domingo, 26 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

X – LEI DE JUSTIÇA. DE AMOR E DE CARIDADE


DIREITO DE PROPRIEDADE - ROUBO


Trecentésima Terceira Parte

884 – QUAL É O CARÁTER DA PROPRIEDADE LEGÍTIMA?

- Não há propriedade legítima, senão aquela que foi adquirida sem prejuízo para outrem.

(A lei de amor e de justiça, proibindo fazer a outrem o que não desejamos que nos fizessem, condena por isso mesmo todo meio de aquisição contrário a essa lei.)

885 – O DIREITO DE PROPRIEDADE É INDEFINIDO?

- Sem dúvida, tudo o que é adquirido legitimamente é uma propriedade. Todavia, como o dissemos, a legislação dos homens, sendo imperfeita, consagra, freqüentemente, direitos de convenção que a justiça natural reprova. Por isso, eles reformam suas Leis à medida que o progresso se realiza, e que compreendem melhor a justiça. O que parece perfeito num século, parece bárbaro no século seguinte.

CARIDADE E AMOR AO PRÓXIMO

886 – QUAL É O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA “CARIDADE”, como a entendia JESUS?

- Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão para as ofensas.

(O amor e a caridade são o complemento da Lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem que está ao nosso alcance e que gostaríamos nos fosse feito a nós mesmos. Tal é o sentido das palavras de JESUS: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO IRMÃOS.)

(A caridade segundo JESUS, não está restrita à esmola. Ela abrange todas as relações que temos com nossos semelhantes, quer sejam nossos inferiores, nossos iguais ou nossos superiores. Ela nos ordena a indulgência porque nós mesmos temos necessidade dela. Proíbe-nos de humilhar o infortúnio, contrariamente ao que se pratica muito freqüentemente. Se uma pessoa rica se apresenta, têm-se por ela mil atenções, mil amabilidades; se é pobre, parece não haver mais necessidade de se incomodar com ela. Quanto mais sua posição seja lastimável, mais se deve respeitar antes de aumentar seu sofrimento pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura realçar o interior aos seus próprios olhos, diminuindo a distância entre ambos.)

(CONTINUA MANHÃ)

Nenhum comentário: