sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

UMA ABORDAGEM INTEGRAL

CODIFICAÇÃO ESPÍRITA: UMA ANÁLISE GERAL DO CONTEXTO HISTÓRICO, DA METODOLOGIA UTILIZADA E DE SUA PROPOSTA UNIVERSALISTA.

Por Victor Rebelo

Quinta Parte


E COMO FICA A POSIÇÃO DA CIÊNCIA EM RELAÇÃO À ESPIRITUALIDADE ATUALMENTE?

É cada vez menor o número de cientistas materialistas no mundo, principalmente com as teorias da física quântica. Muitos pensadores atuais estão percebendo que os ensinamentos budistas, taoístas, hindus, e até mesmo os ensinamentos reunidos por Kardec nas obras básicas da Doutrina Espírita estão de acordo com as descobertas e teorias mais recentes. Cada vez mais a Ciência se aproxima da Religião.

Infelizmente, muitos adeptos da Doutrina Espírita não aceitam como Espiritismo nada que não conste nas obras básicas da codificação. Aceitam, no máximo, outros pensadores como Léon Denis, Ernesto Bozzano, as obras psicografadas por Chico Xavier..., mas rejeitam, sem estudar profundamente, obras com uma abordagem mais oriental, como as de Ramatís, por exemplo. E Kardec sempre foi contra essa postura, afirmando que outros pensadores viriam complementar seu trabalho, ou seja, o Espírita pode estudar tudo, sem preconceito, aceitando somente aquilo que passe pelo crivo das razão e do bom senso.

PARA FINALIZAR, O QUE VOCÊ PROPÕE?

Que o Espírita siga a mesma metodologia usada por Kardec e Descartes. Não julgue as outras doutrinas religiosas, mas procure estudá-las, de uma forma aberta e universalista, entendendo que o Espiritismo está além do rótulo religioso. Precisamos aliar certas práticas e técnicas de meditação e contemplação com a metodologia da razão e do empirismo, unindo o Oriente ao Ocidente, pois existem questões mais profundas da espiritualidade que transcendem os limites da razão e da comprovação. E esta abordagem integral, interdisciplinar deve ser aplicada em todos os campos do conhecimento, não apenas no âmbito da Religião.

E com relação à Ciência Espírita, Kardec sempre afirmou que pessoas de todas as religiões poderiam estudá-la, pois ela pode esclarecer muitas questões obscuras, assim, como todas as religiões podem acrescentar informações aos estudos espíritas, afinal, a Verdade é uma só.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: