sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O BOM HUMOR DE KARDEC

Aparentemente austero e sisudo nos registros fotográficos, a personalidade do codificador do Espiritismo era alegre e bem-humorada segundo a descrição de seus amigos. A falsa imagem tem um culpado: o rudimentar processo fotográfico da época.

Por Noel Amaral Sineddi

Primeira Parte


Quem lê as obras de Allan Kardec e para conhecê-lo melhor busca uma fotografia ou quadro, depois de um exame de sua postura, normalmente acreditará tratar-se de uma personalidade sisuda. Mas não é essa a opinião de quem conviveu com ele: Kardec era comunicativo, expansivo e “possuía um talento todo particular em fazer os outros partilharem do seu bom humor”, afirma seu biógrafo Henri Sausse no livro “O que é Espiritismo”.

Vale lembrar que bom humor e seriedade não são incompatíveis. Na verdade, essas duas características estão sempre juntas nas grandes personalidades da história. Jesus, Buda, Gandhi, Sócrates, sabiam temperar a importância de seus ensinamentos com toques de alegria, leveza e graça. Allan Kardec também agia assim.

Existem outras descrições que destacam o jeito de ser e a compleição de Kardec.

O,Anna Blackwell, responsável por traduzir e divulgar as obras espíritas na língua inglesa, fez uma descrição detalhada do Codificador: “Pessoalmente, Allan Kardec era de estatura média. Compleição forte, com uma cabeça grande, redonda, maciça, feições bem marcadas, olhos pardos, claros, mais se assemelhando a uma alemão do que a um francês.” Quanto aos hábitos de Kardec, Anna descreve: “Recebia com afabilidade os inúmeros visitantes de toda a parte do mundo que vinham conversar com ele a respeito dos pontos de vista nos quais o reconheciam um expoente, respondendo a perguntas e objeções , explanando as dificuldades e dando informações a todos os investigadores sérios, com os quais falavam com liberdade e animação, de rosto ocasionalmente iluminado por um sorriso genial e agradável”, conforme escrito por Conan Doyle em História do Espiritismo.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: