segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

UMA ABORDAGEM INTEGRÁL

CODIFICAÇÃO ESPÍRITA: UMA ANÁLISE GERAL DO CONTEXTO HISTÓRICO, DA METODOLOGIA UTILIZADA E DE SUA PROPOSTA UNIVERSALISTA.

Por Victor Rebelo

Primeira Parte


No mês de abril de 2007, foram comemorados em todo o Brasil os 150 anos da publicação de “O Livro dos Espíritos”. Muitas palestras, nos vários Centros Espíritas espalhados pelo país, enalteceram o trabalho pioneiro de Allan Kardek, ressaltando a importância de seu trabalho de codificação do ensino dos Espíritos. E com razão! Mas até onde o trabalho de Kardec foi inovador? Quem criou o método usado por Kardec para desenvolver a codificação da Doutrina Espírita?

A estas e outras questões vou procurar responder na forma de perguntas e respostas, que eu mesmo formulei com base no próprio “O Livro dos Espíritos” e em estudos que tenho realizado em quase quinze anos de pesquisa. Vamos lá!

O QUE É ESPIRITISMO?

Todo aquele que crê haver em si outra coisa além da matéria é espiritualista. Mas isso não significa que todo espiritualista crê na existência dos Espíritos ou em comunicações do Além. Portanto, para evitar confusão, Kardec preferiu classificar como espírita todo aquele que é adepto do Espiritismo, que é a Doutrina que tem como princípio as relações do mundo material (dos encarnados) com o mundo dos Espíritos (dos desencarnados). Segundo os pesquisadores, o termo Espiritismo teria sido cunhado, pela primeira vez, por Allan Kardec.

NTÃO, O ESPIRITISMO SURGIU COM KARDEC, CERTO?

Calma, depende! Se entendermos o Espiritismo como sendo uma Doutrina que surgiu com o conjunto de obras publicadas por Kardec, a partir do enorme trabalho de pesquisa que ele fez com relação às manifestações mediúnicas que estavam ocorrendo de forma maciça pelo mundo, no século XIX, sim!

Por outro lado Kardec deixou bastante claro que os ensinamentos que ele havia reunido de forma sintetizada, faziam parte das mais antigas doutrinas espiritualistas. Isso significa que o conteúdo filosófico da Doutrina Espírita já havia sido transmitido para a humanidade em outras épocas, nas mais variadas religiões. “O Espiritismo não é obra de um único homem. Ninguém pode se dizer seu criador, porque é tão velho quanto a Criação”.

- (O Livro dos Espíritos – Conclusão)

(continua amanhã)

Nenhum comentário: