segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

X – LEI DE JUSTIÇA. DE AMOR E DE CARIDADE


CARIDADE E AMOR AO PRÓXIMO

Trecentésima Quarta Parte

887 – DISSE JESUS TAMBÉM: AMAI MESMO VOSSOS INIMIGOS. ORA, O AMOR AOS NOSSOS INIMIGOS NÃO É CONTRÁRIO ÀS NOSSAS TENDÊNCIAS NATURAIS E A INIMIZADE NÃO PROVÉM DA AUSÊNCIA DE SIMPATIA ENTRE OS ESPÍRITOS?

- Sem dúvida, não se pode ter pelos inimigos um amor terno e apaixonado; não foi isso que ele quis dizer. Amar os inimigos é perdoar-lhes e restituir bem por mal. Por este meio nos tornamos superiores a eles; pela vingança, colocamo-nos abaixo deles.

888 – QUE PENSAR DA ESMOLA?

- O homem reduzido a pedir esmola se degrada moral e fisicamente: ele se embrutece. Numa sociedade baseada sobre a Lei de DEUS e a justiça, deve-se prover a vida do fraco sem humilhação para ele. Ela deve assegurar a existência daqueles que não podem trabalhar, sem deixar sua vida à mercê do acaso e da boa vontade.

- REPROVAIS A ESMOLA?


- Não, não é a esmola que é reprovável, freqüentemente, é a maneira pela qual é feita. O homem de bem, que compreende a caridade segundo JESUS, se antecipa ao infeliz sem esperar que ele lhe estenda a mão.
A verdadeira caridade é sempre boa e benevolente; ela está mais no gesto que no fasto. Um serviço feito com delicadeza duplica de valor, se é feito com ostentação, a necessidade pode fazê-lo aceitar, mas o coração não é tocado por ele.
Lembrai-vos também que a ostentação, aos olhos de DEUS, tira o mérito do favor. Disse JESUS: QUE A VOSSA MÃO ESQUERDA IGNORE O QUE DÁ VOSSA MÃO DIREITA: ele vos ensina com isso a não deslustrar a caridade pelo orgulho.

É preciso distinguir a esmola propriamente dita da beneficência. O mais necessitado não é sempre aquele que pede; o receio de uma humilhação retém o verdadeiro pobre e, freqüentemente, ele sofre sem se lamentar. É a este que o homem verdadeiramente humano, sabe ir procurar sem ostentação.

Amai-vos uns aos outros é toda a Lei, a Leio divina pela qual DEUS governa os mundos. O amor é a Lei de atração para os seres vivos e organizados; a atração é a Lei de amor para a matéria inorgânica.
Não olvideis jamais que o Espírito, qualquer que seja seu grau de adiantamento, sua situação como reencarnação ou erraticidade, está sempre colocado entre um superior que o guia e o aperfeiçoa, e um inferior diante do qual tem os mesmo deveres a cumprir. Portanto, sedes caridosos, não somente dessa caridade que vos leva a tirar de vossa bolsa o óbolo que dais friamente àquele que ousa vo-lo pedir, mas ide ao encontro das misérias ocultas. Sedes indulgentes para com os defeitos dos vossos semelhantes, em lugar de menosprezar a ignorância e o vício, instruíram-os e moralizai-os. Sedes dóceis e benevolentes para com todos os que são inferiores, assim como em relação aos seres mais íntimos da criação, e tereis obedecido à Lei de DEUS.
SÃO VICENTE DE PAULO

889 – NÃO HÁ HOMENS REDUZIDOS À MENDICÂNCIA POR SUAS FALTAS?

- Sem dúvida, mas se uma boa educação moral os houvesse ensinado a praticar a Lei de DEUS, eles não cairiam nos excessos que causam sua perda; é disso sobretudo que depende o melhoramento do vosso globo.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: