LIVRO SEGUNDO
CAPÍTULO IV
PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
SEMELHANÇAS FÍSICAS E MORAIS
CAPÍTULO IV
PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
SEMELHANÇAS FÍSICAS E MORAIS
Setuagésimo Primeira Parte
207 = OS PAIS TRANSMITEM, FREQÜENTEMENTE, AOS FILHOS UMA SEMELHANÇA FÍSICA. TRANSMITEM TAMBÉM UMA SEMELHANÇA MORAL?
- Não, uma vez que têm alma ou Espírito diferente. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças não há senão consangüinidade.
- DE ONDE PROVÊM AS SEMELHANÇAS MORAIS QUE EXISTEM, ALGUMAS VEZES, ENTRE PAIS E FILHOS?
- São Espíritos simpáticos, atraídos pela semelhança de suas tendências.
208 = OS ESPÍRITOS DOS PAIS NÃO EXERCEM INFLUÊNCIA SOBRE O DO FILHO, DEPOIS DO NASCIMENTO?
- Uma influência muito grande; como dissemos, os Espíritos devem concorrer para o progresso uns dos outros. Muito bem! Os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação; é para eles uma tarefa; se falharem serão culpados.
209 = PORQUE DE PAIS BONS E VISTUOSOS NASCEM FILHOS DE NATUREZA PERVERSA? MELHOR DIZENDO, POR QUE AS BOAS QUALIDADES DOS PAIS NÃO ATRAEM SEMPRE, POR SIMPATIA, UM BOM ESPÍRITO PARA LHES ANIMAR O FILHO?
- Um mau Espírito pode pedir pais bons, na esperança de que seus conselhos o encaminhem para um caminho melhor e, freqüentemente, DEUS lho concede.
210 = PODEM OS PAIS, POR SEUS PENSAMENTOS E PRECES, ATRAIR PARA O CORPO DO FILHO UM BOM ESPÍRITO, DE PREFERÊNCIA A UM ESPÍRITO SUPERIOR?
- Não, mas podem melhorar o Espírito do filho a que deram nascimento e lhes foi confiado; é seu dever. Os maus filhos são uma prova para os pais.
(CONTINUA AMANHÃ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário