segunda-feira, 26 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

TRANSMIGRAÇÃO PROGRESSIVA

Sexagésima Sexta Parte

192 – PODE-SE, DESDE ESTA VIDA, POR UMA CONDUTA PERFEITA SUPERAR TODOS OS GRAUS E SE
TORNAR ESPÍRITO PURO, SEM PASSAR PELOS GRAUS INTERMEDIÁRIOS?

- Não, pois o que o homem acredita ser perfeito, está longe da perfeição; há qualidades que lhe são desconhecidas e que não pode compreender. Ele pode ser tão perfeito quanto o permita a sua natureza terrestre, mas, isso não é a perfeição absoluta. Uma criança, por precoce que seja, deve passar pela juventude antes de atingir a idade madura; da mesma forma, também, o doente passa pelo estado de convalescença antes de recuperar toda a saúde. Aliás, o Espírito deve avançar em ciência e em moralidade: e, se ele não progride senão num sentido, é necessário que progrida também no outro para alcançar o alto da escala. Todavia, quanto mais o homem avança na sua vida atual, menos as provas seguintes são longas e penosas.

- PODE O HOMEM, AO MENOS, ASSEGURAR NESTA VIDA UMA EXISTÊNCIA FUTURA MENOS CHEIA DE AMARGURAS?

- Sim, sem dúvida, pode abreviar a extensão e as dificuldades do caminho. Só o negligente se encontra sempre na mesma situação.

193 – UM HOMEM, EM SUAS NOVAS EXISTÊNCIAS, PODE DESCER MAIS BAIXO QUE NA ATUAL?

- Como posição social sim; como Espírito, não.

194 – A ALMA DE UM HOMEMM DE BEM PODE, NUMA NOVA ENCARNAÇÃO, ANIMAR O CORPO DE UM HOMEM PERVERSO:

- Não, visto que ela não pode degenerar.

- A ALMA DE UM HOMEM PERVERSO PODE VIR A SER DE UM HOMEM DE BEM?

- Sim, se arrependeu-se e isso, então, é uma recompensa.

(A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrógrada. Eles se elevam gradualmente na hierarquia e não descem da categoria que já alcançaram. Nas suas diferentes existências corporais, podem descer como homem, mas não como Espíritos. Assim, a alma de um potentado da Terra pode, mais tarde, animar o mais modesto artesão e vice-versa, porque as posições entre os homens, freqüentemente, estão na razão inversa da elevação dos sentimentos morais. Herodes era Rei, JESUS, carpinteiro.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: