quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

AS VIRTUDES E OS VÍCIOS

Trecentésima Sétima Parte


895 – ALÉM DOS DEFEITOS E DOS VÍCIOS SOBRE OS QUAIS ALGUÉM SE ENGANARIA, QUAL É O SINAL MAIS CARACTERISTICO DA IMPERFEIÇÃO?

- O interesse pessoal. As qualidades morais, freqüentemente, são como a douração colocada sobre um objeto de cobre e que não resiste à pedra de toque. Um homem pode possuir qualidades reais que o fazem, para todo o mundo, um homem de bem. Mas essas qualidades, ainda que sejam um progresso, não suportam sempre certas provas e basta, as vezes, tocar a corda do interesse pessoal, para pôr o fundo a descoberto. O verdadeiro desinteresse é uma coisa tão rara sobre a Terra, que é admirado como um fenômeno quando ele se apresenta.

- O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens deste mundo, menos compreende sua destinação. Pelo desinteresse, ao contrário, ele prova que vê o futuro de um ponto de vista elevado.

896 – HÁ PESSOAS DESINTERESSADAS, SEM DISCERNIMENTO, QUE PRODIGALIZAM SEUS HAVERES SEM PROVEITO REAL POR FALTA DE UM EMPREGO RACIONAL; TÊM ELAS ALGUM MÉRITO?

- Têm o mérito do desinteresse, todavia, não o tem o do bem que poderiam fazer. Se o desinteresse é uma virtude, a prodigalidade irrefletida é sempre, pelo menos, uma ausência de julgamento. A fortuna não é dada mais a alguns para ser jogada ao vento, que a outro para ser enterrada num cofre forte. É um depósito do qual terão de prestar contas, porque terão que responder por todo o bem que poderiam ter feito, e que não fizeram, por todas as lagrimas que poderiam ter enxugado com o dinheiro que deram àqueles que dele não tinham necessidade.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: