domingo, 25 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

TRANSMIGRAÇÃO PROGRESSIVA

Sexagésima Quinta Parte

189 – DESDE O PRINCÍPIO DE SUA FORMAÇÃO, GOZA O ESPÍRITO DA PLENITUDE DE SUAS FACULDADES?

- Não, porque o Espírito, como o homem, tem sua infância. Em sua origem, os Espíritos não têm mais que uma existência instintiva e possuem apenas a consciência de si mesmos e de seus atos. Não é senão pouco a pouco que a inteligência se desenvolve.

190 – QUAL É O ESTADO DA ALMA EM SUA PRIMEIRA ENCARNAÇÃO?

- O estado da infância na existência corpórea. Sua inteligência apenas desabrocha: ela se ensaia para a vida.

191 – AS ALMAS DOS NOSSOS SELVAGENS SÃO ALMAS EM ESTADO DE INFÂNCIA?

- Infância relativa; mas são almas que já progrediram, pois têm paixões.

- AS PAIXÕES SÃO, POIS, UM SINAL DE DESENVOLVIMENTO?

- De desenvolvimento sim, mas não de perfeição; as paixões são um sinal de atividade e da consciência do eu, enquanto que, na alma primitiva, a inteligência e a vida estão em estado de germe.

(A vida do Espírito, no seu conjunto, percorre as mesmas fases que vemos na vida corporal; passa gradualmente do estado de embrião ao da infância, para alcançar, por uma sucessão de períodos, a idade adulta, que é a da perfeição, com a diferença de que não conhece o declínio e a decrepitude como na vida corporal; que essa vida, que teve começo, não terá fim; que é preciso um tempo imenso, do nosso ponto de vista, para passar da infância espírita a um desenvolvimento completo, e seu progresso se realiza não sobre uma só esfera, mas, passando por mundos diversos. A vida do Espírito se compõe assim de uma série de existências corporais, sendo cada uma, para ele, uma oportunidade de progresso, da mesma forma que cada existência corporal se compõe de uma séria de dias em cada um dos quais o homem adquire um acréscimo de experiências de instrução. Todavia, da mesma forma que na vida do homem existem dias que não produzem frutos, na vida do Espírito há existências corporais sem nenhum resultado, porque ele não as soube aproveitar.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: