quinta-feira, 15 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO III

RETORNO DA VIDA CORPÓREA Á VIDA ESPIRITUAL

SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO

Qüinquagésima Quinta Parte

160 – O ESPÍRITO REENCONTRA IMEDIATAMENTE AQUELES QUE ELE CONHECEU SOBRE A TERRA E QUE MORRERAM ANTES DELE?

- Sim, segundo a afeição que lhes tinha e a que tinham por ele. Freqüentemente, eles o vêm receber em sua volta ao mundo dos Espíritos, e ajudam a libertá-lo das faixas da matéria; reencontra, também, a muitos que havia perdido de vista em sua permanência sobre a Terra. Vê aqueles que estão na erraticidade, aqueles que estão encarnados, e os vai visitar.


161 – NA MORTE VIOLENTA E ACIDENTAL, QUANDO OS ORGÃOS NÃO ESTÃO, AINDA, ENFRAQUECIDOS PELA IDADE OU PELAS DOENÇAS, A SEPARAÇÃO DA ALMA E A CESSAÇÃO DA VIDA OCORREM SIMULTANEAMENTE?

- Geralmente é assim, mas em todos os casos o instante que os separa é muito curto.

162 – APÓS A DECAPTAÇÃO, POR EXEMPLO, O HOMEM CONSERVA POR ALGUNS INSTANTES A CONSCIÊNCIA DELE MESMO?

- Freqüentemente, ele a conserva por alguns minutos, até que a ida orgânica esteja completamente extinta. Mas, muitas vezes, também a expectativa da morte lhe faz perder essa consciência antes do instante do suplício.

(Trata-se aqui da consciência que o supliciado pode ter de si mesmo, como o homem e por intermédio dos órgãos e não como Espírito. Se não perdeu essa consciência antes do suplício, pode conservá-la por alguns instantes, que são de breve duração, e que cessa necessariamente com a vida orgânica do cérebro, o que não quer dizer que o períspirito esteja inteiramente desligado do corpo. Ao contrário, em todos os casos de morte violenta, quando ela não resulta da extinção gradual das forças vitais, os laços que prendem o corpo ao períspirito são mais tenazes, e o desligamento completo é mais lento.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: