sexta-feira, 16 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO III

RETORNO DA VIDA CORPÓREA Á VIDA ESPIRITUAL

PERTUBAÇÃO ESPÍRITA

Qüinquagésima Sexta Parte

163 – A ALMA, DEIXANDO O CORPO, TEM IMEDIATA CONSCIÊNCIA DE SI MESMA?

- Consciência imediata, não é bem o termo. Ela passa algum tempo em estado de perturbação.

164 – TODOS OS ESPÍRITOS EXPERIMENTAM, NO MESMO GRAU E DURANTE O MESMO TEMPO, A PERTURBAÇÃO QUE SE SEGUE À SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO?

- Não, isso depende da elevação de cada um. Aquele que já está purificado se reconhece quase imediatamente, visto que já se libertou da matéria durante a vida física, enquanto que o homem carnal, aquele cuja consciência não é pura, conserva por tempo mais longo a impressão dessa matéria.

165 – O CONHECIMENTO DO ESPIRITISMO EXERCE INFLUENCIA SOBRE A DURAÇÃO, MAIS OU MENOS LONGA, DA PERTURBAÇÃO?

- Um influencia muito grande, uma vez que o Espírito já compreendia antecipadamente a sua situação. Mas a prática do bem e a pureza da consciência são os exercem maior influência.

(No momento da morte tudo, a principio, é confuso. A alma necessita de algum tempo para se reconhecer. Ela se acha como aturdida e no estado de um homem que, despertando de um sono profundo, procura orientar-se sobre sua situação. A lucidez das idéias e a memória do passado lhe voltam, à medida que se apaga a influência da matéria da qual se libertou, e se dissipe a espécie de neblina que obscurece seus pensamentos.)

(A duração da perturbação que se segue à morte do corpo varia muito; pode ser de algumas horas, de muitos meses e mesmo de muitos anos. É menos longa para aqueles que desde sua vida terrena se identificaram com o seu estado futuro, porque, então, compreendem imediatamente a sua posição.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: