quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS


LIVRO TERCEIRO


AS LEIS MORAIS


CAPÍTULO X


IX – LEI DE LIBERDADE


LIVRE - ARBÍTRIO


Duzentéssima Octogésima Sexta Parte

847 – A DEFORMAÇÃO DAS FACULDADES TIRA AO HOMEM O LIVRE-ARBÍTRIO?

- Aquele cuja inteligência está perturbada por uma causa qualquer, não é mais senhor do seu pensamento e, desde logo, não tem mais liberdade. Essa deformação, freqüentemente, é uma punição para o Espírito que, em uma existência anterior, pode ter sido vão e orgulhoso e ter feito mau uso de suas faculdades. Ele pode renascer no corpo de um idiota, como o déspota no corpo de um escravo, e o mau rico no de um mendigo; o Espírito sofre esse constrangimento, do qual tem perfeita consciência, e aí está a ação da matéria.

848 – A ABERRAÇÃO DAS FACULDADES INTELECTUAIS POR EMBRIAGUEZ ESCUSA OS ATOS REPREENSÍVEIS?

- Não, porque o bêbado está voluntariamente privado de sua razão para satisfazer paixões brutais; em lugar de uma falta, ele comete duas.

849 – QUAL É, NO HOMEM EM ESTADO SELVAGEM, A FACULDADE DOMINANTE: O INSTINTO OU O LIVRE-ARBÍTRIO?

- O instinto, o que não o impede de agir com uma inteira liberdade para certas coisas. Mas, como a criança, aplica essa liberdade às suas necessidades, e ela se desenvolve com a inteligência. Por conseguinte, tu que és mais esclarecido que um selvagem és, também, mais responsável que ele pelo que fazeis.

850 – A POSIÇÃO SOCIAL, ALGUMAS VEZES, NÃO É UM OBSTÁCULO À INTEIRA LIBERDADE DOS ATOS?

- O mundo tem, sem dúvida, suas exigências. DEUS é justo e leva tudo em conta, mas vos deixa a responsabilidade do pouco esforço que fazeis para superar os obstáculos.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: