quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

LIVRO TERCEIRO

AS LEIS MORAIS

CAPÍTULO X


IX – LEI DE ILIBERDADE


LIVRE - ARBÍTRIO

Duzentéssima Octogésima Quinta Parte

843 – O HOMEM TEM O LIVRE-ARBÍTRIO DOS SEUS ATOS?

- Isto que ele tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem livre-arbítrio o homem seria uma máquina.

844 – O HOMEM GOZA DO LIVRE-ARBÍTRIO DESDE O SEU NASCIMENTO?

- Há liberdade de agir desde que haja liberdade de fazer. Nos primeiros tempos da vida a liberdade é quase nula; ela se desenvolve e muda de objeto com as faculdades. A criança, tendo pensamentos relacionados com as necessidades de sua idade, aplica seu livre-arbítrio às coisas que lhe são necessárias.

845 – AS PREDISPOSIÇÕES INSTINTIVAS QUE O HOMEM TRAZ AO NASCER, NÃO SÃO UM OBSTÁCULO AO EXERCICIO DO LIVRE-ARBÍTRIO?

- As predisposições instintivas são as do Espírito antes de sua encarnação. Conforme for ele mais ou menos avançado, elas podem solicitá-lo para atos repreensíveis, e ele será secundado nisso pelos Espíritos que simpatizam com essas disposições, mas não há arrebatamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer é poder.

846 – O ORGANISMO NÃO EXERCE INFLUÊNCIA SOBRE OS ATOS DA VIDA? SE ELE EXERCE INFLUÊNCIA, NÃO O FAZ COM PREJUIZO DO LIVRE-ARBÍTRIO?

- O Espírito, certamente, é influenciado pela matéria que o pode entravar em suas manifestações. Eis por que, nos mundos onde os corpos são menos materiais que sobre a Terra, as faculdades se desdobram com mais liberdade, mas o instrumento não dá a faculdade. De resto, é preciso distinguir aqui as faculdades morais das faculdades intelectuais; se um homem tem instinto de homicida, é seguramente seu Espírito que possui e que lhe transmite, mas não são seus órgãos. Aquele que anula seu pensamento para não se ocupar senão com a matéria, torna-se semelhante ao bruto, e pior ainda, ele nem sonha mais em se precaver contra o mal, e é nisto que é culpado, visto que agem assim por sua vontade.

(CONTINUA AMANHÃ)

Nenhum comentário: