segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Quinta Parte

BEZERRA DE MENEZES


Em 1889 iniciou como presidente da Casa de Ismael, o estudo metódico do “O Livro dos Espíritos” e os escritos de Roustaing, em sessões semanais no salão da FEB. Quando vice-presidente da entidade, entre 1890 e 1891, traduziu o livro “Obras Póstumas”, de Allan Kardec, publicado em 1892. Durante vários anos presidiu o Centro Espírita do Brasil, fundado em 21 e abril de 1889 e foi Diretor do Centro da União Espírita de Propaganda do Brasil, que foi reorganizado em quatro de abril de 1894. Em 1892 publica o romance “Lázaro, o Leproso”.

Em 1893, a convulsão provocada no Brasil pela Revolta da Armada, ocasionou o fechamento de todas as sociedades espíritas ou não. No Natal do mesmo ano, o médico encerrou a série de “Estudos Filosóficos” que vinha publicando no jornal “O Paíz”. Em 1895, o movimento espírita do país, desunido e desestimulado na época, com duas correntes de estudos: uma tendendo para o cientificismo e outra que mantinha a matriz original como filosofia e religião. A Federação Espírita Brasileira estava com as finanças arruinadas e com cargo da presidência vago. Aos 63 anos, BEZERRA DE MENEZES foi o único capaz de reaglutinar o movimento espírita e foi indicado como o novo Presidente. Eleito em três de agosto de 1895, imprimiu uma orientação evangélica nos trabalhos da FEB, estabelecendo a divisa: DEUS, CRISTO E CARIDADE, como máxima. Essa determinação norteou e movimento e aglutinou os espíritas do país.
Em dezembro de 1899, BEZERRA DE MENEZES foi acometido por uma congestão cerebral (ou um acidente vascular cerebral) e desencarnou em 11 de abril de 1900, às onze e meia, recebendo honras da Câmara Municipal da Corte por sua conduta e pelos serviços prestados aos necessitados. Já o jornal “O Paiz”, sob direção de Quintino Bocaiúva, destacava em sua primeira página: “Revestiram-se de uma solenidade augusta as derradeiras homenagens prestadas a este eminente brasileiro. Desde que se divulgou a notícia de seu traspasse, até uma parte do dia de ontem, uma incessante romaria se estabeleceu em demanda da sua habitação. Eram os pobres, os humildes e necessitados, no anonimato de sua condição em que, não raro, brilham excelsas virtudes, que lhe iam render o tributo da saudade e do reconhecimento, conquistados a golpes de bondade, e cujos soluços e lamentações se confundiam com os da pobre família desolada.

Hoje, BEZERRA DE MENEZES é Coordenador no Plano Espiritual Superior (nome dado ao plano dos Espíritos elevados) da Revolução Mundial dos Espíritos da Luz Celeste na Quarta Revelação ( Religião de DEUS).

(continua amanhã)

Nenhum comentário: