quarta-feira, 14 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS


LIVRO SEGUNDO

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO III

RETORNO DA VIDA CORPÓREA Á VIDA ESPIRITUAL

SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO

Qüinquagésima Quarta Parte


156 – A SEPARAÇÃO DEFINITIVA DA ALMA E DO CORPO PODE OCORRER ANTES DE CESSAÇÃO COMPLETA DA VIDA ORGÂNICA?

- Algumas vezes, na agonia, a alma já deixou o corpo e não há mais que a vida orgânica. O homem não tem mais consciência de si mesmo e, entretanto, lhe resta ainda um sopro de vida. O corpo é uma máquina que o coração movimenta: existe enquanto o coração faz circular o sangue nas veias; e para isso não necessita da alma.

157 – NO MOMENTO DA MORTE, A ALMA TEM, ALGUMAS VEZES, UMA INSPIRAÇÃO OU ÊXTASE QUE LHE FAÇA ANTREVER O MUNDO EM QUE VAI ENTRAR?

- Freqüentemente, a alma sente se desatarem os laços que a ligam ao corpo; ela faz então todos os seus esforços para rompê-los inteiramente. Já em parte desligada da matéria, vê o futuro se desenrolar diante dela e alegra-se, por antecipação, da situação de Espírito.

158 – O EXEMPLO DA LAGARTA QUE PRIMEIRO RASTEJA SOBRE A TERRA, DEPOIS SE ENCERRA EM SUA CRISÁLIDA SOB UMA MORTE APARENTE, PARA RENASCER NUMA EXISTÊNCIA BRILHANTE, PODE NOS DAR UMA IDÉIA DA VIDA TERRESTRE, DEPOIS DO TÚMULO E, FINALMENTE, DE NOSSA NOVA EXISTÊNCIA?

- Uma idéia restrita; a imagem é boa, mas é necessário não tomá-la ao pé da letra, como sempre o fazem.

159 – QUE SENSAÇÃO EXPERIMENTA A ALMA NO MOMENTO EM QUE SE RECONHECE NO MUNDO DOS ESPÍRITOS?

- Depende. Se fizeste o mal com o desejo de fazê-lo, no primeiro momento, envergonhar-te-ás de tê-lo feito. Para o justo é bem diferente; ele se sente como aliviado de um grande peso, pois não teme nenhum olhar perquiridor.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: