quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL

AS VIRTUDES E OS VÍCIOS


Trecentésima Sexta Parte


893 – QUAL A MAIS MERITÓRIA DE TODAS AS VIRTUDES?

- Todas as virtudes têm seu mérito, porque todas são sinais de progresso no caminho do bem. Há virtude toda vez que há resistência voluntária no arrastamento das más tendências. Mas o sublime na virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem ocultar intenção. A mais meritória é aquela que está fundada sobre a mais desinteressada caridade.

894 – HÁ PESSOAS QUE FAZEM O BEM POR UM GESTO ESPONTÂNEO, SEM QUE TENHAM A VENCER ALGUM SENTIMENTO CONTRÁRIO; TÊM ELAS IGUAL MÉRITO QUE AS QUE TÊM QUE LUTAR CONTRA SUA PROPRIA NATUREZA E QUE A SUPERAM?

- As que não têm que lutar é porque nelas o progresso está realizado; já lutaram outrora e triunfaram. Por isso, os bons sentimentos não lhes custam algum esforço; e suas ações parecem todas simples; o bem se tornou para elas um hábito. Deve-se honrá-las, como velhos guerreiros que conquistaram suas posições.

- Como estais ainda longe da perfeição, esses exemplos vos espantam pelo contraste e os admirais tanto mais porque são raros. Mas, sabei bem, nos mundos mais avançados que o vosso, o que entre vós é uma exceção, lá é uma regra. Ali o sentimento do bem é espontâneo em todos, porque não são habitados senão por bons Espíritos, e uma só má intenção ali seria uma exceção monstruosa. Eis porque os homens lá são felizes e o será assim sobre a Terra quando a Humanidade estiver transformada, e quando compreender e praticar a caridade na sua verdadeira acepção.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: