domingo, 11 de outubro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

ALLAN KARDEC

O Codificador do Espiritismo

Quarta Parte.

Além, da trilogia fundamental, destaca-se na obra de codificação de Kardec: “O Céu e o Inferno” (1865): um exame comparativo das Doutrinas sobre a passagem da via corporal à vida espiritual; sobre as penalidades e recompensas futuras; sobre os anjos e demônios; sobre as penas eternas e outros dogmas, como os do paraíso, do inferno e do purgatório. “A Gênese” (1868): tratando dos milagres e das predições, assim como dos problemas genésicos e da evolução física do globo terreno. “O Que é o Espiritismo” (1859): introdução ao conhecimento do mundo dos Espíritos, encerando os princípios fundamentais da Doutrina e respostas a algumas das objeções desfavoráveis formuladas pelo crítico, pelo cético e pelo sacerdote.

“O Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples” (1862): uma exposição sumária do ensino dos Espíritos e suas manifestações. “Coleção de Preces Espirituais” (1866): preces extraídas do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. E “Obras Póstumas” (1890).

Allan Kardec desenvolvia intensa atividade de doutrinação, objetivando o desenvolvimento do lado prático e social do Espiritismo. Através de seus livros, periódicos, de sessões mediúnicas, de viagens e conferências, Kardec organizou e divulgou a Doutrina por várias cidades européias. Em 31 de março de 1869, quando estava em preparativos para mudança de residência, tombou fulminado pela ruptura de um aneurisma, aos 64 anos. O sepultamento realizou-se dois dias depois, no cemitério de Montmartre, contando o cortejo com mais de mil pessoas. Entre os oradores que se fizeram ouvir à beira do túmulo, destacou-se o sábio astrônomo Camile Flammarion, que sublimou o papel de Kardec no pensamento cientifico e filosófico mundial.

Allan Kardec tem importância vital na sistematização, codificação e organização da Doutrina Espírita; um divisor de águas, que elaborou sob orientação do Espírito da Verdade, um novo código, uma nova luz nos horizontes mentais do homem.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: