quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO NO BRASIL

Quarta Parte

A ATUAÇÃO DE BEZERRA DE MENEZES

BEZERRA DE MENEZES toma conhecimento da Doutrina, em 1875, através da tradução de “O

Livro dos Espíritos”, oferecido pelo seu tradutor, Doutor Joaquim Carlos Travassos.

A partir desse episódio Menezes inicia um estudo aprofundado sobre o Espiritismo e intensifica sua ação benéfica como médico homeopata. Era um Kardecista pelo raciocínio e pela prática. Sua conversão formal à Doutrina só aconteceu em 16 de agosto de 1886, aos 55 anos, perante um auditório de cerca de duas mil pessoas que enchiam um salão de conferências.

Em 1889, o Marechal Quadros foi transferido para Goiás, fato que não permitiu a sua permanência à frente da FEB. A intenção dos federados foi colocar um personagem de grande prestigio e força moral na presidência e o nome escolhido foi de BEZERRA DE MENEZES.

INSTRUÇÕES DE ALLAN KARDEC

O Espírito de Menezes (Antonio Carlos de Mendonça Furtado de Menezes) passou a guiar trabalhos práticos e sob sua direção espiritual foi fundado o Grupo Espírita Menezes. Em janeiro de 1889, o Espírito de Menezes anunciou na Fraternidade que Allan Kardec viria “fazer uma análise da marcha da Doutrina no Rio de Janeiro, dirigindo-se a todos os Espíritas”.

Em cinco de fevereiro de 1889, na sede da Sociedade Espírita Fraternidade, Allan Kardec se manifesta através do médium Frederico Pereira da Silva Junior com uma comunicação que passou a se denominar “Instruções de Allan Kardec aos Espíritas do Brasil”. A intenção era reorientar os Espíritas brasileiros e promover uma união entre as diversas interpretações.

Seguro das “Instruções”, BEZERRA DE MENEZES convocou um congresso, EM 31 DE MARÇO DE 1889, onde se reuniram 24 grupos.

(continua amanhã)

Nenhum comentário: