domingo, 31 de janeiro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

UMA OBRA DE EDUCAÇÃO

Ler o livro inaugural da DOUTRINA ESPÍRITA com olhos pedagógicos nos faz entrever o quanto se trata de uma obra que rompe dos paradigmas, revoluciona a história e propõe um novo projeto para a humanidade.

A DOUTRINA ESPÍRITA posta por KARDEC, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas.

Por Dora Incontri

Primeira Parte

Allan Kardec, como educador, faz necessariamente uma abordagem pedagógica do Espiritismo. Como ele entendia (de maneira bem vanguardista para sua época) a própria educação como ciência, a atitude pedagógica e científica. Examina a natureza do ser espiritual, debruça-se sobre os fenômenos em que esse ser se revela e se evidencia, mas daí tira indicações educacionais – que mostram a essência predominantemente pedagógica da existência humana.

Como também usa de instrumentais racionais e lógicos, sistematizando idéias e propondo princípios, faz igualmente filosofia, mas uma filosofia assistemática, muito didática, pois não está interessado em criar um sistema fechado e iniciático. Trata-se de uma filosofia aberta, em forma de diálogo com linguagem acessível.
A leitura pedagógica de O LIVRO DOS ESPÍRITOS pode ser feita em vários níveis.
a) Observando-se o método maiêutico que Kardec utiliza com os Espíritos, realizando um verdadeiro “parto de idéias”, que extrai a seiva da verdade do diálogo mediúnico, com o fórceps da critica racional.

b) Ressaltando-se as alusões diretas e freqüentes à educação, “como alavanca do progresso humano”, como necessidade absoluta para mudar a sociedade, como elemento indispensável da realização intelecto-moral, como “a arte de formar caracteres”, etc.

c) Vendo-se as sucessivas analogias que Kardec faz, usando imagens pedagógicas – como comparar o mundo a uma escola, a existência humana a uma série escolar, as provações da vida a provas didáticas, etc.

d) Compreendendo-se o Espiritismo inteiro como uma grande proposição pedagógica ao ser humano, pois se trata de uma doutrina que mostra as múltiplas vidas como um processo de aprendizagem permanente, rumo a perfeição.

(continua amanhã)

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