sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


CAPITULO XII

PERFEIÇÃO MORAL


AS VIRTUDES E OS VÍCIOS

Trecentésima Oitava Parte

897 – AQUELE QUE FAZ O BEM, NÃO EM VISTA DE UMA RECOMPENSA SOBRE A TERRA, MAS NA ESPERANÇA DE QUE LHE SERÁ LEVADO EM CONTA NA OUTRA VIDA, E QUE SUA POSIÇÃO ALI SERÁ TANTO MELHOR, É REPREENSÍVEL, E ESSE PENSAMENTO LHE PREJUDICA O ADIANTAMENTO?

- É preciso fazer o bem por caridade, quer dizer, com desinteresse.

- Entretanto, cada um tem o desejo bem natural de progredir para escapar do estado penoso desta vida; os próprios Espíritos nos ensinam a praticar o bem com esse objetivo; portanto, é um mal pensar que, em se fazendo o bem, pode-se esperar condição melhor sobre a Terra?

- Não, certamente. Todavia, aquele que faz o bem sem ocultar intenção, é tão só pelo prazer de ser agradável a DEUS e ao seu semelhante sofredor, já se encontra num certo grau de adiantamento que lhe permitirá alcançar mais cedo a felicidade que seu irmão, que, mais positivo, faz o bem por raciocínio, e não impelido pelo calor natural do seu coração.

- NÃO HÁ AQUI UMA DISTINÇÃO A SER FEITA ENTRE O NEM QUE SE PODE FAZER AO PRÓXIMO E O ESFORÇO PARA SE CORRIGIR DE SUAS FALTAS? CONCEBEMOS QUE FAZER O BEM COM O PENSAMENTO DE QUE ELE SERÁ LEVADO EM CONTA EM OUTRA VIDA É POUCO MERITÓRIO; TODAVIA, SE EMENDAR, VENCER SUAS PAIXÕES, CORRIGIR SEU CARÁTER TENDO EM VISTA A APROXIMAÇÃO COM OS BONS ESPÍRITOS E SE ELEVAR, É IGUALMENTE UM SINAL DE INFERIORIDADE?

- Não, não. Por fazer o bem queremos dizer ser caridoso. Aquele que calcula o que cada boa ação pode resultar-lhe na vida futura, assim como na vida terrestre, age egoisticamente. Mas não há egoísmo em se melhorar visando a se aproximar de DEUS, pois esse é o objetivo para o qual cada um de nós deve se dirigir.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: