terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X

X – LEI DE JUSTIÇA. DE AMOR E DE CARIDADE

AMOR MATERNAL E FILIAL

Trecentésima Quinta Parte

890 – O AMOR MATERNAL É UMA VIRTUDE OU UM SENTIMENTO INSTINTIVO COMUM AOS HOMENS E ANIMAIS?

- É uma e outra coisa. A Natureza deu à mãe o amor pelos filhos no interesse de sua conservação. Mas entre os animais esse amor é limitado às necessidades materiais e cessa quando os cuidados tornam-se inúteis. Entre os homens ele persiste por toa a vida, e comporta um devotamento e uma abnegação que são da virtude. Sobrevive mesmo à morte e segue o filho além do túmulo. Bem vedes que há nele outra coisa mais do que no animal.

891 – VISTO QUE O AMOR MATERNAL ESTÁ NA NATUREZA, POR QUE HÁ MÃES QUE ODEIAM OS FILHOS, E ISSO DESDE O SEU NASCIMENTO?

- Algumas vezes, é uma prova escolhida pelo Espírito do filho, ou uma expiação se ele mesmo foi mau pai ou mãe má ou mau filho, numa outra existência. Em todos os casos, a mãe má não pode ser animada senão por um mau Espírito que se esforça por dificultar a existência do filho, a fim de que ele sucumba sob as provas que aceitou; mas essa violação das Leis da Natureza não ficará impune, e o Espírito do filho será recompensado pelos obstáculos que haja superado.

892 – QUANDO OS PAIS TÊM FILHOS QUE LHES CAUSAM DESGOSTOS NÃO SÃO ESCUSÁVEIS POR NÃO TEREM PARA COM ELES A TERNURA QUE O TERIAM EM CASO CONTRÁRIO?

- Não, porque é um fardo que lhes é confiado, e sua missão é a de fazer todos os esforços para reconduzi-los ao bem. Mas esses desgostos são, freqüentemente, o resultado dos maus costumes que os deixaram tomarem desde o berço;; colhem, então, o que semearam.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: