domingo, 25 de outubro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Quarta Parte

BEZERRA DE MENEZES


Como médico, atendia a qualquer hora, adota a homeopatia como método e filosofia de trabalho. Por sua dedicação aos doentes é apelidado de “Médico dos Pobres”. BEZERRA atendia gratuitamente aqueles que não podiam pagar. Sua fama continua a se espalhar e o consultório do centro da cidade começou a ficar movimentado, também com clientes que pagavam. O dinheiro que recebia no consultório era gasto com os seus pobres em remédios, roupas ou simplesmente auxílio em dinheiro.

Para BEZERRA DE ENEZES a função de médico tinha o mais elevado conceito, por isso, ele dizia: “Um médico não tem o direito de terminar uma refeição, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito qualquer lhe bate à porta. O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta hora da noite, mau o caminho ou o tempo, ficar longe ou no morro, o que, sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante da medicina, que trabalha paras recolher capital e juros dos gastos de formatura. Esse é um desgraçado, que manda para outro o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu Espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida”.

Em 1887, MENEZES começou a escrever uma série chamada “Espiritismo, Estudos Filosóficos”, que saía aos domingos no jornal “O Paíz”, sob o pseudônimo de Max. Vale lembrar que na época esse era o jornal mais lido do Brasil. Continuaria a série de artigos até o Natal de 1894. Usando o mesmo pseudônimo escreveria ainda para dois outros jornais de circulação regional.

Em 1888, Dr. BEZERRA perde dois filhos. Reagiu e continuou trabalhando. Durante cinco anos, escreveu sobre a Doutrina, elucidou muitas pessoas e aproximou outras tantas para a Doutrina Espírita.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: