terça-feira, 8 de dezembro de 2009

UMA ABORDAGEM INTEGRÁL

CODIFICAÇÃO ESPÍRITA: UMA ANÁLISE GERAL DO CONTEXTO HISTÓRICO, DA METODOLOGIA UTILIZADA E DE SUA PROPOSTA UNIVERSALISTA.

Por Victor Rebelo

Segunda Parte


O CONTEÚDO QUE KARDEC CODIFICOU NÃO FOI NENHUMA NOVIDADE?

Sinceramente, a maior parte não! Mas temos que valorizar o mérito que ele teve, pois, até então, ninguém tinha estudado de forma cientifica a relação dos homens com o mundo espiritual (O Livro dos Médiuns); ninguém tinha apresentado a vida futura que nos aguarda após a morte física de forma tão clara (O Céu e o Inferno); ninguém tinha feito uma abordagem da Criação com base nos conhecimentos científicos da época (A Gênese); e mesmo com uma visão ainda limitada, ele procurou reparar certos erros de interpretação do Cristianismo (O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Isso tudo já era do conhecimento de certos grupos de iniciados nas mais diversas tradições religiosas, principalmente no Oriente, com o Hinduísmo, o Budismo, o Taoísmo... Até JESUS tinha seu grupo mais seleto, para o qual ELE explicava certas questões de forma mais profunda, enquanto que para o povo ELE falava através de parábolas. Isso era comum e necessário na Antiguidade, mas havia chegado o momento destes ensinamentos virem à tona, para toda população.

Mas Kardec não foi o único a trazer estes ensinamentos para a mentalidade ocidental.

Não podemos esquecer Helena Blavatsky, com a Teosofia, a Maçonaria etc.

E POR QUE ESSA POPULARIZAÇÃO DOS ENSINAMENTOS ESPIRITUALISTAS ESOTÉRIOCOS (SIGNIFICA OCULTO, INTERNO) FOI OCORRER NO SECULO XIX?

Devido ao estágio evolutivo que nossa coletividade atingiu nesta época. Antes disso, os líderes religiosos dominavam a população, impondo seus dogmas deforma violenta, contrariando os princípios espiritualistas que professavam. A partir da Revolução Francesa, quando os ideais Iluministas de Liberdade, Igualdade e Fraternidade começaram a concretizar de forma definitiva a democracia ocidental, separando o Estado da Igreja, o homem conquistou a liberdade de pensamento, possibilitando um avanço na ciência experimental (empirismo positivismo) nunca antes conquistado. O lado negativo deste avanço foi que o Espiritualismo, de forma geral, começou a cair em descrédito e cada vez mais crescia a repulsa pelas idéias religiosas. A ciência ganhou o lugar que antes pertencia a DEUS e um abismo entre a religião e o pensamento cientifico havia sido criado.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: