quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

UMA OBRA DE EDUCAÇÃO

Ler o livro inaugural da DOUTRINA ESPÍRITA com olhos pedagógicos nos faz entrever o quanto se trata de uma obra que rompe dos paradigmas, revoluciona a história e propõe um novo projeto para a humanidade.

A DOUTRINA ESPÍRITA posta por KARDEC, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas.

Por Dora Incontri

Quinta Parte


A LEITURA DO MOVIMENTO

Alguns poderão pensar que estamos, com isso, defendendo a entrada livre de qualquer idéia no cenário espírita. Longe disso. Aí está outro mal-entendimento da proposta de Kardec. O fato de o Espiritismo ser uma doutrina livre e aberta não quer dizer que possamos introduzir nela, a bel prazer, qualquer novidadezinha sem fundamento, dessas que andam a solta na salada mística desse inicio de milênio. Ainda uma vez, quem faz isso não se apossou do principal da obra de Kardec: seu critério cientifico, seu crivo racional, seu paradigma de moralidade. Uma idéia, para passar a figurar no Espiritismo como válida e aceita, não pode estar em contradição com a ciência, não pode fugir dos parâmetros da racionalidade e tem de ser uma idéia moral e moralizadora.

Como se vê, e como diria o filósofo e jornalista José Herculano Pires, Kardec ainda é o grande desconhecido, pelos próprios adeptos. Por isso, façamos leituras e releituras atentas e reflexivas, não só de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, mas de todas as obras de Kardec.

PARTO DAS IDÉIAS

Desenvolvida pelo filósofo grego Sócrates, no século 4 a.C. “maiêutica é o método pedagógico que consiste em “parir” idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro de um contexto”, conforme explica texto da enciclopédia virtual Wikipédia. O original grego maieutiké pode ser traduzido como “ a arte de dar a luz”, para Sócrates, o “parto das idéias”, pois, para ele, todos os indivíduos têm as verdades universais presentes dentro de si mesmo.

CAMILLE FLAMMARION (1842-1925)


Camille Flammarion nasceu em Montigny-le-Roi, na França, em 25 de fevereiro de 1842. Publicou seu primeiro livro, Cosmologia Universal, aos 16 anos. Aos 20 já psicografava mensagens de Galileu. Tornou-se um reconhecido astrônomo e escritor. O planeta Flammario foi assim denominado em homenagem a ele. Flammarion também auxiliou Kardec na Codificação. As mensagens que psicografou podem ser encontradas na Revista Espírita e também em A GÊNESE. DEUS NA NATUREZA, PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS, O FIM DO MUNDO e ESTRELA, são alguns de seus livros publicados.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: