terça-feira, 27 de outubro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Sexta Parte

BEZERRA DE MENEZES

SUAS OBRAS

BEZERRA DEMENEZES escreveu as seguintes obras literárias: “a Escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação” (1869). “Breves considerações sobre as secas do Norte” (1877). “A Casa Assombrada”. “A Loucura sob Novo Prisma”. “A Doutrina Espírita” ou “Uma Carta de Bezerra de Menezes”. “Casamento e Mortalha” (romance inacabado). “Discursos Parlamentares” (reunidos por Freitas Nobre). “Estudos Filosóficos” em três volumes. “Mensagens Psicografadas” (reunidas por Freitas Nobre). “Os Carneiros de Panurgio”. “A Criança Tal Como é”.”Doutrina Espírita como Philosofia”. “O Bandido”. “História de um Sonho”. “Perola Negra”. “Evangelho do Futuro”. “Os Mortos que Vivem”. “Segredos da Natura” e “Lázaro, o Leproso”. Traduziu o livro “Obras Póstumas” de Allan Kardec e publicou também várias biografias de homens célebres, como Visconde do Uruguai e o Visconde de Carvalas.

ESCRITOS DE BEZERRA DE MENEZES.

Explanação sobre sua aproximação com a Doutrina Espírita e como ela transformou sua vida, publicada na revista “Reformador” em 15 de outubro de 1892.

“Nasci e criei-me, até aos 18 anos, no seio de uma família tradicionalmente católica, que levava a sua crença até a aceitação de um absurdo, por mais repugnante que fosse, imposto à fé passiva dos crentes, pela Igreja Romana. Aprendi aquela Doutrina e acostumei-me às suas práticas, mas empiricamente, seria procurar a razão da minha crença.

Dois pontos, entretanto, me apareciam luminosos no meio daquela névoa; eram: a existência da alma, responsável por suas obras, e a de DEUS, criador da alma e de tudo o que existe. Ao demais, eu considerava sagrado tudo o que meus pais me ensinavam a crer e a praticar; a religião católica, apostólica e romana.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: