terça-feira, 27 de abril de 2010

O LIVRO DOS ESPIRITOS

LIVRO SEGUNDO

CAPÍTULO IV

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

TRANSMIGRAÇÃO PROGRESSIVA

Sexagésima Sétima Parte


195 – A POSSIBILIDADEE DE MELHORAR-SE NUMA OUTRA EXISTÊNCIA, NÃOPODE CONDUZIR CERTAS PESSOAS A PERSEVERAREM NO MAU CAMINHO COM A IDÉIA DE QUE PODERÃO CORRIGIR-SE MAIS TARDE?

- Aquele que pensa assim não crê em nada e a idéia de um castigo eterno não o deteria mais, porque a sua razão a repele e essa idéia conduz à incredulidade sobre todas as coisas. Se se houvesse empregado apenas meios racionais para conduzir os homens, não haveria tantos céticos. Um Espírito imperfeito pode, com efeito, pensar durante sua existência corporal, como dizes, mas, uma vez desligado da matéria, ele pensará de outra forma, pois perceberá que fez cálculo errado, e é, então, que trará um sentimento contrário em uma nova existência. É assim que se realiza o progresso e é por essa razão que, na Terra existem homens uns mais adiantados do que outros. Alguns já têm experiências que outros não conhecem ainda, mas que adquirirão pouco a pouco. Depende de cada um apressar seu progresso ou atrasar-se indefinidamente.

(O homem que ocupa uma posição má deseja trocá-la o mais depressa possível. Aquele que está convencido de que as tribulações desta vida são conseqüências de suas imperfeições, procurará garantir uma nova existência, menos penosa. Essa idéia o desviará mais depressa do caminho do mal, que a idéia do fogo eterno, no qual não acredita.)

196 – OS ESPÍRITOS NÃO PODENDO MELHORAR-SE, SENÃO SUPORTANDO AS TRIBULAÇÕES DA VIDA CORPORAL, SEGUIR-SE-IA QUE A VIDA MATERIAL SERIA UMA ESPÉCIE DE CADINHO OU DEPURADOR, PELO QUAL DEVEM PASSAR OS SERES DO MUNDO ESPÍRITA PARA ATINGIREM A PERFEIÇÃO?

- Sim, é bem isso. Eles se melhoram nessas provas, evitando o mal e praticando o bem. Porém, é só depois de várias encarnações ou depurações sucessivas, num tempo mais ou menos longo, e segundo seus esforços, que eles atingem o objetivo para o qual tendem.

- É O CORPO QUE INFLUI SOBRE O ESPÍRITO PARA MELHORÁ-LO OU O ESPÍRITO QUE INFLUI SOBRE O CORPO?

- Teu Espírito é tudo; teu corpo é uma veste que apodrece; eis tudo.

(No suco da videira encontramos uma comparação material dos diferentes graus de depuração da alma. Ele contém o licor chamado espírito ou álcool, mas enfraquecido por uma multidão de matérias estranhas que lhe alteram a essência. Depois de várias destilações, em cada uma da qual se depura de algumas impurezas, ele alcança a pureza absoluta. O alambique é o corpo no qual ele deve entrar para se purificar; as matérias estranhas são como o perispírito que se depura, ele mesmo, à medida que o Espírito se aproxima da perfeição.)

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: