terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

UMA OBRA DE EDUCAÇÃO

Ler o livro inaugural da DOUTRINA ESPÍRITA com olhos pedagógicos nos faz entrever o quanto se trata de uma obra que rompe dos paradigmas, revoluciona a história e propõe um novo projeto para a humanidade.

A DOUTRINA ESPÍRITA posta por KARDEC, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas.

Por Dora Incontri

Terceira Parte


DEMOCRACIA PEDAGÓGICA

Kardec também praticava uma democracia social. O Espiritismo teve adesões e participações de intelectuais e artistas, como Camile Flamarion e Victorien Sardou: de representantes da nobreza e da burguesia; mas também de operários (co0mo os de Lyon), e inclusive alguns trabalhadores braçais que eram membros da Sociedade de Estudos Espíritas de Paris (como o calceteiro mencionado na Revista Espírita).
Isso tudo demonstra que a Doutrina Espírita, posta por Kardec, é uma idéia educativa, universal e democrática, visando a transformação intelecto-moral de todas as criaturas, permitindo-lhes o acesso ao contato com o mundo espiritual, racionalizando esse acesso, mas, ao mesmo tempo, confiando na possibilidade de todas as pessoas construírem sua autonomia de julgamento e gestão de si mesmas.

O Espiritismo é democraticamente pedagógico porque vê em todas as criaturas a semente divina que lhes dá o direito e o dever de fazerem a si mesmas. Ao contrário dos sistemas religiosos até hoje vigentes, que criam uma submissão dependente de uma casta sacerdotal, de uma instituição, ou mesmo da rigidez da letra, o Espiritismo é uma filosofia livre uma religiosidade universal, uma construção cientifica de que qualquer pessoa pode se aproximar, independente de qualquer tutoria, de qualquer instituição. Pelo menos assim entendia Kardec, que recomendava a formação de grupos familiares para o estudo e para a prática mediúnica.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: