CAPITULO XII
PERFEIÇÃO MORAL
AS VIRTUDES E OS VÍCIOS
Trecentésima Nona Parte
898 – VISTO QUE A VIDA CORPOAL NÃO É SENÃO UMA ESTADA TEMPORÁRIA NESTE MUNDO, E QUE NOSSO FUTURO DEVE SER A NOSSA PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO. É ÚTIL ESFORÇAR-SE POR ADQUIRIR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS QUE NÃO TOCAM SENÃO AS COISAS E AS NECESSIDADES MATERIAIS?
- Sem dúvida. Primeiro, isso vos coloca em condições de aliviar vossos irmãos, depois, vosso Espírito se elevará mais depressa se já progrediu em inteligência. No intervalo das encarnações aprendeis em uma hora o que os exigiria anos sobre a vossa Terra. Nenhum conhecimento é inútil, todos contribuem, mais ou menos, para o progresso, porque o Espírito perfeito deve tudo saber, e porque o progresso devendo se realizar em todos os sentidos, todas as idéias adquiridas ajudam o desenvolvimento do Espírito.
899 – DE DOIS HOMENS RICOS, UM NASCEU NA OPULÊNCIA E MNÃO CONHECEU JAMAIS A NECESSIDADE; O OUTRO DEVE A SUA AO SEU TRABALHO; TODOS OS DOIS A EMPREGARAM EXCLUSIVAMENTE EM SUA SATISFAÇÃO PESSOAL, QUAL O MAIS CULPADO?
- Aquele que conheceu o sofrimento e sabe o que é sofrer. Ele conhece a dor que não alivia, mas muito freqüentemente, dela não lembra mais.
900 – AQUELE QUE ACUMULA SEM CESSAR E SEM FAZER O BEM A ALGUÉM ENCONTRA UMA DESCULPA VÁLIDA NO PENSAMENTO DE QUE AMONTOA PARA DEIXAR MAIS AOS SEUS HERDEIROS?
- É um compromisso com a má consciência.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário