quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Décima Primeira Parte

BEZERRA DE MENEZES

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES CAVALCANTI (posteriormente passou a assinar MENEZES) nasceu em 29 de agosto de 1831, na cidade de Riacho do Sangue (CE). De família ligada à política e ao militarismo, foi educado segundo padrões da religião católica. Aos sete anos de idade entrou para a Escola Pública da Vila Frade. Seu avô paterno Coronel Antonio Bezerra de Souza e Menezes participou da insurreição chamada de Confederação do Equador, em 1824, sendo preso e condenado à morte, mas foi degredado para o interior do Maranhão, morrendo logo depois. Seus pais eram o tenente-coronel da Guarda Nacional, Antonio Bezerra de Menezes e dona Fabiana de Jesus Maria Bezerra. Em 1842, sua família mudou-se para o Rio Grande do Norte, em conseqüência da perseguição política. Matriculou-se na aula pública de latinidade na antiga Vila da Maioridade, hoje cidade Martins. Em dois anos preparou-se naquela língua de modo a substituir o professor.

Em 1846, a família no vamente se muda para o Ceará, fixando residência na Capital. Entrou para o Liceu e completou seus estudos preparatórios como o primeiro aluno do Liceu. No ano de 1851, o mesmo da morte de seu pai, mudou-se para o Rio de Janeiro, ingressando no ano seguinte, como praticante interno no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Para poder estudar, dava aulas de Filosofia e Matemática, onde seria auxiliar do grande cirurgião doutor Manoel Feliciano Pereira de Carvalho.

Doutorou-se em 1856 pela Faculdade de Medicina, defendendo a tese: “Diagnóstico do Cancro”. Candidatou-se ao quadro de membros titulares da Academia Imperial de Medicina com a memória “Algumas considerações sobre o Cancro, encarado pelo lado do seu tratamento”, sendo empossado em 1º de junho de 1857. Em 1858 foi nomeado “Cirurgião-Tenente”. Entre os anos de 1859 a 1861 foi redator dos “Anais Brasilienses de Medicina”, da Academia Imperial de Medicina.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: