sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Segunda Parte

BEZERRA DE MENEZES



Casou-se com Maria Cândida de Lacerda, em 6 de novembro de 1858, que faleceu a 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos.

Em 1861 inicia sua carreira política, foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro, tendo que demitir-se do Carpo de Saúde do Exercito.

Na Câmara Municipal da Corte desenvolveu grande trabalho em favor do “Município Neutro”, na defesa dos humildes e necessitados. Foi reeleito para o período de 1864/1868.

Retornou à política em 1873 à 1881, ocupando várias vezes as funções de presidente interino da Câmara Municipal da Corte, efetivando-se em julho de 1878, cargo que corresponderia ao prefeito nos dias atuais. Foi eleito Deputado geral pelo Partido Liberal do Rio de Janeiro, em 1867, no entanto a Câmara foi dissolvida no ano seguinte e o DOUTOR BEZERRA só exerceria o papel de Deputado no período de 1878 a 1885.

Criou a Companhia de Estradas de Ferro Macaé a Campo, e construiu aquela ferrovia.
Empenhou-se na construção da via férrea de Santo Antonio de Pádua, foi Diretor da Companhia Arquitetônica que, em 1872, abriu o boulevard 28 de Setembro, no então novo bairro de Vila Izabel, que homenageava a Princesa Izabel. Em 1875 foi Presidente da Carris Urbanos de São Cristovão.

BEZERRA DE MENZES era também membro do Conselho do Liceu de Artes e Ofícios, sócio da Sociedade Físico-Química, membro honorário de Seção Cirúrgica da Academia Nacional de Medicina, correspondente da Sociedade Geográfica de Lisboa, membro honorário do Instituto Farmacêutico e da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: