desgostos passageiros de uma viagem que deve conduzi-lo a uma posição tanto melhor quanto melhor tenha se preparado.)

(Somos punidos, desde esta vida, pelas infrações às Leis da existência corporal, pelos males que são a conseqüência dessas infrações e de nossos próprios excessos. Se remontarmos, gradativamente, à origem do que chamamos nossas infelicidades terrestres, veremos a estas na maioria das vezes, como conseqüências e um primeiro desvio do caminho reto. Por esse desvio, entramos num mau caminho e, de conseqüência em conseqüência, caímos na infelicidade.)

922 – A FELICIDADE TERRESTRE É RELATIVA À POSIÇÃO DE CADA UM, O QUE BASTA À FELICIDADE DE UM FAZ A INFELICIDADE DE OUTRO. ENTRETANTO, HÁ UMA MEDIDA DE FELICIDADE COMUM A TODOS OS HOMENS?

- Para a vida material, é a posse do necessário; para a vida moral, é a consciência tranqüila e a fé no futuro.

(CONTINUA AMANHÃ)

VOCÊ PODE VENCER

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MOMENTOS DE REFLEXÃO

Privacidade

Atualmente, fala-se muito em direito à privacidade e à intimidade.

Sustenta-se ser imprescindível ao ser humano manter uma área de sua vida longe de qualquer ingerência alheia.


As leis de nosso país protegem a intimidade e a privacidade.


Elas garantem a inviolabilidade dos domicílios, os sigilos bancário e de comunicações, dentre outros.


Entretanto, muitas pessoas se aproveitam da proteção legal para cometer crimes e prejudicar terceiros.


Quando apanhadas, invocam, a título de defesa, o aspecto secreto de seu agir.


A amplitude desses direitos constitui questão controvertida no âmbito dos tribunais humanos.


Contudo, impõe-se reflexão a respeito da privacidade, considerando um contexto um pouco mais vasto.


A tranqüilidade das relações sociais pressupõe limites e restrições ao que se compartilha.


Os homens ainda portam fissuras morais em excesso, cuja integral revelação causaria muitas querelas e constrangimentos.


O corpo físico, com as limitações de percepção que proporciona, funciona como elemento pacificador.


No âmbito do viver terreno, a comunicação de idéias dá-se por ato deliberado de vontade.


Os pensamentos não são imediatamente partilhados.


O emissor da mensagem deve gesticular, falar ou escrever, a fim de que ela seja captada.


Mas o planeta não é habitado apenas por Espíritos encarnados.


O contingente de Espíritos desencarnados que nele vive é deveras significativo.


Eles permanecem junto aos homens, freqüentam suas casas, partilham suas idéias.


Portas ou trancas não os detêm.


No âmbito espiritual, a linguagem é o pensamento.


Para transmitir uma idéia ou um sentimento, não há necessidade de gestos ou palavras.


Basta pensar.


Assim, todos têm uma nuvem de testemunhas a sua volta.


Não há nada de totalmente secreto no que se faz ou se pensa.


Amigos e inimigos do outro plano da vida sempre acompanham tudo o que ocorre.


Existe apenas um limite para esse intenso partilhar e ele consiste na superioridade moral.


Um Espírito inferior não consegue ocultar nada do que faz ou pensa dos que lhe são superiores.


Já os Espíritos superiores partilham com os inferiores exclusivamente o que desejam.


Essa regra também vale no intercâmbio entre encarnados e desencarnados.


Um lar estruturado com base em valores nobres não é livremente franqueado por Espíritos levianos.


Uma barreira vibratória impede a profanação da intimidade de uma pessoa honrada e com hábitos puros.


Apenas entidades nobres têm acesso a ambientes dignos e elas naturalmente respeitam os momentos íntimos dos encarnados.


Assim, convém refletir sobre o que você faz em sua privacidade.


Caso cometa leviandades ou seja adepto de maledicência ou pornografia, saiba que uma multidão de Espíritos afins testemunha seus atos.


Eles fazem parte de sua vida e partilham sem pudor dos seus mais secretos instantes.


Se não lhe agrada essa perspectiva, resta apenas uma alternativa: moralizar-se.


Reforme seu proceder e passe a viver com pureza e dignidade.


Desse modo, apenas Espíritos enobrecidos terão acesso ao seu lar.


Pense nisso.

MINUTO DE SABEDORIA

Mantenha-se calmo e sereno em qualquer circunstância.

Quando qualquer aborrecimento o atingir, como primeiro remédio procure conter seu corpo físico: não fique passeando de um lado para outro, torcendo as mãos, esmurrando a mesa.

Não!

Sente-se e esforce-se por ficar imóvel alguns minutos.

Verá como conseguirá grande parte de sua serenidade.

Mantenha-se calmo, o mais possível, e o problema se resolverá por si.

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPÍTULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

CONHECIMENTO DE SI MESMO

Trecentésima Décima Oitava Parte

919 – QUAL É O MEIO PRÁTICO E MAIS EFICAZ PARA SE MELHORAR, NESTA VIDA, E RESISTIR AOS ARRASTAMENTOS DO MAL?

- Um sábio da antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo.

- Compreendemos toda a sabedoria dessa máxima, porém a dificuldade está precisamente em se conhecer a si mesmo; qual é o meio de consegui-lo?

- Fazei o que eu fazia de minha vida sobre a Terra: ao fim da jornada, eu interrogava minha consciência, passava em revista o que fizera, e me perguntava se não faltara algum dever, se alguém tinha algo a se lamentar de mim. Foi assim que consegui me conhecer e ver o que havia para reformar em mim. Aquele que, cada noite, lembrasse todas as ações da jornada e se perguntasse o que fez de bem ou de mal, pedindo a DEUS e ao seu Anjo Guardião para esclarecê-lo, adquiriria uma grande força para se aperfeiçoar, porque, crede-me, DEUS o assistiria. Questionai, portanto, e perguntai-vos o que fizestes e com qual objetivo agiste em tal circunstância; se fizestes alguma coisa que censurais em outrem; se fizestes uma ação que não ousaríeis confessar. Perguntai-vos, ainda, isto: Se aprouvesse a DEUS me chamar neste momento, reentrando no mundo dos Espíritos, onde nada é oculto, eu tria o que temer diante de alguém? Examinai o que podeis ter feito contra DEUS, contra vosso próximo, e enfim, contra vós mesmos. As respostas serão um repouso para vossa consciência ou a indicação de um mal que é preciso curar.

- O conhecimento de si mesmo, portanto, é a chave do progresso individual. Mas, direis, como se julgar? Não se tem a ilusão do amor-próprio que ameniza as faltas e as desculpa? O avarento se crê simplesmente econômico e previdente; o orgulhoso crê não haver senão a dignidade. Isso é verdade, mas tendes um meio de controle que na pode vos enganar. Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, perguntai-vos como a qualificaríeis se fosse feita por outra pessoa; se a censurais em outrem; ela não poderia ser mais legitima em vós, porque DEUS não tem duas medidas para a justiça; Procurai saber, também, o que pensam os outros a respeito, e não negligencieis a opinião dos vossos inimigos, porque estes não têm algum interesse em dissimular a verdade e, freqüentemente, , DEUS os coloca ao vosso lado como um espelho para vos advertir com mais franqueza que o faria um amigo. Que aquele que tem vontade séria de se melhorar explore, pois, sua consciência, a fim de arrancar dela as más tendências, como arranca as más ervas do seu jardim; que faça o balanço de sua jornada moral, como o mercador faz de suas perdas e lucros, e eu vos asseguro que a um lhe resultará méis que a outro. Se ele puder dizer que sua jornada foi boa, pode dormir em paz, e esperar sem receio o despertar de uma outra vida.

- Colocai, pois, questões claras e precisas se não temais de multiplicá-las: podem-se dar alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna.

- Não trabalhais todos os dias com o objetivo de amontoar o que vos dê repouso na velhice? Esse repouso não é o objetivo de todos os vossos desejos. O alvo que vos faz suportar as fadigas e as privações momentâneas? Pois bem! O que esse repouso de alguns dias, perturbado pelas enfermidades do corpo, ao lado daquele que espera o homem de bem? Isso não vale a pena de fazer algum esforço? Sei que muitos dizem que o presente é positivo e o futuro incerto; ora, eis ai precisamente o pensamento que estamos encarregados de destruir em vós, porque desejamos vos fazer compreender esse futuro de maneira que ele não possa deixar alguma dúvida em vossa alma. Por isso, primeiro chamamos vossa atenção para os fenômenos de natureza a impressionar vossos sentidos, depois vos demos instruções que cada um de vós se acha encarregado de divulgar. Foi com esse objetivo que ditamos o LIVRO DOS ESPÍRITOS.
SANTO AGOSTINHO

(Muitas faltas que cometemos nos passam despercebidas. Se, com efeito, seguindo o conselho de Santo Agostinho, interrogássemos mais freqüentemente nossa consciência, veríamos quantas vezes falimos sem perceber, por falta de perscrutar a natureza e o móvel de nossos atos. A forma interrogativa tem alguma coisa de mais precisa do que uma máxima que, freqüentemente, não aplicamos a nós mesmos. Ela exige respostas categóricas, por um sim ou por um não, que não deixam alternativas; são igualmente argumentos pessoas e pela soma das respostas pode-se calcular a soma do bem e do mal que está em nós)

(CONTINUA AMANHÃ)

PENSAMENTO DO DIA

Segunda feira, 10 de janeiro de 2011

Se alguém queixar-se da vida aom seu lado, responda com palavras de encorajamento.

Pastorinho

ACORDE PARA VENCER

domingo, 9 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Domingo, 09 de Janeiro de 2011

"Não há perdão sem a prévia emenda dos próprios erros."

Trigueirinho

MINUTO DE SABEDORIA

Não se queixe de abandono.

Ninguém está abandonado pelo Pai.

Se notar que está só, que ninguém o procura, faça o inverso, procure você alguém que precise de sua ajuda.

Visite os lares pobres, as crianças necessitadas, os corações famintos de seu carinho.

Derrame seu coração afetuoso no seio daqueles que sofrem e jamais se sentirá abandonado.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL


CARACTERES DO HOMEM DE BEM


Trecentésima Décima Sétima Parte


918 – POR QUAIS SINAIS SE PODE RECONHECER NUM HOMEM O PROGRESSO REAL QUE DEVE ELEVAR SEU ESPÍRITO NA HIERARQUIA ESPÍRITA?

- O Espírito prova sua elevação quando todos os atos de sua vida corporal são a prática da Lei de DEUS e quando compreende, por antecipação, a vida espiritual.

(O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a Lei de justiça, de amor e de caridade na sua maior pureza. Se interroga sua consciência sobre os atos realizados, se pergunta se não violou essa Lei, se não fez o mal, se fez todo o bem que podia, se não tem alguém a lamentar alguma coisa dele, enfim, se fez a outrem tudo aquilo que outros lhes fizeram.)

(O homem cheio de sentimento de caridade e de amor ao próximo faz o bem pelo bem, sem esperança de retribuição, e sacrifica o seu interesse à justiça.)
(Ele é bom, humano e benevolente para com todos, porque vê irmãos em todos os homens, sem exceção de raças nem de crenças. Se DEUS lhe deu o poder e a riqueza, olha essas coisas como um DEPÓSITO, do qual deve fazer uso para o bem, sem se envaidecer, porque sabe que DEUS, que os deu, pode retirá-los.)

(Se a ordem social colocou homens sobre sua dependência, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais diante de DEUS. Usa de sua autoridade para elevar sua moral e não para esmagá-los por seu orgulho.)
(É indulgente para com as fraquezas alheias, porque sabe que ele mesmo, tem necessidade de indulgência, e se lembra destas palavras do CRISTO: QUE AQUELE QUE ESTÁ SEM PECADO LHE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.)

(Não é vingativo; a exemplo de JESUS perdoa as ofensas para não se recordar senão dos benefícios, porque sabe que será perdoado como ele próprio tiver perdoado.)

(Respeita nos seus semelhantes todos os seus direitos decorrentes das Leis da Natureza, como gostaria que respeitassem os seus.)

(CONTINUA AMANHÃ)

MENSAGEM MOTIVACIONAL